terça-feira, junho 25, 2013

Resenha: Laços de Sangue (Bloodlines) - Richelle Mead


Título: Laços de Sangue
Autor: Richelle Mead
Editora: Seguinte
Lançamento: 2013
Skoob

Sinopse: O trabalho de Sydney Sage não é nada fácil: ela e seus colegas alquimistas são os únicos no mundo todo que sabem que vampiros existem para além das telas de cinema - e são uma ameaça real à humanidade. Para manter a ordem, eles devem impedir, a qualquer custo, que esse segredo vaze e que os reles mortais se aproximem desses seres perigosíssimos.
Mas agora a paz que os alquimistas vêm garantindo há tempos está prestes a desabar, e Sydney, para o bem de todos os humanos, terá de passar a proteger vinte e quatro horas por dia a princesa vampira Jill Dragomir, ou uma guerra pelo trono eclodirá no mundo dos vampiros, trazendo consequências avassaladoras para os homens. E defender alguém que até então era alvo de seu desprezo será mais difícil do que Sydney imaginava...
Contém Spoiler de Last Sacrifice (Acadêmia de Vampiros)

Depois de compactuar com vampiros no último volume da série Academia de Vampiros Sidney é vista como uma traidora entre os seus e agora precisa provar que não é bem assim. Por isso e por querer manter a irmã longe de problemas ela acaba aceitando uma missão um tanto quanto "desagradável" para uma Alquimista. Ela precisa proteger Jill, uma princesa Vampira que corre grande perigo e que é afastada da corte Moroi para que o reinado de sua irmã mais velha não corra perigo. Entre outros problemas Sidney se depara com uma nova moda no colégio em que são matriculadas para se esconder do perigo, os humanos estão usando tatuagens que lhes confere poder e ela está disposta a descobrir o que faz com que isso aconteça e quais os ingredientes utilizados? Parece que algo ilegal está acontecendo bem embaixo do seu nariz.

Bloodlines (Laços de Sangue) é um spin-off da série Academia de Vampiros, ou seja, toda a narrativa se passa no mesmo universo da anterior mas os personagens de destaque são os que estavam em segundo plano anteriormente. Por isso, não espere encontrar Rose Hathaway distribuindo impulsividade por estas páginas, para ser sincera Rose nem ao menos aparece tempo suficiente para causar impacto. Confesso que por se tratar de um spin-off eu não tinha grandes expectativas do livro, exatamente porque sabia que seria pouco Dimitri para muito história, mas graças a deus tem Adrian de sobra para animar a narrativa, apesar de ter sentido que ele não era o mesmo, mas é compreensível já que ele está sofrendo com o término do namoro com Rose.

Já Sidney não é exatamente o que você pode esperar de uma protagonista de Richelle Mead, na verdade em várias partes eu achei ela um tanto quanto insossa, mas não é como se eu tivesse como não gostar dela, já que ela ganhou pontos comigo no último livro de VA. Ela é uma personagem centrada e comedida e nesta narrativa passamos a entender melhor como pensam os Alquimistas e compreendemos o quão difícil para a personagem é sentir-se próxima deles sendo que toda a sua criação prega pelo contrário, alegando que os vampiros não passam de monstros.

Também somos reapresentados à Eddie que fez parte da série original mas nunca teve muito destaque anteriormente, e sim, ele continua sendo o bom e velho amigo que quer proteger todo mundo, principalmente Jill já que ele é seu guardião. Achei que talvez o livro pecou um pouco em forçar a amizade entre Jill e Sidney, querendo transparecer ser algo como Lissa-Rose e não obtendo sucesso. Muitas vezes me pareceu faltar química entre os personagens, tanto que cheguei a abandonar o livro por uns dias antes de terminar. O que ajudou para isso foi que tudo parece um pouco lento, e os fatos demoram demais a aparecer, mas quando aparecem a história torna-se até empolgante, mas só percebi isso quando voltei a ler.
E tenho que dizer, aquele final me deixou com o coração na boca. Mas não posso contar né.

Bom, por ser o primeiro volume da saga estranhei a falta do romance, mas é compreensível que ele tenha sido deixado para se desenrolar nos outros volumes, isso faz com que tenhamos mais tempo para conhecer os medos e as histórias de cada personagem antes de mergulhar na história de amor. Espero que eu esteja certa, e estou acreditando que nos próximos volumes tudo fique melhor. Ah! Ia me esquecendo de dizer que adorei a capa e aceito o livro de presente. É isso pessoal, super recomendo apesar das ressalvas.

Passivo mas divertido.

Quotes do Livro:

"— As maiores mudanças na história aconteceram porque as pessoas foram capazes de se livrar do que os outros lhe diziam para fazer."

"Keih estava levando a taça aos lábios quando Adrian disse:
- Humm. O+, o meu preferido.
Keith cuspiu o vinho que tinha acabado de beber e prontamente começou a tossir."

"[...] – Que eu até sou legal... para um vampiro – ele explicou. Eu sacudi a cabeça, sem parar de sorrir. – Vai ser difícil fazer com que um alquimista confesse isso. Mas posso dizer que você até que é legal para um baladeiro irreverente com momentos ocasionais de brilhantismo."


14 comentários:

  1. A capa é linda mesmo! Não li nenhum livro de Academia de Vampiros, mas sempre leio/ouço muitos comentários sobre ele. E tenho muuuuuita curiosidade de lê-lo! Sim, li a resenha com spolier. Eu até gosto, dá mais vontade de ler ainda! rs

    ResponderExcluir
  2. Oie... Não li nenhum livro da serie... mas tenho ouvido muito falar dele e esta me dando votade de ler, parece uma historia bem construida e distribuida. Amei a capa ... bjn!!

    Tem post novo no blog passa la ??
    http://mensagensreflexoesemais.blogspot.com.br/2013/06/parceria-autora-nacional-angeline-sophie.html

    sem html dessa vez hahaah

    ResponderExcluir
  3. Oi, Ju. Nunca tinha me interessado por Academia de Vampiros, mas ao ler a sinopse desse spin-off (não sabia que era esse o nome rsrsrs) eu fiquei bastante curioso. Adorei a resenha.

    Abraço,
    http://a-song-of-fire.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi
    como eu te comentei antes pelo Twitter li a tempos então to muito afim de reler toda VA e depois este livro de novo. E apesar disso tudo o que vc falou na tua resenha foi mto do que eu senti lendo este livro, achei ele lento e apesar de ser o mesmo mundo as coisas são diferentes não sei explicar melhor esse sentimento. Espero realmente que os próximos sejam melhores pra fazer jus a VA que é ótima!

    ResponderExcluir
  5. A única coisa que eu quero saber é se precisa ler a outra série pra ler esse livro? ou é tipo, não precisa mas é mais fácil pra entender?
    E a capa é linda mesmo c:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não Bianca não precisa ler, mas contém alguns spoilers do último livro de VA. Ou seja, se vc não se importa se joga, agora se não gosta de spoiler e quer ler VA eu não aconselho kkkk

      Excluir
  6. Como não gosto de muito de spoilers, li a sinopse, depois pulei para os dois últimos parágrafos da resenha. Confesso que não sou muito fã de vampiros, e se a trama for morninha, a situação fica pior ainda. Tenho preguiça com histórias que se arrastam, e creio que essa é uma delas. Não sei se leria.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  7. Amo histórias de vampiros e só ouço coisas boas dessa trilogia , queria muito poder conhecer :)

    ResponderExcluir
  8. Não canso de dizer que Academia de Vampiros é minha série preferida. A escrita de Mead e os personagens criados por ela são inesquecíveis. É, de longe, a melhor história envolvendo vampiros que já li.
    Só acho que, mesmo que Bloodlines seja uma história a parte, eles não deveria ter colocado tantos spoilers na sinopse. Afinal, há quem ainda nem iniciou a leitura de AV, ou que não terminou de ler a série (como eu, que estou esperando o último livro ser lançado aqui no Brasil ¬¬). Tipo, contaram que a Sydney ajuda a tirar a Rose da prisão, que a Jill é a outra Dragomir que estavam procurando e que a Lissa é a nova rainha! Estragam as surpresas de Last Sacrifice...

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. É muito bom! E tem mais Ad *-*
    Tadinho, foi tão esculaxado em VA....pelo menos agora vai ter mais desse fofo.
    Gostei dessa nova trama, foi meio básico esse livro, mas é ótimo de qualquer forma.

    ResponderExcluir
  10. Eu não li a resenha!!!
    Estou lendo a série Vampire academy ainda e quero ficar na expectativa. Sou team Adrian, mas já sei q vou sofrer nos últimos livros.....

    ResponderExcluir
  11. Eu li e ainda não terminei a outra serie..então tem personagnes que não faço ideia de quem são..rs.
    Uma pena não ter romance neste primeiro e fiquei curiosa com quem poderia ser...alguém da outra serie..quem?a curiosidade me mata.
    espero conseguir ler logo os outros livros da serie para começar esta, beijos.

    ResponderExcluir
  12. Preciso falar que nao li nenhum livro dessa autora? Pois é, entao sou completamente perdida nesses livros, mas tenho que ler logo dude!

    ResponderExcluir
  13. Tava querendo o livro até saber que tem coisas relacionadas com Acadêmia de Vampiros

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)