quarta-feira, outubro 17, 2012

[Resenha] Eragon - Christopher Paolini

Eragon
Ciclo Herança
Autor: Christopher Paolini

Sinopse: Eragon é uma história repleta de ação, vilões e locais fantásticos, com dragões e elfos, cavaleiros, luta de espada, inesperadas revelações e uma linda donzela. Inspirado em J.R.R. Tolkien, que criou idiomas para os diálogos de seus personagens, Paolini utiliza o norueguês medieval para a linguagem dos elfos e inventa expressões específicas para os anões e os urgals, de modo a dar veracidade ao lendário reino de Alagaësia, onde a guerra está prestes a começar.
O protagonista é um jovem de 15 anos que, ao encontrar na floresta uma pedra azul polida, se vê da noite para o dia no meio de uma disputa pelo poder do Império, na qual ele é a peça principal. A vida de Eragon muda radicalmente ao descobrir que a pedra azul é, na realidade, um ovo de dragão. Quando a pedra se rompe e dela nasce Saphira, Eragon é forçado a se converter em herói.
Involuntariamente, o jovem é lançado para um arriscado mundo novo movido pelas tramas do destino, da magia e do poder. Empunhando apenas uma espada lendária e seguindo as sábias palavras de um velho contador de histórias, Eragon e o leal dragão terão de se aventurar por terras perigosas e enfrentar inimigos das trevas em um Império governado por um rei cuja maldade não conhece fronteiras.
Eragon é um jovem rapaz que verá sua vida mudar completamente ao se deparar, nas montanhas da Espinha, com o que parece ser uma pedra. Ele leva uma vida pacata na fazenda do tio, onde foi deixado pela mãe antes que a mesma morresse, não faz a menor ideia de quem seja o pai e tem por amigos os habitantes de Carvahall. Apaixonado pelas histórias do único contador de história do povoado, Eragon adora ouvir sobre os Cavaleiros de Dragões, antiga ordem que mantinha a paz na Alagaësia. Mal sabe ele que a pedra que encontrou na Espinha é na verdade um Ovo de Dragão, que selará com ele um laço eterno de Cavaleiro e Dragão. Ao descobrir que os Ra'zac (servos sinistros do Rei) estão atrás da tal pedra que não é pedra, Eragon decide fugir e conta com o apoio de Brom, o contador de história. É assim que Cavaleiro e seu Dragão juntamente com Brom o misterioso contador de Histórias, partem em uma jornada em procura dos Varden, os rebeldes que lutam contra o Império.

Falar sobre Eragon é uma das partes mais difíceis, creio eu. Afinal de contas ele não foi um dos personagens que mais me cativaram no livro. Muito pacato e às vezes sonso, mais me pareceu um Herói perdido do que um rapaz cheio de coragem. É claro que tem seus pontos positivos, caso não tivesse eu teria abandonado o livro logo no começo. Porém, o que mais chama atenção em Eragon é sua hombridade e Honra, sem contar o fato de manter-se a todo tempo humilde. Acredito que Paolini poderia ter trabalhado um pouco mais na personagem. Depois ainda temos a Dragão Saphira que na verdade também não chegou a me convencer, é absurdamente vaidosa, o que pode-se falar a seu favor é que é extremamente corajosa e fiel ao seu cavaleiro.

Como na maioria das histórias, os personagens secundários acabam tendo uma participação muitas vezes essencial. Confesso que neste livro me chamaram mais atenção do que o próprio Eragon. Brom o contador de história é simplesmente fantástico e todo o mistério envolvido na vida do mesmo nos prende à leitura, sempre querendo saber como e porque de tanto mistério. E não se engane, todas as atitudes dele tem um porque e um como. Também não posso deixar de falar de Murtagh, Arya, Angela Solembum e Jeod que fazem parte de toda esta história, uns se tornam mais importantes que outros durante a série, mas são eles que atiçam a nossa curiosidade a cada página. Sem contar que sou completamente suspeita para falar do primeiro. Murtagh é simplesmente tudo, ou seja, é o herói que Paolini não conseguiu fazer de Eragon. Com sua história cheia de desafios é ele que fez com que eu me encantasse com a série de vez.

O que dizer sobre a Edição? Bom, a que tenho em casa é a de páginas brancas e sem as abas, pois comprei em uma promoção do submarino. Apesar disso não deixou a desejar e até hoje está em casa conservada e em bom estado. A Rocco fez um excelente trabalho, tanto no acabamento quanto na escolha de tradutor. Tudo impecável. Tirando a parte das abas.

Para concluir recomendo de olhos fechados a leitura deste livro, que é o primeiro de uma série de 4 volumes. Apesar de ser muito comparado a Senhor dos Anéis tem uma fluência mais corrida e não enrola tanto em partes sem importância, pelo menos é o que acho, já que já vi e ouvi outras opiniões por aí. Eragon faz parte da minha lista de favoritos e deveria fazer parte da sua também. Boa leitura!!!

Por que é uma das minhas séries favoritas.
Quotes do Livro:

"Um guerreiro se faz com uma parte coragem, três partes loucura."

"(...) não podemos discutir com todos os tolos do mundo. É mais fácil deixá-los vencer, para depois enganá-los quando não estiverem atentos."

"(...)muitas pessoas morrem pelas suas crenças. Na realidade, é muito comum. A verdadeira coragem está em viver e sofrer por aquilo em que se acredita."

"Há uma razão para termos nascido com um cérebro nas nossas cabeças e não pedras."

"As pessoas têm um costume irritante de se lembrarem de coisas que não deviam."

"A ignorância é, de fato, felicidade."

5 comentários:

  1. A série é toda perfeita! Também acho que o Paolini enrola muito menos em partes desimportantes do que Tolkien, mas isso se deve também ao fato da época e que ele começou a escrever a história com 15 anos; tudo fica bem mais simples. Acho que Eragon não é o melhor volume da série (meu preferido é Brisingr), serve mesmo para uma introdução, mas não deixa de ser excelente *-*

    http://queridos-sapiens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, concordo com você com a questão da época e tudo mais. Apesar disso não dá para negar que Tolkien exagera um pouco kkkk. Adoro a série também é uma das minhas preferidas. Mas achei que o melhor livro foi Eldest seguido de Herança. Final fantástico :) logo mais farei a resenha dos outros volumes. Obrigada pela visita.

      Excluir
  2. Acredita q ainda não li nenhum livro dessa série?
    Mas admito, sou maluca pra ler..rs
    A época, os principios, acho que tudo que já li sobre esse e os demais livros, fala da grandiosidade dos cenários, de como a história flue sem ondas, sem fricotes.
    Com certeza, vou ler esse e todos os outros(e breve..rs)

    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Tenho muita curiosidade de ler essa série! Fiquei com mais vontade agora que li sua resenha! Muito lindo seu blog, parabéns Ju!

    ResponderExcluir
  4. Estou curiosa pra ler essa série há muito tempo! Fiquei com mais vontade agora, que li sua resenha! Amei seu blog, parabéns, Ju! Beijos!


    Blog: http://literarte.blog.br
    Insta: instagram.com/blogliterarte
    Twitter: twitter.com/yasmimsaks

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)