terça-feira, setembro 24, 2013

Resenha: Até eu te encontrar - Graciela Mayrink

Até eu te encontrar
Autora:
 Graciela Mayrink
Editora Novo Conceito
Skoob

Sinopse: O quanto uma mudança de cidade pode afetar uma vida? Você acredita em alma gêmea? Como você se sentiria se não gostasse do grande amor da sua vida? É o que Flávia vai descobrir ao deixar Lavras, onde mora com os tios desde o acidente que matou seus pais, quando era criança. Aos dezoito anos, ela decide estudar Agronomia na Universidade Federal de Viçosa, trocando o sul de Minas pela Zona da Mata do mesmo Estado na esperança de uma "mudança de ares". Em sua nova vida, ela conhece Sônia, amiga de infância de sua mãe e agora sua vizinha, que lhe conta a história de sua família materna, até então desconhecida para Flávia. Embora o passado não seja sua maior preocupação, Flávia reluta em aceitar seu destino e ainda precisa superar uma paixão não correspondida pelo seu melhor amigo. Para se ver livre dessa rejeição, ela tenta atrair sua alma gêmea para Viçosa e descobre que o grande amor de sua vida é uma pessoa que ela não suporta.
Flávia acaba de iniciar sua vida universitária, ela perdeu os pais quando tinha apenas cinco anos e parte para a Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais, disposta a começar uma nova vida. Ali ela faz boas e novas amizades, irá se apaixonar e não ser correspondida, mas o mas importante é que algumas coisas sobre seu passado virão à tona. Quando conhece sua vizinha Sônia logo descobre que ela foi uma grande amiga de sua mãe durante a juventude e junto com essa descoberta outras virão para dar uma agitada na vida de Flávia. Depois de ser salva de uma aula trote por Felipe, um jovem boa praça, charmoso e bastante mulherengo, ela acaba se vendo em meio a uma complicada relação de amizade e paixão. Mas nem tudo que reluz é ouro e Flávia acaba sofrendo, no entanto ela descobre que pode estar bem perto de descobrir o verdadeiro amor. Sua alma gêmea só precisa dar as caras. Em meio a mistério e boas gargalhadas vamos acompanhando a jornada de Flávia enquanto ela busca se conhecer e decidir o que quer para si.

"Estou cada vez mais confusa. É muita revelação de uma vez só na minha cabeça. Nunca imaginei que uma simples mudança de cidade pudesse bagunçar toda a minha vida."

Quando vi que a Novo Conceito iria lançar esse livro eu fiquei bastante empolgada, estava doida para ler, mas as expectativas foram altas demais. Infelizmente Flávia não é uma personagem muito legal e isso acabou danificando algumas das minha primeira impressões do livro. Os segredos da narrativa não empolgam muito e a autora demorou um tempo considerável para relatar os fatos. Achei que o início prolongado do livro foi um pouco desnecessário. Quero ressaltar também que a Vilã não chega a cativar, o que é chato porque é muito difícil eu não gostar de vilões, então senti que estava faltando algo. Enquanto eu lia até pensei que talvez quando o mocinho de verdade aparecesse as coisas iriam ganhar um pouco mais de forma, ledo engano, Luigi também não me convenceu, achei ele meio sonso e previsível na maioria das vezes. Talvez o melhor personagem de toda a narrativa seja mesmo Felipe, ele sim é cativante e dei algumas boas risadas com a personagem.

A narrativa de Mayrink não me agradou. A história não é de todo ruim, me arrancou vários suspiros e gargalhadas mas não consegui uma identificação mais séria com o enredo e seus personagens. Achei os diálogos um pouco forçados, eles soavam artificiais em alguns momentos. O que eu acho que foi bem desenvolvido pela autora foi o clima de uma cidade universitária, os barzinhos, as amizades, encontros e desencontros tudo isso foi agradável de ler. Apesar disso, tudo parece acontecer muito rápido, com isso me refiro aos amore a primeira vista e amizades instantâneas. Isso só não ocorre quando o assunto é Luigi, desde o início da narrativa Flávia cria uma certa antipatia por ele e com o decorrer da leitura vamos de certa forma entender o porque disso.

Apesar de o livro ter como pano de fundo o misticismo da Wicca, não é um livro essencialmente sobrenatural, a religião é abordada de forma leve e descontraída. E também não é um assunto tratado de forma extrema, apenas está ali para que possa ser explicado alguns pontos essenciais na narrativa, como por exemplo a questão de Almas Gêmeas.

A capa como vocês devem saber causou grande descontentamento entre a blogosfera literária. Nisso incluo blogueiros e leitores, mas eu até que gostei, ela passa a impressão de ser um livro leve e prazeroso, o que não deixa de ser apesar das minhas ressalvas negativas. Não posso dizer que é um livro apaixonante, que eu adorei e tudo mais, mas não é de todo ruim, eu se fosse você daria uma chance, pode ser que tenha uma impressão bem diferente da minha. Boa leitura!


Quotes do Livro:

"Coincidências não existem. - disse Sônia - 
O que acontece é que a vida sempre nos leva na direção de certas pessoas."

"- Eu acho que em outra vida fui um marinheiro. Ou um peixe.
- Pois eu acho que você foi uma sereia que enfeitiçava os homens. Como faz hoje em dia."


"Se realmente o amar, pode e deve lutar por ele. 
Não tem como você perder esta briga, ele está no seu destino."

"Ela fechou os olhos e sorriu. No exato instante em que o carro se aproximava, soube quem o dirigia. Não pelo forte cheiro de perfume que dominou todo o lugar, mas pelo ritmo acelerado com que seu coração começou a bater. – Você demorou [...]."

15 comentários:

  1. Eu também estava louca por esse livro, estava procurando a edição antiga por todo lugar e não achava, até que soube que a NC ia relançar e eu fiquei muito feliz. Estou com as expectativas altas, assim como as suas estavam, mas é como dizem: 'quanto maior a altura maior a queda'. É uma pena que para você o livro não tenha sido tudo aquilo, fiquei até mais desanimada agora...

    Também gostei da capa, mas dizem que ela por si só transmite muitos spoilers, não entendi direito, mas se for assim é realmente uma escolha ruim...

    ResponderExcluir
  2. Podia jurar que o livro era diferente. Mesmo com esta capa não pensei que tivesse alguma coisa a ver com Wicca.
    Não só por isso, mas estou bem desapontada e não sei se quero ler. Tem pontos positivos que gosto, mas no final das contas, os negativos estão me parecendo maiores (tipo narrativa não tão boa e a personagem principal que não cativa).
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi, boa noite.
    De repente terei que esperar para ler daqui a um tempo porque tenho expectativas grandes nesse livro. Por mim a capa ficou muito fofa, assim dá um ar de uma leitura simples e cativante.
    Ainda estou curiosa,mas um tanto receosa de poder me decepcionar com a leitura e tals...Putz! Ele estava na lista de próxima aquisição e agora ficará na PRÓXIMA xDD
    Bom , ótima resenha. E obrigada pela opinião.

    http://romances-para-te-fazer-feliz.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Eu tinha ficado com vontade de ler esse livro, só por causa da autora. Que é brasileira! Ultimamente alguns livros nacionais que andei lendo me fisgaram tanto, que anseio por mais. Mas agora lendo uma resenha do livro fiquei até com o pé atrás. O enredo não parece nada demais, não me cativou muito não. Talvez eu lerei, mas agora já não anseio mais pela leitura dele.

    ResponderExcluir
  5. Eu confesso que já não leria o livro antes.. agora então... kkkkk
    para mim, a sinopse já não convenceu! achei meio fraquinha... e dai com uma narrativa meio arrastada, com personagens meia boca e dialogos meio forçados.... acho que esse eu passo sem ler!! rsrsr

    bjs

    ResponderExcluir
  6. Eu vi que a capa causou um certo burburinho nos leitores mas como não sou muito entendida e minha opinião sobre capas é bem leiga, eu também não achei de todo ruim. Eu esperava mais da história, mas pela sua resenha já sei que tenho que ir com menos sede ao pote. Tinha uma ideia diferente da história, achei que poderia ser mais focada no sobrenatural. Quando os personagens não cativam, é complicado, a gente fica sem ter para quem torcer, já que nenhum torna-se nosso preferido. Bem, se tiver a oportunidade de ler, posso dar uma opinião melhor a respeito.

    ResponderExcluir
  7. Ainda nao recebi esse livro, mas provavelmente será o primeiro que irei ler quando a caixinha da editora chegar. Eu nem achei a capa tão feia quanto falaram por ai, não é bonita, mas já vi piores hehehehe. Adorei a resenha.

    Beijos

    Livros e Café

    ResponderExcluir
  8. Eu pertenço ao grupo das que não gostaram da capa. Não me cativou, nem isso e nem a sinopse, então este é um livro que não está incluso na minha lista de leitura ou compra.
    Saber que a vilã também não cativa me deixa desanimada, pois eu simplesmente sou apaixonada por vilões.

    ResponderExcluir
  9. Bem, sou uma fã de Wicca, achei esse livro muito fofo e demais por tratar desse assunto. Como vc mesma disse teve muita gente que não gostou da capa, mas eu gostei , achei bem bonitinha e parece ter tudo a ver com o livro.

    ResponderExcluir
  10. Eu faço parte dos que não gostaram dessa capa. Ficou mais parecido com um cartaz de peça ou filme infantil. Rsrsrs
    Uma pena que esse livro não te agradou tanto assim. Fica realmente complicado gostar de um livro em que você não simpatiza com nenhuma das personagens. Enfim, pode ser que leia, mas será em um futuro bem distante.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  11. Quotes fazem uma diferença, né? Pela resenha eu fiquei "não devo nem dar chance" e ai vem esses quotes bem selecionados. *-*
    Eu gostei da capa, por que os blogueiros/leitores não gostaram da capa? Achei fofa. :o
    Você devia ter deixado em suspense o nome da "alma gêmea" da Flávia!! ;x
    Não tem continuação, né? Acho que um livro só já deu certo[ou ñ]. kkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahh Yaya nem fui tão má assim, na quarta capa do livro já fala do Luigi e já no começo é meio que óbvio que ele é a alma gêmea, a não ser que eu tenho a percepção mais aguçada kkkk. E que mania é essa com meus quotes hein kkkk

      Excluir
    2. quarta capa? oi?eu só vi essa da bruxinha ai u.u'
      a implicância dos quotes? é que geralmente são bonitos e tocantes, logo ou eu choro ou eu fico caidinha pelo livro e geralmente são os que eu não tenho em mãos. u.u'

      Excluir
    3. Não sei se esse é o termo certo, o que quero dizer é que na parte de trás do livro que tem as coisinhas escritas lá, então ali fala do Luigi. Adoro quotes tbm, por isso faço tdo mundo sofrer comigo

      Excluir
    4. eu não sei os termos também. kkkkk então a editora devia ter deixado no suspense também... u.u'
      eu tento não ler os seus quotes, e ai quando vejo já tô lendo o último e querendo apertar seu pescoço. è.é

      Excluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)