domingo, novembro 18, 2012

Resenha: Meu Hamster é um Gênio - Editora Valentina

Título: Meu Hamster é um Gênio
Autor: Dave Lowe
Editora: Valentina
Lançamento: 2012

Skoob

Sinopse: Benjamin Travesso é um garoto de nove anos, muito esperto, mas que... odeia matemática. Cheiroso é um hamster falante que detesta sementes e, acredite se quiser, É UM GÊNIO! Juntos são de arrasar! Daqui para frente, Ben e seu novo animal de estimação irão viver aventuras, desafios e perigos inacreditáveis. Mas será que conseguirão ganhar a aposta que o terrível professor de matemática do Ben, o Barba-Negra McCreedy, acabou de fazer? Cheiroso terá de ajudar Ben com os deveres de casa. Ben precisará vencer a desconfiança de todos. E juntos aprenderão uma grande e valiosa lição.

Ben tem 9 anos, e uma mãe que adora lhe dar castigos estranhos. Depois de amarrar a irmãzinha na cama com fita adesiva ela tranca todos os seus games e a Tv em um quartinho nos fundos da casa, mas não é só isso, ela também acha que já passou da hora de Ben ter responsabilidade e resolve que ele precisa ter um bichinho de estimação. Tudo que Ben precisa fazer é cuidar bem do tal bichinho, se ele conseguir terá todos os seus brinquedos de volta. Depois de um grande alvoroço de todos na família Ben ganha um pequeno Hamster e o chama de Jasper Bumbum-Cheiroso, um nome um tanto incomum. Enquanto Ben tenta fazer o dever de casa de matemática descobre que seu Hamster pode falar e além disso é um gênio em matemática, o que salva Ben de uma grande enrascada, já que ele não é nenhum Einstein.


" - Como eu já disse antes - ouvi a mesma voz, agora bem mais impaciente. - A resposta é cinquenta e sete!
Dei um pulo da cadeira, depois tornei a me sentar na cadeira, sem acreditar no que estava acontecendo.
Foi então que vi o hamster me espreitando através das barras da gaiola."

Mas as coisas começam a ficar ruim para Ben quando seu pai aposta com o professor que ele não passará no teste que será aplicado em dois dias. Já que apesar de o garoto estar entregando as tarefas sem nenhum erro é possível que ele está tendo ajuda, pois não vai tão bem quando os testes são aplicados na escola, onde Cheiroso não pode ajudá-lo. Assim Ben e o hamster bolam um plano e ficam na expectativa para que tudo corra bem, caso contrário o garoto terá que lavar o carro do professor com uma escova de dente em frente a toda a escola.

"Alguns minutos depois, quando saltou da rodinha, ele estava realmente sem fôlego.
- Tenho... duas... ufa... ideias - disse ele, ofegante.
- Diga logo, então.
- Número um: vou tentar lhe ensinar os fundamentos básicos da matemática nas próximas 48 horas. 
- Hummm - murmurei. - Acho melhor a gente começar pela número dois."

"Meu Hamster é um gênio" é um livro infantil, porém merece mérito. Li o livro numa sentada só, é engraçado  e tem uma leitura leve, não consegui parar de ler assim que comecei. Além disso ele ensina pequenas noções matemáticas de uma forma bem divertida. Lowe conseguiu colocar em poucas páginas várias características dos personagens. Do que eu venho vendo, não são muitos autores que se importam ultimamente.

Eu indicaria o livro para crianças entre 7 e 9 anos, mas para falar a verdade qualquer um que pegar o livro para ler não vai se arrepender. A diagramação é muito fofa e bem feita. Um ponto forte na minha opinião, foram as ilustrações. Narrado em 1º pessoa o livro me pareceu mais um diário e tudo o que lemos é narrado pelo próprio Ben, de forma leve e divertida. Chegamos até a sentir o nervosismo do pobre garoto no teste final.
Divertido e consistente

Sem quotes hoje, mas prometo que logo mais teremos uma promoção bem bacana para vocês. 
Boa Leitura!!!

Júh
              Zanotti

3 comentários:

  1. Eu estou querendo muito ler esse livro mas ainda não tive a oportunidade. Todas as resenhas e comentários que leiam são sempre positivas e isso só aguça mais a minha curiosidade. Gostei da sua resenha. Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo muito bom Rai, eu adorei sério. Não conseguia parar de ler e li em uma sentada só. Logo mais tem promoção, fique atenta :)

      Excluir
  2. Que bonitinho... bah, eu precisava de um hamster desses na minha época do colégio, já que eu era um zero a esquerda em matemática, hehehe. Achei uma graça o livro!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)