segunda-feira, março 20, 2017

[Opinando!!!] Sobre valorização - Relação editoras e parceiros


Nas duas últimas semanas acompanhei algumas postagens de amigos blogueiros sobre parcerias e notei que as opiniões são bem diversas. Alguns acreditam que nós blogueiros deveríamos nos valorizar e cobrar mais das editoras, outros estão felizes com o sistema ao qual estamos sujeitos no momento. Portanto, achei que não faria mal algum dar minha própria opinião, que por sinal parece em cima do muro. Como blogueira há 7 anos já acompanhei muita coisa por aqui, algumas opiniões interessantes e outras nem tanto, algumas ideias estapafúrdias e outras que poderiam dar super certo. Enfim, como vivemos em um país com liberdade de expressão (será?), vou comentar um pouco do que eu acho. Espero conseguir ser clara quanto a minha opinião, porém talvez isso seja só mais um monte de blablabla.

Para dar início a esse post não posso deixar de citar o verdadeiro estopim para esse assunto vir a tona novamente. Uma determinada editora, não vamos citar nomes (acho que todo mundo já sabe qual é) anunciou recentemente o resultado de parcerias, contudo eu não cheguei a ver nenhuma lista e soube de poucos colegas blogueiros que passaram. Até aí tudo bem, eles tem o direito de escolherem muitos ou poucos e eu não tenho nada a ver com isso, mesmo porque não me sujeitei a política de parceria deles. O problema ocorreu realmente quando a referida editora anunciou ter 3 vagas remanescentes e que para concorrer ao processo jogos vorazes os blogueiros deveriam fazer uma campanha maciça de marketing com as publicações da editora. E olha... eu me surpreendi ao descobrir que ainda existem blogs que se sujeitam a isso.

Obviamente que se você resolveu participar disso o problema é apenas seu e de mais ninguém. Mas aí entra um dos assuntos mais discutidos nas últimas semanas: a valorização do blogueiro por si mesmo. A meu ver essa proposta da editora chega a ser abusiva. Não, não estou exagerando, falamos tanto de relacionamento abusivo ultimamente então porque não encaixá-lo em uma situação a qual vivenciamos quase diariamente? Para mim, usar o desejo de uma pessoa em benefício próprio é sim abusivo e é isso que esta editora está fazendo. Então sim, concordo plenamente que é necessário que o blogueiro se valorize, que deixe de se sujeitar a processos seletivos que não dão o devido valor a seu tempo, sua criatividade e sua dedicação.

Entendo perfeitamente que Editoras são empresas e que buscam a forma mais efetiva e barata de divulgar suas publicações. Mas também acredito em bom senso e acho que isso falta tanto para alguns blogueiros que se sujeitam a esses processos seletivos quanto para editoras que os propõem. Nesse quesito eu sou a primeira a berrar que "Simm!!! Precisamos nos valorizar". Não dá para continuar sendo feito de gato e sapato. Mas sabe o primeiro passo para essa mudança? É você mesmo.

Há alguns anos atrás, principalmente no começo da minha vida literária na blogosfera eu me inscrevia em toda e qualquer seleção de parceria. Até que descobri que não preciso disso. Não dá para negar que receber livros em casa é maravilhoso, mas vai por mim seu conteúdo vai ser bem mais efetivo quando você não tiver obrigações. Eu ainda as tenho como vocês podem ver na barra lateral do blog, mas as parcerias que estão aí foram escolhas baseadas em respeito e aceitação. Não me sujeito mais a qualquer parceria ou desrespeito, e isso tem muito na blogosfera.

Mudando um pouco o foco, vamos falar de outra forma de valorização. Espero que se recordem da campanha encabeçada por booktubers que aconteceu recentemente. Esta campanha visava a valorização de blogueiros e booktubers. Pregava que todos deveriam boicotar o sistema atual de parcerias visando lucro e não apenas o recebimento de livros mensalmente. Também falaram muito sobre prazos e sobre como as editoras deveriam trabalhar seu marketing. Não os condeno, até concordo em muitos pontos. Porém, sou daquelas que esta feliz com o sistema atual, desde que haja respeito. 

Como já disse zilhões de vezes o LiteRata é um hobbie, um ponto de escape, um lugar em que compartilho minhas opiniões e que me divirto falando sobre livros. Não tenho tempo algum para criar campanhas de marketing, para divulgar massivamente publicações editoriais e para fazer além do que faço hoje. Então, nem em sonho eu poderia cobrar das editoras algo que não posso retribuir. É isso que penso sempre que me falam sobre valorização do nosso "trabalho". O ponto é que para mim o blog não é um trabalho, melhor dizendo, o LiteRata é algo que eu prezo e valorizo muito, ao qual me dedico sempre que posso, mas apesar disso não posso encará-lo de forma mais profissional. Palmas e parabéns para quem pode, mas se eu aderir essa campanha provavelmente vou acabar me frustrando e estou muito bem obrigada do jeito que estou.

Concluindo, creio que cada um sabe até onde quer chegar e esse ponto é essencial para dar continuidade a um blog ou canal. Porém, é necessário bom senso, não dá para se sujeitar a processos seletivos abusivos. Antes de mais nada reflita sobre o que é essencial para você, se valorize e não se sujeite, imponha respeito, pois isso é o mínimo que merecemos. Pense bem no que você quer, se está feliz com o atual sistema de parceria ou se gostaria que seu blog fosse algo profissional e trabalhe o melhor possível para isso, sem se sujeitar. Lembre-se editoras são empresas e sempre vão existir uma outra que não te valoriza, faça um livro negro e coloque-as lá, para lembrar que você merece mais e elas não são capazes de te valorizar. No mais, se tudo isso não foi capaz de colocar uma luz em sua cabeça, sinto muito, eu tenho vergonha de você.


16 comentários:

  1. Acredito que a maioria das editoras brasileiras não quer ter trabalho, nem gasto, com divulgação/marketing e sobra pra gente. E tem gente que se sujeita a tudo pra ter um livro "gratis". Cade nosso compromisso com o leitor e o conteúdo?

    ResponderExcluir
  2. Olá, Ju.
    Eu gosto muito de algumas parcerias que tenho no blog, outras não. Acredito que temos que nos valorizar sim, afinal como li em outro blog, nós precisamos de livros, não de editoras. Mas como tem muitos blogueiros que se sujeitam a qualquer coisas, as editoras aproveitam. Essa mesma editora ai que você não citou o nome já fez esse tipo de coisa no ano passado, acho que foi no Halloween anunciando que tinham 6 vagas. Eu não me sujeito a isso. Gostei muito da postagem.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  3. Oi Ju!

    Você levantou bons pontos no post. Bem, acredito que jogo nos dois times, gosto do sistema de parceiras, mas também gostaria que tivesse mais valorização por meio das editoras. Esse episódio da editora em questão, sinceramente foi muito triste e desrespeitoso e só reforça o que sempre achei, o blogueiro precisa sim se valorizar, não aceitar esse tipo de coisa, mas o que mais me incomodou em particular, foi saber que essa mesma editora já faz isso a mais de 3 anos! Ou seja, só reforça que queria e quer divulgação gratuita. Não sou contra a pessoa gostar do sistema atual de parceiras, de querer fazer o quer quer, mas tem que ter uma limite para tudo, se sujeitar a algumas situações só prejudica a toda comunidade de influenciador literário, seja blogueiro, booktuber e afins, afinal, como querer que as coisas mudem se a própria pessoa não faz por onde? Mas vou mais a fundo, é triste ver gente defendendo a atitude da editora e ainda dizer que os colegas foram egoístas de debaterem sobre isso, gostei sim da atitude que muitos tiveram em defender nossa valorização e só sinto pena e tristeza de pessoas que se sujeitam a tudo por uma simples parceiras, no momento que compreenderem que a editora é precisa do influenciador literário, acaba com todo o problema.

    http://www.daimaginacaoaescrita.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo Sammy, estou na mesma que você, acredito que precisa melhorar essa relação, tanto para quem encara isso como um trabalho como para quem aceita o atual sistema. Eu me sito confortável como as coisas acontecem agora, desde que não seja algo estapafúrdio, como disse sem tempo pra profissionalizar o LiteRata mas acho que quem faz isso merece ser reconhecido, eu por minha vez estou feliz do jeito que estou :)

      Excluir
  4. Ei Ju, tudo bem?
    De todos os posts que eu tenho lido nesses últimos dias, o seu, sem sombra de dúvida, é o mais coerente. Concordo muito com você. Acho super válido as pessoas quererem profissionalizar seus blogs e canais, até porque demanda muito esforço, mas acho errado eles quererem que todos façam isso. Como o LiteRata, o meu blog é um hobbie, que me faz feliz e me acalma quando minha vida profissional está um estresse. Não tenho nenhum interesse em profissionalizá-lo e as parcerias do modo que estão não me incomodam. Lógico que aprendi muito desde que iniciei o blog, e sei que não vale a pena a se sujeitar em todos os processos de parceria apenas para ter número. Foco naquelas que tem o estilo que me atrai e ponto. Achei muita falta de respeito o que essa editora em questão fez, e não pretendo me inscrever na parceria novamente. Enfim, parabéns pelo texto. Suas opiniões são sempre claras e coerentes, sempre vale a pena passar por aqui.
    Ahhh, feliz dia do blogueiro <3

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura || Participe do top comentarista e concorra a um livro de sua escolha.

    ResponderExcluir
  5. Olá,

    Eu vou evitar fazer textão pois fiz muitos nesse final de semana, se é que você me entende, mas vamos lá. Acho que parceria com booktuber algo muito fácil de ser aceita, principalmente quando se trata de um canal grande, até porque o YouTube é mais dinâmico e tem o apoio de outras redes sociais como o Skoob. Por outro lado o blogueiro literário é um pouco esquecido pelo fato de requer leitura para saber sobre determinado livro (digo dos leitores e não do blogueiro), às vezes eu mesmo estou cansado e prefiro assistir uma resenha a ler uma resenha, isso é comum. Então eu acho que um blogueiro primeiro deveria se valorizar e receber uma valorização imensa das editoras, pois temos que escrever certinho, cuidar de layout, tirar fotos e fazer inúmeras coisas para no final termos poucas visualizações, pois é muito nítido notarmos que blogs literário não são muito notados. E esses dias presenciamos uma situação complicada de uma editora na qual nós, BLOGUEIROS, tínhamos toda a chance do mundo de demonstrar que não somos bagunças, mas muito pelo contrário, alguns blogueiros preferiram atacar a editora nas redes sociais, inventaram fazer baixo assinado e acabou sujando o próprio blog. Eles fizeram certo? Talvez! Mas poderiam fazer melhor? Sim, à forma de protestar não dando resposta, demonstrando que não somos necessitados de determinada "coisa". Acho que a nossa valorização deve começar por nós, para as editoras não brincarem conosco! ♥

    → desencaixados.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que os protestos foram válidos, achei a atitude da editora abusiva sim, e isso acontece não é de hoje. Faz três anos que eles entram com essa proposta e alguns blogueiros se sujeitam, lógico que cada um tem liberdade de fazer o que quer, mas para mim quem aceita essa proposta não se valoriza.

      Excluir
  6. Olha, não achei interessante o que a editora fez, mas, acho que o termo 'relacionamento abusivo' não foi muito feliz na adjetivação do caso. Acredito que os blogueiros têm de ser valorizados, bem como precisam valorizar o trabalho que desempenham para divulgação da literatura

    ResponderExcluir
  7. Oi, Ju!
    Infelizmente as coisas tem estado bem instáveis na blogosfera literária desde uns tempos, e o e-mail da editora em questão só fez ainda mais confusão. Após tê-lo recebido, concordo totalmente que foi uma atitude bem abusiva por parte da editora e saber que ela faz isso desde o início me deixa realmente decepcionada. Mas vida que segue, é fato que nós blogueiros, antes de tudo, temos que nos dar o valor, da mesma forma que cada um sabe de si e do próprio blog e tem o direito de gostar ou não de determinados sistemas de parceria; eu mesma gosto muito de algumas editoras, enquanto que outras nem me atrevo mais a participar porque já não me identifico com suas propostas em geral. E ainda que concorde em parte com o que você falou sobre ter um blog como um hobby e não um trabalho realmente, é meio que aquela história de que a gente cuida do blog com tanto carinho, escrevendo post com cuidado no texto e na gramática, arrumando layout, sempre procurando inovar com fotos e de vez em quando vídeos até, que um pouco mais de reconhecimento das editoras seria bem merecido, acho, ainda que não fosse ao nível de ser pago, mas simplesmente de haver mais respeito mútuo entre ambas as partes, e não apenas a fachada de uma parceria que só exige mandar livros para receber divulgação e só, falo de comunicação real mesmo entre blogueiros e editores, principalmente. Enfim, debate mais que válido e, ainda que as coisas continuem complicadas, espero que um dia a situação melhore um pouco mais, quem sabe...
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional.blogspot.com.br ♥
    ♥ DandoUmadeEscritora.blogspot.com.br ♥

    ResponderExcluir
  8. Oi, Ju!!!

    Gostei muito do seu post. Acho que todos no meio devem estar sabendo do que aconteceu.

    Também não concordo com a postura da editora porque outras editoras, quando abrem para parcerias, pedem resenhas já feitas dos livros deles e não dão um prazo determinado de posts para fazer.

    Por exemplo, no Halloween do ano passado recebemos a mesma mensagem e por um acaso estávamos fazendo um especial de Halloween com livros de terror e suspense e na nossa programação tínhamos um livro deles que já íamos postar. Mas dessa vez estamos fazendo um mês da mulher e não tínhamos nenhum livro deles na programação e por isso nem íamos tentar. Só que aí deu a confusão, né?

    Enfim, eu acho que a gente deve se valorizar sim porque não é fácil ler, escrever resenhas, criar conteúdos aleatórios, ir em eventos literários. Está cada vez mais difícil ter tempo livre e ter um blog não ajuda nisso. É realmente algo que a gente deve gostar de fazer.

    Sou muito feliz com todas as parcerias que conseguimos no blog. As que não foram bacanas, nós não nos inscrevemos novamente.

    Acho que o relacionamento entre blogueiros e editoras deve ter respeito dos dois lados e ser algo construtivo para ambos também. Acredito que a permuta do livro pela divulgação é válida sim.

    E talvez a questão de cobrar dinheiro fosse válida para um projeto de super divulgação com um alcance enorme de público. Isso para valer a pena para a editora. Até porque a gente sabe que eles estão tirando lucro ao nos dar livros de graça, né?

    Bjs!!

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá!

    Assim como você, no início do blog, me inscrevia em tudo, até que fui selecionando o que eu realmente queria. Este ano, não me inscrevi para dita parceria pelo simples motivo de que os livros da mesma não fazem meu gosto. Sobre o sistema de parcerias, sinceramente, estou bem assim, o Resenha é só um hobby, onde sou dona e senhora, não preciso me humilhar por parcerias (porque foi isso que vi durante as postagens), frequento a biblioteca do meu bairro desde sempre e desde que comecei a trabalhar, compro meus próprios livros, então, conteúdo pro blog nunca vai faltar. Sobre mexer com grana, prefiro não comentar, porque misturar dinheiro com qualquer coisa, sempre dá problema.

    ResponderExcluir
  10. Oiee Ju ^^
    Eu cheguei a ver sobre essa tal editora, mas não tinha entendido o negócio das três vagas. Uau *0*
    No começo do blog eu também me inscrevia em todas que via e ano retrasado tinha tantas parcerias...mas algumas editoras nem davam sinal de vida, não havia contato, não respondiam os meus e-mails e era uma bagunça que só. Agora aprendi a lição...haha' só me inscrevo com as editoras que realmente quero e que sei que tratam os blogueiros bem. Eu gosto do sistema atual, mas acho que às vezes os dois lados se excedem um pouco.
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  11. Oi Ju, sua linda, tudo bem?
    Exite uma palavra chave no seu texto que é respeito!!! Quando eu fiz o blog eu não esperava sinceramente encontrar determinadas atitudes entre editoras, autores, blogueiros e leitores. Acho que tinha a ilusão ou sonho de que o universo dos livros por ser mágico estava imune a esses sentimentos. Mas somos todos humanos e como tais falhamos. Eu ainda não entendo muita coisa que acontece nessas parcerias, que para mim não fazem sentido. Mas com respeito, tudo pode mudar ou pelo menos melhorar. É o que eu espero!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Quando começamos o blog, tentamos várias parcerias. A ideia de conseguir várias parcerias com editoras que acompanhamos era sensacional. Mas, na prática de apenas uma parceria efetivada, vimos que não é tão fácil.
    Felizmente, nossas parcerias não são abusivas, temos prazos flexíveis e creio que dê para manter assim, mas agora estamos muito mais atentos aos processos de seleção.

    ResponderExcluir
  13. Olá,
    Comecei a pouco tempo, mas tenho acompanhado essas ocorrências. Me inscrevi no processo seletivo dessa editora pelo fato de ter em seu catálogo vários livros que gostaria de conhecer e sempre ouvi vários elogios de quem já trabalhava com ela. Mas quando vi esse e-mail que recebi, minha primeira reação foi uma grande gargalhada tentando entender se realmente era aquilo mesmo. Depois, foi excluir e fingir que nunca tinha visto rsrs
    Temos sempre que procurar o que irá nos fazer bem e que irá se adequar aos nossos objetivos.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  14. Hey!

    Não defendendo a editora, mas eu entendo o lado dela, apesar de ser um tanto quanto desvalorizador para o blogueiro, de certa forma foi bom para ambos os lados (blog e editora). Eu tenho o blog a pouco mais de 6 meses e só fui entender sobre parceria em Janeiro quando começaram as inscrições, como iniciante eu me inscrevi nas parcerias até não ter mais dedo, hoje colho os frutos por isso e é muito gratificante. As editoras com que eu tenho parceria, em grande parte, são nacionais e dão TOTAL suporte para mim, blogueira, elas estão sempre dispostas a ouvir ideias e enviar os exemplares solicitados.
    O que eu vejo que falta na blogosfera é a união entre os blogueiros, o pessoal troca curtida, seguidor, comentário, e-mail, RG, CPF, mas não troca apoio. Muitos ficam de invejinha por determinado blog ter conseguido parceria com editora x,y,z e acaba deixando de lado o principal objetivo dos blogs (ao meu ver), que é compartilhar informação (num contexto geral).

    Bjos.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)