quinta-feira, setembro 15, 2016

[Lendo Shakespeare] Resenha: A Megera Domada


Ler Shakespeare é algo que tenho vontade há muitos anos, mas não sei bem por que protelei isto até agora, talvez seja pela linguagem mais rebuscada até mesmo erudita, talvez por ser Teatro, um tipo de leitura que não me atrai muito. Porém, já estou quase com 30 anos (faltam muitos meses ainda) e decidi que preciso ler as histórias do mestre antes deste ponto.

Então, inspirada pela Anna, do blog Anna Costaque criou em seu blog o projeto 12 Meses de Poe, decide fazer algo parecido com Shakspeare. Quem quiser conhecer melhor o projeto lendo Shakespeare é só clicar aqui. Mas basicamente ele consiste em ler 10 obras do autor pré-selecionadas por mim e disponibilizadas em pdf, fazer resenhas e compartilhar suas leituras.
Para dar início ao projeto eu escolhi ler em primeiro lugar A Megera Domada, pelo simples fato de que um dos filmes que mais amo (10 Coisas que Odeio em Você) tem sua história baseada nessa peça. Contudo me senti um tanto decepcionada com a leitura.

A Megera Domada é uma peça dentro de outra peça. Quando um fidalgo entendiado que adora pregar peças se depara com um bêbado, resolve pregar-lhe uma peça e pede para seus súditos convencê-lo de que passou os últimos 15 anos louco pensando ser um simples funileiro miserável. Para diverti-lo e evitar que o "mal" volte é contrata uma trupe de artistas para representar uma peça para o falso fidalgo. E esta peça é nada mais nada menos que A Megera Domada. Nela três homens apaixonados lutam pelo amor de Bianca, contudo a jovem só poderá se casa depois que sua intragável irmã mais velha (Catarina) contrair matrimônio. É neste ponto que entra Petrucchio, que irá ir as favas para se casar e domar a megera enquanto os outros homens se ocupam, a sua maneira, de cortejar Bianca.

Confesso que não esperava pelo que encontrei, não esperava pelo humor irônico de Shakespeare, mas acima de tudo não esperava pelo desconforto. Me senti incomodada por boa parte da leitura, apesar de não me considerar feminista tive a impressão que esta peça fere profundamente o ego da mulher. Obviamente que como disse e por ser uma comédia acredito que tudo se deva a ironia, como se Shakespeare fizesse uma troça ou crítica a sociedade da época, mas não deixei de me sentir desconfortável com a peça e seu desfecho. Faço um adendo para apontar que em algumas adaptações escritas da peça este teor irônico é apresentado de forma mais branda, como se Catarina cedesse a Petruchio apenas aparentemente.

Para tentar amenizar essa minha revolta resolvi dar uma olhada em uma peça que encontrei online e definitivamente ela parece bem mais engraçada sendo representada, talvez eu realmente não tenha entrado no espirito da comédia. Infelizmente a peça que vi apresenta apenas a peça dentro da peça e além disso exclui o final que é o ápice da minha revolta, um discurso machista e oprimido mas que talvez possa ser simplesmente irônico. Digo infelizmente pois poderia tê-lo visto com outros olhos diante da representação.

Contudo, o que não dá para negar é que a peça é muito bem elaborada e desenvolvida, afinal estamos falando de Shakespeare. Um dos pontos que mais me chamou atenção é que mesmo sem descrições, o que é comum do gênero, eu me senti vivenciando a narrativa. Acredito que esse é o tipo de sentimento que um ator sempre vivencia ao se preparar para um personagem. Também é importante dizer que mesmo diante de diversos personagens, e uma certa confusão cênica não me senti perdida enquanto lia, sou identificar sem pressa cada um dos papéis.

Enfim, a edição que li de A Megera Domada é de fácil compreensão apesar da linguagem erudita, e talvez se optar por ler você deveria começar esta obra com a mente aberta e ciente de que ela representa uma crítica e tem um teor irônico, caso contrário se sentirá revoltada tanto quanto eu.


12 comentários:

  1. As obras do Shakespeare é realmente focada nas tragédias, até porque em sua época, era o que entretinha mais as pessoas, chega quando um leitor pega uma comédia acaba que se surpreendo, pelo fato de ser alguma crítica à alguma coisa de uma forma bem irônica. Nunca li A megera domada, e que pena que causou esse desconforto em você, mas naquela época, digamos que isso era "normal", querendo ou não. Espero que as próximas obras que você ler do autor, seja mais prazerosa.
    O Pequeno Leitor

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju!
    Achei esse projeto bem bacana e só não me joguei pq estou toda atolada nos meus projetos pessoais.
    Li A Megera Domada faz muuuuuuito tempo (na época da faculdade) e gostei bastante. Lembro que na época me causou um pouco de estranheza determinadas cenas, mas acabei entrando no ritmo da leitura e deletei o mal estar.
    Foi uma leitura bem diferente do que eu estava esperando. Antes dele eu já tinha lido A Tempestade e Sonhos de Uma Noite de Verão (que eu AMO) e estava esperando algo mais ou menos parecido. Me surpreendeu a acidez e a ironia presente no texto. Os personagens principais são ótimos e enquanto lia só me lembrava de O Cravo e a Rosa (aquela novela era ótima!).
    Uma pena ela ter te decepcionado, mas espero que o próximo consiga ser melhor!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá ;)

    Lembro que quando eu li A Megera Domada eu me diverti horrores, sério achei bem engraçado e um dos textos mais satíricos de Shakespeare, bem diferente das outras comédias dele. É uma pena que você não tenha gostado tanto, mas também não considero o melhor trabalho do autor, as tragédias ganham de lavada na minha opinião.

    Vamos ver quando chegar a minha vez de ler :)

    Abraços!

    Mundo Silencioso| www.mundosilenciosoblog.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Fico muito triste que tenha se decepcionado! Ainda mais por ser sua estréia no projeto!
    Também gosto muito do filme 10 coisas que odeio em você e desconhecia que era inspirado em A megera domada!
    Essa parte de ser um teatro dentro de outro me deixa um pouco apreensiva e espero ter uma experiencia melhor com a obra. Estou participando do projeto, mas ainda não consegui iniciar nenhuma leitura rsrs ainda bem que não tem prazo, senão já estaria atrasada.

    https://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi, eu adoro os livros do William, e esse é um dos que gosto muito e tem muitas releituras dessa historia no cinema e TV, como por exemplo o filme que adoro 10 Coisas Que Odeio em Você. Gostei da sua resenha e tomará que continue lendo suas obras e apreciando sua maneira de escrita e seus personagens.
    bjus

    ResponderExcluir
  6. Oiee Ju ^^
    O único livro do Shakespeare que eu li foi "A megera domada", mas não curti muito. As adaptações são legais e tals, mas, assim como você, achei o livro muito machista (razoável para a época, mas ainda assim, não consigo engolir), e acho que também não devo ter entendido a ironia por trás de tudo, mas, sinceramente, nem quero entender kkkkk'
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  7. Bom, Ju, eu adoro Shakespeare, e como sou atriz amo ler peças de teatro, hehe, mas esse é um dos textos que nunca li, então não dá pra saber se me sentiria tão irritada quanto você, considerando que a peça fere profundamente o ego da mulher. Acho que não, provavelmente eu consideraria ironia mesmo, mas só lendo pra descobrir.

    ResponderExcluir
  8. Oi Ju, tudo bem?
    Acredito que esse desconforto durante a leitura se deu justamente pela época em que o livro foi escrito, muitas vezes isso dificulta a leitura porque temos outro pensamento nos dias de hoje. Eu ainda não li a Megera Domada e tenho curiosidade em conferir a obra e como você mencionou ao final da sua resenha que é uma peça muito bem desenvolvida e elaborada, até porque estamos falando de Shakespeare. Enfim, espero ter a oportunidade de ler e conhecer melhor a obra, para formar minha opinião.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi, Ju!
    Já tive muita vontade também de ler Shakespeare, principalmente uma de suas peças principais que é Romeu e Julieta. Atualmente, porém, essa vontade passou um pouco e talvez não o leia por hora, mas um dia espero, sim, fazê-lo. Uma pena que A Megera Domada em particular tenha te decepcionado um pouco quanto ao teor irônico ou não do machismo da época, mas que bom que, apesar disso, conseguiu ser uma boa leitura, ainda. Espero que venha a gostar mais das próximas obras!
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional.blogspot.com.br/ ♥

    ResponderExcluir
  10. Oi Ju!

    Entendo bem seu crítica e sabe, eu como não tão ligada ao feminismo e sinceramente, não me considero, pois é algo que não gosto de tomar partido, mas enfim, há algumas leituras, que por mais que tenham essa crítica perante a sociedade e alguns costumes acabam nos incomodando mesmo, eu tenho enorme curiosidade de conhecer alguns obras de Shakespeare, só não participo do projeto, pois estou atolada de leituras e acho que não iria cumprir o desafio, mas vou acompanhar suas criticas e achei interessante a abordagem da Megera domada, mesmo com esse fundo em relação a mulher, é um texto bem legal para se ler em minha opinião, principalmente para conhecer outras obras do autor que não sejam as tradicionais, como Romeu e Julieta. Enfim, gostei mesmo da analise, boa leitura com dos demais livros!

    Da Imaginação à Escrita

    ResponderExcluir
  11. Confesso que também nunca li Shakespeare, nunca tive curiosidade para conhecer sua escrita para falar a verdade, apesar de gostar do que vejo das adaptações de suas obras, mas o original sempre me pareceu cansativo. Uma pena que você não tenha gostado, mas agora que você conhece o seu jeito irônico de escrever, talvez comece as outras leituras mais preparada para o que vai encontrar. Qual vai ser o próximo livro?
    Beijo

    http://capsuladebanca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Ju, sua linda, tudo bem?
    Essa e Romeu e Julieta são as minhas histórias preferidas dele. Acredito que o machismo se dê realmente pela época em que se passa. O que eu tiro da história, que é exatamente o que eu mais gosto e vejo em vários livros, é o confronto entre os personagens, a luta entre eles. Adoro quando os autores colocam seus protagonistas brigando ao máximo, se enfrentando e no final se entregando ao amor!!! Adorei esse projeto, sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)