sexta-feira, fevereiro 07, 2014

Resenha - Starters - Lissa Price

Starters
Autor: Lissa Price Editora: Novo Conceito

Sinopse: Seu mundo mudou para sempre. Callie perdeu os pais quando as guerras de Esporos varreu todas as pessoas entre 20 e 60 anos. Ela e seu irmão mais novo, Tyler, estão se virando, vivendo como desabrigados com seu amigo Michael e lutando contra rebeldes que os matariam por uma bolacha. A única esperança de Callie é Prime Destinations, um lugar perturbador em Berverly Hills que abriga uma misteriosa figura conhecida como o Old Man. Ele aluga adolescentes para alugar seus corpos aos Terminais — idosos que desejam ser jovens novamente. Callie, desesperada pelo dinheiro que os ajudará a sobreviver concorda em ser uma doadora. Mas o neurochip que colocam em Callie está com defeito e ela acorda na vida de sua locadora, morando em uma mansão, dirigindo seus carros e saindo com o neto de um senador. Parece quase um conto de fadas, até Callie descobrir que sua locatária pretende fazer mais do que se divertir — e que os planos de Prime Destinations são tão diabólicos que Callie nunca podia ter imaginado...
Durante a terrível Guerra dos Esporos todas as pessoas que tinham entre 21 e 59 anos foram mortas, sua única chance eram as vacinas, mas elas só foram disponibilizadas aos Starters e Enders. E agora, sem os pais e sem seus avós Callie  se vê obrigada a deixar o único lugar seguro que conhece. Vivendo nas ruas desde então e com o seu irmão doente ela precisa fazer uma escolha. A Prime Destinations é um empresa que aluga corpos de Starters (Jovens) para hospedar alma de Enders (Velhos), a empresa promete um bom dinheiro para quem se candidatar e Callie vê aí uma saída para a situação difícil em que se encontra. Infelizmente ela não faz ideia no que está se metendo e vai precisar manter sua sanidade para poder fazer o que é necessário.

Quando este livro chegou eu já tinha ouvido falar sobre o mesmo e conhecia a sinopse e até mesmo sabia do sucesso que vinha fazendo nos E.U.A. Mas por outro lado eu já não estava mais no clima de distopias e acabei deixando ele de lado, estava cansada de mais do mesmo, e para ser sincera não tinha entendido muito bem como se desenrolaria a história. Mas quando Enders bateu a porta eu decidi que era hora de ler. Não sei bem se absorvi a história por ter lido muito rapidamente, mas falarei um pouco das minha impressões para vocês tentarem entender.

O livro é narrado em primeira pessoa, por isso conhecemos mais de Callie do que dos outros personagens, ela mostra ser uma personagem sensata e madura para sua idade. Mas talvez tenha sido um pouco relapsa com suas responsabilidades no decorrer da narrativa. Ela não parecia sentir aquilo que tentava demonstrar, como se tivesse fugindo do que era preciso ser feito. Também achei complicado o fato de ela parecer demorar a se tocar das coisas, como se fosse bastante lenta, mas no todo ela é uma boa personagem. No entanto não posso dizer muito sobre os outros, pois ao meu ver a autora deixou-os um pouco de lado como se eles estivessem ali apenas porque alguém precisava estar. Algo que não posso deixar de comentar é sobre a Prime Destinations, quem é que tendo 100 anos ou mais não gostaria de alugar um corpo jovem e sadio para realizar todas as atividades que seu corpo envelhecido já não lhe permite mais? Essa parte da história me fez pensar bastante em A Hospedeira de Stephanie Meyer, no entanto há pequenas diferenças consideráveis.
"Dentro de pouco tempo, meu corpo pertenceria à outra pessoa."
Apesar dessas ressalvas o livro tem uma boa dose de mistério e isso torna o leitor curioso a ponto de não querer largar o livro. Perguntas como: E agora? O que será que vai acontecer? E quem é o velho? Não saem da cabeça, tornando a leitura deste livro algo até mesmo voraz. Não que o livro seja absurdamente original, não mesmo, ele tem os seus clichês e são muito, mas mesmo assim era como se estivesse lendo algo inovador (eu sei isso foi contraditório). Talvez o que melhor retrate essa voracidade em ler seja o uso do cliffhangar no final de cada capítulo. Sabe quando você pretende ler só mais um capítulo, mas algo acontece que não te deixa largar a leitura. Price soube usar muito bem desse recurso. Portanto nada de monotonia neste livro.

Para encerrar não posso dizer que a história é inovadora, mas no todo ela realmente prende o leitor, eu ao menos terminei a narrativa completamente doida para iniciar Enders, a sorte é que eu já tinha o livro em casa. Então apesar das ressalvas eu gostei sim deste livro. Só não curti a capa, achei excessivamente brilhante mas tem muita gente por aí que gosta e isso é de cada um não é mesmo?

Melhores Quotes:

"E ali estava eu, oferecendo-me voluntariamente para passar por uma cirurgia. Em meu cérebro, de todos os lugares. Provavelmente a parte do meu corpo de que eu mais gostava. Ninguém nunca reclamava sobre ter um cérebro gordo. Ninguém acusava seu cérebro de ser alto ou baixo demais, largo ou estreito demais. Ou feio. Ou a coisa funcionava ou não funcionava. E o meu funcionava muito bem."

"Era muito estranho perceber que as pessoas sabiam mais sobre o seu corpo do que você."

"Como aconteceu com Alice quando perseguia o coelho, eu senti qua caía em um buraco negro e profundo."

"Palavras não são, e nunca serão suficiente para descrevê-la. Farei o melhor que puder para capturar essa essência com linhas e sombreados."



7 comentários:

  1. Oi Ju, eu li há tempos e gostei do enredo, aliás, ainda nao cansei do tema distópico. Ainda bem que Enders já saiu e vou poder matar a curiosidade da sequência.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  2. Eu realmente gostei muito desse livro, a história dele é muito boa e a capa é maravilhosa.
    exceptionss.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. É um bom livro!
    Não curto muito distopias, acho elas cansativas e confusas, mas Starters até que teve uma boa narrativa.
    Achei Callie uma boa personagens. Agora preciso ler Enders ;) Mas tô com medo de não ser como, como proceder?

    Florê, acho que tu esqueceu um "r" lá em Startes.

    BeijosMil.
    www.intheskyblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Já tinha ouvido falar do livro mas não sabia do que se tratava a história.
    Lendo sua resenha fiquei super curiosa para lê-lo,quem sabe um dia não?
    Acho linda essa capa rsrs
    EmyLu- Louquinha por Livros

    ResponderExcluir
  5. Eu gostei bastante do livro. Achei muito fácil de ler e sem a personagem principal ser mimizenta. Reli recentemente pra fazer resenha e pra poder ler o Enders =)

    www.entrandonumafria.com.br

    ResponderExcluir
  6. Pra falar a verdade não lembro de ter lido a sinopse mas eu amo essa capa desde a primeira vez que eu vi kkkkk achei a história legal até porém se tem muitos clichês eu esperarei pra ler já que tem muuuitos na frente

    ResponderExcluir
  7. Essa capa é tão estranha, Jú. u.u' Quando teve a febre de Starters eu até tive vontade de ler, mas depois brochei e agora não sinto isso. XD Durante a leitura você se lembrou de A hospedeira-mesmo que não tão parecidos-? SEM OR, não quero ler. u.u' Nem com quotes bonitos assim por um booom tempo. Quem sabe quando eu tiver 90 anos e quiser trocar de corpo? kkkkkkkkk

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)