sexta-feira, setembro 20, 2013

Historiando: Náufragos brasileiros na 2º Gerra Mundial

Durante a Segunda Guerra mundial, mais especificamente entre 1941 e 1944 o Brasil teve cerca de 35 navios atacados e 33 naufragados por submarinos alemães e italianos. O país que se mantinha neutro até 31 de agosto de 1942, declara guerra aos países do Eixo. Os ataques passaram a ocorrer sistematicamente após Getúlio Vargas romper relações diplomáticas com o Eixo, em 28 de janeiro de 1942. Abaixo segue uma lista de alguns destes navios.

Buarque

Foi o segundo navio brasileiro a ser atacado e o primeiro a ser afundado durante a Segunda Guerra Mundial. Em 15 de fevereiro de 1942 foi torpedeado pelo submarino alemão U-43 na costa Leste dos EUA. Segundo informações coletada no Blogmercante antes de ser atacado o navio foi sobrevoado por uma aeronave não identificada que sinalizou a localização do navio. Houve apenas uma vítima.
Olinda

O navio antes de ser vendido aos brasileiros.
O vapor Olinda foi o terceiro navio brasileiro atacado na Segunda Guerra Mundial, e o segundo a ser afundado pelo mesmo submarino alemão que atacou o Buarque três dias antes. O navio foi atacado primeiramente por tiros de canhão e de metralhadora. Quando a tripulação já estava a salvo o U-432 canhoneou o vapor, que afundou por volta das 21 horas do mesmo dia.
Araraquara 

Foi um um navio de carga e passageiros. Ele foi torpedado pelo submarino alemão U-507, no litoral do estado de Sergipe em 15 de Agosto de 1942, causando a morte de 131 pessoas, sendo que haviam a bordo 142 pessoas. O navio foi o décimo sétimo atacado e o segundo a ir a pique pelo submarino alemão U-507. É possível ler o relato de um dos sobrevivente neste link.
Aníbal Benévolo

O vapor Aníbal Benévolo foi um navio brasileiro de carga e de passageiros, partiu do porto de Salvador para Aracaju pouco depois do "Araraquara", ele foi a décima-oitava embarcação brasileira a ser atacada na guerra. De seus 154 passageiros um total de 150 não sobreviveu, ou seja, foram apenas 4 sobreviventes entre eles o comandante do navio que depois da tragédia ainda optou por embarcar mais uma vez em zona de guerra.

14 comentários:

  1. Que post interessante. Confesso que sou uma ignorante em termos de história brasileira (e mundial também! rs). Sabia que o Brasil tinha "participado" da Guerra, mas não sobre os navios.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post, apesar de não saber tanto de História quanto gostaria, as guerras são uma das partes que me despertam grande curiosidade. Adoro filmes sobre o assunto, etc ... Mas, assim como a moça aí de cima eu sabia que o Brasil tinha participado da Guerra, mas não sobre os navios! ;*

    www.moniitorando.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. achei interessante, pois o Brasil na guerra é muito pouco explorado, é quase nula a divulgação de sua participação, é incrível como as pessoas se destroem mutuamente. como a Mônica descobrir que houveram navios bombardeados foi uma surpresa
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Achei o post muito interessante! Gosto muito de história mas sabia pouco sobre os navios brasileiros que naufragaram. Então eu penso ... quanta coisa a gente não sabe sobre a própria história ... Vou aproveitar e dar uma olhada nas fontes de consulta que você indicou.

    ResponderExcluir
  5. Não leio muito tbem sobre historia brasileira assim, mas quando vejo alguma coisa sobre as guerras mundias, sempre me chamam atenção. Acho incrivel o que faziam naquela época, com a estrutura e tecnologia da epoca. Mas oque me deixa muito triste são esses ataques, que levou a morte de tantas pessoas!!!

    Gostei de post, parabens pela pesquisa!

    bjos

    ResponderExcluir
  6. To começando a estudar a 2° Guerra Mundial agora, adoro saber essas coisas achei bem legal mesmo c:

    ResponderExcluir
  7. Adorei o post, achei bem interessante. Apesar de gostar de ler livros fictícios sobre a segunda guerra mundial, nunca me dei tempo pra saber mais afundo o que realmente acontecera por aqui nessa época. Como muitos comentaristas afirmaram, sou mais uma das que não sabia da participações dos navios brasileiros. E fico boquiaberta com a quantidade de mortes no Araraquara e Aníbal Benévolo! :s

    ResponderExcluir
  8. Estou estudando a história do Brasil, mas não cheguei nessa parte ainda. Achei o post super interessante, é incrível como sabemos pouco sobre a história do nosso país, eu mesma nem nunca tinha ouvido falar sobre nenhum desses navios, mas é sempre bom estarmos mais informadas!

    ResponderExcluir
  9. Oi Ju, bem legal a postagem com fatos históricos da participação do Brasil na Guerra. Tanto lemos sobre os principais países envolvidos que quase esquecemos que o Brasil também teve seu envolvimento.
    http://duasepocas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. O que mais impressiona são o número de vítimas fatais dos dois últimos ataques. Pouquíssimos sobreviventes!
    Adoro história, e quando se trata de da segunda guerra, prende minha atenção completamente.
    Achei bastante interessante esse post.

    ResponderExcluir
  11. Sinceramente eu não sabia dessa história, infelizmente muitas pessoas morreram, mas que de alguma forma fazem parte da nossa história! Gostei muito deste post ele de alguma forma nos informou de uma coisa que muita gente não sabia, inclusive eu. Parabéns Ju!

    ResponderExcluir
  12. Hum post diferente e muito interessante, para dizer a verdade não tinha lido nada parecido, parabéns pela ideia. As fotos estão demais também.

    ResponderExcluir
  13. Ju, péssimo dia pra eu ler a matéria. kkkk
    Tô lendo Mitral e fala sobre guerra e já fiquei tão dramática com o cenário. :/
    O único naufrágio que eu me lembro é o "Titanic" .-.
    Gostei de saber sobre os que aconteceram aqui no Brasil, mesmo que seja um fato feio e obscuro da história do mundo. :/

    ResponderExcluir
  14. Muito legal esse post. Mas confesso que fiquei com ódio dos alemães FDP.
    Nunca tinha parado pra pesquisar sobre esse assunto. Aliás, nem me lembrava que esses navios brasileiros tinham sido atacados e afundados. Muito interessante.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)