Vamos falar de Ditadura?
Em 1969 com o afastamento de Arthur Costa e Silva da presidência, Emílio Garrastazu Médici foi indicado pelo Alto Comando das forças armadas e assumiu o cargo. Com a posse do presidente Médici entra em vigor a "Constituição da Republica Federativa do Brasil" e o "Ato institucional número 5" (AI-5). Esse foi o período de maior repressão da Ditadura Militar e também foi caracterizado pelo aumento da censura e pelas denúncias de torturas aos presos políticos.
Durante esse período a arte prestou um grande serviço a sociedade diante do autoritarismo da época. Artistas, escritores e músicos se expressavam através de metáforas com o intuito de alertar a população para o que estava acontecendo. Eram vistos com uma tendência claramente esquerdista e enfrentavam os poderes do governo de forma sutil. Um bom exemplo destas obras artísticas que iam contra o regime é a música Cálice de Chico Buarque e Gilberto Gil. O que mais chama atenção nesta composição, além da letra claro, é o título que tem som idêntico a expressão Cale-se, seus versos poderiam ser confundidos com uma divagação religiosa.
Pai, afasta de mim esse cálice
De vinho tinto e de sangue
De vinho tinto e de sangue
Como beber dessa bebida amarga
Tragar a dor, engolir a labuta
Mesmo calada a boca, resta o peito
Silêncio na cidade não se escuta
Eva Tudor, Tônia Carreiro, Eva Wilma, Leila Diniz, Odete Lara e Norma Bengell, lutando contra a censura em plena ditadura militar (registro de 1968) | Foto: Ziraldo
Além da música, a literatura, o teatro, alguns filmes, a Tv e a igreja também sofreram repressão. Na literatura além de autores nacionais algumas obras de estrangeiros também chegaram a ser censuradas. A ditadura alegava que tais escritores atentavam contra os "padrões morais", mas a real intenção era manter a nação alienada aos atos cruéis de tão atroz governo.
Abaixo deixo uma lista de músicos, escritores e artistas que sofreram repressão:
Literatura: Chico Buarque de Holanda, Dias Gomes, Nelson Rodrigues, Florestan Fernandes, Millôr Fernandes, Moacyr Scliar, Celso Furtado, H. Arendt e Jorge Amado, entre outros.
Músicos: Caetano Veloso, Chico Buarque, Elis Regina, Geraldo Vandré, Gilberto Gil, Kid Abelha, Milton Nascimento, Plínio Marcos, Caju e Castanha, Raul Seixas, Taiguara, Toquinho, Odair José, Torquato Neto e Zé Keti.
Teatro: Não citarei nomes, mas esta foi a classe que mais lutou contra a repressão. Segundo o site Virgula os problemas começaram em 1965, com a proibição de vários textos e alterações em outros, como Liberdade, Liberdade, que recebeu 25 cortes.
A verdade é que há muito mais o que ser dito e eu não sou lá uma grande historiadora, espero que a postagem seja bastante informativa e que vocês tenham gostado. Obrigada por chegar até aqui!!!
Para fazer esta postagem consultei alguns sites e abaixo deixo o link para que vocês se informem mais:
Júh
Zanotti
Muito legal esse post!
ResponderExcluirAmo história e esses eventos não podem ser esquecidos, justamente para que não se repitam.
Bjo!
Já tinham me falado algo sobre a Ditadura Militar mas eu não sabia quase nada.
ResponderExcluirGostei bastante do post.
Opa, adorei seu post! Soube de coisas que não sabia até hoje :S
ResponderExcluirUm beijo.
http://blogliterata.blogspot.com.br
Gostei muito deste post. Acho bacana dar importância e informação sobre a história do nosso país (mesmo que não tenha sido uma fase boa).
ResponderExcluirFelizmente, a ditadura não fez parte da minha história, mas muita gente trás na memória o que foram aqueles anos. E neste tempo realmente surgiram nomes memoráveis no meio artístico. Pessoas tão comprometidas com sua arte e com o a liberdade se seu país que se dispuseram a sofrer as consequências disto.
bjs
Muito interessante seu post!.
ResponderExcluirPois é Sempre bom lembramos da história de nosso País!. Parabéns *-*
Beijos!.
Adorei o post!
ResponderExcluirUma pena que hoje em dia a música e a arte não sirvam mais como um objeto de revolução, na verdade (triste verdade) elas estão contribuindo ainda mais para deixar as pessoas alienadas, e não o contrário como deveria ser...
Abraços.
Adorei o post,pois aprendi muitas coisas que não sabia!Achei muito interessante esse tema!Gostei bastante!
ResponderExcluirEsse post fala exatamente sobre a minha matéria do ano passado, a parte mais legal da ditadura são as músicas, o duplo sentido e as metáforas eram muito bem usados, é muito interessante depois do fim da ditadura olhar as letras dessas músicas e entender o real significado.
ResponderExcluiraCHO O TEMA PERTINENTE E ATUAL, POIS VIVO NUM ESTADO - sERGIPE- ONDE AS PESSOAS AINDA NÃO COMPREENDERAM QUE A dITADURA ACABOU! http://lilianpoesiablogs.blogspot.com.br/
ResponderExcluirpARABÉNS PELA ESCOLHA, ABORDOU O TEMA DE FORMA BRILHANTE!
Acho que a ditadura foi um fato marcante pro nosso país, pois graças as pessoas que participaram dela fizeram com que o Brasil sim tem voz, e nao estaria a comando do governo, enfim.
ResponderExcluirObrigada Deus por eu não existir nessa época, porque do jeito que sou iria morrer rapinho! Ahh se eu ia aturar esse monte de palhaçada! Ou começava uma rebelião ou fugia do país, ficar nesse clima horroroso é que eu não ficava. Imagino como foi pra quem viveu nessa época. É uma vergonha, se quer saber, esse episódio lamentável da história do país.
ResponderExcluirQue post legal demais, gostei muito pra você ver como o mundo é, sempre tentando enganar o povo ai quando tem alguém que quer abrir-lhes os olhos sofre, ainda bem que o mundo não é mais assim e eu não nasci naquela época.
ResponderExcluirJá tinha ouvido falar da ditadura, mas vocês nos deu mais detalhes com seus relatos. Foi um época difícil, mas que graças a Deus passou. E Viva a liberdade!!!
ResponderExcluirBeijinhos
http://www.eraumavezolivro.blogspot.com.br/