segunda-feira, fevereiro 17, 2014

Opinando!!! Escrita frustada...

Acredito que talvez frustração seja uma palavra um tanto quanto forte, mas é assim que me sinto cada vez que desisto de uma história que há poucos dias atrás parecia ter tanto potencial. Quantas vezes eu já me peguei passando por isso? Para ser sincera eu não sei a resposta, mas sempre escrevo seis capítulos ou mais para depois descobrir que não é aquilo que eu quero. E por fim, mais um rascunho acaba abandonado na pasta de arquivos do meu computador.

Não acredito que seja a única a passar por isso. Acho que é o mau da maioria dos leitores que sonham em um dia passar as ideias que se anuviam na cabeça para o papel. Há de se ter uma maneira de contornar a situação e eu busco ela a cada dia, sempre tentando novas estratégias. Mas o porque de sempre sentir-se assim com relação a minha criação? Bom, sei lá, na minha opinião são vários os fatores que colaboram para isso, seja o desânimo com a história, a falta de identificação ou simplesmente o bloqueio literário algo sempre acaba atrapalhando a continuação da escrita.



Mas além de tudo isso acredito que a insegurança na hora de escrever é um dos grande impedimentos do progresso. Você nunca está satisfeito, sempre acha que falta algo e ao dar uma pequena revisada no capítulo anterior começa a reescrevê-lo sem nunca chegar a um resultado final. Paranóia? Não sei, talvez seja isso mesmo ou apenas perfeccionismo. Estranho eu dizer isso, sendo que normalmente sou uma pessoa bastante desorganizada, mas acontece que quando procuro por algo e aceito um desafio não aceito mais do que a perfeição e quando ela não chega isso me frustra e me desanima a ponto de eu abandonar o projeto. Sim, eu sou inconstante.

Mas apesar de viver de desistir de algumas histórias eu sei que um dia eu irei me apaixonar por alguma, provavelmente encontrarei a personagem perfeita, o melhor amigo para todas as horas e o enredo que me fará dar continuidade. Enquanto isso não chega vou aos trancos e barrancos tropeçando nas minhas frustrações literárias e aprendendo com gente que como a gente também começou de algum ponto e já se frustrou muito decorrer dos dias. As vitórias e conquistas não vem de mão beijada, por isso vai ter sempre uma pasta intitulada rascunhos no meu computador, vai que de repente eu me descubro como escritora!

Esta postagem foi inspirada pela coluna da Nanda Belém no blog Drafts da Nica. Depois de ler e pensar um pouco sobre o assunto cheguei a conclusão que seria legal falar sobre tais assuntos aqui. Aproveita e dê uma passadinha lá, pelo que entendi a coluna De Papo com a Nanda está cheia de dicas para escritores inconstantes assim como eu. Para quem ainda não sabe a autora Nanda Belém acaba de publicar seu segundo livro pela Editora Valentina "Ah! O Verão" será logo mais resenhado aqui no blog.


6 comentários:

  1. Com certeza você não é a única. Sempre quis escrever um livro. Já comecei várias ideias, mas não creio que nenhuma seja original e revolucionária parar fazer sucesso no mercado editorial brasileiro, que ainda não é muito reconhecido.
    Mas eu continuo escrevendo porque gosto. Me deixa mais tranquila.
    É claro que te aconselho a continuar escrevendo, se você gostava. É o conselho que dou para mim mesma!

    Um grande beijo e boa sorte!

    http://livrodecapadura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju!
    Olha eu sei como é. Por três longos anos escrevi uma série virtual e adorava, adoro aquilo na verdade. Mas hoje parece que parei no tempo e quando abro para escrever um novo episódio, novas histórias, não sai nada, fico frustrada e parece que nem nasci para escrever.
    Okay, okay, minha escrita é puro hobby, nada mais que isso, mas é estranho até para quem não tem anda grandioso em mente, acredite

    Beijinhos e sucesso sempre.
    www.intheslyblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Entendo tanto essa frustração. Comecei uma história esse último domingo, estou até empolgada, mas sei que é algo que acaba diminuindo com o passar do tempo. Quando paro para reler o que já escrevi bate aquele desânimo... O meu problema, na verdade, é não conseguir passar a enxurrada de coisas que tenho na cabeça para o papel de forma organizada. Mas acho que como você disse, é questão de tempo para surgir a oportunidade perfeita, a história perfeita e tudo ser perfeito!

    ResponderExcluir
  4. Não sei muito como é isso já que nunca tentei escrever nada pelo fato de eu não ter criatividade nenhuma pra criar uma história, mas só lendo esse post eu já tenho uma ideia e acho que eu seria igual porque qualquer coisa que eu faço eu fico olhando até achar um defeito então eu desanimo (isso acontece quando eu desenho), enfim, também acredito que um dia eu consiga fazer algo perfeito e também acho que tu vai conseguir escrever uma história fantástica (:

    ResponderExcluir
  5. Acho que isso é mais normal do que se imagina. Tenho certeza que se formos vasculha os arquivos de autores e dos leitores que se aventuram a escrever, vamos encontrar inúmeros projetos em stand by. Se a coisa não está fluindo, não adianta forçar. O negócio e guardar e daqui a algum tempo, revisitar esses arquivos, e ver se ele pode ser revisitado. Enquanto isso, não pare de escrever.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  6. Eu sempre tive vontade de escrever umas zoeiras que passam em momentos bizarros da minha vida e nem chegar ao rascunho eu consigo por sentir que não é nada novo ou que não tem história pra virar nada além de frases dispersas.. ^^'
    Acho que a pasta rascunho é muito normal pra quem tá começando ou até mesmo pra quem tem 50 anos como escritor. Quantas histórias são esquecidas numa gaveta e depois de anos são lembradas e finalmente com importância pro autor?
    beijinho no ombro pra você que é doida <3

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)