quarta-feira, julho 06, 2016

[Opinando!!!] Pequenos dramas - Orfandade Literária


Peguei a noite de hoje para escrever uma resenha para um blog amigo, o livro em questão é Qualquer Outro Lugar, terceiro volume da trilogia Splintered (Assim que sair por lá vou republicar aqui) e quando chegava ao fim fui sentindo um aperto no coração, me senti como se estivesse dando adeus a grandes amigos. É claro que ainda é possível que a editora Novo Conceito publique o livro de contos que foi lançado depois de Ensnared (título original). Porém, senti que precisava falar sobre isso por aqui. Portanto a postagem de hoje é um Opinando!!! mas com cara de: "Compartilhem do meu drama" e vamos falar sobre saudades ou se você preferir Orfandade Literária.
"Orfandade vem de orfão. É quando uma criança ou até mesmo um adulto (homens e mulheres) são privados de afetos. "
A primeira vez que me peguei preenchida por este sentimento foi quando tinha em mãos Harry Potter e As Relíquias da Morte, este foi o livro da série que mais demorei para finalizar. Não porque ele era o mais chato, ou porque eu estava sem tempo, simplesmente porque não queria me despedir, ou para ser sincera porque tinha medo do que viria depois. É estranho eu sei, mas em se falando de Harry Potter as coisas são assim tão intensas para mim.

Porém, o depois foi maravilhoso, assim como muitos de vocês foi esta série que me apresentou ao mundo literário, que me fez traçar um caminho de novas e curiosas histórias. Muitas das quais me deixaram órfã como aquele primeiro e especial final. 
Acredito que qualquer leigo que não simpatizante deste nosso universo leria essa postagem com aquele olhar cético e um desdém sem limites. Mas sei que quem está lendo isso aqui me entende de forma como muitos amigos que estão ao meu redor não conseguem. É por isso que este blog se tornou tão importante para mim, mas esse não é o "X" da questão. E sim esse sentimento de término que muitas vezes experimentamos.

Verdade seja dita, que atire a primeira pedra o leitor que passou tempo demais implorando pela publicação de um último volume e que quando ela finalmente chegou evitou ao máximo que o livro chegasse ao fim. A verdade é que a cada nova história nos apegamos a esses personagens que, apesar de fictícios, parecem bem reais quando nos embaraçamos em suas histórias.

Então sim, esse pode não ser o mesmo tipo de sentimento que temos na vida real e com pessoas reais, mas a saudade está ai para ser sentida e é uma palavra particularmente brasileira que eu uso para descrever o sentimento de ter deixado alguns amigos e mundos fictícios para trás. O bom é que sempre podemos retornar.

11 comentários:

  1. Eu a pouco tempo tive essa experiência.. ainda nem postei a resenha, mas o livro Oníria do Grupo Editorial Record me deixou sem rumo depois que acabei a leitura (um pouco porque ainda tem continuação e você fica naquela agonia de saber mais). Passei quase quatro livros sem sentir muita emoção depois daquele..
    Também adoro meus amigos dos livros :D

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Entendo vc! É por isso que só começo a ler uma série quando todos os livros já foram publicados, odeio ficar na sofrência da espera, ainda mais quando a maioria dos livros de série demoram um ano para sair... prefiro esperar mesmo!
    http://colecionandoromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oiii Ju, como vai?
    Realmente me senti recentemente em uma obra, Cicatrizes na parede, fiquei sem esperança de vida de saudades dos personagens <3 Eu amei saber a sua opinião, e só com esse texto você fez eu me apaixonar pela obra já.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Fiquei muito triste quando li o último livro de A mediadora, Harry Potter e Crepúsculo (não me julgue, hahaha). É algo horrível. Acho pior do que ter que esperar sair o último volume, porque pelo menos ainda tem algo pelo que aguardar, mas com o final de uma história é aquilo e acabou. É muito triste. Ainda bem, faz tempo que não tenho uma ressaca literária, espero que continue assim.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  5. Oh Ju eu mais que te entendo.

    Amo de paixão A Morte de Sarai, mas depois de ler o segundo que saiu, até agora não tive coragem de ler o terceiro livro da serie, eu simplesmente não consigo imaginar me dispedindo dos personagens, e vou falar isso com pessoas que não gostaram de ler e o quando eu sinto falta do Harry ate hoje o povo acha que to doida e que era só uma historia e não entende que por muitos anos foi na verdade um amigo muito querido, então eu te entendo muito mesmo.

    http://www.coisasdemineira.com/

    ResponderExcluir
  6. Eita, num peço mais pra você fazer resenha pra mim, olha como te deixou kkkkkkk
    Mas te entendo completamente, várias vezes já fiquei orfã, até de livros unicos, mas nada é mais dolorido do que ficar orfa de séries, nossa senhora. Terminei os livros do Spohr uns meses atrás e to até agora me lamentando :(

    ResponderExcluir
  7. Oi, Ju!!

    Eu também adorei Qualquer Outro Lugar e espero muito que a Novo Conceito traga o último livro com os contos extras!! *-*

    Mas entendo totalmente seu sentimento. Embora eu sinta essa tristeza como você sentiu, também fico muito feliz e realizada quando consigo terminar uma série e gostar do final dela. Acho uma sensação libertadora.
    Embora várias vezes a gente fique desejando mais, né? Hahahaha

    Bjs!!

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. É claro que já senti isso, de esperar loucamente pelo último livro de uma série e depois "economizar páginas", rs, ou seja, ler o mais devagar possível pra evitar a despedida. Mas no fim acabo achando melhor assim, a verdade é que não gosto quando prorrogam uma série, gosto de acompanhar um final. E sim, sempre podemos matar as saudades!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  9. Olá! Adorei o seu post e compartilho muito dos seus sentimentos. Adoro finalizar um livro ou série que amo e descobrir como todos os personagens terminam e o que o autor preparou para aquele final. Mas sim, já fiquei destruída de saudades e desejando que o livro não terminasse, bem como já segurei a ansiedade e li apenas uma página por dia, para que a história não chegasse ao fim! Adorei compartilhar com você esses sentimentos que normalmente as pessoas à nossa volta não compreendem!
    Beijos!

    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oiii!!

    É sempre bom fazer esses desabafos né?? O primeiro livro que me deixou assim foi o A Garota Americana e por isso já li ele umas 15 vezes (sem zuera). O último livro que me deixou sem chão foi a série da Nora, Quarteto de Noivas. Eu amo aquelas meninas.
    Acho que o mais magico é que podemos ler diversas vezes e vamos sempre amar os livros.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  11. Ahh, essa saudade que bate quando termina. Tem umas séries que fico torcendo para o autor resolver continuar. E olha que normalmente não gosto disso. Se é trilogia que seja trilogia, não precisa estender. Mas aí você vicia na coisa e quer mais e...ah, é um alívio quando escrevem mais. E um desespero e sentimento de orfandade quando não tem! Acho que todo leitor passa por isso alguma vez.
    Ou muitas xD

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)