segunda-feira, novembro 26, 2012

Historiando - O Fim de Calvin e Haroldo

Calvin é um garoto de seis anos de idade cheio de personalidade, que tem como companheiro Haroldo (Hobbes), um tigre de pelúcia, que para ele está tão vivo como um amigo verdadeiro, mas para os outros não é mais que um tigre de pelúcia. O nome Calvin é uma homenagem a João Calvino, um reformador religioso do século XVI e Haroldo (Hobbes) recebeu o nome em homenagem a Thomas Hobbes, o filósofo inglês do século XVII. Não se sabe porque o nome Hobbes foi traduzido para Haroldo, já que é uma homenagem e isso gerou muitas críticas de fãs.

A tira foi publicada pela primeira vez em 18 de Novembro de 1985, e tornou-se um grande sucesso, sendo em seguida publicada em mais de 2000 jornais ao redor do mundo. Veja abaixo a primeira tirinha:




Em 1995, Bill Watterson resolveu abandonar a tira, mesmo assim elas continuaram a ser publicadas em vários jornais. A ultima foi publicada em 31 de dezembro de 1995. Nesta tira Calvin e Haroldo (Hobbes) estão fora de casa, na neve, o que o deixa maravilhado e empolgado com a cena de inverno. A última tira mostra Calvin maravilhado com a neve.


Bill Watterson encerrou sua criação enviando uma carta ao seu editor, abaixo pode ser lida uma réplica da carta enviada ao editor (Segue tradução abaixo):



"Caro Editor:


Vou parar com Calvin e Haroldo no final do ano. Esta não foi uma decisão fácil nem recente, e saio com uma certa tristeza. Entretanto, meus interesses mudaram e acredito ter feito o possível dentro dos estreitos prazos diários de entrega e dos pequenos painéis. Estou ansioso para trabalhar num ritmo mais reflexivo, com menos compromissos artísticos. Ainda não decidi sobre futuros projetos, mas meu relacionamento com a Universal Press Syndicate continuará.

É uma honra que tantos jornais tenham desejado publicar Calvin e Haroldo, terei orgulho disso por muito tempo. Apreciei extremamente seu apoio e complacência durante a última década. Desenhar esta tira foi um privilégio e um prazer e agradeço a você por ter me dado esta oportunidade.

Sinceramente,

Bill Watterson"

Júh
                Zanotti

2 comentários:

  1. Essas tirinhas são geniais! Muito legal tu ter postado a primeira tirinha :)

    Ano passado, lendo algumas revistas encontrei um pouco da história desses personagens também, se quiser dar uma olhadinha: http://nandarilha.blogspot.com.br/2012/03/calvin-e-haroldo.html

    Um abraço!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)