segunda-feira, novembro 18, 2013

Resenha: Esc@ndalo - Therese Fowler

Esc@ndalo

Autora: Therese Fowler


Sinopse: Amelia Wilkes tem um pai rigoroso que não permite que ela namore, mas isso não a impede de viver um romance secreto com o cativante Anthony Winter. Desesperadamente apaixonados, os dois sonham uma vida juntos e planejam contar tudo sobre seu amor aos pais de Amelia... Mas só depois que ela completar dezoito anos — e for legalmente reconhecida como adulta. No entanto, a paixão do casal é exposta mais cedo do que o previsto... Eles são jovens, andam grudados aos seus celulares e postam todo tipo de informação — inclusive aquelas informações mais particulares, que só deveriam dizer respeito a eles mesmos — até que o pai de Amelia encontra fotos de Anthony, nu, no computador de sua filha. Poucas horas depois, Anthony é preso. Apesar dos protestos de Amelia, seu pai usa de todo o poder e influência entre os policiais, e entre os meios de comunicação, para transformar Anthony em um pervertido que caçava sua inocente filha. De mãos atadas, cabe aos dois apaixonados arriscar uma última saída, ousada e perigosa, e apagar a acusação de sexting que Anthony recebeu.
Imagine dois adolescentes com realidades completamente diferentes. Sua única semelhança é o fato de que a tecnologia está presente em cada segundo de suas vidas e é justamente ela que será a "responsável" pelo grande drama que virá a seguir. Amélia é uma jovem de 17 anos, criada em uma família rica que tem sobre si o peso de seguir as regras rígidas dos pais em detrimento de seus sonhos. Quando se apaixona por Anthony Winter, sua convicção de ir atrás do que realmente quer se torna mais forte, ambos estão disposto a ir embora e seguir o sonho de estrelar na Broadway. Mas tudo pode ir por água abaixo quando os dois não medem as consequência de seus atos e veem seu futuro ser quase despedaçado pela imaturidade e a tecnologia.

O tema central do livro é o sextexting um termo inglês que refere-se a divulgação de conteúdos eróticos e sensuais através de telemóveis, aparelho portáteis, ou seja, celulares. Neste livro essa prática será pano de fundo para um drama de trágicas proporções que engolirá a vida e a reputação dos jovens que estão envolvidos no caso.

A autora soube construir personagens humanos, e coloca-los em seus dramas cotidianos de forma que se encaixaram perfeitamente. No decorrer da leitura vamos conhecendo um pouco de cada um deles, principalmente Amélia e Anthony. Mas também o Sr. Wilkes um homem que na minha opinião é desprezível e que vê e trata sua filha como um bibelô facilmente quebrável, o que você pode ter certeza que Amélia não é. Somos apresentados também a Kim ela é mãe de Anthony e o criou sozinha, mas ao contrário da reação dos pais de Amélia ela fará o que pode para ajudar seu filho nesse momento difícil.

Nunca havia lido um romance meramente parecido com esse, claro que identificamos no decorrer da leitura situações clichês e previsíveis, no entanto a história é contada de forma tão brilhante que eu fui arrebatada por ela. Não posso dizer que cheguei a sentir inveja literária da história em si, mas com certeza queria ter o dom que Therese Fowler tem com as palavras. A narrativa apesar de muito bem escrita me deixou entediada em alguns momento, a autora se arrasta várias vezes por fatos que não interessam ao leitor e que dão a sensação de ser mera enrolação. Além disso, há o fator drama, tudo era levado ao extremo, os limites eram ultrapassados várias vezes. A maioria dos personagens parecia horrorizada com algo tão comum e facilmente explicável nos dias atuais. O drama chega a tomar proporções bombásticas, e você se sente no limite da paciência com algo que se desenrola desastrosamente.

Eu sinceramente não gostei da capa e achei alguns errinhos bem chatos no decorrer da leitura, mas nada que realmente atrapalhasse.O livro é narrado em terceira pessoa então podemos acompanhar os diversos pontos de vista e além disso é dividido em três atos cada um com suas particularidades. A diagramação está como sempre bem feita, mais um ótimo trabalho da Editora. A caso de curiosidade vale ressaltar que a autora escreveu a narrativa inspirada em uma situação pela qual ela passou com o próprio filho, seu intuito é de certa forma informar pessoas que assim como ela nunca haviam ouvido falar do assunto.


Quotes do Livro:

"O mundo precisava de menos cinismo, mais amor. O amor era a resposta. O amor fazia o mundo girar. O amor era tudo de que se precisava. O amor, na verdade, estava por toda parte."

"Um incêndio começa pequeno - um cigarro caído, folhas ou lixo que alguém queimou, a queda de um raio sobre uma árvore vulnerável - e depois se espalha em todas as direções possíveis, tornando-se tão quente que nada menos que uma torrente, produzida pelo homem ou não, é capaz de extingui-la. Para propagar-se ela precisa apenas de condições favoráveis e combustível disponível para alimentá-lo, crescendo sem consciência, desconsiderando a vida silvestre, construções, orações."

"Ele e Amélia eram algo tão certo, tão sensato quanto o sol nascer no Oriente e se pôr no Ocidente. Todas aquelas pessoas que agiam como se não fosse assim tinha de esclarecer-se, abrir-se e reconhecer que, embora talvez nunca tivesse sido afortunados ou tivessem tido algo tão genuíno e verdadeiro, havia quem tivesse. O amor era real, e não era apenas para o grupo de mais de 21 anos, caramba."

"O amor tinha o poder da água de correr para encontrar até mesmo a fissura mais minúscula e infiltrar-se através dela, depois ampliá-la, e, no caso de um dique ou uma barragem, estourar tudo pela frente. O amor era ao mesmo tempo um prazer e um perigo, uma força da natureza que os humanos ingenuamente imaginavam poder controlar."

18 comentários:

  1. Ju, eu achei um errinho: no 1º parágrafo da resenha você escreveu "vêem", mas segundo as novas regras ortográficas, não é usado acento circunflexo em palavras com duplo "o" e na conjugação verbal com duplo "e". ;) Fica a dica!

    Lembrei da "inveja literária" quando você tocou no assunto! hahaha, se você tivesse sentido essa inveja eu até teria mais interesse no livro...e como você achou, também não gostwi dessa capa! Ah, e uma vez um blogueiro escreveu assim: "Escândalo, foi no máximo um boato." e eu fiquei com isso na cabeça, então já me desinteressei por essa leitura... fazer o quê? Muitas vezes, não é o momento certo para lermos um determinado livro, beijos!

    ResponderExcluir
  2. Morro de vontade de ler e comprar desde que lançou, pois escuto falar muuuuito bom, gostei muito da sua resenha haha
    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Havia lido em algum lugar que esse livro era tipo uma "versão" de Romeu e Julieta, só que moderno. E sim, falando da capa... também não gostei, Ju! Sem graça total, se eu visse na livraria não compraria. Eu fiquei até com receio de ler a sinopse quando vi esse livro pela primeira vez! kk :x enfim... a trama parece ser bem legal, mas ultimamente to bem desestimulada. Quero AQUELE livro sabe? que eu consiga devorar em poucas horas por ter uma história tão boa e cativante. E ele não me pareceu ser assim. rs

    ResponderExcluir
  4. Oi Lu adorei o livro, uma estória que me envolveu desde o início.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  5. Oi linda! Gostei muito de sua resenha, acho que é bacana para alertar os jovens, ainda mais nesses poucos casos de suicídio que vemos devido a algo que "sem querer" vazou no whatsapp, chegou para os amigos, caiu na surface e ai sim toma proporções enormes. Pena que muita gente tá falando que no livro o fato em em si não foi lá essas coisas, mas acho que muita gente acaba se identificando né?
    um abraço!
    Pan
    http://pansmind.blogspot.com.br
    http://www.youtube.com/user/pansmind

    ResponderExcluir
  6. Estou curiosa com essa trama.

    Bjo!

    http://meuhobbyliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Gostei da premissa da história e me surpreendeu ter sido baseada em fatos reais.
    Aqui no Brasil não é crime e por isso, não é uma situação que somos informados e alertados dos riscos. Achei legal um romance que traz dramas próximos da realidade e não só aquela melação clichê.
    É um romance que eu leria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Malu o Sextexting é crime no Brasil sim. Ele enquadra-se no artigo 241 do Estatuto da Criança e do Adolescente.

      Excluir
    2. Eu não sabia! Obrigada pela informação.

      Excluir
  8. hahha adorei o ratinho de cabeça para baixo lendo. rsrs

    Seguindo :)))

    Beijos,
    www.livrosqueinspiram.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Parece ser um livro simples, só para entretenimento mesmo e ele está na minha lista de desejados. Você falou sobre Sextexting e me lembrou das duas meninas que cometeram suicídio ao terem suas fotos íntimas divulgadas na net :(

    ResponderExcluir
  10. Nunca li nenhum livro parecido com esse mas essa resenha me deixou com vontade, a história é nova pra mim então acho que vou gostar e eu também não gostei muito ta capa :/

    ResponderExcluir
  11. Agora eu não lembro de ter lido nada que abordasse o assunto e pelo fato de ser "inspirado" em fatos reais chega a ser mais interessante a leitura. Não gostei de ver essa capa agora porque me lembra a prova de capas da gincana kkkkkkkk
    erros.. será que vc vai ficar me corrigindo também? :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk vaca, não vou te falar nada. o livro é interessante sim e não sei pq mas imaginei que vc ia ter trauma dessa capa kkkkkk

      Excluir
  12. Opa, que proposta, um tanto diferente, heim. Sensação de que é um livro pesado, mas acho que leria sim, se tivesse oportunidade. De vez em quando, surge um desses. Acho legal umas premissas polêmicas assim.

    ssentrelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi Ju :)
    Então, achei linda a capa do livro, mas muito ao estilo das capas do Nicholas Sparks. Isso acaba não chamando a atenção do leitor por que a maioria (nem todos) compram um livro pela capa e não
    por sua sinopse.
    Confesso que ainda não tinha lido nenhuma resenha sobre esse livro e não tinha um breve ponto de vista em relação a ele, mas depois de ler a sua resenha fiquei c/ vontade de saber mais sobre o enredo.
    Não é todo dia que lemos livros abordando os "sexting". Desconhecia o termo.
    Mas por ele ser tão rela e moderno, isso faz c/ que o livro se torne mais "normal" para se ler. Vc pode se identificar com os personagens. Infelizmente, vi que vc tocou no assunto negativo do livro e é bom quando os blogueiros deixam isso bem claro para não enganar nenhum leitor.
    Creio que por ter situações tão reais, a autora exagera no drama. Claro que tem autores que sabem usar esse drama, mas há outros que não.
    Preciso ler esse livro para saber se a autora usou de uma forma boa ou ruim o nível de drama nas situações "comuns".
    A sua resenha está muito boa, Ju. Parabéns pela escrita. Bjs :*

    http://peregrinodanoite.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Não sabia que a trama desse livro era essa. Gosto quando os autores trabalham com esses temas mais atuais e polêmicos. Como você disse, serve muito bem para orientar os leitores (mesmo que não seja o intuito principal da trama). É cheio de situações clichês, mas nada como uma narrativa habilidosa pra se sobressair.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)