segunda-feira, novembro 25, 2013

Resenha: Passarinha - Kathryn Erskine

Passarinha
Autora: Kathryn Erskine

Sinopse: No mundo de Caitlin tudo é preto ou branco. As coisas são boas ou más. Qualquer coisa no meio do caminho é confuso. Essa é a máxima que o irmão mais velho de Caitlin sempre repetiu. Mas agora Devon está morto e o pai não está ajudando em nada. Caitlin quer acabar com isso, mas como uma menina de onze anos de idade, com síndrome de Asperger ela não sabe como. Quando ela lê a definição de encerramento ela percebe que é o que ela precisa. Em sua busca por ele, Caitlin descobre que nem tudo é preto ou branco, o mundo está cheio de cores, confuso e bonito.
Caitlin é portadora de Síndrome de Asperger, uma doença semelhante ao autismo, mas ao contrário do que ocorre com o autismo crianças com Asperger não apresentam grandes atrasos no desenvolvimento da fala e nem sofrem com comprometimento cognitivo grave, muito pelo contrário. Caitlin é uma garota bastante inteligente para sua idade, sua dificuldade está em entender ironias e metáforas. Ela acaba de perder o irmão em uma situação bastante trágica e isso acaba influenciando em seu cotidiano já que era Devon quem a ajudava a interpretar o sentido das coisas. Agora ela tem que lutar por si e pelo pai para encontrar um desfecho e trazer as cores para a vida de ambos e da comunidade.

Eu não sei realmente como dar início a essa resenha, passei vários minutos olhando do computador para o livro e a sensação de não conseguir me expressar só foi aumentando. É como se eu não conseguisse transmitir a vocês as resoluções que tirei sobre a história, eu tenho tudo devidamente claro na minha cabeça, mas no momento de passar para o "papel" as palavras se embaralham e eu me sinto impotente diante disso. No entanto, é preciso que eu tente, só peço que me perdoem se eu soar meio incoerente, eu realmente não sei como proceder.

A forma de Caitlin ver o mundo ao seu redor é bastante tocante e me fez pensar que quando as coisas são preto no branco elas parecem ser mais fáceis. Ser humanos rodeados de sentimentos e impressões tendem a ser incoerentes muitas vezes, essa foi uma das coisas que mais me marcou ao final do livro. Não conhecia a Síndrome de Asperger a fundo, só tinha tido contato com ela ao ler um outro livro que tratava muito superficialmente da doença, minha impressão inicial era que a pessoa portadora dessa síndrome era por natureza insensível e fria, minha opinião mudou completamente. Caitlin não é insensível, ela apenas não compreende as emoções, o sentido das coisas, tudo para ela é literal e lógico.
Como é que chegamos à vivência da conclusão emocional de uma situação de vida difícil?”
Eu queria dizer para vocês o sentido que tirei de toda essa história, no entanto não consigo traduzi-lo em palavras. Passarinha é uma narrativa que se mostra simples, mas ela mexe tanto com sentimentos que em determinado momento ela se torna complexa e profunda. Não digo isso no sentido de ser incompreensível, muito pelo contrário, ela é complexa por ter mexido com um lado de minha alma que parecia encerrado e resolvido. Eu costumo dizer que sou uma pessoa prática e lógica, que o que para os outros parece um carnaval para mim não é um bicho de sete cabeças. Não costumo me apavorar, não tenho insights de ansiedade, vejo o mundo quase tão preto e branco como Caitlin, e no entanto sou absurdamente emocional com relação aos sentimentos. 

Passarinha mexeu comigo de uma forma indescritível, comecei essa resenha com a ideia de que esse não tinha sido um dos meus livros preferidos do ano, sim, ele mexeu comigo, mas acho que até o momento eu não tinha realmente parado para pensar o que ele significou para mim. Portanto, estou mudando minha opinião, este livro é de uma riqueza sem igual e acredito que todos deveriam ter a oportunidade de lê-lo, de senti-lo e de captar seu sentido.

 A edição como sempre muito caprichada, a Editora Valentina tem estado de parabéns pelo cuidado e dedicação em suas publicações. Passarinha é um livro que encanta desde a capa até a última página. Simplesmente Leia!

Favorito! ♥

Quotes do Livro:
"Livros não são como pessoas, livros são seguros."

"Fazer amigos?
Eu já tenho amigos.
Me fale de seus amigos.
Meu dicionário. Minha tevê. Meu computador."

"Não gosto dessas palavras gêmeas logo logo porque a gente não sabe quando elas vão chegar de fininho e pegar a gente de surpresa e virar AGORA. Ou vai ver que é daquele tipo de logo logo que nunca chega a acontecer."

“A vida é especial. Quer dizer... que não sou só eu que sou especial? Tudo na vida é? Isso mesmo.”

14 comentários:

  1. Nunca tinha lido uma resenha que me despertasse tanto o desejo de ler um livro, ainda mais pela minha incompatibilidade com a protagonista, gostaria de saber ou sentir como é ser uma pessoa que vê tudo de forma lógica, eu infelizmente ou felizmente não tenho essa visão, consigo criar vários problemas, vários caminhos e vertentes, isso me atrapalha e muito, mas acho que com a ajuda do livro eu poderia ver que meu jeito de vivenciar as coisas pode ser uma maneira muito boa de ver o mundo, vê-lo cheio de cores.
    Enfim, nunca vi uma história que se assemelhasse com a história que Passarinha traz, admito que não tinha a menor intenção de tê-lo, mas depois da sua resenha eu não apenas quero, mas preciso lê-lo!

    ResponderExcluir
  2. Juuuuuu, pela descrição me lembrou o Ian(acabei de mostra quem é) e acho que você(pedagoga) pode entender um pouco que sua amiga não cresceu muito ou melhor dizendo, não consegue pegar livros que façam as emoções aflorar mais porque se não é crise de choro sem fim. =/
    Eu acho que vou ler Passarinha no meio do ano que vem, sei lá.. espero estar me tratando pra aceitar melhor as emoções e dificuldades alheias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe eu acho que te entendo, mas no meu caso costumo ler livros assim quando me sinto depressiva, que é para chorar e tentar abafar o vazio, sei lá sou estranha. No entanto, dessa vez eu não estou assim e o livro me tocou de uma forma tão profunda que eu estou seriamente com medo kkkkkk. Deu para entender ou eu fui mais incoerente ainda? kkk

      Excluir
    2. kkkkkkkkkkkkkk minha válvula de escape são leituras leves e hots.. as pesadas são pra um futuro amadurecimento que ainda não chegou.
      você já leu Apátrida? esse livro foi o que acabou comigo sem mais! kkkkkkkk contando a história eu ainda choro. :/
      e o seu comentário foi coerente ou será que é o sono? :p

      Excluir
    3. Vai saber né, não li esse não na verdade nem conhecia, amanhã vou pesquisar um pouco mais sobre ele, me lembre disso por favor. Sou esquecida! Bjoooo

      Excluir
    4. Procure! É nacional e sensacional. u.u'

      Excluir
  3. Assim que vi esse livro, a capa e a premissa me chamaram atenção de cara. Eu amei a resenha, me passou um misto de sentimentos. E creio eu que quando um livro nos faz refletir dessa forma, é uma leitura quase que obrigatória. Passarinha já está entre os meus desejados, e não vejo a hora de lê-lo (só falta a verba agora hauha). Amei os quotes, principalmente o último. ^^

    ResponderExcluir
  4. A capa e o título são lindos. Na hora que eu vi, pensei "Autismo!". Mas bem, não era... Embora muito parecido. Sou completamente encantada por livros que consegue transmitir de uma maneira sensível e tocante a visão do mundo segundo os olhos de quem tem alguma doença.
    Já li alguns, mas depois dessa resenha, acho que nenhum me despertou tanto interesse como "Passarinha". Fico feliz de saber que significou algo na sua vida, prova que a autora conseguiu alcançar seu objetivo.
    Não vejo a hora de poder lê-lo!

    ResponderExcluir
  5. Oi Ju :)
    Então, eu desconhecia a existência dessa Síndrome. Estou começando, pouco à pouco, a pesquisa sobre as síndromes que afetam os humanos para futuros livros que pretendo escrever.
    Confesso que pelo nome do livro (Passarinha) e a capa eu ficaria bem longe desse livro. Ele tem uma cara de ser livro para criança ou auto-ajuda :p
    Mas fiquei surpreso depois de ler a sua resenha (que, por sinal, está maravilhosa). Eu te entendo quando diz que não consegue expressar direito como vc se sente em relação ao livro. Passei por isso recentemente lendo Will & Will.
    Não sou do tipo que lê livros "tristes" quando estou deprimido. Não. Leio eles para entender os personagens e acaba, muitas vezes, me surpreendendo com os personagens.
    É dificil imaginar a dor de Caitlin em relação a perda do ir, até pq eu nunca perdi alguém tão próximo então desconheço esse sentimento, mas consigo sentir a dor que ela pode ter sentindo. Tento sempre sentir, de todas as formas, as dores dos personagens que acabo vendo o livro como uma auto-biografia.
    Por causa da sua resenha, Ju, eu desejo muito esse livro. Bjs :*

    http://peregrinodanoite.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Nas primeiras impressões sobre esse livro, pela capa, senti que seria um livro maravilhoso. A capa me atraiu, chamou atenção. E o conteúdo parece ser do mesmo modo. Gosto de livros que as pessoas se mostram do seu jeito, com suas emoções no mundo que vivem.

    Quero muito ter a oportunidade de ler ele, acho que será um leitura agradável! Parece ser um livro para refletir bastante sobre a vida... =))

    ResponderExcluir
  7. A resenha ta ótima, achei o livro surpreendente só pelo o que eu li aqui, ele deve mexer com os sentimentos de qualquer um, pretendo ler ele muito mais cedo do que qualquer outro.

    ResponderExcluir
  8. Eu não achei essa capa muito bonita, mas é atraente, achei a resenha muito legal e me atraiu para ler o livro. Sentimentos...sentimentos..gosto de livros marcantes e esse parece ser. \o/ quero ler sim!

    ResponderExcluir
  9. Até agora, só tenho lido resenhas positivas em relação a esse livro. Confesso que não sou muito fã de livros com essa pegada mais dramática, mas "Passarinha" me parece tão denso, mas sensível ao mesmo tempo, que acabei ficando com vontade de lê-lo. Acho que livros que mexem assim com nossos sentimentos, merecem ser lidos com muito carinho e cuidado. Tentarei ler em breve.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  10. Esse livro parece ser lindo, espero poder ler em breve e da uma tristeza umaginar uma menina passar por tudo o que ela passou, e mesmo assim ela se superou.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)