segunda-feira, janeiro 08, 2018

Awards Literário 2017 - Os Memoráveis do Ano


O ano de 2017 chegou ao fim e agora é hora de fazermos um balanço das melhores, ou nem tanto, leituras do ano. Este ano não vou abrir para votação já que demorei um pouco para me animar com esta postagem, então aqui vocês vão encontrar as minhas escolhas. Não foi muito fácil escolher, nunca é, são tantos livros bons, mas ainda assim é uma delícia fazer essa postagem, espero que gostem e se quiserem dar a opinião de vocês e falar sobre os livros que mais gostaram é só deixar um comentário, prometo responder todos!


Meio Mundo é o segundo livro da trilogia Mar Despedaçado, de Joe Abercrombie. Diferente do primeiro livro "Meia Rei", esta continuação trouxe uma história muito mais intensa e cheia de ação. Creio que isso se deva ao amadurecimento da história e funcionou muito bem. Além disso os personagens muito bem construídos tornando tudo ainda melhor. Abercrombie apresenta aqui uma fantasia mais leve do que em sua outra série "A Primeira Lei", por isso a meu ver ela é mais juvenil, ainda assim é sensacional. (Resenha)

Melhor Quote:

"– Um homem que dedica todos os pensamentos a fazer o bem e nenhum às consequências... – Pai Yarvi levantou a mão deformada e pressionou o dedo torto contra o peito de Brand. – É um homem perigoso."


Apesar de A margem das Sombras, assim como o livro anterior da trilogia Anjo da Noite, ter sido uma história lenta no começo, com o decorrer da narrativa o autor nos insere em um cenário cheio de intrigas e ação. O que mais chama atenção nesse série é a forma que o autor consegue manter seu leitor conectado e o surpreende com diversas reviravoltas. Este foi um livro que me convenceu no geral, mas que demorei para criar estima. Ainda assim foi muito bom! (Resenha)
Melhor Quote:

"- Um lobo pode se tornar um cão de caça, filho, mas nunca será um cãozinho de colo." 
 

Li alguns Juvenis muito bons esse ano, entre eles Tudo junto e misturado, que é uma história leve mas dramática que me conquistou aos poucos, contudo não favoritei o livro. Então, escolhi Só Escute da Sarah Dessen para esta categoria. Não é o melhor livro da autora que li, mas ainda assim é muito bom. Dessen sabe como ninguém retratar um cotidiano real em uma história que encanta e ensina. Amo essa autora! (Resenha)
Melhor Quote:"

"[...] a música é uma constante. E é por isso que temos uma ligação tão visceral com ela, sabe? Porque uma música pode te levar instantaneamente a um momento, um lugar ou até uma pessoa. Não importa o que tenho mudado em você ou no mundo, aquela música permanece a mesma, exatamente como em outro momento. Isso é bem impressionante."
 

Sou fã de carteirinha de Colleen Hoover e portanto suspeita para falar, mas o melhor livro New Adult que li esse ano foi sem sombra de dúvidas Confesse. Este livro trata com delicadeza as dores e arrependimentos das pessoas. Owen o personagem principal é um artista que cria quadros através das confissões de pessoas anônimas. O mais bonito nesta obra em especial é que além de CoHo trazer a arte para sua obra ela trouxe realidade através de confissões de pessoas reais, mesmo que anônimas. Esta história é tocante, linda, enfim perfeita! (Resenha)
Melhor Quote:

"Altruísmo. Isso deve ser a base de qualquer relacionamento. Se uma pessoa realmente se importa com você, ela terá mais prazer com o que faz você sentir, do que com a maneira com que você o faz se sentir."





Comecei Kingmaker este ano, e dos dois primeiros livros da trilogia de Toby Clements posso dizer que Kingmaker "O Abandono da Fé" é o mais bem desenvolvido. Os personagens crescem exponencialmente neste segundo livro e o autor tem um talento natural para deixar o leitor apreensivo com os acontecimentos. A narrativa ágil e cheia de surpresas colabora com o balanço geral de esta ser uma obra sensacional. (Resenha)


Definitivamente foi "Como se Casar com um Marquês", segundo livro da Julia Quinn que li. O Primeiro da série Agentes da Cora não foi tão bom quanto esse. Um romance espirituoso e que me fez rir em diversos momentos! Em "Como se Casar com um Marquês" eu finalmente passei a entender porque Julia Quinn é tão boa autora. (Resenha)


Melhor Quote:

"Precisava dela. E sabia que não teria paz até que ela fosse dele, até que conhecesse cada centímetro daquele corpo, cada canto daquela alma. Se aquilo era amor, estava disposto a se entregar de boa vontade."


Não li tantos Dramas esse ano, mas dentre os poucos que li escolhi Meus Dias com Você, não foi meu livro preferido do ano, mas ele trás uma história linda, sobre perdão, consequências e as frustrações da vida. Realmente uma história muito bonita! (Resenha)

 Melhor Quote:

"Sempre vou desejar a chance de mudar algumas coisas, mas não posso. Então tentarei carregar comigo os momentos felizes e esquecer os ruins."
 
A melodia feroz é uma leitura gostosa, um universo diferente e distópico meio sombrio em que os papeis se invertem alterando o clichê mocinho bad boy e mocinha inocente. Foi uma das melhores leituras de 2017, seu ritmo eletrizante mantém o leitor atento e seu final é daqueles que pedem por mais. (Resenha)

Melhor Quote:

"-Dói - ele sussurrou.
-O quê?
-Ser. Não ser. Me entregar. Me conter. Não importa o que eu faça, tudo dói.
Kate inclinou a cabeça para trás, apoiando-a na banheira.
-O nome disso é vida, August - ela disse. - Você queria se sentir vivo, certo? Não importa se é monstro ou humano. Viver dói."


Comportamento Altamente Ilógico foi uma agradável surpresa, visto que não sou muito fã do gênero. É aquele tipo de livro que você lê e no fim quer saber como foi toda a vida dos personagens e não só uma fase. Comportamento Altamente Ilógico é um livro lindo, sensível e a única coisa que tenho contra ele é que acabou cedo demais (Resenha)

Melhor Quote:

"Não importa o quanto você se esconda, o mundo te encontra e te dá motivos para sair das sombras."


Amor sem medidas é o terceiro livro dá trilogia "Desejo proibido" e com certeza a melhor história da série. Envolvente e nada apelativa a história de Riley e Lex é linda e nem um pouco forçada. Sou obrigada a dizer que nem o clichê me incomodou (Resenha)

Melhor Quote:

"- Eu só queria dar alguma coisa para mostrar o que você significa para mim.
Riley contraiu os lábios e voltou a olhar o desenho.
- Um planeta?
Lexie fez que não com a cabeça.
- Não, seu bobo. - Lexie ficou mais séria. - O mundo. O mundo inteirinho."


Auburn Reed e Owen Gentry, o casal do Livro Confesse de Colleen Houver foi a sensação desse ano, me apaixonei por Owen a primeira palavra. Apesar da história dos dois ter acontecido muito rápido deu pra entender a conexão que os une, sem contar que o livro não é exatamente sobre o romance. Enfim eles me fizeram suspirar! Ah, este livro tem uma série de TV, os atores da imagem ao lado interpretam Auburn e Owen.
Melhor Quote:

"Minha mãe diz que há pessoas que você encontra e quer conhecer, e há pessoas que você encontra e já conhece. Eu sinto como se já conhecesse Owen. Nossas personalidade parecem se complementar uma a outra, como se a gente se conhecesse durante a vida toda. Eu não tinha ideia até hoje do quanto eu preciso de alguém como ele em minha vida."


O Livro vencedor desta categoria foi Tudo Junto e Misturado, o que me chamou atenção para ele foi a sinopse, esperava uma leitura leve e divertida, típica de filmes da Sessão da Tarde, de certa forma o livro é assim, mas ele tem algo mais que o torna triste e encantador ao mesmo tempo, fiquei apaixonada pela história e pelos personagens! (Resenha)

Melhor Quote:

"É uma coisa muito triste da natureza humana. Passamos muito mais tempo pensando no que não temos ou no que perdemos do que pensando no que temos."
 


Coluna de Fogo do autor Ken Follett, apesar de ter a impressão que a fonte criativa do autor que antes parecida inesgotável está se afunilando não há como negar que seus enredos são muito bem trabalhados. Follett tem um dom para interligar os núcleos de sua história e desenvolver os mais diversos conteúdos que fica difícil achar ruim qualquer de seus livros.




Férmin Romero de Torres, todo ano que eu ler algum livro do Zafón este vai ser o melhor personagem do ano. Atualmente estou lendo O Labirinto dos Espíritos, mas ano passado eu finalmente larguei a vergonha na cara e peguei O Prisioneiro do Céu, livro que me contou muito mais da história desse personagem que antes disso já era o meu preferido de todos os tempos!
Steve Buscemi é o ator que mais me passa a ideia de Fermín, por isso deixo uma imagem dele para vocês.



Deste Link



Não falaria de Brand, personagem do livro Meio Mundo, no sentido boy Magia, soa muito pouco para ele. Brand é um rapaz valoroso e corajoso a seu modo que anseia por fazer o bem, na minha opinião um dos melhores personagens do Joe Abercrombie. Ele é valioso tanto em sua personalidade quanto em suas ações!

Muita gente não deve concordar comigo, dizem que ela é esnobe, mas a personagem que escolhi para essa categoria foi Sage Fowler de O Beijo Traiçoeiro. Ela é aquele tipo de personagem forte, que não abaixa a cabeça e sabe do que é capaz, com o bônus que não se torna chata por sua teimosia. Ela é forte e determinada e sua natureza observadora dá ao leitor a sensação de saber mais do que realmente sabe, o que colabora com as surpresas que advém no decorrer da narrativa. (Resenha)


Melhor Quote:

"Representamos vários papéis durante ao longo da vida... Isso não faz com que todos sejam mentira."


Mare da série A rainha Vermelha, a personagem vem me irritando desde o primeiro livro e neste ela só pareceu ainda mais irritante, cheia de atitudes egoístas ela não consegue me convencer de sua dor ou arrependimento. Em Prisão do rei ela só não passou dos limites porque tem uma personagem quase tão chata quanto ela, se é que é possível. Espero sinceramente que ela melhore muito no último livro da série que sai ainda em 2018. (Resenha)

Melhor Quote:

"Partes de mim, partes pequenas, continuam apaixonadas por uma ficção.Um fantasma de um garoto que não consigo desvendar"



Quando a bela Domou a Fera foi uma decepção no sentido de releitura, eu esperava por mais elementos do conto A Bela e a Fera, contudo no geral ele não passou muito do lugar comum que são romances de época, faltou a magia do conto original. Mas ainda assim é um bom livro, uma boa história, mas isso só se não levarmos em conta que a ideia era ser uma releitura. (Resenha)

Melhor Quote:

"Ela é como minha outra metade. Minha outra maldita metade, como uma espécie de piada que Platão inventou. Como algo que eu nunca quis e, então, lá estava ela."

Não pensei que ia ser tão complicado fazer essa postagem, quando estava chegando ao fim dela percebi que talvez eu não tenha lido tantos livros ano passado porque minhas leituras deixaram a desejar. Foram poucos os livros muito bons que li, no geral meu balanço foi razoável. Vou tentar mudar isso em 2018.



3 comentários:

  1. Uaaaaau!
    Também sou muito fã da Colleen, que talento essa mulher tem. Amei Confesse, uma história tão linda. Owen... 💖
    Mais um comentário positivo em relação a Tudo junto e misturado, pensando seriamente em ler.
    Vou procurar sobre Comportamento altamente ilógico, nunca nem tinha visto este livro mas o quote me chamou atenção. E eu gosto de sick-lit.
    Gostei das suas escolhas e dos quotes selecionados.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Eu faço algo parecido com isso no Oscar literário, mas eu faço ele sempre perto do Oscar dos filmes hehe. Alguns dos livros que apareceram na sua lista estão nos meus desejados.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  3. Adoro esse livro Confesse, é um dos melhores que li dela. Doida pra ver como é esse da Julia, se for uns dos melhores dela é só amor! O de Meus dias com você é um que gostaria de ler também. E o de Melodia feroz parece muito bom mesmo, só vi elogio. Férmin como melhor personagem! Também amo ele, meeeu, que cara maravilhoso! Aqueles livros são incríveis né? Quero ler esse ultimo.
    E o de Quando a bela Domou a Fera queria ler, espero gostar mais.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)