sexta-feira, setembro 16, 2016

[Resenha] O Ar que ele Respira - Brittainy C. Cherry

O ar que ele respira
Elementos #1
Autora: Brittainy C. Cherry
Editora Record
Skoob


Sinopse: Como superar a dor de uma perda irreparável? Elizabeth está tentando seguir em frente. Depois da morte do marido e de ter passado um ano na casa da mãe, ela decide voltar a seu antigo lar e enfrentar as lembranças de seu casamento feliz com Steven. Porém, ao retornar à pequena Meadows Creek, ela se depara com um novo vizinho, Tristan Cole. Grosseiro, solitário, o olhar sempre agressivo e triste, ele parece fugir do passado. Mas Elizabeth logo descobre que, por trás do ser intratável, há um homem devastado pela morte das pessoas que mais amava. Elizabeth tenta se aproximar dele, mas Tristan tenta de todas as formas impedir que ela entre em sua vida. Em seu coração despedaçado parece não haver espaço para um novo começo. Ou talvez sim.
Quando vi que a Editora Record iria lançar "O Ar que ele respira" fiquei empolgada pra caramba, tendo lido há algum tempo Sr, Daniels eu tinha quase certeza que eu iria gostar da leitura deste, já que ambos são da mesma autora. Porém, demorei um pouco para conseguir colocá-lo na fila, além de esperar por um momento propício para ler. Quando terminei "Talvez um Dia" ainda esta em uma vibe bem leve então resolvi que não faria mal continuar deixando os de parceria de lado para ler mais um romance New adult que fosse leve e gostoso de ler. Ledo engano.

A narrativa se inicia mostrando o antes da vida de Tristan Cole o filho, a esposa e os sonhos que ele acaba perdendo devido a uma terrível tragédia. Logo em seguida conhecemos Elizabeth, que assim como Tristan perdeu alguém muito importante na vida. Ambos fugiram desse passado e passaram a lidar com sua dor de formas bem diferentes. Um ano depois Liz e Tristan se encontram e a necessidade de relembrar o passado vai os unir, mas talvez isso não seja o suficiente.
"A pior parte de perder uma pessoa amada ,é que você também se perde"
Logo no início da leitura eu não sabia bem o que pensar, mas isso foi durante o prologo e a duas ou três páginas que se seguiam. No momento em que os personagens se encontram a coisa desanda de uma forma que eu não conseguia compreender. O principio do livro é forçado, os personagens não se encaixam. Faye a melhor amiga de Liz me soou tão forçada, tão vulgar que cheguei a sentir nojo desta personagem em um primeiro momento. Contudo, talvez a autora tenha caído na real ou ao menos pegado o ritmo da história, pois ela melhora muito depois de um tempo. O relacionamento dos protagonistas não me convenceu muito, principalmente pela forma como se inicia, mas também melhora com o decorrer da leitura.

O problema é que no início Tristan é um homem amargurado, triste e raivoso e desde o momento em que conhece Elizabeth ele não faz questão alguma de ser gentil, educado ou pelo menos indiferente. Ele é bruto, mesmo quando mostra seu lado destruído e eu não conseguia compreender o que levou Liz a tentar quebrar essa casca. Até compreendo que ambos se ligam devido a dor que carregam, mas ainda assim não senti empatia com o início desse relacionamento. Além disso, as coisas começam a mudar de uma hora para outra. De repente o raivoso e triste Tristan Cole se torna um homem gentil e apaixonado. 
"Nenhuma alma gêmea deixa esse mundo sozinha. Ela sempre leva consigo um pedaço de sua outra metade."
Apesar de a autora dar voz a ambos os personagens senti que a narrativa ficou muito deficiente, seu desenvolvimento rápido deixa muita coisa de fora. A questão da mudança de Tristan poderia ter sido abordada de forma mais profunda, bem como as dúvidas e medos de Liz. No entanto a autora parece não ter se preocupado em dar motivos, as coisas apenas aconteciam. Mesmo enquanto a história vai ganhando forma os acontecimentos pareciam voar, sem profundidade, uma linha temporal rápida demais para tanta dor.

Felizmente em meio a tantas coisas que me desagradaram eu ainda consegui retirar algo de bom deste livro. Compreendi que a dor nem sempre é a mesma e que as pessoas tem formas diferentes de enfrentar o que as destroça. No caso de Liz ela enfrenta a dor tentando seguir em frente e ser o melhor para sua pequena filha, ser o que sua própria mãe não conseguiu ser para ela quando seu pai morreu, já Tristan não suporta sua própria dor e cai em uma descendente depressiva que o transforma em uma pessoa completamente diferente do que era antes. Isso me chamou muito atenção e creio que é um dos pontos altos do livro, que apesar de tudo ainda assim traz algo em que pensar.
"[...] Nós dois éramos vazios. Nós dois estávamos procurando algo mais. Algo melhor. Nós dois queríamos juntar os pedaços destruídos de nossos passados. Então, talvez pudéssemos, finalmente, lembrar de como respirar. [...] " 
Enfim, O Ar que ele respira não é o tipo de livro que me atrai, não quando eu passo algumas boas partes revirando os olhos com certas situações, mas não é de todo ruim, só um pouco forçado. Não posso dizer que não me fez rir ou suspirar, apenas que faltou muita coisa para ser um livro bom, no fim ele é apenas passável. Um livro para se ler sem pretensões, durante uma ressaca ou quando procura algo leve, no mais não faz muito diferença. Indico sim, mas não é todo leitor que não vai querer tacar o livro pela janela!

17 comentários:

  1. oi Ju, eu me senti muito atraída pelo enredo e principalmente pela capa, aliás foi um dos livros que li mais rapidamente
    em alguns momentos também revirei os olhos, mas a descontração e risadas que a trama me propiciou supriu toda e qualquer negatividade

    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    O ar que ele respira é um livro que começa me chamando atenção pela capa e depois pelo título. Estou com o meu aqui e será uma das minhas próximas leituras.
    Gostei muito da resenha e dos pontos que você destacou, principalmente os que lhe incomodaram na leitura. Pena que não tenha sido uma leitura totalmente agradável. Acho que o raso desenvolvimento da trama em alguns momentos talvez me incomode também.
    Após tantas resenhas extremamente positivas sobre a obra, foi bom ler a sua crítica, assim começo a leitura mais pé no chão, sem muitas expectativas.
    Ótima resenha!
    Beijos.

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi, Ju!!!
    Tudo bem?

    Tinha ouvido comentários tão apaixonados sobre esse livro que recebi um balde de água fria agora com sua resenha!!! Hahahaha
    Mas acho que isso depende do gosto da pessoa também, né?
    Enfim, não estou em vibe de ler histórias trágicas/tristes então quem sabe no futuro eu pegue para ler...

    Bjs!!

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Tenho visto ótimas críticas acerca do livro e fico feliz por ter encontrado alguém que não fica apenas elogiando! Achei muito interessante a sua resenha e o que achou do livro.
    Quero muito ler a obra, mas tenho altas expectativas e seus apontamentos me fizeram repensar um pouco sobre a leitura, pois gosto de obras que se aprofundem no porque de algumas coisas acontecerem e pelo que pude perceber de sua resenha a autora não se preocupou com isso e simplesmente lançou os fatos.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ai, tenho verdadeiro horror de histórias que parecem forçadas. Isso de um personagem mudar magicamente de uma hora para outra, como aconteceu com o cara, ia me fazer querer tacar o livro pela janela com certeza. E duvido que ia conseguir acreditar nesse casal; mesmo que as coisas melhorem, quando eu não acredito no início dificilmente passo a acreditar depois.

    ResponderExcluir
  6. Oi Ju.

    Ainda não tive oportunidade de ler algum livro da autora Brittainy, mas quando vi a capa deste livro nas redes sociais, eu fiquei bem interessada principalmente depois que li algumas resenhas positivas sobre ele. Eu fiquei surpresa com sua resenha, pois não sabia que o principio do livro era forçado e os personagens não se encaixam. Mesmo assim, ainda quero ler o livro e tirar minhas próprias conclusões.

    Bjos

    ResponderExcluir
  7. Oi, Ju!
    Eita! Quando os personagens não encaixam desde o começo a gente fica um pouco mais cética quanto ao relacionamento ao longo da trama né? (Eu pelo menos sou assim)
    Da Brittainy eu só li aquele Sr. Daniels mesmo e tinha até pensado em ler O Ar que ele respira por causa da capa (não curto muito barbudos, mas esse aí me chamou atenção), mas agora que você contou que tudo vai meio que se atropelando e sem ser aprofundado... confesso que perdi a vontade de ler - porque sabe, se é um romance e o relacionamento dos personagens não convence, qual o sentido de ler? :S
    Olha, fiquei muito feliz por ler sua resenha antes de colocar ele na minha pilha de próximas leituras :D
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi Ju!
    Já vi muitos comentários maravilhosos a respeito desse livro, e até comecei a leitura dele. Acredito que talvez por não me identificar com o momento em que os personagens estão, e por ser uma narrativa um pouco mais lenta, deixei para ler em um outro momento. Bom, espero que eu retorne em algum momento, mas não sei já que senti que faltava alguma coisa.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Olá, Ju! Que bom encontrar sua resenha! Achei de uma sinceridade incrível e muito bem explicada. É chato mesmo ser convencida da personalidade de um personagem e vê-lo mudar repentinamente. O livro me atraiu de cara quando o vi no instagram, pela capa, pelo título e toda a propaganda. Mas fico agora bem atenta à sua resenha para não me surpreender.

    Bjs,
    Yohana Sanfer
    http://www.papelpalavracoracao.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oiee Ju ^^
    Eu ainda não li "Sr Daniels", mas vi muitas coisas boas a respeito dele, e sobre "O ar que ele respira" também, então eu estava animada para lê-lo. Poxa, é uma pena saber que o começo do livro é forçado, e que os personagens não se encaixam como deveriam. Mas pelo menos algo de bom saiu da obra, né? Não foi de todo ruim, apesar de que poderia ter sido bem melhor, principalmente pelo fato de ter tanta gente venerando a história.
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  11. Oi Ju! :D
    Não sabia que esse livro e Sr. Daniels eram da mesma autora, tenho bastante curiosidade com essa história, mas admito que após ler a sua resenha não fiquei empolgada por mais que tenha um ponto alto, a quantidade de negativos acabou me desanimando...

    Beijos e até logo! ;)

    ResponderExcluir
  12. Oi Ju, tudo bem?
    Eu amei Sr. Daniels e foi uma leitura ótima. Quando foi divulgado O ar que ele respira fiquei super animada para ler, mas acabei, como você, tendo que colocá-lo um pouco mais para frente na leitura.
    Uma pena quanto as ressalvas e que Tristan muda completamente de forma tão rápida, porém mesmo assim eu pretendo ler esse livro e ver no que dá, porque adorei mesmo Sr. Daniels. Só que vou com poucas expectativas e sem muito alarde, para o caso de não gostar.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Oi Ju!

    Credo miga, assim você me desanima viu. Pior é que eu também pensava que o livro fosse um NA delicinha, que triste. Acho que sua resenha é a única que eu li que tá mais negativa. Eu nao gosto quando o autor força o personagem ou um relacionamento. Tudo bem que eles são "ligados" pela dor, mas também me questiono o porquê de a mulher tentar se envolver com um cara que é bruto. E esse trem de mudar de personalidade de uma hora pra outra também não me convence não.

    Beijim.
    http://www.roendolivros.com.br

    ResponderExcluir
  14. Affe Joleana, eu não entrei aqui pra ser desanimada assim. Eu não li o outro livro da autora mas tava empolgada com esse porque sei lá, tinha me chamado a atenção pra caramba. Aí você me fala que é forçado, eu faço o que? Corto da minha lista, obviamente. Drama, ok. Personagem grosso, ta, ok. Mais drama, ok. Forçação de barra? NÃAAAAO. Odeio autor que força as coisas, força os momentos, a velocidade da história, tudo. Fiquei bem chateada e nem li o livro UHAUSHAUHS
    Uma pena porque a capa é maravilhosamente maravilhosa né.

    ResponderExcluir
  15. O que eu mais gosto na literatura é o fato de um mesmo livro poder agradar uns e nem um pouco outros. Não sei se foi o momento em que eu li, se foi o fato de não me apegar demais aos detalhes ou se foi só gosto mesmo, mas eu adorei o livro. Ok, Sr Daniels ainda é meu queridinho. Ok, esse não chega muito perto do anterior - e ok, confesso que a personalidade do Tristan muda um tanto que de repente, mas não liguei muito para isso enquanto lia. Acho que a autora tem alguma coisa que me cega - e não será a primeira vez que isso acontece se for isso mesmo...rs
    Eu gostei do livro, mas entendi muito bem sua opinião e porque você não gostou :)
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  16. Oi Ju!

    Vish, já vi que não vou curtir esse livro, essa forçada que acontece em algumas histórias, acaba com a leitura, o livro que estou lendo é assim e olha que é curto, estou a quase um mês com ele e mesmo estando perto do fim, não consigo pegar para ler, não desce e pelo que li na resenha, será a mesma coisa com esse livro e só acho uma pena que a autora não tenha feito algo tão profundo e cativante, como foi em Sr. Daniels, que foi uma leitura linda, ainda lerei esse, mas bem mais para frente.

    Da Imaginação à Escrita

    ResponderExcluir
  17. Oi Ju, sua linda, tudo bem?
    Você me deixou um pouco desanimada, estava super empolgada para ler esse livro, achei que o drama deles iria me emocionar. Mas que pena que a autora não desenvolveu muito essa parte e nem a interação dos personagens a ponto de dar a impressão de que ficou um pouco forçado. Acho que vou começar pelo outro livro que todos gostam tanto. Gostei muito da sua sinceridade, sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)