terça-feira, julho 23, 2013

Resenha: O Herói Anônimo - Renan Rangel



O Herói Anônimo
Autor: Renan Rangel
Editora: Baraúna

Sinopse: Em O Herói Anônimo, Renan Rangel nos traz um herói sem fantasias, sem grandes efeitos aos olhos humanos. Em seu primeiro livro, é contada a história de John Bryan, um herói que não foi visto por aqueles que olharam depressa demais e deixaram passar despercebidas as pequenas coisas, pois são delas que surgem as grandes. E, em um tempo violento do Velho Oeste, sua maior arma era o amor.


John Bryan é um jovem nascido e criado na cidade de Montana, ele particularmente não aparenta ter nada de especial e nem aptidão para ser um grande herói ou valentão. Um jovem comum que depois de ser ridicularizado pelo temido bandido e "mandante" da cidade Tico Ramirez muda-se para longe com sua família voltando a ser visto apenas muitos anos depois. John volta para Montana com a aparência e habilidade de um temido pistoleiro, mas nem tudo que parece ser é, por isso eu lhe digo: preste atenção em John Bryan por que os heróis não precisam de grandes feitos para serem o que são.

Apesar de te ouvido vários elogios ao livro aqui na cidade confesso que peguei este livro com um certo receio, alguns autores estreantes na maioria das vezes não conseguem fisgar o leitor apesar de ter uma excelente história, e fico feliz em dizer que este não é o caso de Renan Rangel. É certo dizer que em alguns momentos eu simplesmente não me identifiquei com a história e teve alguns fatores que me incomodaram, mas ao terminar de ler o livro senti que tinha uma boa narrativa em mãos, nada espetacular mas mesmo assim não dispensável.

O personagem principal na minha opinião é um tanto quanto pacato e muitas vezes me vi torcendo para que ele agisse, mas isto não condizia com a personalidade do mesmo o que instigou minha curiosidade em saber porque no final ele se tornaria um herói, apesar disso no início da narrativa não temos um clímax, nenhum grande problema a resolver apenas a vontade de descobrir o que leva John Bryan a ser um herói. Quando John volta para Montana ele não aparenta ser mais o mesmo de antigamente, algo nos diz que a vida lhe ensinou como se defender da pior forma possível e mesmo assim o personagem mantém a sua serenidade e seu senso de honra.

Além de John também acompanhamos outro núcleos na narrativa que são interligados e fazem parte da história deste herói. Montana é uma pequena cidade e nosso narrador é o Carteiro da mesma, através dele conhecemos a história de John e os vários moradores do lugar, que vivem sua vida submetidos a Tico Ramirez sem que ninguém nunca tenha tido a coragem de enfrentar o velho bandido, que já não é mais tão mau assim ao que tudo indica. Há outros personagens que tornam-se bem importantes no fim da narrativa e que pode ter certeza você não dará importância nenhuma a eles antes do fim. Eu sinceramente me senti surpreendida em alguns momentos.

James, o carteiro, é um dos moradores. Ele nos conta a narrativa pelo seu ponto de vista e muitas vezes faz uma alternância entre presente e passado, narrando tanto em primeira como terceira pessoa. Com isso temos apenas a visão de James sobre os fatos, eu confesso que senti vontade de saber um pouco mais sobre como John e alguns outros personagens viam o que se passava ao seu redor, mas como vocês sabem com o narrador personagem isso nem sempre é possível. Enfim é um faroeste no melhor estilo e significância, mas não espere um herói justiceiro. John Bryan é um homem comum tão comum como você, eu e o carteiro da pacata cidade de Montana.

As folhas são em página branca o que geralmente não agrada muito aos leitores e a capa apesar de ser bem significativa não me chamou tanta atenção. Encontrei alguns pequenos erros de revisão e a diagramação é bem simples, mas recomendo a história se vocês está procurando algo legal para ler. O Renan Rangel é um autor da cidade em que eu moro e acredito que não deva ter disponível o livro em grandes livrarias, mas abaixo deixo o contato do autor no Facebook e o site da editora para compra do livro.



Quotes do Livro:

"Não tenha medo de cometer erros, pois, na maioria das vezes, os melhores prêmios vêm quando se faz aquilo que se teme."

"E se todos nós somos irmãos, porque esse pobre homem não se sentou à mesa como todo mundo, ainda teve que comer nosso resto e entrar pela porta dos fundos?"

"- Mas, James, eu não me deixo amargar pelas decepções da vida, isto é o mais importante e o passado fica para trás, talvez você não consiga o que deseja ou até consiga mais do que imaginou, a vida é assim."  

"Quando seu coração se quebra você vê pedaços em todos os lugares."

26 comentários:

  1. Posso dizer com segurança que este não é um livro que leria, simplesmente pelo estilo. Mas ao mesmo tempo é bacana ver uma história neste contexto sendo escrita por autor nacional. É bem incomum, por assim dizer.
    Pelo que entendi da resenha, apesar de ser um bom livro (apenas bom), falta alguma coisa, tanto na construção do personagem, quanto na trama.
    Não me interessei mesmo.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Adorei os quotes! E te confesso que quando vi a capa, eu não achei lá essas coisas todas. E a sinopse não me ganhou. Mas ao término da leitura da resenha, fiquei com aquela curiosidade! Deu vontade de ler o livro. Apesar da resenha não ser totalmente positiva, aguçou muito a minha curiosidade sobre. Só que o livro é carinho, dá mais de 50 reis - por conta do frete.

    ResponderExcluir
  3. Eu não curti a capa Ju, fora que os 3 coelhinhos não me animam a ler nem o primeiro capítulo, rs. Pode ser bom pra uma leitura bem despretensiosa, mas não vou nem colocar na minha lista de leituras futuras pois percebi que se você tivesse começado a leitura com mais expectativas a nota seria ainda menor.

    Beijos
    www.leitoraincomum.com

    ResponderExcluir
  4. Os quotes são bons, mas não me chamou a atenção, a capa parece mais aqueles romances de banca mas faltando a mulher! rs
    Pensei que seria um livro mais forte, com mais trama e emoção, porém não me agradou :/
    não vai para a minha listinha de leituras por enquanto.
    Mas bela resenha :D

    Tem post novinho lá no blog, passa lá depois !
    Beijos
    http://tamigarotaindecisa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Gostei mais dos quotes do que da proposta do livro. :/ Confesso que quando li a sinopse, pensei... Cara, parece um livro despretensioso. Difícil de escrever sobre um herói que só se torna herói quando se "vê de perto". :O (rs)
    Gostei da sua cuidadosa crítica. Me faz pensar que em vários momentos sente-se ansiedade pelo protagonista, mas que o autor garantiu a personalidade do personagem de tal forma que até mesmo o leitor entediado entenderia a conduta dele. Ao menos a narrativa parece merecer a avaliação: BOM. :)

    ResponderExcluir
  6. Ai nossa, plmdds! Não gosto de filmes de velho oeste (excessão de De Volta Para o Futuro com MArty, mas mesmo assim nem curti tanto esse em especial, preferi mil vezes os outros) e livros idem. Ai gente que bacana ter um autor em sua cidade e ainda poder conhecer a obra! Se tivesse na minha eu ia procurar mais informações com certeza. Ainda sim eu acho que tem nas livrarias, afinal foi lançado pela Baraúna...

    ResponderExcluir
  7. O livro não me chamou muito atenção... Apesar de achar interessante histórias de faroeste e etc (apenas interessante), acho que não é o tipo de leitura que eu gostaria de fazer. Já ouvi muitos comentários negativos em relação à Editora, devido aos inúmeros erros de revisão... o que é lamentável, principalmente para os autores que gostariam de ver seus livros muito bem representados.. Mas enfim, não tenho muita vontade de ler o livro não =/

    Beeijos,
    iSteh

    ResponderExcluir
  8. Apesar de ter gostado dos quotes não achei o enredo muito interessante, então não sei se o leria. Que legal o autor ser da sua cidade, apesar de morar em uma capital com muitas pessoas não conheço nenhum daqui :(

    ResponderExcluir
  9. Não sou muito fã desse tipo de história ...não curti tb essa capa, é muito feia....gostei apenas desses Quotes do Livro:

    "Não tenha medo de cometer erros, pois, na maioria das vezes, os melhores prêmios vêm quando se faz aquilo que se teme."


    "Quando seu coração se quebra você vê pedaços em todos os lugares."

    ResponderExcluir
  10. Não me senti muito interessada em ler o livro, pois ele não faz o meu tipo, mas parece ser bem interessante a historia, pois nos mostra que herói não é só aquele que faz grandes coisas, pois existem pequenas coisas que são importante fazer também, eu gostei do livro, mas acho que ainda assim não o leria, só se eu ganhasse de presente.

    ResponderExcluir
  11. Não gostei da capa e nunca li nenhum livro da Baraúna, então não tenho certeza se vou gostar. Se tiver na Bienal daqui de Pernambuco eu compro ;)

    Beijos,
    http://a-song-of-fire.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. A capa e a sinopse em si não me agradou muito, mas também não consegui me interessar pelo o livro. Porém, gostei dos quotes. Quem sabe se um dia vejo esta obra em alguma prateleira de uma livraria e o leve para casa. Mas por enquanto, não irá fazer parte das minhas leituras daqui pra frente.

    ResponderExcluir
  13. Não sei por que mas tenho a sensação de que vou gostar bastante desse livro, mas vou esperar um pouquinho para compra-lo pois tenho alguns livros na frente para ler :)

    http://viciosdeumabaiana.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Eu não acho que a história seja legal para o meu momento.
    Achei engraçado que o narrador é o carteiro, temos tanto uma relação de amor&ódio com os carteiros que é hilário ver o abençoado no meio de um livro. u.u'

    ResponderExcluir
  15. Até que gostei da capa, mas a história do livro em si não me atraiu muito. Pode ser um bom livro para passar o tempo e experimentar um novo tipo de leitura, pois nunca li nada de faroeste.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Acho muito importante esta valorização dos autores nacionais, mas este livro não me chamou a atenção em nada nem a capa nem o enredo me agradaram.

    bjn!!

    http://mensagensreflexoesemais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Já vi algumas resenhas desse livro e me interessei mas não foi tanto assim mas espero ler ele algum dia

    ResponderExcluir
  18. Os quotes são lindos, mas o livro não me interessou muito...
    Não senti vontade de ler pela sinopse, nem pela resenha... Nada me atraiu realmente...

    ResponderExcluir
  19. Livro de bang bang escrito por um autor nacional é algo inusitado né!

    ResponderExcluir
  20. O enredo desse livro é interessante, mas não me deixou curioso para lê-lo, nem com os pontos positivos que ele tem, simplesmente não é o meu tipo!

    ResponderExcluir
  21. O livro não me interessou muito. Não achei nem a capa nem a sinopse muito interessante e os três coelhinhos não são muito animadores.

    ResponderExcluir
  22. O que achei interessante nesse livro é que o herói não é o valentão, que passa por apuros pra salvar a humanidade. Ele é mais "gente como a gente". Até que fiquei curioso pra conhecer essa história.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  23. O livro parece ser interessante por alguém sem grandes feitos ser o herói, mas velho oeste não é muito o meu forte. Por isso nem devo ler :/

    ResponderExcluir
  24. Gostei muito dos quotes , e certamente daria uma chance por ser nacional , mas histórias estilo faroeste não são bem a minha praia , mas valeu a dica ;)

    ResponderExcluir
  25. Achei bem interessante a história, e gostei muito dessa capa faroeste, e os quotes também me atraíram bastante. Acho que devo ler, ainda mais sendo de um autor nacional.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  26. Nunca me interessei por livros assim, então não posso dizer muita coisa, porém gostei dos quotes do livro. Talvez eu leia mais pra frente

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)