segunda-feira, abril 08, 2013

Resenha: Dragões de Éter - Círculos de Chuva - Raphael Draccon




Título: Dragões de Éter - Circulos de Chuva
Autor: Raphael Draccon
Editora: Leya
Primeira Publicação: 2010
Sinopse: Nova Ether é um mundo protegido por poderosos avatares em forma de fadas-amazonas. Um dia, porém, cansadas das falhas dos seres racionais, algumas delas se voltam contra as antigas raças. E assim nasce a Era Antiga. Hoje, Arzallum, o Maior dos Reinos, tem um novo Rei e vive a esperada Era Nova. Coisas estranhas, entretanto, nunca param de acontecer... Dois irmãos sobreviventes a uma ligação com antigos laços de magia negra descobrem que laços dessa natureza não se rompem tão facilmente e cobram partes da alma como preço. Uma sociedade secreta renascida com um exército de órfãos resolve seguir em frente em um plano com tudo para dar errado em busca do maior tesouro já enterrado, sem saber o quanto isso pode mudar a humanidade. O último príncipe de Arzallum viaja para um casamento forçado em uma terra que ele nem mesmo sabe se é possível existir, disposto a realizar um feito que ele não sabe se é possível realizar. Uma adolescente desperta em iniciações espirituais descobre-se uma mediadora com forças além do imaginário.



Esse é o livro que encerra um ciclo da trilogia Dragões de Éter. Nele encontramos os mesmos personagens dos livros anteriores e alguns outros que surgiram, tão importantes para a história que acredito que não foi possível deixá-los de lado. Apesar disso, acho que Draccon poderia ter evitado de mudar certos caminhos que já pareciam certos. Dessa vez a história gira em torno da Primeira Grande Guerra de Nova Éter. E tudo o que vier a acontecer na narrativa está ligado à isso, criando um desfecho que não era esperado para alguns personagens e ao mesmo tempo sendo uma história previsível.

Com relação aos personagens o que vemos é um amadurecimento da parte de alguns e o esquecimento de outros que se mostravam importantes nos livros anteriores. Como exemplos podemos tomar a história de João Hanson e Axel Terra Branford. O primeiro amadureceu consideravelmente tomando o lugar de personagem favorito da série o que fez com que o segundo ficasse em segundo plano. Axel, o bondoso e valoroso primeiro príncipe é obrigado a uma atitude que não condiz com sua inicial personalidade. De repente simplesmente descobrimos que ele tem uma noiva prometida e por isso Maria, que até o momento parecia ser personagem essencial para o fechamento da narrativa, é deixada de lado, sendo disputada pelos dois maiores galanteadores da literatura.

Além disso algumas coisas acabaram sendo deixadas de lado, por exemplo: Porque e quem marcou o Lobo que ataca Ariane Narin e sua avó? Qual foi a importância dos Cavaleiros de Helsing, que se mostravam ser os melhores guerreiros de toda Éter, a não ser terem ganhado fama durante a Caçada das bruxas? E, depois de se descobrir alguns segredos obscuros do Rei Anísio, por que esse assunto não foi mais retomado? Parece apenas que algumas cenas foram colocadas ali simplesmente porque precisavam de algum motivo para outra coisa maior acontecer, sem que fosse realmente dito algo mais sobre isso no decorrer da história.

Também acabei por identificar um furo na narrativa, mas talvez tenha sido apenas algo que eu deixei passar despercebido. Acontece que o Rei Anísio só fica sabendo da quebra do pacto de swift depois que Axel parte para a Terra do Nunca, mas quando o mesmo chega ao seu destino parece ter saído de Andreanne sabendo o que havia ocorrido, antes mesmo do Rei. Sendo assi ele pretende levar os elfos para a guerra.

Enfim, tudo culmina na grande guerra, mas infelizmente achei que Draccon deixou a desejar. É claro que temos cenas arrebatadoras, personagens que ainda que deixados de lado nos fazem torcer para que no fim tudo dê certo. Mas na minha opinião o livro estava mais focado em parecer fantástico e inovador do que em um desfecho plausível. Ao terminar a leitura, apesar de ter gostado do livro, fiquei com a sensação de que faltava muito a ser explicado. Vemos um desfecho para a história de João e também de Snail Galford e Liriel e até mesmo para a grande guerra, mas muitos personagens são deixados de fora do final e não sabemos ao certo como termina suas histórias. Não diria que isso chega a ser decepcionante, mas fica a sensação de que precisa ser dito mais.

Felizmente o autor irá lançar um novo livro da série, que promete narrar um novo ciclo em Nova Éter, a história se passará cinco anos depois do desfecho da trilogia. Acredito que nessa nova narrativa teremos alguns pontos retomados e explicados, sem que sejam parte dos núcleos centrais. O novo livro se chamará Estandartes da Névoa e foi anunciado por Raphael Draccon na Bienal de São Paulo no ano passado. Ao que tudo indica sai ainda esse ano, mas quando se trata de lançamentos aguardados nunca se sabe né!

Quanto a capa e a diagramação não há nada de novo, continua excelente e segue o mesmo padrão dos livros anteriores. Para encerrar eu diria que gostei sim do livro, a narrativa continua excelente, mas como ressaltei tem alguns pontos falhos que poderiam ser melhor trabalhados. Não deixo de recomendar a trilogia, mas apesar disso não chegou a superar minhas expectativas, foi um pouco decepcionante.

Porque é bom, mas não está no topo!

Quotes do Livro:

"Sempre, mesmo nos lugares mais sombrios, não importa onde se esteja, existem lembranças escuras, que um ser humano gostaria de ver esquecidas."

"Quero apenas que tenha consciência de que é preciso seguir em frente, senhorita Hanson. - e Sabino fez uma pausa, prestes a sair da sala. - A dor é inevitável. O sofrimento é opcional."

"- O ser humano é dúbio por natureza. Todos possuímos algo que escondemos.Todos gostaríamos de ser outra pessoa de vez em quando. Todos guardamos o melhor e o pior do mundo dentro de nós. E passamos a vida tentando descobrir o que é real e o que não é dentro de nós. O que podemos revelar ao mundo e o que devemos guardar parar nós. O que precisamos ensinar ao mundo. E o que o mundo precisa aprender sobre nós por si próprio.
- E se o mundo não quiser aprender sobre nós?
- Então morreremos esquecidos. Ou teremos de ter a sabedoria de saber a hora certa de mostrar a ele."

Júh
              Zanotti

11 comentários:

  1. Não conhecia este livro,gostei (:

    ResponderExcluir
  2. Realmente livros de fantasia não são meu forte. Não consigo me interessar pela história, nem pela premissa. Mas isto não torna o livro ruim. É questão de gosto mesmo!
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Acho muito linda as capa dessa trilogia.
    Já fiquei babando por ela inúmeras vezes, mas nunca comprei os livros para ler. Um dia ainda leio, pois me interesso bastante pela história!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Cada livro dessa trilogia que teve resenha eu fiquei mais louca ainda pra ler e como falta dinheiro nunca comprei :c mas pretendo ler (:

    ResponderExcluir
  5. Eu ainda não li nenhum livro desa triologia, do Raphael Draccon eu apenas li "Espiritos de Gelo" e bom, pelo que pude ver pela sinopse dos 3 livros, não tem nada haver um com o outro...
    Eu gostei muito da resenha, e esse quotes do livro me deixou com mais vontade de ler a triologia, gosto quando livros possuem boas frases... :D

    ResponderExcluir
  6. Ainda não li nenhum livro da trilogia, então não posso fazer um comentário muito detalhado, tenho vontade de ler os livros da série acho as capas maravilhosas, gostei do fato do autor escrever um novo livro que se passe cinco anos depois, sempre tenho curiosidade de saber oque acontece depois do fim de uma série, uma pena que a leitura tenha conseguido superar as suas expectativas, odeio ficar decepcionada no final de uma série ou trilogia.

    ResponderExcluir
  7. Não sabia que era uma trilogia, estou fugindo de séries, rsrs.

    É tão chato quando acompanhamos um série e ficamos sem algumas respostas, pior ainda é quando se descobre um furo...

    ResponderExcluir
  8. Tenho o primeiro livro dessa trilogia aqui em casa, mas ainda não o li, pois só começo a ler séries e/ou trilogias quando tenho todos os volumes em mãos.
    Acredito que quando acontecem esses problemas de esquecimento de personagens e falta de respostas para determinados acontecimentos, se dá pela quantidade enorme de personagens. O autor acaba se perdendo na própria obra. Não sei se esse é o caso em "Dragões de Éter".
    O fato é que quero muito ler essa série.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  9. Já vi esse série por várias vezes em promoções, mas nunca parei para ler realmente a sinopse e ver do que realmente se tratava. Eu ando um pouco desanimado para ler livros com continuação, principalmente quando no orçamento não cabe todos os livros.Mas vou esperar uma oportunidade para comprar

    ResponderExcluir
  10. Morri quando soube que o autor era brasileiro. Só eu não sabia???
    Esperando uma boa promoção para comprar todos.

    ResponderExcluir
  11. Como eu disse, tenho a trilogia mas ainda não a li.
    Vou apressar e ler logo, mas é que minha fila de livros está enorme!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)