domingo, julho 28, 2013

Resenha Simplesmente Ana - Marina Carvalho

Simplesmente Ana
Autora: Marina Carvalho
Editora: Novo Conceito

Sinopse: Imagine que você descobre que seu pai é um rei. Isso mesmo, um rei de verdade em um país no sudeste da Europa. E o rei quer levá-la com ele para assumir seu verdadeiro lugar de herdeira e futura rainha… Foi o que aconteceu com Ana. Pega de surpresa pela informação de sua origem real, Ana agora vai ter que decidir entre ficar no Brasil ou mudar-se para Krósvia e viver em um país distante tendo como companhia somente o pai, os criados e o insuportável Alex. Mudar-se para Krósvia pode ser tentador — deve ser ótimo viver em um lugar como aquele e, quem sabe, vir a tornar-se rainha —, mas ela sabe que não pode contar com o pai o tempo todo, afinal ele é um rei bastante ocupado. E sabe também que Alex, o rapaz que é praticamente seu tutor em Krósvia, não fará nenhuma gentileza para que ela se sinta melhor naquele país estrangeiro. A não ser… A não ser que Alex não seja esta pessoa tão irascível e que príncipes encantados existam. Simplesmente Ana é assim: um livro divertido, capaz de nos fazer sonhar, mas que — ao mesmo tempo — nos lembra das provas que temos que passar para chegar à vida adulta.
Ana é uma jovem relativamente normal, cursa direito em uma universidade de Belo Horizonte e está iniciando um romance que tem tudo para dar certo. Mas tudo parece tomar outro rumo quando ela descobre quem é seu pai através de uma mensagem no Facebook. Quem diria que essa rede social tão intrínseca no cotidiano das pessoas poderia mudar tão drasticamente uma vida. O Pai de Ana é um Rei de um pequeno país do leste Europeu e até pouco tempo não tinha conhecimento da filha, agora ele quer leva-la para a Krósvia e torná-la a princesa que ela nunca imaginou que fosse. Há um pequeno empecilho neste caminho, talvez Alexander o enteado gato de seu pai não esteja muito disposto a aceitar essa aparição repentina.

Confesso que apesar de ter amado a capa do livro em um primeiro momento não tinha a intenção de lê-lo tão cedo. Algo me fazia pensar que ele seria uma cópia de O Diário da Princesa da renomada autora Meg Cabot. Eu não estava errada, mas ao mesmo tempo em que o livro aborda o mesmo universo ele torna-se completamente diferente. Talvez para deixar essa impressão bem clara eu diria que senti ao ler o livro uma mistura de algo como O diário da Princesa e Cartas para Julieta e, no entanto não é a mesma coisa (entenderam?). Leve e engraçado o livro flui muito rapidamente li-o em poucas horas e antes mesmo de terminar já sentia saudades de alguns personagens.

Ana é uma jovem que no início é muito segura de si e completamente focada em seus objetivos, mas em alguns momentos senti uma insegurança tão grande vinda dela que me incomodava. Passa boa parte da narrativa negando o óbvio e sendo um pouco infantil. Já Alex é o que você, cara leitora, chamaria de príncipe às avessas, um pouco rude no começo ele se mostra cada vez mais sedutor, o que estraga essa beldade talvez seja seu "cachorrinho de estimação" que parece não desgrudar em momento algum. Laika sim é insegura e prepotente, mas serviu para que eu desse boas risadas enquanto lia. A relação dela e de Ana não é nada amigável e ambas não fazem questão de esconder seus sentimentos uma para com a outra. 

Ana e Alex passam boa parte da história indo e vindo em passeios e brigas, isso porque ele se oferece para lhe mostrar os arredores do castelo, as melhores cenas são com certeza protagonizadas por ambos, me fizeram dar boas risadas e sentir até um pouquinho de raiva quando Ana insistia em não ver o que estava realmente acontecendo entre ambos. Mudando um pouco o foco dos dois eu diria que Marina Carvalho trabalhou muito bem todos os personagens secundários, talvez um ou outro tenha sido deixado meio de lado e também acho que deveria ter feito o pai de Ana mais presente na narrativa, mas esses são pontos que não chegam a diminuir o brilhantismo da autora em trabalhar seus personagens todos muito bem elaborados e caracterizados.

Resumindo um pouco, o livro tem uma leitura leve e fluida, muitas vezes até cômica, não seria muito difícil imaginar ele como um daqueles filmes clichês que tanto agradam o publico feminino (principalmente eu). Como já disse a vocês eu adorei a capa e ela tem muito significado. A Diagramação é boa e quase não encontrei erros de revisão. Se você gosta de comédias românticas Simplesmente Ana é um livro que com toda a certeza não pode faltar na sua estante, ele vai te proporcionar boas horas de risos e divertimento e também uma vontade enorme de ter uma história de amor semelhante a dos personagens.

Leve e divertido!


Quotes do Livro:

"— Mas o que deu em você? Comprando feito louca, se zangando com um desconhecido... — Duas coisas: um pai muito rico e generoso mais um enteado arrogante."

"Não sei por que, mas é incrível como o brasileiro tem fama ruim. Vira e mexe alguém dá a entender que somos todos depravados, liberais e sem censura. Em parte eu sei por quê. Basta assistir a um desfile de escola de samba no carnaval e ao festival de nudez promovido principalmente por artistas – ou aspirantes a artistas – desesperados por atenção. Mas, puxa! Nós nem fazemos toplesscom tanta frequência quanto as europeias, que são mais liberais do que nós em muitos aspectos. Dá tanta raiva!"

"— Sempre ouvi dizer que saudade é uma palavra exclusiva da língua portuguesa. Quando dizemos que estamos com saudade, significa que sentimos uma falta tão imensa de alguém que a dor queima no peito. É como se a alma ficasse meio perdida sem a proximidade das pessoas de quem temos saudade."

"– Ana, qualquer dia desses vou perder a cabeça por você.
– Faz meses que não vejo a hora disso acontecer."


30 comentários:

  1. Adorei os quotes! Ganhei esse livro, mas estou esperando chegar para ler e, confesso que estou bem ansiosa por ele. A capa é realmente linda, mas nunca esperei que fosse algo como o Diário da Princesa ou Cartas p Julieta. Na verdade não sei o que esperava, rs. Adoro livros divertidos, mas não sabia que SA era um desses. Enfim, chega logo, livro! :)

    ssentrelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. eu li esse livro e COMO EU AMEI , comprei pela capa , vou ser sincera , mas foi uma ótima leitura !!
    beijoos
    http://cupcakederendas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Já li algumas resenhas e todas citaram Diário de uma princesa, porque será né? kkkk Sou dessas que adora clichês, comédias românticas! S2 Eu já tinha vontade de ler o livro e essa vontade só cresce! A curiosidade só aumenta! Que bom que os autores brasileiros estão ganhando cada vez mais espaço no mercado literário, lindo de ver isso! heheh :)
    Li em uma resenha que Laika é nome de cachorra! KKKK
    E sim, adorei os quotes. Principalmente o segundo!

    ResponderExcluir
  4. Ju, eu li o último parágrafo e obrigada por aumentar a estima do livro! Se é uma comédia romântica clichê? Eu com certeza vou amar! XD Adoro clichês e romance então.. <3 A capa é linda mesmo! Eu me apaixonei primeiro pela capa e depois pela sinopse! kkkkkk

    ResponderExcluir
  5. Um clichê bem contado vale muito a pena. Desde que vi a primeira resenha deste livro fiquei com a impressão de ser bem parecido com Diários de Princesa. Mas apesar de qualquer semelhança, uma boa história, com uma narrativa e personagens tão cativantes e encantadores, sempre é bom. Gostaria muito de ler este livro e espero que algum dia tenha a oportunidade.
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Eu li e adorei. Apesar de alguns furos no enredo e passagens muito rápidas acho que a autora tem muito talento. Estou louca para novos livros dela serem lançados para eu ler.

    ResponderExcluir
  7. Rsrsrs, são tantas histórias de amor q eu invejo q já tô até preocupada. Sem brincadeira poxa! É essa a parte ruim de romances, é meio complicado acontecer um semelhante com a gente. Mas enfim, acho q todo mundo desde q leu a sinopse começou a comparar com a obra da Meg, mas lendo as resenhas a maioria mudou de ideia ao longo do livro, achei isso bacana demais! Inclusive quero ler u.u

    ResponderExcluir
  8. Que quotes lindos, flor!!!! Adorei! Encerraram muito bem sua resenha, porque retrataram o que você falou sobre este livro. Eu estou muito ansiosa para lê-lo!!!! Tive a alegria de ganhá-lo numa promoção, mas ainda não o recebi (rs). A história tinha tudo para ser clichê, mas todos dizem que a maneira como a autora abordou o tema, apresentando inclusive alguns elementos da nossa cultura, foi divertida e diferente. Assim como você, também adorei a capa!!!!

    ResponderExcluir
  9. Eu ainda não li esse livro justamente por achar que seria a cópia de O diário da princesa - que eu não li, só vi o filme - mas pelo jeito tem a ver com esse universo, mas de um jeito bom e diferente, que até começou a me animar. Ainda mais por saber que os personagens são nem trabalhos e que deixam saudades, se surgir uma oportunidade posso até esse livro.

    ResponderExcluir
  10. Minha prima me emprestou o livro, essa semana eu começo a ler, a capa é linda s2... tenho certeza que vou me apaixonar por esse livro :) amei os Quotes do Livro.

    ResponderExcluir
  11. Ainda nao li, achando que seria uma leitura cansativa, mas pelo que vc falou é bem o contrario, pretendo ler assim que possível :)Tb gosto destes livros clichês viu!!

    ResponderExcluir
  12. A história é realmente extremamente clichê, bem cara de filme que passa na Sessão da Tarde. E confesso que me divirto bastante tanto com livros como com filmes do gênero. O legal nessa história é que o Facebook foi inserido na trama, dando um ar de contemporaneidade ao livro. Quero muito ter a oportunidade de ler.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  13. Esse parece ser um livro ótimo, eu já o tenho aqui, apenas estou tentando arranjar uma brecha entre minhas leituras para lê-o, mas depois de ler essa resenha deu uma vontade enorme de começar. Sem contar que essa capa é linda *-*

    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Assim que li a sinopse desse livro pela primeira vez, também pensei em ser uma cópia de O diário da princesa da Meg! hehe Até agora não li a série, mas assisti aos filmes e gostei muito e a temática da série, do filme e deste livro da Marina me encantam muito portanto não achei um ponto negativo as histórias terem mais ou menos a mesma premissa.
    Li inclusive um texto da autora Marina Carvalho falando que a temática do livro dela em relação à série da Meg, podia ser a mesma, mas que cada uma das autoras tem a sua forma de ver, portanto as histórias tornam-se bem diferentes. Também já assisti à Cartas para Julieta e gostei muito do filme! Só não consegui entender o que você achou de parecido entre Simplesmente Ana e este último filme que citei pois as histórias parecem bem diferentes.. rs Bom, só lendo pra mim saber não é? A capa é realmente muito linda! (E não posso deixar passar que acho a modelo da capa muito parecida com a Kristen Stewart rs).

    Beeijos,
    iSteh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hauhua oi Stefani, na verdade não sei bem explicar porque fiz essa relação também, mas não é algo a ver com a história e seu contexto é mais por ser uma comédia romântoca rs

      Excluir
  15. Na época do lançamento imaginei que seria uma cópia de Diários de Princesa, mas depois de ler algumas resenhas, percebi que a semelhança não é tanta assim.
    Pretendo lê-lo.

    Bj!

    ResponderExcluir
  16. Também acho linda esse capa, mas confesso que estou meio enjoada desses romances clichês. Uma amiga minha está doida pelo livro e, se ela acabar comprando ele (o que provavelmente acontecerá) eu vou pegar emprestado! haha

    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Eu to meio com o pé atrás com esse livro pela história ser muuuito parecida com O Diário da Princesa...provavelmente eu vá gostar de ler mas acho que vou ficar com aquele sentimento de deja vú :/

    ResponderExcluir
  18. Esse livro a príncipio me ganhou pela capa , mas depois que bastante gente leu e disse que é puro plagio , perdi o interesse completamente :(

    http://livroselivrosana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Ana sinceramente não sei bem onde você leu essas resenhas que acusam a autora de plágio. É claro que abordam o mesmo universo, mas como disse na minha resenha de certa forma são livros completamente diferentes. Não acho que se inspirar na história de alguém seja plágio!

      Excluir
  19. amei esse livro!
    Marina é uma escritora incrível!
    Sem falar que a capa é linda!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  20. Já conhecia o livro, mas nunca tive a oportunidade de lê-lo.
    A capa é muito linda e com a sua resenha tive curiosidades de conhecer mais sobre.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  21. Eu também gostei da capa e da sinopse, já q gosto muito de princesas....
    Acho q vou gostar do livro, já q não tenho grandes expectativas.... Mesmo sendo um tema clichê, parece q a autora conseguiu dar um toque pessoal nele, e estou curiosa!!!

    ResponderExcluir
  22. Eu tenho o livro já faz algum tempo, mas nem comecei a ler ainda porque achava que seria bem clichê. Mas depois que eu comecei a ler algumas resenha comecei a ficar curiosa, e depois de ler sua resenha ontem já comecei a ler, e hoje já estou quase na metade, e estou gostando do livro até agora. Adorei sua resenha!!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  23. Esse é um dos livros que pretendo ler esse ano!
    A maioria das resenhas dele que li foram positivas e por se tratar de um livro nacional com uma personagem brasileira , ele me interessa bastante!

    ResponderExcluir
  24. Eu amei essa capa mas a história não me agradou muito, esse livro também me lembrou O Diário da Princesa e eu não gosto :c

    ResponderExcluir
  25. Estou muito curiosa com esse livro, desde que vi a capa. Parece ser um história leve, porém boa, assim como você disse. Estou bem ansiosa pra ler, principalmente por se tratar de um livro nacional

    ResponderExcluir
  26. Eu estou louca por esse livro, so vejo resenhas positivas e eu adorei a temática do livro.
    Quero já!!!!

    ResponderExcluir
  27. Livro realmente delicioso de ser ler, daqueles de vc não conseguir largar enquanto não termina. E essa tal de Krósvia, hein? Que vontade de ir lá e assistir o show do Bon Jovi junto com a Ana. Romance leve, gostoso, que dá vontade de estar no lugar da protagonista.

    Parabéns pela resenha e pelo blog!

    adriana medeiros

    minhavelhaestante1.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. Muito curiosa para ler esse livro, so vejo comentarios bons sobre ele.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)