terça-feira, maio 22, 2018

Supernormal - um livro para desconstruir

Conheça Supernormal, a história de Beto um jovem bastante "normal" que tem suas certezas e concepções sobre a vida mexidas ao reencontrar um velho amigo de infância, hoje conhecida como Helena uma mulher Trans. Através desse reencontro Beto tentará compreender a mudança sofrida pelo amigo e passar a questionar a própria realidade e a normalidade que antes fazia parte de sua vida.

Supernormal - Skoob - Paralela
Lançado em tempos de divisão e intolerância, Supernormal é um livro delicado, contundente. Beto leva uma vida normal, dividida entre um emprego no escritório de advocacia da mãe, almoços com os colegas de trabalho e os discos das suas bandas de rock preferidas. Até que seu mundo vira de cabeça para baixo quando depara com Helena, pessoa de quem foi melhor amigo na adolescência e que hoje é uma mulher trans. Se em um primeiro momento Beto fica obcecado em compreender a transição que ela enfrentou, logo passa a questionar outra realidade: a sua própria. Revendo privilégios e preconceitos, ele descobre que precisa escolher um lado. O preço disso, porém, pode ser mais alto do que imagina. “Supernormal não é exatamente um livro sobre nós, pessoas trans, mas sobre uma personagem que, ao estranhar nossa existência, passa a estranhar a sua própria e os motivos que tornariam temerária nossa tão característica ousadia de lutar pelo que somos e pelo que dá sentido à nossa vida.” — Amara Moira, travesti, doutora pela Unicamp e autora de e se eu fosse puta.

A obra é o terceiro livro escrito por Pedro Henrique Neschling, sendo o primeiro uma adaptação da peça "Como Nossos Pais", publicado pela Editora Giostri e o segundo Gigantes, publicado pela Paralela em 2015. Além de escritor Neschling é ator, diretor, roteirista e dramaturgo. Sua obra chamou atenção principalmente pelo tema e rapidamente coloquei na minha lista de leitura.

Para os moradores de São Paulo vai acontecer um evento de lançamento no dia 29 de maio terça-feira, às 19h, com debate do projeto Desconstruir para Construir. Além de Neschling, que irá autografar o livro após o evento, estará presente a pesquisadora Amara Moira, e o evento será mediado pela jornalista  jornalista Regina Volpato.

Informações sobre o evento:


Lançamento: Supernormal
Dia 29 de maio, terça-feira, às 19h.
Livraria da Vila – Fradique Coutinho, 915 - Vila Madalena, São Paulo - SP
Grátis. Livre.

15 comentários:

  1. Legal essa ideia do livro e isso de falar de pessoas trans dessa forma, pelo lado de outra pessoa. Chamou atenção e deixou curiosidade pra saber como ele vai lidar com isso.
    Tomara que seja um bom lançamento e quem puder ir vai ser bem legal ^^

    ResponderExcluir
  2. Olá Ju!
    O livro parece ser bem divertido, eu gostei mto, vou aguardar mais sobre ele.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Puxa,em uma época onde a aceitação tem sido mais abrangente,mas que mesmo assim, precisa melhorar e muito, tão bom ver que a literatura também está fazendo sua parte. Ainda mais se tratando deste universo Trans,tão pouco ainda falado, discutido e exposto.
    Adorei a ideia do livro!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Oi, Ju.

    Com certeza vai ser um evento com bastante debate sobre o assunto, e de bastante relevância. Pra quem mora em São Paulo, vale a pena ir. Eu não perderia.

    ResponderExcluir
  5. Que interessante!
    Ainda não tive a chance de ler nada sobre esse tema; ontem vi uma pessoas trans conversando sobre o tema e caramba, é muito mais doloroso do que eu imaginava.
    Esse livro parece ter uma abordagem bacana e com certeza a desconstrução não será apenas do personagem, mas nossa também.
    A capa é bem fofa.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Já era fã do Pedro Neschiling como ator e me tornei ainda mais quando descobri seu lado escritor.
    Ainda não tive oportunidade de ler mas por sua ótima resenha sei que não me decepcionarei.
    É um assunto delicado porém importante e que precisa ser discutido

    ResponderExcluir
  7. Oi, Ju!!
    Gostei muito da história do livro, ainda não li nenhum dos livros do Pedro Henrique Neschling, mas achei bem interessante o autor falar sobre as pessoas trans. Adorei a indicação!!
    Bjos

    ResponderExcluir
  8. Que ideia bacana, acho que atualmente com tanto preconceito e intolerância essa leitura é essencial. Interessante demais ter essa perspectiva não pelos olhos da pessoa trans e sim de um amigo que o reencontrou, mostrando a luta e a coragem dos lgbt de encara esse mundo tão cheio de violência e preconceito

    ResponderExcluir
  9. Oi, Ju!
    Não conhecia Supernormal, e confesso que não fiquei interessada em conhecer a história do Beto, não curto histórias sobre autoconhecimento/autodescobrimento... mas quem sabe depois de ler resenhas sobre ele eu acabe me interessado e decida lê-lo?!...
    Abraços.

    ResponderExcluir
  10. Ju!
    Sinto apenas que esses eventos sejam longe daqui do nordeste.
    DEsejo o maior sucesso!
    Maravilhoso final de semana!
    “Gosto de ouvir. Aprendi muita coisa por ouvir cuidadosamente. A maioria das pessoas nunca ouve. “(Ernest Hemingway)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA MAIO BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  11. An-nyong-ha-se-yo!
    Que legal, não sabia que ele tinha feito uma adaptação da peça Como Nossos Pais.
    E os lançamentos sempre em SP...

    ResponderExcluir
  12. OI Ju.
    Essa é a primeira vez que vejo falar dessa obra e já estou encantada com essa premissa. Adoro essa ideia de desconstruir, pensar e refletir sobre coisas novas, ou por outros pontos de vista, enfim, achei a ideia interessante.

    ResponderExcluir
  13. Olá, fiquei bastante curioso para conhecer essa e outras obras do autor, que parece não ter medo de expor sua crítica referente ao preconceito enraizado. Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Não conhecia, mas eu AMEI essa premissa.
    Deve ser uma leitura muito gostosa, que nos faz refletir sobre várias coisas.
    Queria muito poder ir no evento.

    beijinhos
    She is a Bookaholic

    ResponderExcluir
  15. A premissa do livro é bem interessante. Tem um tema muito atual. Um tema que tem sido mais discutido ultimamente. O legal é que é um livro que deve trazer várias reflexões não apenas para quem vive essa realidade, mas pra quem quer conhecer mais. Ler sobre realidades diferentes da nossa cria na gente uma empatia incrível. Muito legal ter esse lançamento, aproxima os leitores.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)