sexta-feira, fevereiro 05, 2016

[Opinando!!!] Parcerias e os Mimimi



Qual o assunto que mais gera polêmica na blogosfera? Se você respondeu seleção de parcerias está mais do que correto. Quando chega essa época do ano nos deparamos com blogueiros ansiosos e até mesmo desesperados por uma boquinha no hall de parceiros das editoras. Afinal de contas, que blogueiro literário não gosta de receber livros e retribuir fazendo o que mais gosta? Eu certamente adoro quando sou selecionada e já faço vários planos para aquele ano de parceria. Contudo, alguns blogueiros extrapolam o bom senso.

Analisemos o caso de atraso em anunciar os selecionados. Não sei se por falta de experiência ou por falta de bom senso, alguns blogueiros, caso haja atraso no anúncio, se prestam a ir até a página da Editora no Facebook ou/e Twitter cobrar o mesmo de forma não tão educada, como se a referida Editora tivesse a obrigação de responder a ele, como se o mesmo fizesse parte da chefia. Ele se sente lesado e obrigado a apressar o processo. Mas pensem comigo, o que a Editora deve a você que vai lá reclamar? A resposta é NADA. Porque ao em vez de ir lá queixar-se você não para e pensa em tudo que esse processo deve envolver. É claro que concordo que se um prazo foi estipulado deveriam fazer o possível para cumpri-lo, mas infelizmente nem sempre isso é possível. Não sei quais os fatores que interferem nesse fato, mas obviamente que algo deve ter acontecido, então se coloque no lugar do outro, simples assim. Editado: Isso não quer dizer que acho que devam continuar assim, muito pelo contrário, é necessário sempre melhorar. mas a verdade é que não se importam tanto assim!


Do outro lado, temos também editoras que passam dos limites, e prefiro não citar nomes aqui. Mas meses se passam sem que alguma explicação seja dada e quando ela vem é tão sem cabimento e solucionável que acaba ficando feio até para a Editora que se presta a dar uma justificativa sem senso algum. Porém, há também as que respeitam os blogueiros, um caso ocorrido ontem, e no qual a empresa pensando na ansiedade dos blogueiros fez questão de anunciar que o resultado foi adiado, precisamos de mais editoras assim, e menos blogueiros que não se colocam no meio do furacão e se acham no direito de reclamar. Se atente a isto: Você como blogueiro não é o centro do universo da Editora, pode ter certeza que há muito mais envolvido do que o seu próprio umbigo.

É por isso que fico feliz cada vez que vejo um blogueiro que se mostra compreensivo, pode ter certeza que ele será levado mais em conta do que você que foi até o Facebook ou/e Twitter da Editora reclamar que está sendo lesado. Pense no quanto é ruim ir até lá reclamar, e qual a imagem que você irá deixar ao fazer isso. Pense, Reflita e Haja Corretamente, isso com certeza vai agregar pontos caso pensem em te selecionar, reclamar não vai levar a nada, alias vai sim, você provavelmente nem vai ter o benefício da dúvida quando a lista estiver sendo analisada.

Acho que por hoje é isso, lembrando que esta postagem não procura ofender ninguém, talvez alertar,  e ela diz respeito apenas as minhas opiniões.



23 comentários:

  1. Oie Juh!!

    É como ouvi um dia desses a geração atual não suporta a ideia de ter que esperar, quer tudo agora, eu entendo que um prazo foi estipulado, mas claro que a editora está no direito dela de adiar por mais tempo, assim como quem estuda chora pro professor adiar a data do trabalho né?
    O que o pessoal não entende é que uma tentativa de parceria é quase uma entrevista de emprego, você sempre terá que esperar pela resposta, e saber esperar/ter paciência é uma das qualidades que muito empresas prezam. Acho sem noção essa loucura de ir tirar satisfação com a editora, até mesmo a que não dão sinal de vida, afinal se ela quiser, não escolhe ninguém e continua com os parceiros antigos!!

    Xo
    Alisson
    Re.View

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Ótima postagem!
    Concordo com você quanto aos blogueiros que reclamam com as editoras, eu fico assim "WTF vocês pensam que são?". Não que devamos fazer qualquer coisa por uma parceria, mas tem limite né. Como o próprio nome diz é uma parceria, o que parece que alguns blogueiros não entendem.

    ps: sei que editora é essa que levou meses para divulgar hahahahaha

    ResponderExcluir
  3. Oi, Ju
    Eu acho que, se a editora estipula um prazo, ela deve fazer o máximo para cumpri-lo. Mas, tenho notado que, em todos os anos, acontece a mesma coisa. Ou seja, se em todos os anos acontecem esses mesmos imprevistos, não é melhor, então, aumentar esse prazo? Se o blogueiro atrasar uma resenha, tenho absoluta certeza de que a editora não vai ser nada compreensiva.
    Enfim, não tenho blog e não estou participando de nenhum processo, mas acho que respeito é bom e todos gostam.

    Beijo,
    João Victor - De cabeça para baixo | All pop stuff

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo seu ponto João e também concordo, mas não acho que ir na página da editora ficar cobrando e fazendo mimimi vai adiantar de algo, fica feio pro blogueiro.

      Excluir
  4. Eu estou sempre me inscrevendo para as parcerias, as vezes consigo, as vezes não, mas vida que segue, tem um lado bom de não ser escolhido, a gente consegue adiantar as leituras paradas em casa...eu sempre aproveito. Olha, tem editora aí que deixa muuuito a desejar na hora da seleção, tem sempre umas figurinhas carimbadas que ficam meses sem postar resenhas, mas estão listadas lá!

    Beijo, Van - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. oi Ju, acho que nesse momento o que vale é educação e bom senso pra ambos os lados
    concordo com você de que blogueiro não tem o direito de exigir de forma pouco cortês que seja atendido prontamente, como se as pessoas estivesse à disposição de fulano.
    mas assim como o João, acho que esses imprevistos acontecem a muito mais tempo do que o necessário para que sejam revistas essas questões de prazos, pois a editora deve ter essa cortesia com os selecionados, aliás o respeito em avisar se será adiado e também o de avisar a todos de uma vez também é primordial!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Não sei se é de fato falta de tato ou por ser inexperiente, mas tem alguns blogueiros que nossa, não consigo entender a aceitar tal atitude de cobrar o resultado de uma seleção e pior, indo ofender a editora, como se isto fosse uma obrigação dela escolher logo, colocar logo o resultado, infelizmente esse tipo de atitude é mais dos novatos, tem veterano no meio, claro, que sim, mas os novatos que criaram o blog a tão pouco tempo tem que abaixa a bola e ver, que nada gira ao redor de si e como o Alisson, disse, se a editora quiser, cancela tudo e fica com os parceiros antigos, pronto simples assim, o coitadinho do blogueiro vai fazer o que? Ir no Procon denunciar? Sério, por isso tenho cada vez menos paciência para alguns tipinhos de "blogueiros".

    Por outro lado, temos também aquela editora, aquela lá, ou como diria o Cinza, a editora das Bananas, que demorou tanto, mas tanto para dar um satisfação plausível, neste caso sim, acho justo reclamar, pois foram meses sem uma única justificativa e o mais engraçado disso tudo, não vi uma treta contra editora das Bananas, que demorou meses para entregar a seleção, mas agora uma editora que demorou alguns dias, ah tinha que ter treta e xingamento, porque alguns se sentiram lesados...

    Enfim, adoro essa coluna de opinião, e amei o tema Ju!

    Beijos

    http://www.daimaginacaoaescrita.com/

    ResponderExcluir
  7. Realmente, chega essa época do ano e uma correria, esse ano muitas editoras adiaram os resultados e deixaram os participantes a flor da pele, mas mesmo assim não deixamos de ficar ansiosos e querendo dar nosso melhor.
    www.entr-livroseamores.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Olá tudo bem?

    Adorei seu post! Realmente ficamos ansiosos com o resultado da parceria, mas acredito que se a editora estipulou um prazo ela deve cumpri-lo, ao contrário e por respeito aos blogueiros (antes de tudo também leitores) deve sim anunciar o adiamento.

    Não é porque tem muitos "desesperados" por uma parceria que a editora se acha no direito de desrespeitar os demais que aguardam ansiosamente o resultado.

    Aos blogueiros cabem o famoso bom senso em qualquer hora, seja para aguardar o resultado, alguma ação etc...

    O post foi muito válido, parabéns!!

    Um bjo
    Keyla Vilela - Blog Leituraterapia (http://blogleituraterapia.blogspot.com.br)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ou Keyla exatamente o que eu disse, que e existem editora que não são a mínima e deixa o blogueiro esperando por meses, mas que outras ao menos se justificam e seria bom se mais editoras fizessem o mesmo.

      Excluir
    2. Ou Keyla exatamente o que eu disse, que e existem editora que não são a mínima e deixa o blogueiro esperando por meses, mas que outras ao menos se justificam e seria bom se mais editoras fizessem o mesmo.

      Excluir
  9. Oi, Ju!
    Realmente é um tópico muito presente na blogosfera e por vezes polêmico, seja em situações como essa ou mesmo em momentos mais corriqueiros, afinal, certos blogueiros que não se dignam a seguir de forma correta tendem a provocar agitação até com coisas bobas. Já me inscrevi em diversas parcerias e recebi diversos não's na mesma proporção, mas se tem uma coisa que aprendi nesse meio tempo é que, de qualquer forma, amo o que faço e sigo fazendo-o porque sei, também, que há aqueles que apoiam meu blog, entre autores e editoras menores inclusive, então estou de consciência tranquila. Quanto à demora pelo resultado, seleções grandes exigem cuidado com toda a análise entre os inscritos, então reclamar e xingar só vai piorar a situação do blogueiro. Mas também concordo com o que a Sammysam disse acima, porque deixar os blogueiros no vácuo sem saber se é sim ou não, se vai ou vem, também não dá. No fim das contas, tudo tem limites, e requer respeito entre ambos os lados.
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional ♥

    ResponderExcluir
  10. Oi, Ju

    adorei seu post, acompanho seu Blog a um tempo, e sempre venho dar uma olhadas nas resenhas e outras dicas.
    Realmente a divulgação dos selecionados para parcerias com Editoras deixa o Blogueiro muito ansioso, digo isso pois, tenho um blog que ainda esta no começo, e fiz varias inscrições para parceria e não fui selecionada em nenhuma, ainda.
    Não fico chateada com isso, pois meu blog é novo e tenho muito que aprender, e se não consigo parceria esse ano, ok! Ano que vem eu tento novamente. E demora pra divulgarem os resultado, a muitas questões para a Editora analisar cada inscrição e cada Blog, isso demanda tempo, e as vezes a demora poder ser coisa boa, podem esta debatendo aumentar o numero de selecionados, assim quem ganha com isso será nos Blogueiros.

    Acho que nos Blogueiros precisamos controlar nossa ansiedade em relação aos parceias com as Editoras, e elas por sua vez nos manter informados de como andas as seleções. Assim todos ganham.

    Bjs =^.^=
    Blog - http://pordentrodolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Acho que todos os blogueiros deveriam ler seu texto e não falo isso por hipocrisia ou quaisquer motivos, mas sim, porque tudo o que você falou é verdade e eu concordo com você. Acho ridículo a forma como alguns blogueiros trabalham e se achando o centro de tudo, na boa, blogs literários tem aos montes e nem todos são bons ou excelentes, na verdade, tem muito blog ruim querendo crescer da maneira errada, mas temos blogs iniciantes com qualidade e bom conteúdo. As editoras precisam avaliar muitos blogs e por isso o prazo acaba se estendendo, também concordo de levar quase 5 ou 6 meses é um exagero, mas quem sou eu pra exigir alguma coisa? enfim, quero dizer que seu texto está incrivelmente certo.

    ResponderExcluir
  12. Oi, Ju. Tudo bem?
    Pra começar acho que as pessoas que fazem isso não se inscrevem em parcerias com a intenção certa, toda essa ansiedade em saber sobre a lista é compreensível mas por quais motivos alguns conseguem aguardar e outros não?
    A paciência também é uma qualidade a ser analisada, na minha opinião, se eu fosse dona de uma editora já deixaria uma pessoa só pra checar esses apressadinhos e iria cortando da lista na hora (como sou má, ahahahahahahah).
    Mas falando super sério agora, eu acredito muito no bom senso e acho que não adianta nada ter um blog com um milhão de inscritos e ser parceiro de todas as "melhores" editoras mas não fazer aquilo com o amor, a responsabilidade e o respeito que o projeto merece, tanto com os leitores quanto com as editoras. E isso exige tempo, de todas as partes envolvidas.
    É claro que algumas editoras passam dos limites mas é preciso entender que a quantidade de blogs só cresce e -imagino- a quantidade de inscritos também!

    Enfim, a lista de motivos para não ser um desses sem senso é infinita e é um debate extremamente válido, concordo com você totalmente.


    Um beijo!
    Crônica sem Eira

    ResponderExcluir
  13. Oi Ju!
    Esse é um tema recorrente na blogsfera e é comum ter aqueles que puxam saco ou buscam “encrenca”. No começo eu também já fui assim, ansiosa e ficava chateada quando demoravam ou não passava, mas sinceramente com o tempo deixei isso de lado. Meio que cansei da blogsfera, saudade dos velhos tempos. HAHAHA, agora vida que segue quando se passa ou não, vou continuar comprando meus livros e lendo quando quiser. HAHAH. Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Oi, Ju! Realmente, polemica! Mas entendi seu ponto de vista e concordo com ele. Fico é com raiva de blogueiro que vai lá cobrar de forma ofensiva. Sinceramente, não vejo problema nenhum em cobrar a editora caso esta acabe atrasando sem justifica o resultado, mas desde que seja uma forma sensata e se for para falar algo mais que seja coerente. É como o João falou: Se os blogueiros atrasam resenha a editora não irá ser compreensiva (existem casos e casos, mas enfim). Mas o pior de tudo é, as vezes, ver blogueiro que faz esse tipo de coisa e que ainda passa na seleção. rs

    Beijos
    Sil - Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  15. Bom, voc~e jpa sabe minha opinião porque viu meu post que vai ao ar ainda haha eu acho totalmente idiota ir cobrar editora na página dela. Se a editora atrsa, beleza ir lá perguntar e tal, mas o que vem acontecendo é que as pessoas XINGAM, não tem educação nenhuma e depois ainda querem ser selecionado. Faça-me o favor né. Galera precisa tomar uns calmantes aí na vida e as editoras precisam dar umas explicações de vez em quando, só isso.
    beijos

    ResponderExcluir
  16. Oi Ju. Tudo bem?

    Eu sei muito pouco sobre atrasos de resultado de parceria porque meu blog é recente e irá completar 1 ano em Março. Tudo que está acontecendo em torno de parceria está sendo novidade. Então eu fico aguardando os resultados para descobrir se sou selecionada ou não. Mas por mais que eu fique ansiosa pela resposta eu prefiro aguardar eles responderem aos blog.

    Bjos

    ResponderExcluir
  17. Eu fico muito ansiosa para o resultado, mas tenho outras responsabilidades na vida que merecem mais a minha atenção do que ficar indo xingar as editoras. Até porque o resultado, independente ser for positivo ou negativo, não vai pagar minhas contas, né? rsrs Por isso acho muito sem noção essa gente, não cheguei a pegar nenhum caso sério, nem sabia que teve esse tipo de coisa. o.O
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  18. Oi Ju!

    Oh moça, vou te falar viu... Pouca coisa dá mais polêmica na blogosfera do que as tais parcerias, né? Ano passado mesmo foi um bafafá, mas concordo com você... Nós não somos o centro da atenção deles, não adianta nada ir lá xingar a editora. Mas fico bastante chateada quando não cumprem os prazos, porque ficamos esperando muito... Mas cada um com seu cada um, né? Eu mesma fico na minha esperando, não arrumo confusão não.

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com

    ResponderExcluir
  19. Oi. Hoje em dia o pessoal não sabe ouvir um Não. Eu nunca tenho chance com editora nenhuma, mas não é por isso que saio falando mal e muito menos criticando a Deus e o mundo o atraso e tals. Cada um tem que entender que existem muitas coisas a se fazer além de selecionar blogs lá.
    http://k-secretmagic.blogspot.com.br/
    Xoxo

    ResponderExcluir
  20. Pois é, concordo totalmente. Oi, bom senso? Em falta para muitos...

    Beijos!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)