terça-feira, fevereiro 25, 2014

Breve Comentário - Príncipe da Noite - Germano Pereira

Príncipe da Noite
Autor: Germano Pereira

Sinopse: Toda manhã, o psicanalista Gabriel se surpreende ao acordar: sempre encontra uma mulher diferente dormindo ao seu lado. Ele nunca se lembra do seu nome, nem da maneira como a conheceu. A única coisa que resta de suas aventuras noturnas é um lapso de memória. Mas esta noite tudo se repetirá: quando cruzar com uma bela mulher, na noite seguinte, perderá o controle de quem é, porque o seu outro “eu” é capaz de tudo para satisfazer seus desejos mais primitivos. Mantendo esse segredo somente para si, Gabriel leva uma vida aparentemente normal na grande Londres, ouvindo diariamente os problemas de seus pacientes, enquanto tenta fugir das loucuras de sua ex-namorada. Mas nada é verdadeiramente normal para um homem que pode ser controlado pelo Príncipe da Noite...
De vez em quando pegamos para ler ou até solicitamos para Editoras parceiras livros que não temos tanta certeza que irão agradar, mas somos leitores e acima de tudo blogueiros prontos para dar opinião. Então que mal há experimentar novas histórias, não é mesmo? Pois bem, foi neste sentido que solicitei Príncipe da Noite. Tanto a sinopse quanto a capa me fizeram ficar de certa forma curiosa, mas nada que fizesse com que o livro chegasse furando fila, mas em algum momento eu teria que pegar para ler, então decidi não adiar. Resultado: EU NÃO TERMINEI A LEITURA.

O livro já não me encantou logo nas primeiras páginas, senti que faltou história e ação. Por ser narrado em primeira pessoa no presente a narrativa é mais um monólogo do que uma história propriamente dita, e a personagem principal é confusa e omissa em sua situação. Além disso, o autor utiliza detalhes demais e parece sempre estar contando os mesmo fatos. Cheguei a metade do livro e já não consegui continuar, me peguei pulando algumas páginas sem perder absolutamente nada de importante ou relevante e cheguei a conclusão que era melhor não forçar a leitura. Não posso dizer que todos sentiriam o mesmo bloqueio, li algumas resenhas e muitos blogueiros parecem ter gostado do livro. Infelizmente eu não consegui me sentir confortável com a leitura. Peço desculpas se estou soando implicante, mas sinceramente o livro não me agradou.

Folhei várias páginas até chegar ao fim do livro onde todo o "mistério" se desdobra, e mesmo assim senti que se tivesse me prestado a ler o livro todo, não seria muito agradável. Digo isso pois, apesar de como blogueira ter a função de criticar livros em seus pontos positivos e negativos não sou obrigada a forçar a leitura do mesmo. Depois desta experiência cheguei a conclusão que não irei mais ler livros que não queira ler ou que me chegam sem solicitação e caso eu tenha solicitado e não me agradar deixarei, assim como neste caso, um breve comentário. Acredito que isto evitará enfrentamento tanto com autores quanto com Editoras. 

9 comentários:

  1. Ju não acho pecado não gostar de um livro ou não terminá-lo, suas palavras foram honestas e tem livros que não fluem, pronto e acabou!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Já parei de ler vários livros pelo mesmo motivo, até aqueles que eu tava muito empolgada pra começar, já que não consigo terminar (como tem gente que consegue) eu acho isso bem normal. A sinopse do livro é boa se for ver só não gostei muito da capa, vou procurar algumas resenhas pra saber mais.

    ResponderExcluir
  3. Tá certíssima! Se não agradou em absolutamente em nada, do que adianta insistir? É a mesma coisa que insistir em manter um namoro com uma pessoa que não tá mais compatível com você ;P

    Beijos!
    Um Metro e Meio de Livros

    ResponderExcluir
  4. EU GERALMENTE COSTUMO TERMINAR OS LIVROS QUE COMEÇO A LER,POR QUE NO COMEÇO ALGUNS PARECEM CHATOS E SEM GRAÇA,MAIS COM O DECORRE DA HISTÓRIA COMEÇA SER BOA, COMO TODOS DIZEM NÃO SE JULGA UM LIVRO PELA CAPA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tbm Joice. Esse é o primeiro livro que abandono. E ñ li apenas o começo, na verdade passei bastante da metade, mas infelizmente não mudei de opinião sobre a leitura e achei por bem abandonar antes que o simples ñ gostar piorasse ;-)

      Excluir
  5. Nossa! Que pena que esse livro não funcionou com você. Mas achei legal da sua parte explicar nesse post o porquê de ter abandonado a leitura. Existem histórias que não nos prendem, e quando isso acontece, o melhor é abandonar mesmo.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  6. A sinopse já não é atraente, sua opiniao então me fez desistir por completo de ler esse livro algum dia. :/

    ResponderExcluir
  7. Já achei que você demorou bastante a desistir do livro e como eu disse "se não fluiu, deixa no canto e quem sabe um dia você volta a ler".. u.ú
    Obs: só fico feliz que o livro não foi indicação minha. kkkkkk

    ResponderExcluir
  8. Júh,
    Gostei do seu comentário e concordo com você sobre leituras forçadas.
    Desejo ótimas próximas leituras...bjus elis!!!
    http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)