terça-feira, março 19, 2013

Opinando!!! Mudanças na literatura nacional



Sapeando pela rede, encontrei um texto do autor Raphael Draccon que me chamou bastante a atenção. Ele começa esse texto nos apresentando a lista de 70 escritores selecionados para representar o Brasil na Feira de Frankfurt. Você pode ver a lista dos 70 selecionados clicando aqui
O que mais me causou estranheza é que em um momento de evolução da Literatura Nacional em que nós, que estamos acostumados com a blogosfera, vemos por aqui livros com uma linguagem mais jovem e autores não tão tradicionais quanto a maioria dos da lista acima, não encontramos nenhum dos jovens escritores que vêm enchendo Bienais e, como o próprio Draccon, sendo reconhecidos no exterior. 

É pensando exatamente nisso que eu me pergunto e lhes pergunto também: Será que a Literatura Nacional é tida como arcaica para a maioria das pessoas que não têm contato com o que nós temos por aqui, digo, na blogosfera literária? Quer dizer, não desmereço os grandes escritores da nossa literatura, mas será que não é hora dos órgãos que governam esse país se darem conta de que a literatura nacional vem se modificando? 

O Brasil é tido como um país de não leitores, mas não foi nesta última Bienal que vimos uma autora nacional ter ficado em segundo lugar em vendagens, perdendo apenas para G. R. R. Martin no estande da Leya? Como Draccon mesmo cita em seu texto, será que já não é hora de termos nomes como Paula Pimenta, André Vianco, Eduardo Spohr entre outros ao lado dos já consagrados Chico Buarque, Luís Fernando Veríssimo e Rubem Fonseca. 

Na minha opinião, a Literatura Nacional vem mudando, abrindo portas, e os únicos que parecem se dar conta disso somos nós leitores que bem ou mal nos mantemos antenados na blogosfera literária. Seria ideal que deixássemos para trás o tradicionalismo e abríssemos as portas do nosso país para essa leva de literatura e de ótimos autores que aparecem a cada dia no nosso país, seja o gênero um chick-lit ou uma aventura fantástica.

Leia o texto de Raphael Draccon clicando aqui.

Para encerrar queria agradecer a Regiane Alencar do blog Ovelhas Incandescentes pela revisão :)


Júh
               Zanotti

12 comentários:

  1. Concordo contigo, acho que eles devem "apostar" mais nos autores daqui do que pagar muito pra trazer livros do exterior.

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente com vocês. Acho que o governo - secretaria do estado, e todos que cuidam disso -, deveriam abrir suas mentes e verem que assim como o mundo evolui e inova, a literatura vem se modificando também. Vivemos numa sociedade que não gosta de ler e leituras complexas (Machado de Assis, entre outros), acabam desanimando o aluno - e leitor.
    Não precisa excluir esses autores, mas devemos trazer novos, expandindo escolhas na hora de ler para trabalhos escolares.
    Se queremos instigar o brasileiro a ler, que então seja um Menu repleto de escolhas que assim possa instigar o leitor a expandir seus conhecimentos e criar gosto pelo tal.
    É uma situação complexa, mas que se nós não nos unirmos e tentarmos mudar, de nada adiantará e ficará tudo como está. Bjs

    Lucas Bispo
    ESCONDIDOS NO LIVRO!
    http://escondidosnolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. também concordo com você
    existem vários autores daqui que são muito bons

    ResponderExcluir
  4. Bom, eu adoro livros nacionais, porém o preço deles é um absurdo o que acaba dificultando o acesso a este tipo de literatura. Concordo com você e acho que as editoras devem apostar em mais escritores e abaixar o preço dos livros nacionais.

    ResponderExcluir
  5. os livros nacionais são muito caro mesmo, mas são muito bons e vale comprar.
    também concordo que as editoras deviam investir nos livros daqui.

    ResponderExcluir
  6. Boa reflexão ratinha!
    Também fiquei surpresa com a lista dos 70 escolhidos. Deveria constar os nomes de muitos outros autores da atualidade.

    ResponderExcluir
  7. Eu acho que tem muita coisa errada e que precisa ser melhorada na Literatura Brasileira, não nos autores pois eu amo livros nacionais, mais a divulgação, e exposição de livros nacionais na livraria é quase nenhuma sem falar no preço que ás vezes é um absurdo, como vamos incetivar as pessoas a lerem assim, também temos muitos autores a espera de uma oportunidade, já passou da hora de haver justiça, livros nacionais deveriam ter a mesma plataforma que os estrangeiros.

    ResponderExcluir
  8. Nunca vou entender o modo como o Brasil trata os autores nativos.
    Se bem que do jeito que tratam os professores me parece um consequência não?
    BEijos

    ResponderExcluir
  9. Discordo. Realmente há alguns autores produzindo uma literatura que está fazendo sucesso, como Spohr. Mas o que Spohr escreve? Literatura fantástica, sobre Deus o raio que os parta (Zeus! XD). Mas antes de caras como ele tentaram criar um texto verde e amarelo com estrelinhas americanas por trás, houve gente igual Daniel Galera, que versam uma literatura brasileira e original de leitura fácil (que já existe desde da Segunda Geração Modernista e persiste, afinal de contas, os contos de Rubem Fonseca, por exemplo, em maioria, não exigem Ph.D. em língua portuguesa), e que não são tão queridos lá fora. Por quê? Oras! se não são valorizados aqui, no próprio Brasil! E se for por vendas e irreverência, há Paulo Coelho na lista (ânsia de vômito)...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom Jonathan respeito a sua opinião, mas em nenhum momento falei que esses autores que você citou não merecem o mérito que tem apenas disse que sim, a literatura nacional está mudando e que esses autores também merecem ser reconhecidos. Poderia também ter citado Daniel Galera pois sei que ele escreve muito bem e sim ele está na lista, mas é o único do novo cenário nacional que foi incluído. Obrigada pela sua opinião!

      Excluir
  10. Visitando os posts do blog, me deparei com esse. Poderia lê-lo e não comentar, mas preciso. Sabe?! haha Concordo muito com você, Ju! A literatura nacional está mudando e muito, estamos vendo autores bons - ótimos - por aqui, que não tem sido valorizado! Realmente está na hora de deixar um pouco o "tradicionalismo" de lado e abrir os olhos que o Brasil também abrange várias culturas literárias de vários gêneros. Em parte os próprios brasileiros vem com esse preconceito ridículo, que merda de leitores são esses? Que fecham a mente, julgam um livro só porque é brasileiro? Pelo amor de Deus! Eu vi tantos comentários como "eu fico meio com o pé atrás, porque é nacional", a opinião de terceiros jamais vai ser a minha. Cada um tem a sua, se ciclano gosta, beltrano pode não gostar e vice-versa. O povo tem que ser menos piolho (ir menos com a cabeça dos outros). Ok, que algumas vezes somos "obrigados" a ler certos clássicos, que talvez não estejamos preparados ou mesmo não gostamos do tipo de leitura. Mas sair julgando também não dá! Se bem que isso vem diminuindo né? GRAÇAS! haha Ultimamente leio bastantes livros nacionais e estou amando essa fase de literatura nacional, que creio que já existia, só não tinha muito espaço que agora estão ganhando. E espero que esse espaço cresça ainda mais, porque tem gente boa! Não é só gringo que fazem livros "bons", não! Tem autores nacionais ótimos, que dão banho é muito autor gringo! (que comentário gigante, pelo amor. rs)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoro comentários gigantes Kamilla, e vc disse tudo e expressou o que eu realmente sinto. Não é que eu queira generalizar e dizer que todo nacional é bom, mas tem muitos por aí que só precisam de um incentivo :)

      Excluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)