domingo, janeiro 06, 2013

Resenha O Restaurante no fim do Universo

Título: O Restaurante no fim do Universo
Autor: Douglas Adams
Editora: Sextante
Lançamento: 2004

Sinopse: O que você pretende fazer quando chegar ao Restaurante do Fim do Universo? Devorar o suculento bife de um boi que se oferece como jantar ou apenas se embriagar com a poderosa Dinamite Pangaláctica, assistindo de camarote ao momento em que tudo se acaba numa explosão fatal? A continuação das incríveis aventuras de Arthur Dent e seus quatro amigos através da galáxia começa a bordo da nave Coração de Ouro, rumo ao restaurante mais próximo. Mal sabem eles que farão uma viagem no tempo, cujo desfecho será simplesmente incrível. O segundo livro da série de Douglas Adams, que começou com o surpreendente "O Guia do Mochileiro das Galáxias", mostra os cinco amigos vivendo as mais inesperadas confusões numa história cheia de sátira, ironia e bom humor. Com seu estilo inteligente e sagaz, Douglas Adams prende o leitor a cada página numa maravilhosa aventura de ficção científica combinada ao mais fino humor britânico, que conquistou fãs no mundo inteiro. Uma verdadeira viagem, em qualquer um dos mais improváveis sentidos.
Antes de mais nada eu queria pedir desculpas, sei que disse que não voltaria tão cedo com uma resenha da série, mas é que não resisti em reler mais esse volume. A próxima resenha será de um livro da nossa editora parceira Viajante do Tempo, estou na metade ainda, mas creio que consigo terminá-lo para resenhar para vocês. Agora vamos a Adams.
“Há uma teoria que diz que se um dia alguém descobrir exatamente qual é o propósito do Universo e por que ele está aqui, ele desaparecerá instantaneamente e será substituído por algo ainda mais bizarro e inexplicável. Há uma outra teoria que diz que isso já aconteceu.”
É assim que tudo começa!!!

Tudo o que Arthur Dent queria era uma simples xícara de chá, o que a Máquina Sintetizadora Nutrimática de Bebidas deveria ser perfeitamente capaz de fazer, mas infelizmente tudo o que ela consegue é um líquido insosso que não agrada em nada o paladar de Arthur, então porque não explicar nos mínimos detalhes para a máquina o que ele realmente precisa? Preferências esclarecidas, a máquina precisa se unir aos circuitos do computador para poder preparar o chá. Em busca do chá ideal a nave toda se desliga, infelizmente o momento não é oportuno, já que os Vogons acabam de encontrá-los e estão prestes a bombardear a nave. Sem saída e a poucos minutos da iminente destruição da nave a única coisa que Zaphod pode fazer é uma sessão espírita para chamar seu bisavô Zaphod Beeblebrox Quarto. Um encontro revelador e que os salva no último segundo, mas nossos heróis são separados, enquanto Arthur, Ford e Trillian continuam na nave Zaphod e Marvin são teletransportados para Beta da Ursa Menor. E a aventura só está começando.

Nesta nova aventura Adams mantem o ritmo cômico e sarcástico e ouso dizer que ela é infinitamente melhor do que a primeira. A alternância de tempo e espaço é outro fator que ajuda na obra, o narrador onisciente colabora com a melhor compreensão de cada personagem. Eu confesso que arregalei os olhos no final, pois Adams encaixou muita informação em poucas páginas, não pense você que isso torna a leitura chata ela transcorre muito bem, melhor até que no primeiro volume. É claro que em um primeiro momento tudo parece sem sentido, mas o fechamento da narrativa é fantástico pois tudo se encaixa perfeitamente.

Não há muito mais o que dizer dos personagens principais que eu já não tenha dito na resenha de O Guia do Mochileiro das Galáxias, exceto talvez que temos uma maior participação de Marvin o androide paranoide, mas há controvérsias, algumas resenhas que li deixaram a entender que a presença de Marvin é apagada e que fez falta, essa não é a minha opinião. É ele que presencia e faz parte integral da cena mais hilária de todo o livro, tenho certeza que você vai rir e muito com ele.

Se toda essa aventura e genialidade de Douglas Adams não for suficiente para que você se interesse pela história eu aconselho a pensar um pouquinho mais. Talvez você possa estar interessado na resposta para a vida, o universo e tudo mais ou em conhecer alguém que seja a perfeita personificação do melhor personagem da série, Marvin o androide paranoide ou enfim, simplesmente ir almoçar no restaurante no fim do mundo onde você presenciará os últimos suspiros do universo sem que seja desintegrado com ele.

Enfim o livro é genial, e peço desculpas a vocês pela resenha mais curta, mas a verdade é que quando se fala de Adams a gente fica quase sem palavras e parece que a menor menção a algo já pode se tornar um mega spoiler. Espero que tenham gostado. Boa Leitura!!!

Ainda Genial!!!

Quotes do Livro:



"Resumindo: É um fato bem conhecido que todos que querem governar as outras pessoas são, por isso mesmo, os menos indicados para isso."


“O tal de Deus põe uma macieira no meio de um jardim e diz “vocês dois podem fazer o que vocês quiserem aqui, mas não comam essa maçã”. Obviamente eles comem a maçã, então Deus pula de trás de uma moita gritando: “Peguei vocês, peguei vocês!”

“- Se em algum momento futuro você achar que precisa de ajuda novamente, se tiver um problema difícil, se precisar de socorro…
- Sim?
- Por favor, não hesite em se danar.”

“(…) Meu Universo são meus olhos e meus ouvidos. Qualquer coisa fora disso é boato.”




Júh
              Zanotti

17 comentários:

  1. Eu já li toda a série e confesso que ri muito durante.
    Adoro os comentários do narrador onisciente!
    Marvin *-----* Com certeza o meu personagem favorito!
    Parabéns pela resenha!

    Luiza Helena Vieira
    Obsession Valley

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marvin é tudo de bom!!! e a série é maravilhosamente cômica eu amo!!!

      Excluir
  2. Ainda não li essa série mas me interessei bastante por conter humor. Pretendo ler o mais breve possível. Adorei a resenha.
    bjs

    entrepaginasesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. EU AMO ESSA SÉRIE!

    http://loucasporlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Tenho muita vontade de ler a série, mas sempre que ela entra em promoção no skoob eu nunca estou podendo comprar :/
    O livro parece ser realmente muito bom, necessito da série logo.

    http://devaneioselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. uhahuahua esse é meu maior problema com promoções do Submarino, sempre que estão boas eu não tenho dinheiro, mas as vezes dou um jeitinho :)

      Excluir
  5. Quando eu fui comprar a série toda não deu ): ~depressão ~ KKKK Gostei dele porque tem bastante humor.

    ResponderExcluir
  6. Eu quero ler essa série. Mas os títulos me desanimam. sauhsuahsua
    Dizem que é bem irônico. Li alumas frases qdo uma amiga tava lendo.

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia essa série, parece bem humorada.

    Valeu pela dica, ;)

    ResponderExcluir
  8. ainda não conhecia essa série. Estou vendo que tenho um mundo bem limitado na leitura. Preciso expandir meus horizontes.

    Beijinhos

    http://www.eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Ja´ouvi falar dessa serie e achei bem interessante, ainda naum tive oportunidade de ler, mas agora lendo sua resenha fiquei com vontade de correr a uma livraria e compra!

    ResponderExcluir
  10. Todo mundo fala que essa série é legal e tenho tanta curiosidade para ler...fiquei mais curiosa sobre a história, agora lendo sua resenha!!..espero poder gostar tb!

    bjus

    ResponderExcluir
  11. Tenho vontade de ler essa serie, por conta das capas acho elas uma graça! Alem da curiosidade depois que leio a resenha.

    ResponderExcluir
  12. Eu ainda não li nenhum livro da série, mas tô enganada em achar que é + infanto juvenil? Meu sobrinho tem 12 anos e já pensei em dar de presente pra ele...

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)