sexta-feira, janeiro 17, 2014

Resenha: Quando eu era Joe - Keren David

Quando eu era Joe
Autora: Keren David
Editora Novo Conceito
 
Skoob
Sinopse: Imagine o que é perder, em uma única noite, sua casa, seus amigos, Como é possível viver mentindo sobre todas as coisas? Sua escola e até mesmo o seu nome. Aos 14 anos, Ty presencia um crime bárbaro num parque de Londres. A partir desse momento, tudo muda para ele: a polícia o inclui no programa de proteção à testemunha, e Ty é obrigado a assumir uma vida diferente, em outra cidade. O menino ingênuo, tímido, que costumava ser a sombra do amigo Arron, matricula-se na nova escola como Joe... E Joe não poderia ser mais diferente de Ty: faz sucesso com as meninas, torna-se um corredor famoso... Joe é tão popular que acaba incomodando os encrenqueiros da escola. Ser Joe é bem melhor do que ser Ty. Mas, logo agora, quando ele finalmente parece ter se encaixado no mundo, os atentados e ameaças de morte contra sua família o obrigam a viver no anonimato, em fuga constante e sob a pressão de prestar depoimentos sobre uma noite que ele gostaria de esquecer. Um livro – de tirar o fôlego! – sobre coragem e sobre o peso das consequências do que fazemos.
Depois de presenciar um crime Ty é obrigado a entrar para um programa de proteção a testemunhas. Isso acaba por mudar mais do que o esperado a vida de sua família. Ele e sua mãe são obrigados a mudar de aparência, agora ele se chama Joe e precisa começar uma nova vida. Sem poder ter certeza de quanto tempo isso irá durar. Qualquer deslize pode mudar tudo, ele tem que se manter a margem do status social em seu colégio, mas de repente ser Joe não é tão difícil, todas as garotas desejam estar com ele, exceto uma é claro, e agora ele é uma estrela da natação. infelizmente ele também anda chamando atenção demais para si, o que pode levar tudo por água a baixo.

Quando eu era Joe é o primeiro livro de uma série, além de também ser o livro de estreia da autora, exatamente por isso eu não esperava grande coisa da narrativa, mas assim que chegou peguei para ler. Por se tratar de um tema que eu nunca havia lido esperava, erroneamente, que o livro fosse ter um tom policial ou até mesmo tenso, o que eu não gosto muito. No entanto, o assunto é abordado de uma forma tão simples que a complexidade que poderia estragar a narrativa passa quase despercebida. Para uma estreia de série e autora este chega a ser um livro surpreendente.
"Penso se um dia voltarei a ser Ty de novo e poderei dizer: "Uma vez tive que me esconder porque testemunhei um crime. Não foi tão ruim assim quando eu era Joe". É inimaginável. Isso nunca vai ser algo sobre o que eu poderei falar.
Ty Lewis passa a impressão de ser maduro para idade que tem, mas em alguns momentos vemos por trás da carapaça de um rapaz forte a fragilidade e os medos pelos quais vem passando. De forma leve e até mesmo descontraída a autora nos coloca a par dos dramas da vida de Ty e sua mãe. Falando nela, posso dizer que ela é totalmente o oposto do filho, não é uma personagem de força e nem garra, mas não posso dizer que ela não foi bem construída. A autora nos mostra as facetas de cada personagem, sendo capaz de nos fazer se colocar um pouco que seja na vida de cada um deles. ela não os criou para que se sinta pena de suas situações difíceis. É mais como se você esperasse que eles reagissem por si mesmo ou que um agisse pelo outro.

Algo que chamou bastante atenção é a forma como Ty e Joe tornam-se duas pessoas completamente diferentes. O primeiro chegava a beirar a infantilidade, além de não saber se impor e viver a margem do "brilhantismo do melhor amigo". Já Joe se mostra completamente diferente e até encantador. Durante a narrativa você irá se perguntar qual é a verdade por trás dos fatos e o que Joe/Ty não está contando. Chega a ser um baque quando se descobre. O que faz com que você se prenda a cada página em busca da verdade por trás do que se já se sabe. Basicamente o livro narra esta transição de ser Ty e Joe, ou seja, a descoberta de quem se é verdadeiramente.

Eu confesso que quando peguei o livro não me liguei ao fato de que ele fosse ter continuação. Só quando estava perto do fim foi que reparei que a narrativa não chegaria a um encerramento da situação que me dei conta que havia mais. Para falar a verdade fiquei meio frustrada, estava esperando por uma resolução. É claro que esta parte da história se fecha direitinho, deixando margem para um alongamento da narrativa, no entanto o que me deixa chateada é a possível demora para ler a continuação. Para encerrar, vae dizer que eu gostei bastante da capa, ela se encaixa com a história e a diagramação também está muito bem feita. Se você gosta de infanto juvenis inovadores este livro é para você.

Quotes do Livro:

"Pode até ser bom poder parar de fingir o tempo todo, mas às vezes penso que fingir é só o que me faz continuar."

"Estou cansado, com raiva e confuso, e não consigo expressar o que quero dizer, mas sinto que, se perder essa única chance de contar a verdade quando ela importa, então minha vida será baseadas em mentiras de uma forma ou de outra."

"O que é pior: fazer o melhor que pode com a vida tão limitada fisicamente ou ter que aceitar que sua vida será para sempre ditada pelo medo, pelas mentiras e pela incerteza?"

"Enquanto assisto o programa, me sinto ficando cada vez mais velho, como um ancião que já fez de tudo e já viu de tudo, e todos os adultos são como crianças para mim. Acho que pessoas muito idosas devem se sentir solitárias quando todo mundo de sua idade já morreu."
 

6 comentários:

  1. O enredo do livro por si só é bem instigante, mas eis aí esse empecilho. Esse pequeno ponto negativo, há continuação. Se tem uma coisa que não gosto é esperar os demais livro, quando acabo já quero ler o outro. D: rs Esse é um livro que eu leria, parece valer a leitura. E que bom que a autora surpreendeu em seu livro de estreia, isso não é um feito para todos! rs Talvez quando lançarem os demais, eu leia, por agora não vou me arriscar.

    ResponderExcluir
  2. Eu não sabia que fazia parte de uma série! Estava até animada com esse livro, mas depois dessa triste notícia vou aguarda pelo menos alguma notícia referente ao próximo lançamento. Mas acho que para uma escritora iniciante "Quando eu era Joe" tem uma ideia realmente inovadora e original. Pretendo ler o mais breve possível.

    ResponderExcluir
  3. Li esta semana e fique muito brava com a mãe do Ty/Joe, ô mulher idiota e infantil! Gostei muito do livro e com certeza vou seguir a série.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  4. Não gostei da capa do livro mas a história é legal, como vai ter continuação então não sei se vou ler porque já tem muito livro na frente k Mas a resenha ta ótima (;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É tão chato esperar a continuação e tomara que a nc faça você feliz em breve. Kkkkk
      A capa é bonitinha. *-*

      Excluir
  5. Confesso que, quando vi esse livro, não me interessei muito, e mesmo com essa resenha (ótima, por sinal), continuo sem me interessar. Apesar de nunca ter lido nada abordando esse programa de proteção a testemunha, a trama em si não me agradou. Pode ser que algum dia o leia, mas vai ser em um futuro bem distante.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)