domingo, janeiro 13, 2013

Resenha: Stonehenge - Bernard Cornwell


Título: Stonehenge
Autor: Bernard Cornwell
Editora: Record
Lançamento: 2008
Skoob


Sinopse: Uma combinação perfeita: um dos escritores ingleses mais bem-sucedidos no Brasil escreve sobre um dos mais conhecidos e enigmáticos mistérios do planeta. Como explicar Stonehenge, um enigma tão complexo quanto as pirâmides do Egito? Qual era a finalidade desse círculo de pedras? Todos os anos, milhares de turistas seguem até a planície de Salisbury para tentar entender o grande mistério. Teria o monumento sido erguido pelos gregos? Ou se trata de um templo construído pelos druidas celtas? Bernard Cornwell recria a época da construção do monumento em uma emocionante disputa entre três irmãos pelo poder de sua tribo.



Stonehenge é um romance histórico escrito por Bernard Cornwell, que narra os objetivos por trás do grande monumento. A narrativa circula através da história de Saban, um jovem da tribo de Ratharryn que almeja tornar-se guerreiro, mas que depois da morte do pai é jogado em uma nova jornada em que o objetivo final é ver o templo de seu Deus Slaol construído. Submetido à autoridade do irmão mais velho ele é dado a um comerciante como escravo e levado as terras de Sarmennyn, onde se apaixona por uma jovem que está prometida em sacrifício a Erek (Slaol). Lá ele começa a seguir os desígnios de seu outro irmão Camaban e vai em busca do melhor templo de todos para que possam transportá-lo a Ratharryn. Esta é uma jornada para trazer o deus sol de volta à terra e afastar o inverno e as doenças que pairam sobre as tribos. Resta saber se será possível completá-la.

Vou começar falando a vocês sobre Saban, um rapaz que aprendeu com o pai que a paz e a subsistência de seu povo é mais importante que a guerra e disputas por poder, em alguns momentos cheguei a achar que ele era apenas um covarde que sempre abaixava a cabeça para o que lhe fosse mandado. Mas com o decorrer da narrativa vi que Cornwell não queria fazer dele um herói que pegasse em lanças e fosse bruto e impulsivo, Saban é um personagem pacato até, mas que acaba mostrando seu valor durante a história. Diria que ele é um herói diferente dos que estamos acostumados nas histórias de Cornwell.

Mas nem só de heróis vive um livro não é mesmo? E eu diria que o autor cria antagonistas como se estivesse brincando com eles, são todos perfeitos e despertarão sua raiva com certeza. Lengar é o principal "vilão" da narrativa, ele é irmão de Saban e nos poucos momentos em que aparece mostra realmente para o que está ali. Além desse temos outros personagens que não se destacam por serem vilões ou serem heróis, mas sim pela sua fé em seus deuses o que os cega e os leva à loucura em determinados momentos. Uma personagem que eu gostei bastante foi Derrewyn, pois de certa forma ela me lembrou Nimue da série As Crônicas de Arthur, de uma forma não tão sinistra. Mas não foi a única, há outros personagens comparáveis com outras histórias do autor, o que quero deixar claro é que isso em momento algum tira o brilhantismo dessa nova história.

A narrativa é em terceira pessoa e transcorre durante muito anos, tudo circula em torno de Saban e achei que isso chegou a influenciar sobre o sentimento que tive por alguns personagens. Antes de vir até aqui escrever a resenha fiquei pensando que talvez uma característica de alguns personagens tenha sido um erro, mas a verdade é que o que eu senti lendo determinadas passagens do livros era exatamente o que Cornwell esperava. Todos os personagens são bem usados de acordo com seu propósito. Há cenas impactantes que te tiram o fôlego, mas pensando melhor agora achei que o final talvez tenha sido um pouco monótono perto de outros livros que li do autor, mas continuo dizendo, não tirou o brilhantismo da obra.

Algo que sempre gosto nos livros de Cornwell é que ele trata a história com aspectos verídicos  apesar de ser uma obra de ficção, ou seja ele vai usar um cenário real, uma época real. Geralmente embasado por documentos históricos. Infelizmente nesse livro a pesquisa não pode ser tão profunda pois não existem documentos, as pedras fora construídas na idade do bronze em 3.000 a.C. Bom, de uma coisa você pode ter certeza, você vai encontrar muita testosterona em todos os livros de Cornwell que você ler, já que ele escreve sobre uma época mais intimista onde o homem era o senhor e deveria ser obedecido.

Sobre erros não encontrei nenhum, talvez o que chegou a me incomodar um pouco para o final do livro foram algumas falhas de impressão, nada aterrorizante, mas incômodo. As folhas são amareladas o que eu prefiro quando leio e a capa é muito bem feita, com letras em auto-relevo. Leiam e depois me digam o que acharam!!!

Só não é tão bom por causa da série A Busca do Graal


Quote do Livro:

"O Templo do céu fora consagrado, mas o desastre chegara a Ratharryn. O mundo de Saban havia ficado escuro. Os deuses gritavam de novo."

" Ele a encarou. Sabia que ela era velha, tão velha que ninguém sabia o quanto, mais velha do que ela própria sabia, tão velha que já era velha quando a pessoa mais velha de Cathallo havia nascido."

"O tremeluzir era vermelho, refletindo a luz agonizante do sol, e então Saban viu que não era a alma da criança, mas sim uma flecha subindo da crista preta da terra alta do sul, onde os ossos dos ancestrais estavam em seus montes."




Júh
            Zanotti

9 comentários:

  1. Nunca tinha visto esse livro e nem do autor, gostei da história e esse livro me chamou atenção pelo cenário e claro, pela história também. Ótima resenha, parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Li a trilogia As Crônicas de Artur do autor e me apaixonei, são incríveis e é bem como tu citou, ele conta uma história baseada em estudos e pesquisas, o que torna suas obras incríveis, próximas de uma possível realidade.

    ResponderExcluir
  3. Eu sempre quis ler uma trilogia desse autor, A Busca do Graal, pra ver como é.
    Adoro romances históricos, como os de John Boyne.
    A respeito das falhas de impressão.. Uma vez eu li um livro que as últimas páginas estavam pela metade. E não achava mais o livro em outro lugar. Tive que ler o final num ebook em inglês.
    ^^

    ResponderExcluir
  4. Nunca tinha visto esse livro e nem do autor, ficção não faz parte do meu gosto literário, mas ainda bem que vc curtiu.

    Quem sabe algum outro livro do autor não me interesse depois, ;)

    ResponderExcluir
  5. Achei muito interessante esse livro, ainda não li nenhum livro desse autor.
    Parabéns pela resenha.

    Beijnhos

    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. achei curioso esse livro, fiquei com vontade de ler ele todo ! muito boa a resenha

    ResponderExcluir
  7. Apesar de não gostar nadinha de história e tals, esse livro tem um tema interessante e diferente do que eu gosto de ler. Nunca li nada desse autor, mas não custar tentar neh!

    bjus

    ResponderExcluir
  8. Apesar da historia ser boa, o livro nao faz muito meu gosto de leitura.

    ResponderExcluir
  9. Hmmm... romances históricos, mitologia... não é mto a minha praia! rsrs

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)