quinta-feira, setembro 19, 2013

Resenha: Cidade das Almas Perdidas - Cassandra Clare


Cidade das Almas Perdidas
Autora: Cassandra Clare
Editora Galera Record
Ano de lançamento: 2013
Páginas: 434
Tradutor: Rita Susseking
Sinopse: Quando Jace e Clary voltam a se encontrar, Clary fica horrorizada ao descobrir que a magia do demônio Lilith ligou Jace ao perverso Sebastian, e que Jace tornou-se um servo do mal. A Clave decide destruir Sebastian, mas não há nenhuma maneira de matar um sem destruir o outro. Mas Clary e seus amigos irão tentar mesmo assim. Ela está disposta a fazer qualquer coisa para salvar Jace, mas ela pode ainda confiar nele? Ou ele está realmente perdido?



Depois de terem que enfrentar Lilith no final de Cidade dos Anjos Caídos tudo indica que as coisas irão voltar ao normal. Pelo menos é o que Clary e seus amigos acreditam, o que eles não imaginam é que Sebastian fugiu e levou consigo Jace, agora eles precisam correr contra o tempo para encontrar os dois e impedir o plano de Sebastian, seja ele qual for. Mas nada é tão fácil assim, a Clave acredita que há assuntos mais importantes do que encontrar Jace e se encontrá-lo o mais fácil talvez seria matá-lo, já que ele e Sebastian compartilham uma estranha ligação em que se um for ferido ou morto o outro também passará pelo mesmo. E mais uma vez Clary e seus amigos terão que agir por conta própria. Será que Jace está bem? E porque Sebastian o teria levado? A nossa protagonista está disposta a responder estas perguntas e não irá desistir nem que para isso ela precise ficar cara a cara com o inimigo.

Talvez isso possa parecer até um pouco estranho, mas a verdade é que este livro apesar de ter um final surpreendente não é de maneira alguma o meu preferido da série. De alguma forma senti que Cassandra Clare não soube ser exatamente original. Identifiquei muitas referências a Harry Potter, coisa que antes eram apenas uma semelhança aqui e ali tornou-se mais visível e me aborreceu um pouco. No entanto, o livro tem um ritmo legal e não se mostra tão lento quanto o anterior. Como já disse milhões de vezes gosto muito da forma como Cassandra escreve, ela te faz mergulhar na história e ansiar por coisas boas, e apesar de você saber que tudo vai dar certo você passa a maioria do seu tempo de leitura prevendo que ela vai fazer algo que provavelmente irá cortar seu coração e deixá-lo em pedaços. Sim, isso acontece em Cidade das Almas Perdidas também.

“Ao lado de Clary, Jace respirou fundo. Ela girou para olhar. Havia uma mancha vermelha se espalhando na frente da camisa dele. Jace tocou a mancha com a mão; os dedos voltaram sangrentos. Somos ligados. Se cortá-lo, eu sangro.”
Algo que eu diria que não gostei de verdade nesta história é a forma como os personagens parecem ser fantoches. É claro que já era esperado que isso acontecesse com Jace, mas eu senti que a autora modificou mesmo que sutilmente a personalidade de Isabelle e Alec. Este segundo por sinal teve um final bem merecido na minha opinião, já que durante boa parte da narrativa eu tive uma imensa vontade de socá-lo, e apesar disso ele ainda é um dos meus personagens preferidos. Não sei se vocês se lembram, mas desde a primeira resenha da série eu digo que não sou muito fã do Simon, e acreditem ou não isso mudou nesse livro. Apesar disso, ainda acho que ele continua muito retraído. Ele precisa assumir sua força e condição de vez, espero sinceramente que isso aconteça no próximo livro.

Reservo aqui um parágrafo especial para falar de Clary e Sebastian. Ela na minha opinião continua sendo chata e impulsiva, não sei muito bem porque mas nunca me simpatizei com a Clary. Já Sebastian (Jonathan Morgenstern) é um personagem muito forte, sinistro e misterioso. Senti uma certa sensibilidade no personagem. Sim, vocês conseguem acreditar nisso? Isso me fez desejar que talvez ele tivesse algum tipo de salvação, mas nem tudo são flores e ele com certeza não é. Eu não sei, mas posso dizer que me simpatizei com ele e até o achei mais bem construído que Jace, enfim estou In Love Sebastian, mas não se esqueçam ele ainda é insano.

O que chamou bastante atenção e é um grande ponto positivo do livro é a forma como Cassandra Clare consegue usar e abusar de todos os personagens mesmo eles não estando todos realmente ligados. Ela pula de uma situação para outra sem nos deixar confusos. O enredo é muito bem construído e não preciso dizer que a autora sabe escrever coisas impactantes. Ela me deixa de cara no chão a cada novo livro, ou seja ela é má muito má! Para vocês terem uma noção eu não consegui desgrudar do livro nem enquanto andava pela rua, resultado ela quase me matou varias vezes. Eu não posso sinceramente dizer que este livro não é bom, ele com certeza me surpreendeu no fim e compensou toda a irritação que passei. Aconselho a leitura com certeza, mas lembrem-se é uma série e você com certeza vai levar vários sustos com ela.


Quotes do livro:

"- Não me importo - disse Clary. - Ele faria isso por mim. Diga que não. Se eu estivesse desaparecida...

- Ele incendiaria o mundo inteiro até conseguir cavá-la das cinzas. Eu sei - disse Alec, soando exausto - Maldição, acha que eu não quero incendiar o mundo agora?"

"Bem, deixe-me perguntar uma coisa agora - falou Sebastian - Acha que pode me perdoar? Digo, acha que o perdão é algo possível para alguém como eu?"


"Não é fácil duvidar das coisas nas quais se cresceu acreditando."  

"Sei que não somos grande coisa em comparação à você, mas não matamos nossos amigos. Tentamos salvá-los. Se o Céu não quisesse assim, jamais deveríamos ter recebido a capacidade de amar."

15 comentários:

  1. Já tive os 2 primeiros livros dessa serie, mas passei pra frente sem ler. A história na época não me chamou atenção. Saber que tem referencias a Harry Potter me chamou a atenção,mas se ficar frequente demais o livro perde a personalidade.

    Beijos

    Livros e Café

    ResponderExcluir
  2. haushuashua sabia que sua opinião a respeito do Simon ia mudar um pouquinho nesse livro. Vai ser meio estranho vê-lo sem a Marca de Caim.
    Também odiei as atitudes do Alec neste livro, cara ele tá muito inseguro e desesperado, e isso é muito irritante! Também achei que ele mereceu o que lhe aconteceu, afinal suas atitudes foram egoístas.
    Adorei o Simon e a Izzy. No fundo, ela mostra-se sensível e que por trás de todo aquele coração de pedra existem sentimentos prontos para aflorar.
    Ahhhhh Sebastian. Adoro os vilões, então ele me conquistou.
    Eu já disse que desde DoG a série perdeu um pouco da sua essência, mas a tia Cassie não deixa de nos surpreender.
    E só tenho uma coisa a dizer: Porque a Amatis?
    Enfim, estou lendo Principe Mecanico e gostando bastante dessa série. Os dois livros dessa série estão muito bons. Acho que está valendo mais a pena lê-los que os 3 últimos de TMI. Nesta série eu me lembrei o porque de adorar tanto a escrita da Cassandra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aiaiaiaia vc disse tudo o que pensei e não poderia dizer pq é spoiler kkkkkkkkkkkkk, mas mesmo assim como assim Amatis? e Sebastian ownt ♥ rsrsrs

      Excluir
  3. Não comecei a ler essa série ..
    Comprei o primeiro livro, e já me disseram que é ótimo,
    e que pena que ele mereceu quatro estrelas, mais quem sabe
    o terceiro mereçamais :]

    Há, ADORO autoras más heheheh ..

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu já não sei mais o que falar nas resenhas sobre essa série. Já disse tudo >.<, mas como sempre falo, quero ler o livro logo, mas por hora estou lendo ACEDE. Qualquer dia eu começo a fazer comentários dignos nessas resenhas, por enquanto só posso me desculpar porque realmente não sei o que dizer!

    ResponderExcluir
  5. Não li a resenha toda, por causa do spoiler. Quero começar a ler a série, mas cadê dinheiro? =/ Quase morrer, por causa do livro. Tem vergonha, Ju! kkkkkkkk A forma da Cassandra escrever deve ser muito fod#$ mesmo ein? kkkkk Adorei os quotes!

    ResponderExcluir
  6. eu pulei direto para o último parágrafo da resenha porque não quero saber nada dos livros anteriores ainda (quero ter cada surpresa que esta história oferece). Mas sempre que leio algo sobre a série fico mais empolgada. A Cassandra deve ser uma baita autora mesmo, para conseguir prender o leitor desta forma (só acho que ela não gostaria de saber que uma leitora morreu atropelada por não conseguir desgrudar do livro! rs).
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Já li os quatro primeiros livros e estou lendo esse agora. Agora está faltando o sexto livro Cidade do fogo Celeste. Espero que termine por ai. Já tenho Tenho Anjo Mecânico e Principe Mecânico e está faltando a Princesa Mecânica e acho que ai termina toda a história.

    ResponderExcluir
  8. Não li a resenha só a sinopse, como eu fiz com as resenhas dos outros livros da coleção, quero muuuito ler essa coleção mas acho que não vou conseguir comprar tão cedo :c
    Amei essa capa, sério KKKK

    ResponderExcluir
  9. Gosto demais da série e estou com uma super expectativa para ler Cidade das Almas Perdidas e pela sua resenha, creio que não vou me decepcionar. Também já ouvi falar que o Jace está diferente, mas não sabia que isso atingia os outros personagens. Será que Sebastian tem salvação? A autora sempre nos reserva grandes emoções ... menina! Cuidado com esses livros que prendem toda a atenção ... atropelada ... imagine o que uma boa história não é capaz de fazer com a gente!

    ResponderExcluir
  10. Finalmente 1° livro chegou Ju, e eu estou super ansiosa para começar a lê-lo! Como sempre eu me surpreendo com suas resenhas, não sei por que, mas eu quase sempre gosto mais dos malvados do que os mocinhos das histórias, acho que é pelo fato deles serem misteriosos e agente nunca saber o que eles são capazes de fazer! Não sei bem o que dizer, porque essa série ainda é um enigma para mim que logo, logo pretendo desvendar! Achei bem chato o fato de que a autora não ter sido original em algumas partes, como você mesmo disse, mas espero que eu não fique tão decepcionada... Fora todo o problema gostou muito da resenha e também dos dois últimos quotes!

    ResponderExcluir
  11. Nossa sua resenha me deixou sem palavras, me tornei super fã da autora ja sem ler nada dela ainda kkk .

    ResponderExcluir
  12. Ju, depois do terceiro livro a cada resenha que você faz eu tenho certeza que a Cassandra devia ter parado na trilogia e só.

    ResponderExcluir
  13. Como ainda estou no primeiro volume, pulei para ler apenas o último parágrafo dessa resenha. Pelo que li, vi que a Cassandra Clare continua ótima, como sempre. Vi que você se irritou um pouco com esse volume, mas a Cassandra como boa malandra, consegue reverter essa situação no decorrer dele. Nem preciso falar o quão curioso estou pra ler a série.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  14. "Eu não posso sinceramente dizer que este livro não é bom, ele com certeza me surpreendeu no fim e compensou toda a irritação que passei." Sério, me descreveu totalmente em relação a esse livro, teve uma parte que a Clary me irritou muito, tive até q parar de ler pra depois conseguir continuar hahah. Não vejo a hora de CoHF lançar, ao mesmo tempo q a série consegue me irritar em alguns pontos é totalmente viciante, sou muito apaixonada por TMI !!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)