terça-feira, dezembro 18, 2012

Opinando!!! Vida de blogueiro(a).




O que é ser blogueiro para você? Alguns irão responder que ter um blog é um Hobby, que é algo para se distrair nas horas vagas, que não é como se realmente importasse ter ou não destaque. Eu já pensei assim, mas isso foi apenas no primeiro mês de vida do meu primeiro blog. Tudo era pura diversão e compartilhamento de opinião, não que hoje não seja divertido ou que eu não tenha prazer em compartilhar minhas opiniões, mas a verdade é que a brincadeira ficou mais séria, e a falta de compromisso passou por aqui e disse tchau!!!


Ter um blog exige sim comprometimento, se você pretende crescer, ter leitores ativos e expressivo número de seguidores você obrigatoriamente terá que se dedicar. Mas é aí que entra o grande problema, a falta de tempo, a vida corrida, conciliar trabalho, estudos e para muitos família com a dedicação adequada ao blog, aquele espaço que você criou apenas para se divertir e compartilhar, parece quase impossível. Eu diria que não é, desde que você dê uma organizada no seu tempo. E aí meus caros, vocês podem aproveitar a vida.

Tire um tempo para escrever o que quer postar, caso não tenha nada de útil para dizer simplesmente não diga. Programe suas postagens, responda comentários, interaja com seu leitor, mas não se esqueça do que eu já disse, você precisa ter uma vida também. Programe algumas horas do seu dia para se dedicar ao blog, sempre que der dê as caras nas redes sociais, mostre que você está ali e que se esforça para manter tudo na mais perfeita ordem apesar da vida corrida. Enfim, não faça disso sua vida, mas dedicar-se em função de algo que te traz prazer nunca é demais.

Agora, se você realmente não tem tempo para dar uma espiadinha nas estatísticas ou interagir com seus leitores dê uma chance a quem possa e queira te ajudar, arranje um parceiro para ficar atento a isso. Outra dica legal são os colunistas, eles às vezes ajudam e muito na hora de manter o blog atualizado e em funcionamento. Mas escolha bem, afinal se você realmente tem carinho pelo seu blog não iria gostar de ver qualquer coisa estampada nas suas páginas. E eles provavelmente trarão consigo mais leitores interessados, isso é uma boa não é?

Enfim, há várias formas de não sucumbir ao esquecimento na blogosfera e tenho certeza que você encontrará uma forma de se manter ativo. Eu ao menos tento, cuido disso aqui sozinha por enquanto, mas me esforço para ter sempre algo legal para compartilhar com vocês, alias nem tão sozinha assim, tenho alguém que me ajuda nas revisões e me dá algumas dicas, além de manter meu pé no chão, porque eu sou adepta a voos altos e tombos catastróficos. Mas eu sinceramente não me vejo abandonando a blogosfera em um futuro muito próximo. Ser blogueira para mim é prazeroso e trabalhoso, às vezes eu quase perco a cabeça, mas respiro fundo e começo de novo. A melhor parte de tudo isso é saber que tenho leitores que estão sempre por aqui, que leem o que eu escrevo e que na sua maneira acabam tornando-se fiéis.

Júh
               Zanotti

20 comentários:

  1. Pra mim basta ter um blog e postar, isso faz de vc um blogueiro. Mas claro q tem q ter a dedicação mesmo, dependendo do q vc espera ou não do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Regi, depende do que você quer alcançar com o blog, quais são seus objetivos. Como disse, depois de um tempo os meus mudaram, eu queria visibilidade para o blog, comecei a levar um pouco a sério. Não que todos devam fazer isso, mas se há seriedade tem que haver comprometimento. Pelo menos essa é minha opinião :)

      Excluir
  2. Vida de blogueiro é difícil, mas gosto bastante disso.
    Próximo ano vai complicar um pouco já que estarei no terceiro ano do ensino médio, então terei realmente que usar a programação e as horas que entrar nas redes sociais para preparar alguma coisa para o blog.
    E sim para mim ter um blog é um hooby, ler livro é um hobby, juntei os hobbys e resolvi criar um blog de livros.

    Devaneios e Livros
    http://devaneioselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simn Vivi, eu ainda tenho tempo de preparar tudo por que trabalho em frente ao pc, mas a verdade é que nem sempre dá. Entre estudos e obrigações o blog muitas vezes fica em segundo plano, mas isso não muda em nada o carinho que eu tenho para com ele ou com os leitores. Você como blogueira deve sentir o mesmo :)

      Excluir
  3. Bem, tenho um blog, mas nada voltado a literatura. nem por isso, o que começou como brincadeira, ou apenas um passatempo para colocar minhas ideias, é um lugar a esmo.
    Me dedico como posso e procuro respeitar quem vai passar por lá. Mesmo tendo pouquissimos seguidores, alguns são fiéis, comentam mesmo, apoiam, criticam e eu fico imensamente feliz.
    Adorei o post e é bom a a gente ficar sabendo o que de fato é o blog, o quanto o autor se dedica e o quanto o respeito ao leitor é fundamental!!
    Para quem ama o que faz, o tempo sempre é oferecido com alegria, por menor q seja :)

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, eu dei uma visitinha lá no seu blog :) Claro preciso de um tempinho para olhar melhor, mas o que eu vi gostei bastante. E eu concordo com você, não dá para deixar a esmo e é muito bom ter reconhecimento. Eu adoro muito isso aqui e procuro me dedicar o máximo que posso.

      Excluir
  4. Ser blogueiro deve ser muito difícil mesmo, mas também deve ser legal (: eu já quis um blog mas não sei o que vou postar nele então não faço, sem falar na preguiça KKKK

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bianca, é um pouco trabalhoso sim, dependendo o que você almeja alcançar com o mesmo, mas isso não impede que você monte um por pura diversão. Poste as coisas que te agradam e o que é mais essencial nisso tudo é o respeito para com seus leitores. Tenho certeza que se você decidir montar vai adorar tudo!!

      Excluir
  5. De fato ser bloguerio exige bastante da pessoa, na minha opiniao o blog nao é feito somente de parcerias mas sim de pessoas que o frequentam, do que adiante voce ter zilhoes de livros pra resenhar sendo que ninguem ira comentar no trabalho que voce teve? Enfim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim é bem o que eu acho Jessica, mais importante do que a parceria e números são os seguidores que interagem no blog, eu sempre procuro responder vocês para manter essa interatividade e porque sempre surgem novas ideias nos comentários e isso é muito gostoso. Antes de mais nada gosto de ter pessoas que leem o que eu escrevo e que acompanham o blog. Infelizmente muitas pessoas só seguem por promoções e nunca mais voltam nem visitar o blog, mas eu posso dizer que tenho alguns leitores fiéis e que eu adoro.

      Excluir
  6. Ser blogueiro não é apenas ter um ter um blog, mas ser dedicado e sincero.
    Não sou blogueira, sou apenas uma leitora que gosta de ter uma segunda opinião, principalmente sobre livros.
    Obrigada, sei que ter um blog não é fácil mas espero que saiba que o que está fazendo é algo muito importante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dedicação é tudo Virginia, e a sinceridade não pode ficar de fora, eu procuro ser sincera nas minhas resenhas e transmitir o que eu realmente achei, mas não só nas resenhas, sou assim na minha vida também, sem mentiras a vida é muito mais bonita. Sua presença é muito bem vinda, suas sugestões também e não peço que se baseis apenas nas nossa opiniões, mas sempre que tiver algo em mente compartilhe sua ideia conosco, é sempre um prazer fazer o melhor para vocês. Obrigada a você por ser nossa leitora :)

      Excluir
  7. Para ter um blog é necessário ter um lado crítico e também dedicação para postar coisas interessantes que as pessoas querem ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Ruhama, é preciso pesar o que é satisfatório o que não é, não podemos apenas nos deixar levar por nosso gosto, é preciso olhar criticamente seja positivo ou negativo temos que ser sinceros. Espero que esteja gostando do blog, obrigada pela visita.

      Excluir
  8. Acho impressionante como o blog virou uma coisa tão importante pra mim, a ponto de meu marido reconhecer isso. É um espaço de fazer amizades, se expressar, trocar ideias, conhecer novas opiniões. É realmente difícil manter um blog sozinha, mas com compromisso a gente consegue, ainda que não fique do jeito como a gente realmente quer.
    Adorei o texto. ;)
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é exatamente isso, você me acompanhou e viu os problemas que enfrentei com o outro blog, o quesito passatempo não se encaixava mais. Adoro tudo isso aqui, a troca de ideias, as novas amizades e tudo mais. E como já disse pode contar comigo sempre, bjokas

      Excluir
  9. Que bom que voce tem esta idéia de bloggeiro... muitos não tem... deixam desatualizado por meses, ou postam qualquer coisa só pra se ter parceria.

    Gostei do que escreveu e espero que vc tenha muito sucesso com o seu blog.

    Porque penso que o blog é uma coisa pessoal, são suas idéias, suas opiniões, é voce ali... por mais que se tenha ajuda... não deixa de ser um pedacinho seu

    bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho um carinho enorme por tudo isso, é mesmo muito gratificante cada interação, cada novo seguidor e amigo que faço por aqui. Obrigada e que o sucesso venha para todos nós, esse é meu cantinho :).

      Excluir
  10. Apoio tudo que você disse. Ser blogueiro é uma coisa séria, é como se fosse um trabalho, exige de você muito esforço, comprometimento e dedicação. Amo essa minha vida de blogueira. Me dá uma felicidade enorme ser reconhecida pelos leitores, autores e outros blogueiros. Pra mim foi uma das melhores coisas que aconteceram na minha vida.
    Por isso quem diz que ser blogueiro é só diversão está muito enganado.

    Beijinhos!!!

    http://www.eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Ser blogueiro exige muito trabalho e comprometimento. Amo a blogsfera, sigo vários blogs e vejo o esforço de seus criadores para fazer tudo para que nós leitores sempre tenhamos vontade de voltar a visitar os blogs.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)