domingo, fevereiro 02, 2014

RatCine: A Menina que Roubava Livros


Se existe algo que eu julgo difícil nessa vida de blogueira seria o fato de que é complicado dar opinião e criticar algo que realmente gostamos. O texto nunca parece estar completo ou ao menos dizer e transmitir tudo o que sentimos ao ler ou assistir algo. No entanto, não dá para simplesmente ignorar, é por isso que estou aqui para falar para vocês um pouco sobre o filme A Menina que Roubava Livros. A adaptação que provavelmente era uma das mais esperadas pelos leitores desde seu anúncio estreou no último dia 31 de Janeiro e levou muitos telespectadores à lágrimas assim como o livro.


Ouso dizer que há muito não via uma adaptação tão fiel a história original. É claro, teve alguma mudanças e certas partes não foram ao ar, mas não foram suficientes para fazer com que eu desgostasse do filme. Talvez a única coisa que não me convenceu muito foi a interpretação da jovem Sophie, apesar de ser uma excelente atriz ela não captou, ao meu ver, a emoção de Liesel durante as cenas finais. E mesmo assim foi tão emocionante que eu me vi em prantos em plena sala de cinema rodeada de estranhos.


Além disso, e eu acho que vocês já sabem, o pano de fundo histórico do livro/filme fez com que eu gostasse ainda mais de tudo. Ambos retratam o Holocausto de forma verdadeira, em toda a sua crueldade e magnificência. Não precisa ser expert para captar as cenas que retratam fatos que realmente aconteceram durante aquela época. Na tela vemos o desfile dos Judeus, a queima de livros (que por sinal já comentei aqui no blog na coluna Historiando), e a clara perseguição do governo com os Judeus e Comunistas.

Bom, como não poderia deixar de ser eu me encantei com esta adaptação. Ver personagens tão encantadores ganhar vida nas telas foi maravilhoso. E se você é um dos muitos que abandonaram o livro logo no início, então vá correndo assistir ao filme e se encante também. Tenho certeza que depois disso não vai ter dúvidas que precisa ler. A adaptação não teve muito a colaboração de Zusak, no entanto os responsáveis conseguiram captar a essencia deste livro tão querido por muitos!



8 comentários:

  1. O livro é um dos meus preferidos da vida, pra sempre. Mas o filme deixou um pouco a desejar, talvez por essa foto da atriz que fez a Liesel no final não ter captado bem. Mas eu pensava que assistir o filme ia me fazer chorar MUITO mesmo, até fez, mas esperava mais sabe? rs Eu sou muito chorona, no término do livro eu fiquei inconsolável. Chorava e chorava, quando fui assistir pensei que ia ser pelo menos assim né? mas não. Me emocionei e chorei, mas não tanto quanto imaginei que seria. Ainda não vi no cinema, fui sexta mas nem deu. Acabei vendo outro filme, mas irei ainda essa semana chorar no cinema. haha E uma coisa que vi alguns comentários, não sei se você concorda comigo Ju, é que a Rosa no filme ficou bem mais maleável. No livro eu não consegui gostar tanto dela (apesar dela ser uma personagem ótima, que adorei), mas no filme ela me ganhou mais. E tenho que dizer que senti falta de muitas partes, também, mas sei que se fosse a gente ia passar a vida inteira no cinema. hahah XD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, eu não sei, quando reli A Menina que Roubava livros eu percebi que a Rosa é só a casca, que no fundo ela se escondia atrás de toda aquela "arrogância", mas sim ela está bem mais maleável/amável no filme. É de certa forma vc tem razão, quando li o livro foi meus sentimentos no final foram muito mais intensos, mas creio que é pq foi o baque da situação toda, já no filme estávamos esperando por isso. Tanto que acredito que aquela pequena mudança em relação ao Rudy foi proposital, para tornar tudo mais emocionante. Enfim, eu achei o filme ótimo, mas não posso deixar de concordar com os pontos que vc salientou :)

      Excluir
  2. Eu amei tanto essa adaptação que também nem encontro palavras pra explicar. Mas concordo com todos os pontos que você ressaltou. Foi muito fiel ao livro e chorei do começo ao fim. Assim como o livro: extremamente sensível e tocante. Eu gostei da atuação da Sophie, não vou mentir... Ela soube mostrar a inocência da Liesel no começo e como ela evolui até o final, a força que ela mostra e tudo mais. Lindíssimo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Mallu, a atriz soube representar tudo isso muito bem, como disse ela é muito boa, no entanto não me convenceu no final. Eu esperava mais emoção da parte da Liesel! :)

      Excluir
  3. Eu li esse livro há vários anos atrás, acho que perdi muitos detalhes da narrativa com o tempo que passou entao quando eu assistir ao filme acredito que eu vá ter muitas surpresas. Que bom que ficou fiel ao livro porque ele era muito bom. Eu tb adorei o fundo histórico e a visão diferenciada, ver o holocausto qatravés dos olhos de alemães q nao queriam que ele acontecesse mas nao tiveram muita escolha. =)

    ResponderExcluir
  4. Continuo dizendo que só vou assistir quando for pra dvd ou pro tele cine, porque eu não quero de jeito algum começar a chorar no cinema. u.ú
    A minha tia vai ler o livro pra assistir depois eu dei apenas o lembrete de ler com um pacote de lenço ao lado. kkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  5. Juuu!
    Amei, amei e amei a adaptação. Chorei litros no cinema, daquele choro sofrido, de soluçar. Achei que a atriz que interpretou a Liesel fez um excelente trabalho (assim como todos os outros envolvidos), e que algumas 'cenas' só fazem sentido no livro :')

    Beijos
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
  6. Me arrepiei tudo agora, quero tanto ver esse filme, eu tava com medo de ser diferente do livro mas agora sei que é perfeito, aaah eu preciso muito.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)