quarta-feira, agosto 21, 2013

Resenha: Stravaganza - A Cidade das Máscaras

Stravaganza - A Cidade das Máscaras
Autora: Mary Hoffman
Skoob

Sinopse: Em um lugar muito distante, nos tempos da Renascença, um homem tira a sorte nas cartas e prevê que sua soberana está em perigo. O número 16 aparecia em todas as somas, e um caderno aparece ligando todos os sinais. Em outro plano, na Londres do século XXI, Lucien tem 16 anos e está com leucemia; para alegrar seu dia, seu pai o presenteia com um objeto muito semelhante. Mal sabe o garoto que, uma vez com esse objeto, seus sonhos poderiam trazer uma nova realidade cheia de maravilhas, mistérios e intrigas nos quais ele terá um papel fundamental.
Lucien é um adolescente de 16 anos que vive em Londres e está com Leucemia, sua doença o impede de ter uma vida normal, de ir a escola e sair com os amigos. A quimioterapia o deixa esgotado e para ajudar o garoto o pai lhe dá um caderno com padrões venezianos em que ele poderia se comunicar através da escrita quando estivesse cansado demais para falar. Ao cair no sono, com o caderno em mãos, Lucien se vê em um lugar estranho, foi transportado para Belezza, na Tália e está no século XVI. Um mundo de possibilidades se abre para Lucien, sua doença não o acompanha ali, as aventuras pela cidade antiga com sua nova amiga Ariana ficam cada vez mais emocionantes, lá Lucien descobre que é um Stravagante e que pode viajar para Belezza enquanto dorme em Londres. Mas precisa tomar cuidado, existem pessoas que ficariam obcecadas por descobrir seus segredos.

A Primeira vez que li Stravaganza A Cidade das Máscaras foi há 8 anos atrás, quando uma outra editora
que não a ID teve a brilhante ideia de lançar o livro. Ele é o 1º volume de uma série e eu fiquei bastante chateada quando descobri que a Editora em questão não iria mais lançar as continuações, mas a ID está aí para me trazer novas esperanças. Este é um livro Infanto Juvenil que apesar de seu tom leve nos faz mergulhar em um mundo de mistérios, intrigas e de governantes impiedosos que fariam de tudo para proteger sua bela cidade. A Duquesa de Belleza não é uma mulher fácil de lhe dar e está disposta a muito mais do que se esconder atrás de uma bela jovem em festividades tradicionais. Ela ama Belleza, ela é Belleza e eu diria para que os ambiciosos Di Chimici terem cuidado com suas tramoias.

Se Marry Hoffman tinha a intenção de nos transportar para Belleza junto com Lucien ela com certeza fez um ótimo trabalho, sua forma de descrever o ambiente, os personagens e a situações faz com que sejamos parte de todo esse novo mundo criado pela autora. Arianna e sua irritabilidade adolescente soa tão natural que ela poderia ser sua melhor amiga reclamando sobre não poder fazer o que quer. Belleza apesar de parecer sua correspondente do século XXI é muitas vezes mais interessante tanto em aventuras quanto culturalmente. Uma cidade estado que se mantém independente da república e que por isso é alvo de grandes intrigas políticas.

O Livro é narrado em terceira pessoa com variação de personagens o que ajuda para conhecer todos os lados da história e a intenção real da cada um dos personagens. Apesar de achar que as vezes isso tira um pouco do mistério que poderia envolver alguns personagens e situações não é isso que acontece em Stravaganza. O Mistério está ali e é quase um outro personagem da narrativa.

Vou ser sincera com vocês me sinto meio impotente ao tentar falar deste livro, eu o adorei de certo, mas as palavras parecem estar presas na garganta e sem intenção alguma de sair. Isso não vem de hoje, eu reli o livro para poder fazer uma resenha coerente e não apenas de impressões e no entanto não me sinto confortável escrevendo para vocês agora. Não consigo me lembrar de um ponto negativo que me tenha saltado aos olhos, nem na primeira leitura e nem agora, o que posso dizer é que nesta 2º leitura ele não me pareceu tão brilhantemente bom quanto na primeira vez que o li e ainda assim ele é um dos meus favoritos. Espero que me desculpem pela falta de argumentos sobre o livro, aconselho que leiam e tirem suas próprias conclusões, eu recomendo com certeza. Stravaganza é um livro que não dá para se descrever em palavras!


Quotes do Livro: 

"- Se isso é o que se chama de civilização, matar um número enorme de pessoas de uma vez só com uma bomba, então sim, é isso que eles querem."

"- Uma adaga e uma máscara - sussurreou Lucien no seu ouvido. - Daqui a alguns meses você vai estar um perigo!"


23 comentários:

  1. Oow, o livro deve ser lindo demais *_*
    Você escreve como poucas, e bem, eu entendi muito bem seus argumentos, me deu vontade de ler, tipo agora! rsrs

    eisaminhahistoria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Preciso confessar que essa capa me deixou um pouco assustada, mas parece ser muito bom.

    ResponderExcluir
  3. Aaaaah, eu nunca li esse livro, mas saber que a iD pode trazer o resto da série já me incentiva a lê-lo e a doçura que você passou com essa resenha. O CA é uma doença que me toca muito, por motivos pessoais. Gostei da resenha e pretendo ler.

    Beijos, @_RayPereira
    http://porredelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Sei exatamente qual é esse sentimento de não ter palavras para descrever um livro, quando tudo o que se sabe é que ele é maravilhoso. Já ouvi falar de Stravaganza, mas ainda não senti aquela vontade de ler, embora a magia descrita na sinopse me desperte a curiosidade. Gostaria que não fosse algo do tipo "O Cavaleiro dos 4 diamantes", um filme que acho muito triste... No mais, acho que numa oportunidade, tenho esperanças de sentir o que vc sentiu pelo livro :)

    ssentrelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Quando você postou que tinha parceria com a ID, você comentou sobre esse livro. Que ao que me recordo é uma série com uns cinco livros, não é isso? Quantos já foram lançados por aqui, pela ID? só foi o primeiro mesmo? Quantas perguntas. Mas enfim, achei bem interessante a premissa da história. Mas não sei se lerei. Estou tentando não aumentar a minha lista, tá difícil. Mas eu consigo! (yn

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ká, foi sim, comentei dele pq desde que vi que a ID ia relançar estou louca para continuar a leitura. Stravaganza é uma série de 6 livros, dois foram lançados no Brasil até o momento. Já estou com Stravaganza - A Cidade das Estrelas na fila de leitura, logo mais tem resenha!

      Excluir
    2. Putz, Ju. Só dois livros, foram lançados por aqui? D: kkk Vou aguardar a resenha do próximo livro, pra ver se invisto mesmo nos livros. haha E eu tentando me esquivar de séries e não aumentar a minha lista.

      Excluir
  6. Te entendo totalmente! Tem vezes que isso acontece comigo também, eu adoro um livro mas não sei que argumentos usar pra expressar isso, ou tem vezes que sinto que a história faltou alguma coisa, só não sei o que é, nem sei explicar. É tudo muito relativo! Mas é realmente uma pena quando uma editora começa a lançar uma série e para, ou só lança o primeiro. Quando a série é grande eu tenho até medo *o*
    Mas esse livro tem uma premissa bem diferente, e interessante. Olhando a capa eu não pensei que fosse infanto juvenil, nem me dei conta do que se tratava, mas lendo a resenha eu adorei, fiquei curiosa por esse novo mundo também. Qual foi a editora que tinha lançado primeiro?? Fiquei curiosa...

    ResponderExcluir
  7. Esse livro é tão misterioso e parece ser cheio de suspense, ainda não o li, mas adorei tanto a resenha que pretendo adicioná-lo a minha listinha! Parece ser um livro que nos transporta para um tempo totalmente diferente do que estamos acostumados! Amei a resenha!!!

    ResponderExcluir
  8. Juu, não conhecia esse livro, mas é engraçado como mudamos ao decorrer de cada leitura. Gostei bastante da história, eu sempre quis estar em outros mundos, viver uma outra vida e coisas assim (vai ver é por isso que gosto tanto de ler!). Mas, seria interessante ter um caderno desses :')

    beeeijos

    ResponderExcluir
  9. Não sei se leria esse livro. Achei-o um pouco infanto juvenil e não sei se gostaria da história.
    Mas fico feliz que a editora iD esteja relançando essa série para seus fãs =)

    ResponderExcluir
  10. Que coisa chata uma editora lançar um livro e não dar continuação, depois de leitores formados e fãs querendo mais! Ainda bem que a sére volta com força dessa vez, parabéns para a Editora ID!
    Adoro histórias contadas sob vários pontos de vista, enriquecem a leitura e deixam o leitor ciente de tudo!

    ResponderExcluir
  11. Confesso que nunca tinha ouvido falar desse livro huahuahua, e essa capa e meio assustadora, a historia não me interessou muito mas quem sabe um dia eu chegue a ler :)

    ResponderExcluir
  12. Gostei bastante da capa, e a história eu achei legalzinha, quero ler ele mas acho que não vai ser tão cedo mesmo, não me chamou muita a atenção

    ResponderExcluir
  13. Nossa esse livro aborda um tema delicado, logo o personagem principal com leucemia. perdi meu avô para essa terrível doença =/
    Assim como você aconselhou, vou procurar por ele e tirar minhas próprias conclusões e conversamos depois!

    Beijinhos
    www.estilogeek;blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. E eu cheguei pra abalar geral :D
    SAHUSHAUSH Brincadeira! u.u

    Eu achei interessante a história e você já entendeu que eu não sou uma pessoa sã, né? O modo do Lucien viajar até a cidade me lembrou muito de Harry Potter e a câmara secreta(Yasmim, sua lesada, o Harry só deita num livro enfeitiçado, não é a mesma coisa).
    É por essa dúvida das editoras continuarem a publicar as sequências, e claro a falta de dinheiro, que eu não compro series. ^^"

    www.nyasmim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Quando comecei a ler sua resenha percebi que não é um livro que eu leria só de olhar a capa e a sinopse. Quando você descreveu a Ariana confesso que me identifiquei e comecei a ficar com vontade de conferir, mas sua resenha me ganhou quando vi que é um dos seus favoritos. Não é um livro que eu teria vontade de ler, mas isso me deixou curiosa e já adicionei como desejado.

    ResponderExcluir
  16. Fiquei muito curiosa!!!
    Lucien me pareceu um otimo protagonista, já gostei dele!! Espero ler em breve!!

    ResponderExcluir
  17. Nao curto muito os livros de e-poca ou que tem fatos em tal estilo, mas este livro parece ser muito bom e eu fiquei mto interessada pois seu enredo parece ser mto envolvente.

    ResponderExcluir
  18. Pensei que esse livro tinha sido lançado há pouco tempo. E também imaginava que a história fosse um pouco mais adulto. Pelo jeito, me enganei completamente. Como gosto de infanto-juvenil com essa pegada, fiquei bem interessado. Só faço uma crítica em relação as editoras que não lançam todos os volumes de uma série.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  19. Pra mim é mto comum essa sensação de não ter palavras para descrever o quanto gostei de um livro ^^
    Não conhecia este.
    Valeu pela dica ;)

    ResponderExcluir
  20. O livro parece ser muito interessante, eu nunca tinha ouvido falar dele e nem da autora, mas fiquei super curiosa ele parece ser diferente, e a capa é interessante, e sem contar que o protagonista parece ser encantador.

    ResponderExcluir
  21. A trama do livro me pareceu ser muito boa, porem nunca ouvi nada a respeito da autora. Espero ler esse livro em breve!

    xx

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)