terça-feira, julho 16, 2013

Resenha O Grande Gatsby - F. Scott Fitzgerald

O Grande Gatsby
Autor: F. Scott Fitzgerald
Editora: Penguim Companhia

Sinopse: Obra-prima de Scott Fitzgerald, O Grande Gatsby é o romance americano definitivo sobre os anos prósperos e loucos que sucederam a Primeira Guerra Mundial. O texto de Fitzgerald é original e grandioso ao narrar a história de amor de Jay Gatsby e Daisy. Ela, uma bela jovem de Lousville e ele, um oficial da marinha no início de carreira. Apesar da grande paixão, Daisy se casa com o insensível, mas extremamente rico, Tom Buchanan. Com o fim da guerra, Gatsby se dedica cegamente a enriquecer para reconquistar Daisy. Já milionário, ele compra uma mansão vizinha à de sua amada em Long Island, promove grandes festas e aguarda, certo de que ela vai aparecer. A história é contada por um espectador que não participa propriamente do que acontece - Nick Carraway. Nick aluga uma casinha modesta ao lado da mansão do Gatsby, observa e expõe os fatos sem compreender bem aquele mundo de extravagância, riqueza e tragédia iminente.
Em meados de 1920 Nick Carraway nos conta uma história comovente sobre a vida e os sonhos de seu vizinho. Jay Gatsby é um jovem milionário que promove festas em sua mansão para uma grande parcela dos novos e velhos ricos de Nova York. Sua casa sempre muito cheia dos tipos mais excêntricos reluz no anoitecer da cidade. Mas nem sempre o dinheiro e o constante ir e vir de pessoas é suficiente para preencher uma vida. Jay Gatsby na verdade é um grande mistério e carrega consigo um segredo. Ele vê em Nick a sua chance de reviver o passado e tornar seu futuro o que sempre sonhou. Entre festas e babados um quebra cabeça começa a se juntar e a história de alguns personagens se encaixam perfeitamente. Nick é um narrador excepcional.

Não sou muito fã de clássicos, na verdade eu até tento ler um pouco aqui outro pouco ali, mas na maioria das vezes acabo deixando para depois, um depois que por sinal nunca chega. Mas depois do lançamento do filme e todo o borborinho em cima do mesmo, eu não pude deixar de conferir para chegar a uma conclusão só minha e para poder conferir o filme também. Não quero deixá-los curiosos mas vamos fazer isso por partes. O que posso adiantar é que a narrativa é fluída e rápida e que há uma dose quase sutil de romantismo e fatalidade.

Eu poderia ficar aqui me exaltando ao falar do quão romântico Nick é, ou do quanto Jay Gatsby me conquistou com sua obstinação, mas antes disso quero falar de Daisy. Ela é uma personagem bem ambígua em um primeiro momento a julguei fútil e frágil demais, mas no decorrer da narrativa ela chegou a cair em minhas graças para no fim eu sentir muito, mas muito, arrependimento de ter lhe dado uma chance. Ela é casada com Tom Buchanan, um homem rico e prepotente que beira a arrogância. Eles são os ricos que vivem suas vidas de forma "imaculada" enquanto alguém está ali para limpar suas sujeiras. Seria um casamento fadado ao fracasso se eles não fossem tão perfeitos um para o outro.

Apesar de no início da narrativa nos sentirmos um pouco perdidos ao poucos vamos conhecendo mais sobre Gatsby e seus segredos assim como a sua relação com Daisy e a verdade por trás de sua fortuna. Ao que se refere as descrições, somos inseridos em um mundo de puro glamour, festas pomposas com um objetivo em particular que nos é revelado mais a frente. Apesar de maravilhado com o que lhe é apresentado ao ser convidado para a casa de Gatsby achei que Nick nos passa uma versão mais crítica da sociedade que permeia os arredores do casarão. Ele não faz parte desse mundo e de certa forma o ridiculariza em alguns momentos. Quando lá em cima disse algo sobre seu romantismo é pelo fato de ele ver a vida de forma simples e romantizada, isso foi cativante.

Para lhes ser sincera eu fiquei arrebatada pelo livro e principalmente por Gatsby, seu esforço e obstinação por conseguir reaver o passado e vive-lo da forma que sempre sonhou é o que move e dá brilho a essa narrativa. O livro é excelente, segue uma narrativa bastante tranquila mas sempre com doses suaves de "suspense" e segredos para te deixar preso a leitura. Não posso dizer que em apenas um momento fui surpreendida pois houveram vários, sempre tinha algo revelador para te manter ligada a narrativa. Eu sinto que infelizmente falei muito pouco sobre tudo o que li, mas espero ter passado à vocês um pouco do que foi real para mim enquanto lia este livro. Esse sim é um clássico que não pode faltar na sua estante.


Quotes do Livro:

"- Sempre que você tiver vontade de criticar alguém - disse-me ele - lembre-se de que criatura alguma neste mundo teve as vantagens de que você desfrutou."

"De tudo o que me disse, mesmo em meio ao seu sentimentalismo pavoroso, lembrei-me de algo - um ritmo evasivo, um fragmento de palavras perdidas que eu já ouvira em algum lugar, havia muito tempo. Por um instante, uma frase quis tomar forma e minha boca, e meus lábios se abriram como os de um tolo, como se relutassem contra algo além do sopro de perplexidade no ar. Mas não saiu nada, e aquilo que quase lembrei se calou pra sempre."

"Ele sorriu compreensivamente, muito mais que compreensivamente. Era um daqueles sorrisos raros, com um ar de confiança eterna, do tipo que só se encontra umas quatro ou cinco vezes na vida."

"E assim prosseguimos, barcos contra a corrente, arrastados incessantemente para o passado."


25 comentários:

  1. Recentemente li uma resenha sobre esse mesmo livro, que também me chamou a atenção. E um ponto que ambas resenhas citam é a forma de Nick narrar a história.

    Eu também sou do tipo, em relação aos clássicos. Sempre deixo pra depois e o depois não chega nunca. rs Mas esse livro parece ser bem interessante! E esses trechos citados, me ganharam ainda mais. Pretendo ler esse livro, sem mais!

    ResponderExcluir
  2. Que é um clássico eu sabia, mas não imaginei que fosse tão além da crítica à sociedade da época (o que já seria uma coisa boa, na minha opinião). Os personagens parecem maravilhosamente bem construídos e muito humanos. E o ponto de vista do Nick parece ser especial, algo que prende o leitor mesmo.
    Espero ler em breve este livro.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Confesso que tbm não sou muito fã de clássicos, mas este está sendo tão bem recomendado, aqui, em outros blogs. Várias editoras lançaram uma versão depois q saiu o filme, e a Record está preparando outra pra esse mês, o q me faz pensar: ' se tem tanta editora lançando uma coisa ela não pode ser ruim, pode?!', quero muito ler, mas não posso comprar agora, vou ver se na biblioteca da minha cidade tem, afinal é um clássico!

    ResponderExcluir
  4. Uau! Adorei todos os seus adjetivos para essa obra que é tão perfeita. Eu espero muito poder lê-la, vi o livro antigo num sebo e o nome me intrigou muito, e logo depois vi-o por aqui na rede. Destino? Acredito que eu também darei boas estrelas para esse livro, pois eu li Amor de Perdição [já leu? Leia *-*] e simplesmente me encantei com toda a linguagem dos anos 80-90, se não me engano. Quero ler O Grande Gatsby antes de visualizar o filme, para assim fazer uma singela comparacione rs. Mas, com certeza, o livro é bem melhor. Espero ler essa história de amor. <3

    ResponderExcluir
  5. Eu venho fazenda bastante isso de deixar os clássicos pra depois e nunca ler, pois tenho um certo receio de a narrativa ser "maçante", mas lendo agora a sua resenha fiquei bastante curioso quanto a esse livro, além disso também teve o filme agora e ele está sendo bem falado. É bom ouvir que a narrativa não é como eu imaginava e que a história seja envolvente e tenha tantos segredos que mantem a leitura surpreendente!

    ResponderExcluir
  6. Eu quero muito ler esse livro, já recusei um monte de idas ao cinema pq não quero ver o filme antes de ler. Essa parece um estória tão boa, e agora já sei para não confiar na Daisy!

    ResponderExcluir

  7. EOi Juh!
    Eu não sou muuuuito fã, mas adoro ler de vez em quando um clássico, pra tentar entender as histórias de época sabe? Elas tem lá seu encanto... hehe Eu nunca tinha ouvido falar em O grande Gatsby antes de começarem a falar do filme (tudo bem que sou mal informada), mas depois que fiquei sabendo do livro, confesso que não fiquei com taanta curiosidade de lê-lo, o que mais me fez ter essa vontade foram as inúmeras resenhas positivas que passei a me deparar, o que não tem como não aumentar a curiosidade né?
    Gostei muito da premissa do livro e espero lê-lo em breve para tirar mais conclusões!

    Beeijos,
    iSteh

    ResponderExcluir
  8. Não me interessei muito pelo livro, apesar de ter gostado de sua resenha.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  9. A cada resenha que leio sobre O Grande Gatsby, tenho a plena certeza de que não posso deixar essa leitura passar! É incrível como a sua opinião, por exemplo, me fez pensar: "Cara, é por isso que este livro é um clássico!!!" (rs) Pensamento tolo, pode ser, mas com certeza está mais do que na hora de darmos atenção às obras consideradas clássicas, porque é muito diferente ler algo escrito em nosso tempo e contextualizado no passado do que ler algo escrito pelos próprios conterrâneos deste passado. Parece que enriquece muito mais a leitura e a descrição do cenário. Com certeza lerei este livro!!!

    ResponderExcluir
  10. Quando o assunto é clássicos, eu sou um desastre... haha
    A verdade é que nunca gostei muito deles, mas, surpreendentemente, adorei sua resenha e leria o livro sem dúvida, pois como você disse, a leitura flui bem e há várias surpresa.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Não sou muito fã de clássicos, mas sempre tento ler uma vez ou outra, mas esse livro com certeza vou ler.. gostei muito da sua resenha e eu quero muito ler sobre essa história de amor de Jay Gatsby e Daisy.

    ResponderExcluir
  12. Já tinha visto resenhas desse livro, gostei dele mas não é aquela coisa de preciso ler a-g-o-r-a kkkkk
    Ótima resenha c:

    ResponderExcluir
  13. Ainda não tinha visto falar desse livro, mas amei conhece-lo.
    Amo livros classicos, e até já li alguns, espero poder ler esse livro!
    Adorei a resenha, me deixou bem curiosa para le-lo!

    http://luadesangue1.blogspot.com.br/ (Comenta lá :D)

    ResponderExcluir
  14. Eu gosto de clássicos mas nunca li O Grande Gatsby :/ Todos falam super bem então eu vou tomar vergonha e ir ler antes de ver o filme hehe

    ResponderExcluir
  15. Já ouvi falar muito bem deste livro, mas nunca tive um interesse de ler essa obra. Acho porque não consigo me conciliar muito bem com clássicos. =/

    ResponderExcluir
  16. Eu sinceramente nunca tive curiosidade com esse livro...
    Apesar da excelente resenha, não senti vontade de lê-lo..

    ResponderExcluir
  17. Tb não sou la mto fã de clássicos e este não me chamou a atenção mesmo, não sei se é o tema, simplesmente não rola haahah

    ResponderExcluir
  18. sempre tenho um pé atrás com livros assim, mas esse me chamou um pouco a atenção. Procurarei saber mais sobre ele

    ResponderExcluir
  19. Clássicos? Sou desse jeito e um pouco pior. Acho que não li nem uns 5 clássicos na minha curta vida literária. xD
    Gatsby parece ser interessante, maaaaaaaaaaaaaaaaas como eu sou sincera e não gosto de me iludir vou ficar apenas com o filme por enquanto, que por sinal preciso assistir! xD
    Você assistiu? Gostou?
    Beijos ;*

    ResponderExcluir
  20. Com tantas adaptações para o cinema e não assisti a nenhuma, :\
    Pretendo lê-lo. Fiquei curiosa, :)

    ResponderExcluir
  21. Quero muito ler o livro, mais não estou com as expectativas lá no alto, estou mais reservada! haha.
    Gostei muito da sua resenha.

    ResponderExcluir
  22. Já ouvi e li algumas críticas bem positivas sobre esse livro, mas ele não me interessou, então não pretendo lê-lo.

    ResponderExcluir
  23. Sempre tive um pé atrás com clássicos, pois faço parte das milhares de pessoas que ficaram com traumas deles desde a época de colégio. O fato é que tenho lido muitas resenhas positivas em relação a esse livro. E não é pra menos, pois esse romance é considerado um dos melhores romances norte-americano de todos os tempos. Espero ter a oportunidade de ler em breve, e assistir à essa nova adaptação também.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  24. Vários blogs estão comentando sobre esse livro , deve ser mesmo muito bom, só o que eu não gostei muito foi da capa , acho meio sem graça , mas ainda assim estou super curiosa ;)

    ResponderExcluir
  25. Eu já ouvi várias pessoas falando desse livro, até fiquei curiosa, ainda mais agora depois de ler sua resenha. E por mais que eu não goste de livro de época estou pensando em dar uma chance a esse livro.

    Bjs!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)