terça-feira, outubro 29, 2013

Resenha: O Presente - Cecelia Ahern - Editora Novo Conceito

O Presente 
Autora:
Cecelia Ahern
Editora Novo Conceito
Número de páginas: 320


Sinopse: Todos os dias, Lou Suffern luta contra o tempo. Ele tem sempre dois lugares para ir, tem sempre duas coisas a fazer. Quando dorme, sonha com os planos do dia seguinte, e, quando está em casa, com a esposa e os filhos, sua mente está, invariavelmente, em outro lugar. Numa manhã de inverno, Lou encontra Gabe, um morador de rua, sentado no chão, sob o frio e a neve, do lado de fora do imenso edifício onde Suffern trabalha. Os dois começam a conversar, e Lou fica muito intrigado com as informações que recebe de Gabe; informações de alguém que tem observado uniões improváveis entre os colegas de trabalho de Lou, como os encontros da moça de sapatos Loubotin com o rapaz de sapatos pretos… Ansioso por saber de tudo e por manter o controle sobre tudo, Lou entende que seria bom ter Gabe por perto — para ajudá-lo a desmascarar associações que se formam fora de suas vistas — e lhe oferece um emprego. Mas logo o executivo arrepende-se de ajudar Gabe: sua presença o perturba. O ex-mendigo parece estar em dois lugares ao mesmo tempo, e, além disso, Gabe lhe fala umas coisas muito incomuns, como se soubesse do que não deveria saber… Quando começa a entender quem é realmente Gabe, e o que ele faz em sua vida, o executivo percebe que passará pela mais dura das provações. Esta história é sobre uma pessoa que descobre quem é. Sobre uma pessoa cujo interior é revelado a todos que a estimam. E todos são revelados a ela. No momento certo.
Esta história começa com um pequeno ato criminoso, que desencadeia algumas lições de vida e que nos fará mergulhar na história de Lou Suffern e aprender junto com ele que as vezes o que menos temos é tempo e é exatamente dele que precisamos. Lou é um executivo muito ocupado, que faz de tudo por uma promoção em seu trabalho em detrimento de sua família. Além disso, cultiva alguns casos extraconjugais apenas por diversão. Durante a época mais mágica do ano ele irá aprender com Gabe, um mendigo, que é importante apreciar os momentos simples da vida ao lado das pessoas que se ama. Chega a ser irônico a questão do ajudar alguém, no final das contas pode ser você que está realmente recebendo ajuda.

Quando recebi o convite da Editora Novo Conceito para estar "avaliando" criticamente a prova do novo livro da autora Cecelia Ahern eu não pude evitar dizer sim. Quem acompanha o blog há um tempo ou simplesmente leu resenhas dos livros da autora por aqui sabe que eu sou apaixonada pela sua escrita. Cecelia é uma das poucas escritoras de romances dramáticos que me agradam. Ela tem o dom de me fazer mergulhar em sua narrativa, me fazer imaginar cenários e sentir como se eu fosse parte de tudo aquilo. Sempre que termino seus livros fico alguns minutos conversando comigo mesma para absorver o que eles me trazem de novo.

O Presente não foi diferente, com uma escrita simples e objetiva Cecelia nos coloca diante da vida de Lou, apresentando seus pormenores, sua personalidade fugidia e seu modo de ver o mundo. Ao mesmo tempo que ela nos faz se identificar com a personagem também nos deixa a um distanciamento seguro para que possamos entender ambos os lados da história. Algo que sempre me chama atenção nos livros da autora é que alguns de seus personagens parecem ter algo de mágico, ou ser literalmente mágico. Personalidades envolvidas por uma onda de mistério que intriga o leitor do início ai fim. Não há como não pulsar uma veia mágica quando se lê livros da autora.

Infelizmente nesta história ela deixou um pouco a desejar, senti que em alguns momentos a narrativa dava saltos e por não estar tão focada acabava sendo pega desprevenida e tinha que voltar algumas páginas para compreender o que estava lendo, também achei que em certas momentos a história se arrasta um pouco e acaba ficando cansativa. Para mim a autora tem seguido um mesmo enredo em seus livros, o que depois de um tempo acaba tornando a história previsível. Quero dizer ela tem um personagem que precisa ter sua vida modificada, inclui um pouco de magia na história e voilá tudo acaba bem. A diferença talvez é que dessa vez nem tudo são flores, mas você não precisa de muito tempo para desvendar o que irá acontecer no fim. Apesar disso me peguei chorando quando acabei de ler, como sempre Cecelia não precisou de muito para me emocionar.

A capa já foi divulgada pela editora como vocês podem ver ali em cima, e ela me agradou bastante, pois tem muito a ver com a narrativa. Quanto a diagramação se eles forem manter está excelente, bom fofa e natalina eu diria. Não encontrei erros de grafia e a revisão e tradução foram bem feitas, agora resta-nos esperar para que chegue logo às livrarias. Apesar de não ser um dos melhores que li da autora eu recomendo é uma forma de começar a mergulhar na escrita de Ahern. Boa Leitura!


Quotes do Livro:

"Ao ajudar uma pessoa - Gabe -. Lou estava também ajudando a si mesmo; uma boa ação era um triunfo para alma"

"Talvez nem ele mesmo conseguisse sentir, mas o medo estava ali, estava ali o tempo inteiro disfarçado de outra coisa, escondido dos olhares do mundo."

"- Você é feliz lá? - perguntou seu pai casualmente, ainda olhando pela janela, a festa atrás deles visível no reflexo. - Não há razão pra trabalhar tanto em algo se você não estiver feliz, porque, no fim das contas, é somente isso que importa, não é?"

"Frequentemente, sentia-se como se tivesse preso em um enorme globo de neve, com responsabilidades e fracassos flutuando à sua volta."

10 comentários:

  1. Adorei sua resenha, nunca li nenhum livro da Cecelia mas quero procurar ler. Achei bonita também essa capa, a NC está (novamente) de parabéns! rsrs. Talvez eu possa gostar desse livro ^^

    Meu blog: http://blogliterariopalavrasaovento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ainda não li nenhum livro dessa autora (apesar de morrer de vontade de ler P.S. eu te amo). Me parece que esse livro não tem muito romance, e sim o crescimento de um homem, no entanto, não me interessei muito pela história.

    ResponderExcluir
  3. Eu ainda não li nenhum livro da autora, mas na bienal daqui quase comprei. Hoje me arrependo por não ter comprado! kk Mas o enredo/trama desse livro parece ser ótimo, mas não me chamou muito atenção como a premissa dos outros lançados por aqui. :c A capa é bonita, só não gostei da fonte do título...

    ResponderExcluir
  4. Só li um livro da autora até agora e gostei bastante, mas o que me deixou curiosa de verdade por O Presente foi o clima natalino. Amo o natal e, consequentemente, estórias que se passam nessa época do ano. Ansiosa pela leitura.
    Beijos, http://rehabliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. o que eu amo nos livros da Cecelia é esse at de reflexão emotiva que elas nos provoca, suas linhas são instigantes para que vc pense no que esta fazendo e que tipo de ser quer para si. Acho que Lou aprenderá muito com Gabe, que no caso a autora retrata como sendo um morador de rua, que é um excluido muitas vezes da sociedade, tido como um nada... rompendo assim mais um preconceito
    retratar a ambição desmedida também é um ponto importante, pois as pessoas se cegam e param de enxergar o que é importante na vida
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Não fiquei muito interessada nesse livro, mas pelo jeito que tu falou a escrita dela deve ser ótima e a capa é linda c:

    ResponderExcluir
  7. Também sou suspeito pra falar, pois sou fã da autora. Já li dois livros e gostei bastante.
    Essa parada de começar a se tornar repetitiva é um grande problema. Me causa a impressão de que ela estava com preguiça de pensar em algo diferente. De início, isso aconteceu com Nicholas Sparks, mas depois, vi que era o estilo dele mesmo. Então, acho que isso acontece com a Cecelia também. Então, nem preciso falar o quão curioso estou pra ler mais esse lançamento dela, né?!?!

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  8. Eu tenho O livro do amanhã da Cecelia e tenho curiosidade sim de ler, porque né, é a autora de Ps eu te amo! :p
    Como você amiga lindja diz que é o mesmo tema com variações (superação, amor, romance bem dramático com mensagens motivacionais~eu achei isso assistindo o filme Ps eu te amo) é bem interessante de ler, viu? Eu acho que vai ser esse livro que a NC vai vender com caixa personalizada? xD
    Eu AMEEI a capa e com certeza compraria pela mesma. ;x
    Sua manteiga derretida! :p Já sei que vou te dar frases da Cecelia pra vc chorar já que ela ñ precisa de muita coisa pra te emocionar. :p

    ResponderExcluir
  9. Oi Ratinha!

    Tá chique, heim! Lendo a prova do lançamento, rsrs.

    Quero ler essa trama em breve, bjo!

    http://meuhobbyliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Juuu!
    A história parece bem interessante e fiquei super feliz pq vc leu a prova do livro u___u PORÉÉEM me senti em um daqueles filmes da sessão da tarde em que o 'espirito natalino' chega e a pessoa faz uma retrospectiva da sua vida e coisas assim. Mas parece ser uma ótima leitura ^^ Adorei a escrita da autora em 'ps: eu te amo' e fiquei com um pouco de vontade de ler a nova obra :)

    Beijos,
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)