terça-feira, fevereiro 19, 2013

Resenha Eu, meu pai e meus outros amores





Título: Eu, meu pai e meus outros amores

Autor: Lilian Reis
Editora: Novo Século
Primeira publicação: 2012
Skoob

O pior dia da minha vida fora aquele domingo. Pelo menos eu acreditava que fosse. Ao término de um lindo dia dominical, eu, carioca cheia de vida e de sonhos, sofro um terrível acidente. Ao despertar do longo coma no qual fui acometida, descobri que esse desastre levou minha mãe e meu querido padrasto. Acho que um montão de surpresas me espera. A começar pelo meu novo lar: a cidade de Estrela do Campo. Na boa, já detesto esse lugar! E pra ajudar, vou ter de suportar meu pai ausente – que agora tenta recuperar o tempo perdido me enchendo de presentinhos, até que dessa parte eu gosto – e sua família perfeita. Inclusive o arrogante e bonitão do Fred, um dos filhos da minha angelical madrasta Isolda. Espero que divida comigo todas as descobertas entre eu, meu pai e meus outros amores... E serão muitas!


Jade tem uma vida normal para uma menina rica, popular e rodeada de carinho. Mas vê seu mundo desmoronar quando naquele fatídico dia perde de uma vez só suas referências familiares, mãe e padastro. Não que ela não ame o pai, e não se lembre dele com carinho, mas não assume isso para ninguém já que ele a abandonou e a sua mãe também por causa de outra mulher. Agora ela é obrigada a viver com o pai e com a família perfeita que ele construiu em uma cidade fora da realidade à qual ela era acostumada. Mas talvez seja lá que ela finalmente encontrará a plena felicidade.

Bom sou obrigada a confessar que enrolei um pouco para fazer essa resenha, levando-se em consideração que li o livro a mais ou menos uma semana, mas a verdade é que não fazia ideia de como me expressar. Apesar de em alguns momentos ter gostado da narrativa em outros não me senti muito confortável e acho que isso atrapalhou muito minha leitura. A história em si é linda, mas o uso excessivo de conjunções me pareceu estranho, a todo momento eu me deparava com os "portanto", "entretanto" , "contudo", "porém" e assim vai. Isso tornou-se quase uma característica da autora no decorrer da história. Outro fator que me incomodou foi o modo caipira de falar, a autora usou muito e achei que desnecessariamente.

A personagem principal é espontânea e muito alegre, mas o acidente a deixa um tanto quanto irritadiça o que ela justifica como sendo a dor da perda, mas na minha opinião a verdade é que ela é realmente chata e mimada, aquele tipo de garota que acha que todos tem o dever de agradá-la. E o mocinho (Fred), bom, ele é lindo e sedutor mas perde a cabeça com Jade mais do que a própria com ele. Teve momentos em que tudo o que eu pensava era que os dois eram na verdade duas mulas teimosas. Eu sei hilário né, pois é o livro me fez rir bastante, apesar do que eu falei das personagens principais eles conseguiram minha aprovação em alguns momentos. 

Mas o brilhantismo da história fica com Duke, um dos filhos da esposa do pai de Jade (o outro filho é Fred), ele é carismático, lindo e romântico, poderia dizer que ele seria o mocinho perfeito, mas de tão perfeito eu cheguei a ter receio de que as coisas possam vir a mudar em um futuro livro que ao que tudo indica será pela perspectiva dele. Há também alguns outros personagens que na minha opinião não foram trabalhados em sua totalidade, e que espero que a Lilian retome essas histórias "inacabadas" em um outro momento. Falando nisso eu sinceramente senti falta de um vilão, achei que DJ tomaria esse posto, mas ele foi um dos personagens que acabaram esquecidos durante a narrativa.

Bom a história gira em torno do perdão e do verdadeiro amor, não só o amor entre um homem e uma mulher, mas aquele amor puro o qual sentimos por nossos entes queridos. Nos faz entender que devemos dar valor enquanto há tempo e dizermos o quanto sentimos antes que seja tarde. Apesar das falhas que eu não pude deixar de notar e falar não sou nenhuma grande escritora para julgar a técnica de ninguém e levando-se em consideração a ideia central e a bela história que a Lilian montou eu recomendo sim, mas acho que essa coisa de resenhar tem me tornado cada dia mais crítica do que já sou e isso não é pouco, para mim é bom, mas nem sempre agradamos a todos!

Sobre a edição, bom, já disse que não gosto de capas com pessoas e continuo não gostando, mas essa teve um toque especial e quando recebi o livro gostei bastante. Ela é meio envernizada e conforme a luz a capa brilha um pouco. A Diagramação é simples e os capítulos são intitulados com os nomes dos personagens que narram a história, então você a lerá por várias perspectivas. O que eu gostei bastante é que a cada início de capítulo a autora colocou um pequeno verso que tinha tudo a ver com a conclusão do capítulo em si, adorei mesmo.

Bom, o final deu um gostinho de quero mais e com certeza vou querer ler sobre a história do Duke se é que a dica que a Lilian nos deixou no fim seja mesmo uma indicação que ele será o próximo personagem principal dessa história.

Ideia central ganhou pontos comigo!

Quotes do Livro:

"Queria estar com você cada milésimo de segundo, queria sentir seu perfume e tocar sua pele macia, queria tantas coisas, no entanto consigo apenas alguns minutos e só assim, com você dormindo, embora mesmo sendo apenas assim, tá valendo!"


"Houve um tempo eu que eu era um homem e ela, uma mulher, mas nosso amor cresceu até não existir mais nem ela nem eu. Lembro-me apenas vagamente que antes éramos dois e que o amor, intrometendo- se, Nos tornou um só." (Poema persa)

“E o que é paixão para você, Fred? – quis saber.
Encarei-o e vi que ele ficou sem graça, começou a falar e gaguejou um pouco, depois respirou fundo e disse:
- É...é isso, tocar na mão e sentir eletricidade, é respirar sem conseguir aspirar todo o ar, é tremer quando se pensa na pessoa, é pirar de saudade, é querer...bem, querer estar ao lado da pessoa, sentir o corpo flutuar, e às vezes...Ah! Sei lá, é inexplicável!”



Júh
                Zanotti


11 comentários:

  1. Juba, como já falei fiquei com vontade de ler esta obra. Sei como é tenso quando as palavras repetem, quando li Branca de neve eu não aguentava ver um 'branca de neve' a cada linha rsrs.

    Acredito que a narração deve ser bem legal e como você disse, tomara que tenha continuação.

    ResponderExcluir
  2. Bom eu sou suspeita pra falar porque amo a Lilian e amei o seu livro, não tive dificuldades em ler e estou super ansiosa pra ler o segundo livro. Adorei sua resenha e gostei da sinceridade com que você falou sobre o livro.

    Beijinhos
    http://www.eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Acho que é a segunda resenha que leio desse livro.
    Também não sou muito chegada a capas com modelos, mas dessa eu gostei... achei bonitinha, ;)
    Quanto a trama não despertou muito a minha curiosidade, estou sem paciência para personagens chatinhas e mimadas, :\
    E estou fugindo de séries!

    Bjo!

    ResponderExcluir
  4. Nunca ouvi falar deste livro, mas gostei da ideia central dele também. Acho incrível estas histórias com reviravolta, com amadurecimentos forçados e com descobertas incríveis do amor (onde não esperávamos). Não vou te dizer que estou super ansiosa para ler a obra, mas não fecho as portas!
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Já tinha visto esse livro, tinha gostado da sinopse do livro, mas agora que eu li a resenha eu não gostei tanto assim, não sou muito de romances e garotas mimadas kkkkkk

    ResponderExcluir
  6. Bem legal esse livro. Vi algumas resenhas e deu pra perceber que é bem bom. Gostei dessa história.

    ResponderExcluir
  7. Parece aqueles livros que a gente lê e não odeia, mas também não adora.
    Se acharam alguém que tenha ele para me emprestar acho que vou ler, mas provavelmente não o comprarei.
    Ótima resenha!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Também não sou muito fã de capas com pessoas, mas não achei essa ruim. Não conhecia o livro, mas gostei bastante da sinopse, espero ler o mais rápido possível!
    Bjss

    ResponderExcluir
  9. ahhhhhhhhhhhhhhhhhh esse livro é ótimo, todas as resenhas são sempre positivas. a Lilian Reis arrasou! ^^

    Sabe que estou achando as capas com pessoas muito repetitivas!

    ResponderExcluir
  10. Não gostei da capa do livro, e infelizmente ele nao me chamou taanta atenção assim, mas se um dia eu o ganha-se o leria sem preoblema.

    ResponderExcluir
  11. Sinceramente não fiquei com vontade de ler esse livro.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)