No dia 03 de janeiro de 1892 nascia na cidade de Bloemfontein, na África do Sul, o primeiro filho do casal de ingleses Mabel Suffield e Arthur Tolkien, John Ronald Reuel Tolkien. Aos três anos de idade ele se muda com a mãe e o irmão para a Inglaterra, onde se naturaliza britânico. Foi durante a segunda Guerra Mundial que ele escreveu seus primeiros rascunhos sobre Arda, palco das suas mundialmente famosas obras como “O Hobbit”, “O Senhor dos Anéis” e “O Silmarillion”.
A idéia de escrever seu primeiro grande sucesso surgiu por acaso em 1928, segundo ele:
"Um dos alunos deixou uma das páginas em branco – possivelmente a melhor coisa que poderia ocorrer a um examinador – e eu escrevi nela: Em um buraco no chão vivia um hobbit, não sabia e não sei por quê".
Mas somente dois anos depois ele realmente começou a escrever o livro, abandonando-o em seguida. Foi Susan Dagnall, uma bacharel de Oxford, que estimulou Tolkien a terminar de escrever o livro. A primeira edição do livro foi publicada em 1937, alcançando enorme sucesso. Com isso o autor foi sondado para escrever sobre novas aventuras e ofereceu o "Silmarillion", que era sua grande paixão, seu editor preferiu não arriscar (O livro viria a ser organizado postumamente pelo filho de Tolkien para que fosse lançado). Mas isso não impede que Tolkien desista de escrever mais sobre a Terra Média, com isso o publico é agraciado com a trilogia de O Senhor dos Anéis.
Ainda mais interessante em toda essa história é que Tolkien, sendo um apaixonado por línguas, criou o idioma Quenya, falado pelos elfos em suas histórias.
Em 2 de Setembro de 1973 o autor, já famoso por suas obras, vem a falecer aos 81 anos. Deixando um legado de grandes aventuras.
Júh
Zanotti
Puxa, que bacana isso!
ResponderExcluirAs vezes, a gte nem se prende a isso. A datas assim, em homenagens assim.
Singelas, mas fica como um agradecimento ao autor q fez e pq não, ainda faz tanta coisa boa né? Já q suas obras são eternas.
Beijo
Sim esse é o motivo pelo qual eu insisto em fazer essas homenagens, eles marcaram minha vida e me proporcionam coisas boas, é isso a isso que eu agradeço
ExcluirGostei da homenagem pro autor, tanta criatividade tinha que ser britanico mesmo (u.u) lindo!
ResponderExcluirheheh né ele é fantástico!!
ExcluirTenho os livros dele mas ainda não li. Quero ler em breve.
ResponderExcluirAdoro os filmes :)
bjs
entrepaginasesonhos.blogspot.com.br
Leia vc vai se encantar!!
ExcluirÓtima homenagem, e pelo que falam dele mais do que merecida.
ResponderExcluirAcreditem, ou não, mas eu nunca li um livro dele e nunca assisti ao Senhor dos Anéis, e sinceramente não sinto muita vontade, mas devo confessar que senti vontade de ler O Hobbit.
http://devaneioselivros.blogspot.com
Muito bom, um dos melhores autores que li, leia que é muito bom!!
Excluirjá lesse os filhos de húrin? um dos meus preferidos dele...
ResponderExcluirassisti o hobbit, muito bom, mas enrolado... eles vao lança o filme em 3 partes =/
o filho de tolkien lanço 12 livros sobre a terra média... imagina como tolkien se jogou nesse universo *--*
Ótima homenagem. Esse autor é um gênio mesmo.
ResponderExcluirBeijinhos
http://www.eraumavezolivro.blogspot.com.br/
parabens pela iniciativa de fazer uma linda homensgem!! merece demais!
ResponderExcluirNunca li nenhum livro dele, mas devem ser todo muito bons...estou super curiosa com a história de O Hobbit e quero ver o filme tb!!!!!!
ResponderExcluirbjus
Quero ler O Hobbit e assistir o filme, uma amiga minha ja leu e falou que é ótimo!
ResponderExcluir