quarta-feira, setembro 06, 2017

[Resenha] Ninguém nasce Herói - Eric Novello

Ninguém Nasce Herói
Autor: Eric Novello
Editora Seguinte
384 Páginas
Skoob


Sinopse: Num futuro em que o Brasil é liderado por um fundamentalista religioso, o Escolhido, o simples ato de distribuir livros na rua é visto como rebeldia. Esse foi o jeito que Chuvisco encontrou para resistir e tentar mudar a sua realidade, um pouquinho que seja: ele e os amigos entregam exemplares proibidos pelo governo a quem passa pela praça Roosevelt, no centro de São Paulo, sempre atentos para o caso de algum policial aparecer. Outro perigo que precisam enfrentar enquanto tentam viver sua juventude são as milícias urbanas, como a Guarda Branca: seus integrantes perseguem diversas minorias, incentivados pelo governo. É esse grupo que Chuvisco encontra espancando um garoto nos arredores da rua Augusta. A situação obriga o jovem a agir como um verdadeiro super-herói para tentar ajudá-lo — e esse é só o começo. Aos poucos, Chuvisco percebe que terá de fazer mais do que apenas distribuir livros se quiser mudar seu futuro e o do país.
Imagine um Brasil em que vivemos uma Ditadura Fundamentalista e Religiosa, uma realidade que observando o caos político pelo qual passamos não parece muito distante, o que você faria? Esta pode ser uma pergunta de difícil resposta, mesmo que nossa vontade seja lutar contra a opressão nem sempre temos os meios para tanto, e também existem aqueles que se sentem confortáveis, ou até mesmo os que se deixam enganar pelo mídia e publicidade governamental. Já vimos isso acontecer com uma Ditadura Militar, mesmo que a grande maioria dos leitores que por aqui passam não tenham exatamente estado presentes no momento em que isso ocorria. Bom, Chuvisco tem uma opinião bem formada sobre o que fazer, ele luta através dos livros.
"Do jeito que o país vai, um livro de terror é um amigo mais sincero que um de auto ajuda."
O jeito que Chuvisco encontrou de fazer oposição ao governo é distribuir livros proibidos em praça pública. Com a ajuda de alguns amigos e uma mochila nas costas o jovem sai pelas praças de São Paulo munido de coragem e boas ações, eles sabe que é necessário tomar extremo cuidado, mas sente que por mais que seja pouco é algo a ser feito. Mas tudo começa a mudar quando ele se vê envolvido em uma briga com uma das mais perigosas milícias urbanas, - a Guarda Branca - para proteger um jovem que provavelmente seria espancado até a morte. É nesse momento que ele começa a se perguntar se é possível fazer mais e o mais importante como agir.
"A verdade é que ninguém nasce herói.Mas isso não nos impede de salvar o mundo de vez em quando."
Quando soube do lançamento deste livro eu tive diversas ideias sobre os pontos que o autor iria abordar na narrativa, a primeira delas foi com relação a Ditadura em si, eu esperava que Novello explorasse bastante os acontecimentos que levaram a tal situação e principalmente apresentasse mais sobre os conceitos e perigos das pessoas que iam contra este governo. Não que o autor não tenha trabalhado esses pontos, mas eu como leitora esperava que fosse bem mais embasado, acho que na verdade eu aspirava mais por um livro que abordasse mais o lado histórico da situação.

Mas se Novello me "decepcionou" neste quesito ele com certeza ganhou minha admiração em outros. O autor sabe equilibrar muito bem cenas que exigem ação e tensão com um leve toque de humor e empatia, eu me peguei diversas vezes querendo ser parte daquela turma, que não cruzava os braços e ainda assim tentava viver a vida da melhor forma possível.

Abro um adendo aqui para falar sobre as Catarses criativas de chuvisco, momentos em que o personagem deixava que sua imaginação tomasse conta do que via. No início do livros essas foram as partes que mais gostei, o autor se utiliza de referências pops e culturais para apresentar essa particularidade do protagonista, contudo em alguns momentos isso se torna um exagero, principalmente quando algo importante é abruptamente modificado e relegado a imaginação do personagem. Compreendo que Chuvisco não tinha controle sobre essas crises, mas eu me sentia jogada em uma situação completamente diferente da que estava lendo. É como um rearranjo cerebral sobre o que você está lendo, o personagem projeta para si mesmo uma situação diferente, mais heroica ou simplesmente pequenas "visões" criativas. Ficou cansativo em um certo momento.

"Catarse é um termo de origem filosófica com o significado de limpeza ou purificação pessoal. O termo provém do grego “kátharsis” e é utilizado para designar o estado de libertação psíquica que o ser humano vivencia quando consegue superar algum trauma como medo, opressão ou outra perturbação psíquica." (Significados)

Enfim, Ninguém nasce herói é um excelente livro, uma história com um potencial incrível, cheia de tensão, ação e principalmente sutis críticas a sociedade e vários outros aspectos da vida de um povo. Uma obra que deveria ser lida por muitos que simplesmente não sabem tomar partido. O trabalho da Editora Seguinte está sensacional. Vai logo ler, vai!
"O Brasil começou a se tornar um país fundamentalista muito antes do Escolhido se candidatar a presidente. Quando ele era apenas um deputado bagunçando a Comissão de Direitos Humanos: "Uma hora esse cara desaparece". Quando ele assumiu a presidência da Câmara dos Deputados, todo mundo falou: "Exposto dessa maneira, logo ele é investigado e desaparece". [...] E assim, servindo aos propósitos daqueles que financiavam, ele se tornou presidente."

11 comentários:

  1. Ju!
    Muito bom ver que o autor criou uma nova realidade para nosso país, que diga-se de passagem, não gostei nadinha, e a analogia com as crises que vivemos, torna o livro até crível, embora seja uma fantasia bem alucinatória, não é não?
    Sempre bom conhecer um novo escritor nacional e que escreve com qualidade.
    Desejo um ótimo feriado!!
    “A sabedoria consiste em ordenar bem a nossa própria alma.” (Platão)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE SETEMBRO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
  2. Uau! Tá todo mundo falando sobre esse livro e não é á toa, é um livro e tanto, que vai além do entretenimento tem um teor reflexivo, e aah, isso é tão bom de se encontrar em um livro.
    O que faz toda a diferença ainda é o fato de o livro ser nacional, que bom que vem tomando um espaço nas nossas leituras.
    Já imagino como vai ser fantástica essa leitura, amo ação e etc em livros, tem todo um quê de especial.
    Amei a resenha, você trouxe os pontos essenciais, ótimo!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá, o livro, além de possuir uma trama original, nos faz refletir sobre a possibilidade disso acontecer na vida real, que não deixa de ser possível se tomarmos como exemplo vários governos totalitários mundo afora. Beijos.

    ResponderExcluir
  4. A premissa do livro é bem interessante, aonde o Brasil tem uma Ditadura Fundamentalista e Religiosa e como a sociedade convive com isso. Mas sinto que não irei gosta da leitura. Então, dessa vez eu passo a dica.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Ainda não conhecia o livro, e apesar de nunca ter lido um livro com uma premissa assim, achei bem interessante,seria uma leitura bem diversificado das que já realizei. Sempre bacana a gente "abrir" nossa cabeça para historias relacionadas a comando/ditadura. Linda a capa♥

    ResponderExcluir
  6. Para ser sincera não espero que uma ditadura esteja muito longe da nossa realidade, do jeito que estamos caminhando, é onde vamos parar, achei o enredo da história legal, mas acho que se o autor focasse mais no lado histórico e político da situação, gostaria mais.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Oi, Ju!
    Que bom que nossos autores nacionais estão cada vez ganhando mas espaço no mundo editorial. Achei a estória muito bacana e interessante pois o autor utilizou como pano de fundo um Brasil distópico e cheio de intolerância Religiosa... Enfim amei a indicação e fiquei bem curiosa para ler essa estória.
    Bjoss

    ResponderExcluir
  8. Oi! Adorei essa nova realidade (que infelizmente não está tão distante) que o autor criou. Adoro livros de distopia e esse é um que eu adoraria ler. Beijoss

    ResponderExcluir
  9. Já havia visto algo sobre o livro e o autor, e gostei muito de ser nacional.
    Tem uma sinopse bem interessante, com assuntos bem atuais até e parece ser realmente um livro para se refletir.
    Gostei do fato do personagem ter catarses criativas, creio que dá um toque à mais na trama.

    beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Oii Ju ;)
    Sinto que esse não é muito meu tipo de livro, e é mesmo uma pena, porque adorei a capa dele!
    A premissa é interessante, tenho que confessar, mas acho que o livro não me prenderia sabe, ai como a lista de leitura ta grande, prefiro dar prioridade aos que quero mesmo ler haha
    Mas adorei sua indicação, e parabéns pela resenha!
    Bjos

    ResponderExcluir
  11. Oi Ju!

    Não é um gênero que eu costumo ler, mas a premissa dele é interessante. A capa com certeza merece um 10. Achei muito linda *-*
    Já tinha visto comentários sobre o chuvisco (e sua criatcriatividade) e também sobre assuntos mal trabalhados na trama.
    Gosto do tema da ditadura e gostei da história dos livros "proibidos" serem distribuídos em praça pública.
    Obrigada pela indicação e a resenha ;)
    Bjus

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)