segunda-feira, janeiro 04, 2016

Awards Literário 2015 - Os Memoráveis do Ano


O ano acabou e vocês tiveram a oportunidade de votar, agora vamos saber o resultado. Há alguns dias atrás disponibilizei aqui no blog um formulário com algumas categorias para os leitores votarem nos melhores do ano, cada categoria continha duas alternativas e hoje estou aqui para apresentar para vocês os mais votados. Espero que gostem, vamos lá!


O Despertar do Príncipe torno-se sem grande dificuldade um dos meus livros favoritos, é perceptível a evolução de Colleen Houck como escritora e essa história merece todos os elogios que anda recebendo. (Resenha)

Melhor Quote:"
Não ouso revelar o segredo do meu coração. Se eu espressar, mesmo para alguém tão compreensivo quanto você, estarei depositando meu destino nas mãos de um universo frio. Enquanto eu o guardar só para mim, transbordarei de possibilidades, mas, se ele me escapar, ficarei perdido e vazio."


Ao unir Steampunk com um mundo sobrenatural civilizado a autora nos deu de presente uma história diferente dos livros que seguem o mesmo estilo. A presença de seres sobrenaturais na narrativa é muito mais lógica do que em alguns outros romances que seguem essa linha. Inocência? está aí para provar que a editora tem uma obra prima em mãos e que deve continuar fazendo os fãs felizes. (Resenha)
´
Melhor Quote:
"- Minha nossa! Eu nem sabia que lobisomens podiam ficar ébrios. - A curiosidade científica da francesa fora atiçada.
- O que foi que ele andou tomando?
- Formol..."


Eu te Darei o Sol é uma obra prima que transmite cor, vida e poesia ao leitor é um livro cheio de nuances e arte. Apesar de não ser necessariamente um drama me fez sofrer esperando por um final feliz, por um momento de paz para aqueles personagens que conseguiram me cativar por sua humanidade e bondade, mesmo quando ser egoísta era sua única escolha diante do sofrimento. (Resenha)

Melhor Quote:
"Digo que vocês têm que fazer escolhas, errar, cometer erros enormes, terríveis, imperdoáveis, realmente estragar tudo. Digo que é a única maneira."


Não dá para definir este livro em uma única palavra. A Morte de Sarai é tenso, eletrizante e apaixonante ao mesmo tempo, não é apenas um New Adult, mas sim uma história tensa e cruel em sua melhor forma, a meu ver, é uma tremenda inovação. (Resenha)

Melhor Quote:
"Acho que agora sei como é quando uma pessoa passou metade da vida na prisão e é solta no mundo de novo. Ela não sabe o que fazer consigo mesma, não sabe como voltar a se inserir na sociedade. Fica o tempo todo olhando por cima do ombro. Não consegue acordar mais tarde do que cinco da manhã, nem acreditar que pode escolher o que comer e quando comer. Violência, escuridão e confinamento fazem parte dela a tal ponto que metade do seu ser nunca aprende outra forma de viver."


Ken Follett é um gênio da ficção histórica e por mais que este não seja um dos meus livros favoritos assim o considero excelente. A imprevisibilidade de suas histórias, a coragem em expor situações fortes e chocantes fazem de Follett um dos melhores autores do gênero. (Resenha)


Melhor Quote:
"Imagine só, poder viver como quiser, não com lhe dizem. [...] Ser dono do próprio nariz, e não escravo de alguém... Não seria maravilhoso?"



O último dos Canalhas tornou-se sem sombra de dúvidas meu livro preferido no gênero romance de época. Ele é engraçado, trás personagens fortes e bem construídos e com certeza vai conquistar cada um de seus leitores. 

Melhor Quote:
"Aquela criatura insolente achava que tinha vencido – e todo mundo devia pensar isso também. Em poucas horas, toda Londres ouviria dizer que uma mulher havia derrubado Ainswood, o último dos canalhas da família, de bunda no chão."

Perdido em Marte pode parecer um livro bastante complicado, contudo você será completamente desafortunado se não der uma chance a esse livro. De uma perspicácia e inteligência tremenda este livro é ainda por cima bem humorado, você provavelmente não vai querer parar de virar as páginas até seu derradeiro fim. E que fim!!! (Resenha)

Melhor Quote:
"Se um excursionista se perde nas montanhas, as pessoas organizam uma busca. Se um trem colide, as pessoas fazem fila para doar sangue. Se um terremoto arrasa uma cidade, as pessoas em todo o mundo mandam suprimentos de emergência. Isso é tão fundamentalmente humano que é encontrado em todas as culturas, sem exceção."

Acho que o maior prazer em ler é quando você se depara com o livro que aparentemente não tem nada de mais, mas que acaba te surpreendendo tão maravilhosamente que ao terminar a leitura você sente uma sensação de choque e irrealidade, como se o mundo real fosse torto e desmedido. Homens, Mulheres e Filhos é uma narrativa real, fiel e absurdamente verdadeira sobre o cotidiano familiar e a vida em sociedade e que com certeza não pode faltar em sua estante. (Resenha)

"Tim se lembrou das previsões de que universo iria acabar ou num grande colapso ou numa eventual dissolução por conta de seu ritmo de expansão cada vez maior e inevitável. Isso também era um consolo para ele. No fim, Tim sabia que nada que qualquer ser humano tivesse feito ou fosse fazer importaria, porque tudo seria varrido pelo tempo."

Fragmentados é mais um distopia com tudo o que o genero trás de melhor, ainda assim Neal Shusterman conseguiu inovar ao apresentar um tema bastante polêmico como o direito a vida. (Resenha)

Melhor Quote:
"Em um mundo perfeito, todas as mães desejariam seus bebês e estranhos abririam seus lares para aqueles que não são amados. Em um mundo perfeito, tudo seria preto ou branco, certo ou errado, e todos saberiam a diferença. Mas este não é o mundo perfeito. O problema são as pessoas que pensam que sim."

A Mais pura Verdade é mais um Sick Lit que nos apresenta a história de um garoto muito doente, mas seu foco não é a doença e sim a jornada do protagonista, com o diferencial que seu grande companheiro é um cachorro leal e bastante esperto que dá um toque todo diferente a obra. Eu fiquei completamente apaixonada por Beau. (Resenha)

Melhor Quote:
"O mundo inteiro é uma tempestade, eu acho, e todos nós nos perdemos em algum momento. Vamos atrás de montanhas no meio das nuvens para que tudo pareça valer a pena, como se isso tivesse algum significado. E, ás vezes, nós as encontramos. E seguimos em frente."

Terminei esse livro suspirando, não por ele ser um romance, mas porque a autora tem o dom de me emocionar profundamente e logo em seguida me fazer sorrir. Não é um livro com o intuito de fazer chorar rios de lágrimas, mas de certa forma ele acaba tocando o leitor de forma especial. (Resenha)

Melhor Quote:
"Talvez pensemos que somos pessoas comuns, que nossa vida é entediante porque não estamos fazendo nada de extraordinário nem estampando capas de jornais, tampouco suas manchetes, nem ganhando prêmios memoráveis. Mas a verdade é que todos nós fazemos coisas fascinantes, admiráveis e das quais deveríamos sentir orgulho. "

Claire e Jamie não poderiam ficar de fora, o amor desses dois personagens transcende a barreira do tempo. Acima do estopim de uma guerra e os obstáculos que precisam enfrentar está o amor que os une, não importa as adversidades, nem mesmo o tempo e a distância.

Melhor Quote:
"— Lembra-se do voto de sangue que eu fiz a você quando nos casamos?
— Sim, acho que sim. “Sangue do meu sangue, ossos dos meus ossos...”
— Eu lhe dou meu corpo para que sejamos um só — ele concluiu. — Sim, e eu mantenho esse juramento, Sassenach, e você também. — Virou-me ligeiramente e sua mão fechou-se delicadamente sobre o pequeno volume no meu ventre.
— Sangue do meu sangue — murmurou — e ossos dos meus ossos. Você me carrega dentro de você, Claire, e não pode me deixar, não importa o que aconteça. Você é minha, para sempre, quer queira quer não, quer me ame ou não. Minha e eu não a deixarei partir. — Coloquei uma mão sobre a dele, pressionando-a contra mim.
— Não — disse, num sussurro -, nem você pode me deixar.
— Não — ele disse, esboçando um sorriso. — Pois tenho mantido o final do juramento também. — Segurou-me com as duas mãos e inclinou a cabeça sobre meu ombro, para que eu pudesse sentir o hálito quente de suas palavras em meu ouvido, murmuradas na escuridão.
— Eu lhe dou meu espírito, até o fim de nossas vidas."


O Livro vencedor desta categoria foi A mais Pura Verdade, ele concorria com a ficção científica de James Patterson, Zoo. Ao contrário dos leitores que votaram eu havia escolhido a narrativa de Patterson pois com toda certeza foi minha maior surpresa. Não esperava de forma alguma favoritar este livro, visto que os livros do autor normalmente não me agradam. 


Assim como a categoria anterior este livro já havia ganhado um das categorias lá de cima. o melhor enredo escolhido pelos leitores e coincidentemente por mim também foi Perdido em Marte. Apesar dos pontos confusos na narrativa devido ao teor científico da obra Andy Weir inovou e provou que o gênero pode vir a ser mais do que literatura nerd.


É, parece que Perdido em Marte foi o grande vencedor do ano, e não tem mesmo como contestar. O autor foi brilhante, a leitura foi prazerosa e de quebra o livro ainda foi adaptado para o cinema com louvor. Basta ler uma das muitas críticas cinematográficas na web!


Victor é um enigma desde o momento em que aparece, ele é o perfeito anti-herói, frio e calculista, mas ao mesmo tempo encantador, sabe quando você não sabe bem o que sentir com relação ao personagem mas acaba se dando conta que ele tem muito mais a mostrar? Victor é assim.

Melhor Quote:
"— Sarai, escute com atenção — diz ele. — Se escolher ir comigo, saiba que pode morrer. Vou fazer todo o possível para manter você a salvo, mas isso não é uma garantia. Por mais que você confie em mim, nunca, sob qualquer circunstância, deve confiar totalmente em alguém. No final, você só pode confiar em si mesma. Eu não sou seu herói. Não sou sua alma gêmea que jamais deixará que algo de ruim lhe aconteça. Sempre confie em seus instintos primeiro e em mim por último."

Freyja zomba das convenções sociais, criada por quase toda vida em meio aos homens ela não é delicada ou ordeira, na verdade ela é o oposto disso, não se importa exatamente com o que irão pensar e age por impulso.

Melhor Quote:
"Ela odiara aquilo - a sensação de vulnerabilidade, a agora de amar e não ser capaz de confiar no futuro."




A personagem se anula demais para agradar ao namorado, ela se submete a pressão que ele usa para mantê-la por perto enquanto acha que isso é perfeitamente normal. E para o meu desgosto ela não melhora, muito pelo contrário, Emily se torna cada vez mais uma personagem desagradável.

Melhor Quote:
"A parte mais triste sobre essa coisa toda é que, enquanto eu estava lá pedindo para você ficar, eu fodidamente não percebi que você já tinha ido embora."


Black Para Sempre não me convenceu, não digo que não vá agradar os leitores menos práticos, que tem romance nas veias e muita paciência, contudo não entra para minha listas de livros bons. Minha experiência com o romance incoerente e forçado dessa narrativa não foi das melhores.

Melhor Quote:
"Pela forma como eu via as coisas eu tinha duas escolhas: eu poderia me sentar no meu minúsculo apartamento e deixar a minha vida morrer, ou eu poderia absorver o que aconteceu e sair para o mundo e viver. Optei por sair e viver. Eu não estava pronta para morrer ainda, eu ainda tinha muitas coisas que queria fazer."



11 comentários:

  1. Oi. eu li A Lista, é interessante, mas não classificaria como o melhor do ano. Também li A mais pura verdade, ele oscilou de tédio a maçante...

    ResponderExcluir
  2. OLá... tudo bem??
    Eu adorei a leitura de Fragmentados, mesmo com o choque que vivi nele durante toda a leitura... Estou louca para ler O Despertar do Príncipe... é um dos que mais quero ler... da minha diva Colleen Huck...gostei muito dessa premiação que fez... assim possibilitou que os leitores participasses e contribuíssem com esse belo resultado... Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oiee...
    Adorei como vc separou eles, ficou claro o porque de cada ter sido escolhido..
    Eu lo bastante desses que entrou para sua lista..Eu te darei o Sol foi uma leitura poética e O despertar do Príncipe também foi im dos meu queridinhos de 2015..
    Beijocas..

    ResponderExcluir
  4. Concordo totalmente com sua colocação de melhor Jovem Adulto. Eu acho que de cara Eu Te Darei o Sol não foi um dos meus favoritos mas ele tem algo que marca e não tem como deixar de fora.
    Melhor casal ♥ aaah, são fofos demais esses dois. Não vejo a hora de assistir a segunda temporada. E por falar nisso você já terminou a primeira? kkkk Tem que sofrer com os eps finais, Ju :(
    Tô louca para ler Perdido em Marte e agora que vi o filme muuuito mais. Se Mark for no livro como foi no filme eu vou adorar.

    Beijos
    SIL ~ Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  5. Oiiiie
    Que legaaaal esse post hahaha eu adoooorei, quero muito ler Eu te darei o sol, já assisti Homens, mulheres e Filhos e quero ler o livro, A morte de Sarai também parece ser muito bom, adorei suas escolhas

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Ju!

    Ah eu votei quando você divulgou o formulário, mas naquelas, como não li nenhum desses livros, votei no mais interessante, rs. Fiquei contente de Inocência? estar na lista, essa série é ótima, preciso ler esse livro, ainda mais agora que neste ano vem o próximo livro. :D

    http://www.daimaginacaoaescrita.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi Ju!

    Não me lembro de ter votado não... rs... concordo com algumas coisas e discordo de outras. O Despertar do Príncipe eu amei, Eu te darei o sol cheguei bem próximo de odiar, por mais que eu acredite que tem sim algo a ensinar. Adorei A Lista com todas as minhas forças. Fragmentados gostei demais, mas acho que não consideraria a melhor distopia... e A mais pura verdade gostei também, mas seria bem melhor se não ficasse repetindo essa expressão o tempo todo...hehe...

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  8. Ei, tudo bem?
    Adorei o resultado, apesar de não ter lido a maior parte dos livros. O Despertar do Príncipe foi uma grande surpresa para mim também, junto com A Lista que foi minha primeira leitura do ano. Gostei bastante de A Mais Pura Verdade, chorei muito nele hahaha Tem outros livros que citou que estão nos meus desejados de leitura e espero fazê-los em breve. Sobre Perdido em Marte, foi um dos melhores filmes que assisti em 2015, mas não acho que me daria bem com o livro, pelo alto teor técnico, mas é uma história incrível que merece ser conhecida.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  9. Oláaa! Caramba, lendo o seu post eu percebi que nós temos gostos MUITO diferentes hahahahaha Mas mesmo assim eu gostei muito do post, especialmente da forma como você o estruturou. Tá de parabéns pela organização!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?

    Lendo o seu post eu fiquei pensando em como você teve paciência para montar tudo tão bonito assim e tão bem feito. Parabéns!

    Eu só li dois livros da sua lista toda. Inocência? que eu amei, mas eu amo a série toda e A Morte de Sarai, que adorei e estou louca para ler a continuação.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oie, tudo bom?
    Vários livros na sua lista também foram leituras minhas em 2015. Eu te Darei o Sol e A Mais Pura Verdade foram ótimas surpresas. Black para Sempre também foi uma mega decepção e não tive coragem de resenhar até hoje no blog.
    Nossa Fragmentados foi também uma das melhores distopias do ano.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)