domingo, fevereiro 10, 2013

Resenha A Sabedoria do Condado - Noble Smith

Título: A Sabedoria do Condado
Autor: Noble Smith
Editora: 
Novo Conceito
Primeira publicação:
2012
Skoob

Sinopse: Um guia do Hobbit para a vida de milhões de fãs do J.R.R. Tolkien. Smith mostra que uma toca-hobbit é, na verdade, um estado de espírito e como até as menores pessoas podem ter o valor de um Cavaleiro de Rohan. Ele explora assuntos importantes para os hobbits, como cerveja, comida e amizade, mas também assuntos mais sérios, como coragem, vida em harmonia com a natureza e bem versus mal. Como prazeres simples como jardinagem, longas caminhadas e refeições deliciosas com amigos podem fazer você significativamente mais feliz? Por que o ato de dar presentes no seu aniversário em vez de recebê-los é uma ideia tão revolucionária? E como podemos carregar nosso próprio “anel mágico” sem sermos devorados por ele? "A Sabedoria do Condado" tem a resposta para essas perguntas.
Você é fã das obras de Tolkien? Então prepare-se para embarcar novamente neste universo. A Sabedoria do Condado é um livro para fãs, se você leu ou assistiu O Senhor dos Anéis será uma leitura um tanto quanto agradável. Mas se por um acaso ainda não se aventurou nesse mundo não perca seu tempo. O Livro é cheio de referências e spoilers sobre O Senhor dos Anéis e O Hobbit, além de alguns outros livros de Tolkien também. É repleto de ensinamentos e dicas, diria que para quem é fã vale muito a pena a leitura.
No decorrer do livro Noble Smith dividi conosco um pouco de sua vida e como esses ensinamentos e pequenos detalhes da vida dos pequenos Hobbits influenciou também na sua. O livro inclui alguns extras como a receita de Sopa de Cerveja e Cogumelos ou como criar seu jardim Hobbit. Enfim ele nos mostra vários detalhes da vida dos Hobbits que podem ser incorporados ao nosso dia a dia para torná-lo mais simples e saudável.  

Você vai aprender coisas simples, como por exemplo como fazer um jardim em um pequeno espaço, como tornar sua vida mais saudável e vai receber também dicas de caráter ou como lidar com os Golluns que rondam nossas vidas e nos desgastam com sua negatividade e falta de senso. São dicas valiosas que sempre terminam com uma sabedoria tirada do estilo de vida Hobbit, e que se você incorporar no seu dia a dia pode ser que passe a ser bem mais feliz.

Além de tudo isso o livro possui durante o decorrer da páginas alguma notas e curiosidades que complementam os seus pensamentos do autor e também informações de todos os livros de Tolkien que tratam da Terra-Média. O livro tem um fundo auto-ajuda, mas eu não diria que se encaixe completamente neste estilo, para mim ele é mais um guia para fãs do que qualquer outra coisa.

A capa é belíssima, uma porta de casa Hobbit aberta para uma visão do condado em uma noite estrelada o que na minha opinião passa um pouquinho da calmaria que é a vida desses pequenos seres. O título é em auto relevo e lembra um pouco o estilo de O Senhor dos Anéis. Apesar de pequeno, tem apenas 169  páginas contando com um teste no fim para você descobrir o quão Hobbit é, o livro é leitura obrigatória para os Tolkienianos. Sou obrigada a acrescentar que é uma leitura bastante agradável.

Sublime em seu próprio estilo

Book Trailer



Quotes do Livro:


"O Termo Hobbit não precisa mais ser traduzido. Todos nós sabemos exatamente o que é um hobbit e amamos as pessoas do Condado independentemente da língua que elas falam." - Introdução à edição brasileira de A Sabedoria do Condado."

"Eu mesmo sou um Hobbit (em tudo, exceto no tamanho)." - J. R. R. Tolkien em As Cartas de J. R. R. Tolkien.

"Tolkien baseou o Condado em uma versão idealizada de uma Inglaterra que existia antes da invasão normanda em 1066, quando a população local de anglo-saxões vivia sob uma espécie de monarquia democrática primitiva." - Violando as regras de Sharkey em A Sabedoria do Condado."

"Não importa onde você more, quer seja em uma cidade grande, pequena ou no campo, deixes os seus pés ansiosos o levarem ao bem-estar, à paz de espírito e à aventura"

"Se você foi escolhido para uma desafiante tarefa, enfrente-a com coração, coragem e inteligência, e nunca perca de vista a sua compaixão."


Júh
              Zanotti


13 comentários:

  1. Não sabia da existência desse livro, não sou fã de senhor dos anéis ou de O hobbit e por esse motivo não leria.

    http://enfimshakespeare.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Quero muito ler este livro. Sou mega fã do Tolkien e achei o máximo a "sabedoria" ensinada na obra. Para quem curte este universo criado pelo gênio que foi o autor, é uma excelente pedida.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Queria tanto ler esse livro :(
    Adorei sua resenha
    Um beijo.
    http://livrodagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Tenho que ler O Hobbit mas tem três livros ainda na frente dele kkkk
    Achei legal o livro, nunca tinha visto um assim e a capa é linda.

    ResponderExcluir
  5. Querendo demais ler esse livro. O tema dos Hobbits me chamou atenção de cara, e quem é fã desses livros com certeza vai querer conferir esse, nem que seja pra saber do que se trata mais a fundo e qual é o parentesco. Eu quero!

    ResponderExcluir
  6. Esse livro não é pra mim. Eu não li O Hobbit e não sei se vou ler por agora, eu gosto de algo mais jovem, mais descontraído...

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Eu gostaria de ler esse livro, pois depois que eu assisti Senhores dos anéis e lá ouvi falar sobre o condado eu queria saber mais pra poder fica por dentro da historia.

    ResponderExcluir
  8. Bom, então nem irei perder meu tempo... hahaha
    Já assisti os filme do Senhor dos Anéis, mas não sinto muito interesse em ler o livro, ou qualquer obra do Tolkien que seja...
    Sei lá, questão de gosto.

    Beijos :)

    ResponderExcluir
  9. Bom como não assisti O Senhor dos Anéis e nem O Hobbit acho que não vou entender muito o livro, mas gostei da ideia de incorporar algumas coisas dos hobbit no nosso dia a dia.

    Beijinhos

    http://www.eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Como sempre sou perdida quando o assunto é Senhor dos Aneis,mas achei a capado livro lindinha, espero lelo algum dia.

    ResponderExcluir
  11. Como será a leitura para quem dormiu no primeiro filme do Senhor dos Anéis??

    Brincadeiras a parte, tenho lido vários elogios desse livro. É as segunda resenha positiva que li hoje, ;)

    ResponderExcluir
  12. Não li "O Hobbit", mas também não tenho vontade, então tenho certeza de que não vou ler esse guia.

    ResponderExcluir
  13. Gostei da capa, gostei das dicas que você comentou na resenha e gostei bastante da sua resenha, mas nunca li nada do autor e acho que ficaria meio perdida quando ele fizesse essa ponte com as outras obras.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)