sexta-feira, junho 21, 2013

Quando foi que os comentários ganharam tanta importância?


Antes de mais nada tenho que lhes contar: Estou sofrendo tragicamente de uma forte Ressaca de Postagens, não consigo elaborar nada muito bem, então me perdoem se isso sair um fiasco rs. Escolhi o tema "comentários" para o opinando de hoje pois eu percebi que me desanima não ver comentários por aqui as vezes. E me pergunto o porque disso? O importante deveria ser o fato de vocês virem até aqui e ler não é? Mas eu tenho uma resposta! Na verdade quando encontro comentários no blog me sinto reconfortada e percebo que sim vocês estão mesmo lendo e é gratificante receber qualquer forma de reconhecimento.
Apesar disso, não é todo comentário que anima o blogueiro, neste caso falo daqueles que percebemos que o leitor nem ao menos leu a postagem e apenas comentou pelo fato de haver uma promoção que exige como regra o comentário. isso as vezes é meio desanimador! Mas também tem os leitores que sempre estão por aqui e independente de Top Comentarista, promoção ou seja lá o que for estão sempre comentando e apoiando o blog. Esse sim nos enche de orgulho.

Outro fator que torna o comentário importante é a questão da interação. Tenho vários amigos na blogosfera literária e a maioria dessas amizades começaram depois de um simples comentário. Ele nos aproxima do nosso leitor e nos ajuda a ter uma ideia de como pensam, do que gostam e o que querem ver no blog. Sem contar que é uma forma de retorno pelo tempo que nos dedicamos ao blog.

Não quero dizer que vocês precisam comentar em todos os posts, e sim eu estou parecendo carente, mas quando encontrar por aqui algo que goste nos dê sua opinião, eu vou ficar muito agradecida e feliz e pode ter certeza que leio cada um dos comentários do blog, mesmo que não responda. Eu costumo moderar comentários para poder ler todos ao meu tempo e com calma e sempre que há alguma dúvida ou interação direta eu estarei respondendo. É importante para mim e pode ter certeza que para vocês também já que é através dele que eu vou direcionando algumas postagens do blog. Então comentem, ok?


28 comentários:

  1. Eu gosto de comentar , virou mania , eu visito uns 10 blogs por dia , ou mais , e gosto de comentar tudo que leio , afinal tenho bastante tempo livre, em alguns tem promo , mas na maioria não , então não fico preocupada com isso , eu comento o que eu leio , seja bom ou seja ruim .
    Eu tenho um blog , e sei o quanto é gostoso e gratificante ler os comentários que os leitores deixam , mas não me abalo pela falta deles.
    É bola pra frente né .

    beijinhos no S2 !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, apesar de ler muita coisa em blogs não é sempre que eu comento, mas se gostei de algo gosto de expressar minha opinião e é isso que gostaria que acontecesse no blog, como a Val disse ali embaixo por eu ser assim sinto que quem visita e não comenta não gostou da postagem :/ Mas eu tenho mania de perseguição então acho que isso nem conta né kkkk

      Excluir
  2. Pois é Ju, eu te entendo bem viu ... Tenho meu blog a quase 7 anos, e quase não vejo comentários la... isso tb me entristece. Porque como vc disse é uma forma de sabermos que teve gente la que leu o que postamos alem de claro podermos ter uma interação.
    ai quando vc não ve esse comentários vc pensa 1001 coisas: Sera que o post é ruim? sera que o blog é ruim?
    Pq vc sabe que eles etiveram lá pelo trafego, mas será que eles pararam ralmente pra ler ou so olharam e sairam que nem se deram ao trabalho de comentar?
    è bem complicado isso pq so a gente sabe o trabalho que da.
    Outra coisa q persebo são os seguidores o blog pode ter 10000 ou 100 seguidores que seja mas nem 1% é frequentador ativo. Ai vem denovo aquelas perguntas que citei a cima ...
    Mas faz faz parte o importante é que gostamos do que fazemos e nos sentimos bem.
    Bjinhos e desculpe 'o jornal' haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem isso!!! As visitas do blog aumentaram bastante esse mês mas a maioria é por promoção, acho que posso contar no dedo os seguidores que visitam sempre e comentam, mas por mais que sejam poucos são os melhores. Fico feliz sempre que alguém volta para ler e comentar e ver que são pessoas como por exemplo vc que eu sei que não me abandonam, rs. Adorei o jornal :P

      Excluir
    2. é eu acho que por isso que eu só tenho 88 seguidores hahaah não faço promo la rss como o blog ficou parado a 1 ano quase eu sei q perdi mtos e estou recomeçando... mas não importa! E quanto a este espaço aki, nao adianta nao largo mais me apaixonei e pronto bjns!!! ah ...Amanha tem post novo no blog (eu espero)
      Pq amanha? bem é meu niver hehe e como spre eu posto algo... =)
      Fui...

      http://mensagensreflexoesemais.blogspot.com.br/

      Excluir
  3. É bem isso mesmo, Jú! Muitas vezes a gente lê e não comenta... (kkk)! Faço isso direto(eu confesso!) Mas não desanime,não! Xô carência! Seus posts são muito bons,muito bons mesmo... Ah, por falar em carência... - Também estou carente - será que você poderia me visitar? Andei comentando algumas coisas por aqui e nem me liguei de convidá-la para conhecer o meu blog e principalmente as minhas crônicas... Ele é novinho ainda, não sei nem "mexer" direito! Se tiver um tempinho, dê uma passadinha por lá. Ficarei honrada com a sua visita! bjs!
    http://juntando-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raquel pode contar comigo vou dar uma passada por lá sim, e obrigada por suas palavras é gratificante saber que o pessoal gosta do que posto aqui. Logo mais passo por lá, bjooo!

      Excluir
  4. Sempre comento!
    Claro que as vezes não dá tempo de passar em todos os blogs, mas priorizo os que me visitaram!
    Beijos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  5. As vezes eu encontro alguns blogs/sites por conta de promoções de parcerias em promoções com os blogs que acesso com frequência. Acabo inicialmente comentando pelas promoções e tal, mas pelo menos eu não consigo comentar sem que eu tenha gostado do que tenha lido. E começo a gostar das postagens, começo a comentar! Antes eu visitava blogs/sites e nunca comentava, lia tudo, acessava, mas não comentava. Depois li um post em blog que dizia algo similar ao que você disse, que o comentário é animador a vocês que estão do outro lado. Então passei a comentar, e agora sempre que entro em um blog em que leio algo que me agrade comento. E peguei gosto mesmo, é bom compartilhar a minha humilde opinião com os blogueiros e os demais comentaristas.

    ResponderExcluir
  6. Eu gosto de comentar! É otimo poder dar sua opinião e saber e ela é importante!!
    Com certeza vou continuar comentando!

    ResponderExcluir
  7. Pois é, nem sempre eu comento depois de ler uma postagem #vergonha
    Mas sei como é legal quando recebemos comentários, sentimos orgulho por termos postado algo e alguém ter tirado um pouquinho de seu tempo para deixar sua opinião, né?

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Flor eu já fiquei bastante desanimada com o blog em determinado momento por causa dos comentários. Às vezes eu me esforçava pra postar algo bacana e recebi coisas como "Adorei" na postagem. Mas isso faz parte do mundo blogger mesmo, não fica triste e continua postando ^^

    (desconstruindoaspalavras.blogspot.com.br)

    ResponderExcluir
  9. Deve ser ruim mesmo quase quebrar a cabeça pra fazer uma postagem legal e não ter nenhum comentário. Antes eu não era muito de comentar mas agora em todos os blogs que vou eu comento, é legal mostrar a minha opinião c:

    ResponderExcluir
  10. Nossa, tenho sentido muito isso, ultimamente! Meu blog é novo e tenho muita dificuldade em saber se estou sendo útil. Poucos comentários, algumas visitas... enfim, fico um pouco triste quando faço uma resenha daquelas e ninguém dá importância, ou melhor, poucos realmente leem. Mas temos que ser perseverantes. As vezes acho que falo com as "paredes", rs. Mas é isso, ne... :)

    ssentrelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Juh o comentário e o momento de interação entre o blogueiro e o leitor, uma troca de opiniões, é o momento em que percebemos que estamos no caminho certo, fazendo um bom trabalho. eu sou meio do mau quando se trata de top comentarista, pois pra mim se perde um pouco de legitimidade do comentário, fica algo que é considerado banal

    ResponderExcluir
  12. Oi Ju! Bom, comentários me fazem pensar na linha tênue que o blogueiro sempre vive. Eu sou péssima em comentar, principalmente ultimamente porque quase não tenho conseguido acompanhar os blogs que gosto. Até mesmo não estou postando com tanta frequência, mas eu amo receber comentários. É bem hipocrita, né? Tenho leitoras que são adoráveis e realmente me acompanham desde sempre. Não sei como me organizar e melhorar as coisas para todos.

    Abs,

    www.marizoch.com

    ResponderExcluir
  13. Acho que todo blogueiro fica desejando comentários.
    A gente sabe que algumas pessoas entram sempre, mas não comentam; mas é bom quando a gente vê aquele comentário que mostra que a pessoa leu e se importou em deixar um comentário.

    Gostei do post.

    Carissa
    www.carissavieira.com

    ResponderExcluir

  14. Eu sou blogueira recente e pra mim os comentários são como um termômetro. Visitas, curtidas e afins são legais, mas a interação que os comentários proporcionam é que te dà a motivação pra seguir e aprimorar cada vez mais o material publicado, não tem coisa mais gratificante do que ver que seu post fez alguém rir, suspirar ou serviu de dica e aquela pessoa parou o que estava fazendo pra te falar isso...#amocomdevoçãoserblogueira
    Seu blog já está nos favoritos...vou voltar e COMENTAR rsrs sempre
    Bjks

    PS: Amar o Dan vc pode (Á DISTÂNCIA)..mas só isso hahaha
    http://esseepracasar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. huahua só a distância, que pena kkkkkk ele é muito gato para só ficar olhando (quem vê pensa que posso sair agarrando) adorei seu blog tbm alias vou voltar lá e seguir pq estava com pressa para voltar ao trampo e não tive tempo. Bjos e obrigada pela visita :)

      Excluir
  15. Falando por mim, acho blogs literários ótimos, pois assim podemos nos informar e conversar sobre algo em comum. Conheço pouquíssimas pessoas que tem o hábito da leitura. Os comentários são muito importantes justamente por isso que você disse, direcionar o trabalho do blogueiro, além de estimulá-lo, e gerar amizades.Gosto de muitos blogs e sempre tento comentar. E nunca comento sem ler antes, pois respeito bastante o trabalho de vocês.
    Gostei bastante do post.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  16. Oi Juh! Apesar de não comentar seguidamente, volta e meia apareço por aqui para conferir as novidades. Como trabalho o dia todo e ainda tenho meu blog para cuidar, às vezes acabo lendo a postagem mas saio sem comentar... é justamente porque não gosto de dar respostas evasivas e nem sempre consigo colocar as pequenas células cinzentas para funcionar enquanto estou envolvida no serviço, hehehe. Concordo contigo que comentários empolgam a gente, pois é muito bom saber que alguém realmente está lendo o que postamos com tanto carinho. Saiba que admiro muito este teu espaço, acho super organizado e com excelente conteúdo, também mais diversificado que a maioria dos blogs literários. Aliás, qualquer coisa que precisar tamos aí, viu. Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Falo tanta asneira por aí, acho que não animo muito esse povo não! xD
    Mas é importante mesmo, ate falando bobagens (que pelo menos condizem com o que o blohueiro quer passar né! Não os oi, adorei, bjs...) vale a pena pra se expressar. É legal dar uns comentários e interagir um pouco. Espairecer nos blogs, faço muito. Não tem com quem falar dos livros né! xD

    ResponderExcluir
  18. Eu gosto de comentar, e o dia que vou ler os posts passo a tarde fazendo isso pois eu REALMENTE leio, e vejo muitas pessoas deixando uns comentarios mais rasos e ganhando promoções, injusto, mas fazer o que.
    Continue escrevendo textos assim, diretos com os leitores, sem ser resenhas eu adoro ler, posts onde eu vejo/conheço um pouquinho mais do blogueiro/a,
    beijos.

    ResponderExcluir
  19. Eu já passei por isso quando fazia algumas postagens pra alguns blogs. Mas ao mesmo tempo, eu tenho VERGONHA de comentar nas coisas, eu tenho uma ansiedade tão grande com as pessoas (offline também!) que pra mim é bem difícil comentar coisas com alguém que eu não conheço. Aí... Eu fico... Meio... Julgando meus próprios comentários e sempre acho melhor ficar calada. Mas tenho tentado comentar por justamente conhecer o "vazio" que dá. Hahaha. Mas eu normalmente junto um monte de post e leio de uma vez e saio comentando.

    Mas minha vida de acompanhar blogs é bem recente também... Então perdoe se eu não souber fazer isso tão bem!

    ResponderExcluir
  20. Bem antes de eu começar a trabalhar sempre estava aqui, comentando e interagindo. Mas é meio impossivel voce conseguir manter uma balança com blogs literarios e trabalho,escola,dois cursos. Agora estou voltando e tentando me manter.

    ResponderExcluir
  21. Acho que os comentário são uma resposta do público sobre o seu trabalho. Mas também entendo as pessoas que passam rapidinho pq hoje em dia tempo é dinheiro

    ResponderExcluir
  22. Pois é, comentários são bons (comentários de verdade). Eles são uma espécie de recompensa pelo trabalho de ter escrito uma review e ter colocado a disposição. Infelizmente meu blog tem pouquíssimos comentários, apesar de eu me esforçar pelo contrário. No fim,acabei mandando às favas. Não querem comentar, não comentem :-)
    Bj, Aris.

    ResponderExcluir
  23. Comecei a conhecer a blogsfera literária a pouco tempo e confesso que não costumava comentar nos posts. Mas eu vejo que vcs blogueiros têm tanto carinho por seus leitores, que não nos custa nada comentar, nem que seja um comentário curto mais que animem vcs a continuar com esse trabalho tão legal.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)