quinta-feira, outubro 01, 2015

[Resenha] A mais Pura Verdade - Dan Gemeinhart

Oi Oi!

Hoje vou fazer a resenha de um livro que não havia me empolgado muito. Como já disse Sick Lits(?) andam muito batidos, sempre a mesma trajetória, o que acaba deixando a leitura cansativa. Porém, a história de A Mais Pura Verdade tem um diferencial que para mim fez todo o sentido e tornou a leitura muito mais interessante.
A mais Pura Verdade
Autor: Dan Gemeinhart
Editora Novo Conceito
Compre: Saraiva | Submarino | Amazon
Skoob


Sinopse: Em todos os sentidos que interessam, Mark é uma criança normal. Ele tem um cachorro chamado Beau e uma grande amiga, Jessie. Ele gosta de fotografar e de escrever haicais em seu caderno. Seu sonho é um dia escalar uma montanha.
Mas, em certo sentido um sentido muito importante, Mark não tem nada a ver com as outras crianças.
Mark está doente. O tipo de doença que tem a ver com hospital. Tratamento. O tipo de doença da qual algumas pessoas nunca melhoram.
Então, Mark foge. Ele sai de casa com sua máquina fotográfica, seu caderno, seu cachorro e um plano. Um plano para alcançar o topo do Monte Rainier.Nem que seja a última coisa que ele faça.
A Mais Pura Verdade é uma história preciosa e surpreendente sobre grandes questões, pequenos momentos e uma jornada inacreditável.
Antes de começar a ler A Mais Pura Verdade eu havia lido diversas resenhas e opiniões contraditórias, então não sabia muito bem como o livro iria funcionar para mim. A única certeza que eu tinha é que eu teria que ler em algum momento. O que mais me chamou atenção nas resenhas que li é que a maioria dos blogueiros estavam "pintando" o protagonista como um garoto egoísta, e eu até entendo o ponto de vista de cada um, mas eu definitivamente compreendi a ânsia de Mark de fazer o que estava fazendo, o que não compreendi foi o fato de ele insistir na presença de Beau, isso sim foi egoísta, e pensando bem agora acho que é nesse ponto que percebemos o egoísmo do personagem.
"Agora era minha vez de viver uma vida linda e corajosa.Minha vez de viver,até o dia em que eu morrer."
Durante a caminhada de Mark e Beau até as montanhas eu só conseguia pensar que independente do que ele queria fazer com a própria vida ele não deveria ter levado seu cachorro consigo. Contudo, o vira latinha foi a melhor parte da narrativa, o grande diferencial, e o livro não seria o mesmo sem sua constante presença e lealdade. Ele foi protagonista das partes em que mais me emocionei na história e se gostei de A Mais pura Verdade 90% desse sentimento se deve a Beau, os outros 10% ficam para a coragem de Mark de ir atrás do que sempre quis e do fim definitivo, não que fazer isso as escondidas tenha sido uma boa ideia.

A narrativa de Dan Gemeinhart é leve e muito bem feita, apesar da repetição constante do termo "A Mais Pura Verdade" ter incomodado alguns blogueiros eu não me senti assim. Ao meu ver essa afirmação fazia com que Mark continuasse acreditando no que precisava fazer, o ajudava a seguir em frente. É angustiante ver o quanto esse garoto já sofreu com a doença, por isso compreendo sua vontade de simplesmente acabar com isso, mas compreender não é concordar, então passei boa parte da narrativa torcendo para que ele percebesse que há mais coisas que importam na vida do que simplesmente viver.

Fora Mark e Beau temos muito pouco sobre os outros personagens, mas durante a jornada dos dois conhecemos pessoas que acabam se tornando importantes em seus caminhos. Além disso, temos Jessie a melhor amiga de Mark, que representa o outro lado da história e que nos conta em capítulos curtos sobre as pessoas que Mark deixou para trás. É através dela que vemos a angústia dos pais do garoto o que que está sendo feito para que ele seja encontrado, mesmo Mark tendo escondido muito bem as pistas de seu paradeiro.

Enfim, A Mais pura Verdade é mais um Sick Lit que nos apresenta a história de um garoto muito doente, mas seu foco não é a doença e sim a jornada do protagonista, com o diferencial que seu grande companheiro é um cachorro leal e bastante esperto que dá um toque todo diferente a obra. Eu fiquei completamente apaixonada por Beau. Contudo, não posso dizer que favoritei, pois apesar de ter gostado muito da história ainda assim não foi surpreendente, o que ao meu ver é uma característica do gênero, ele segue sempre uma linha pré determinada sem grandes novidades.

Quanto ao trabalho de edição achei muito bem feito, não tenho do que reclamar, a Novo Conceito vem inovando cada vez mais em suas edições, além do cuidado que ultimamente vem sendo apresentado com a revisão e tradução. Está tudo perfeito!

Melhores Quotes:


"É como se, sei-lá, eu levasse um pedaço de vida comigo. Todas essas coisas acontecem, todos esses pequenos momentos passam por nós e vão embora. Então você vai embora. Mas, quando você tira uma foto, aquele momento não passa. É seu. Você pode guardá-lo."

"Na manhã seguinte, eu estava duro, dolorido e morrendo de fome – mas estava vivo, e mais determinado do que nunca a chegar ao fim da minha missão. Não havia chegado até aqui e sobrevivido a tudo isso só para desistir agora. Essa é a mais pura verdade."

"Às vezes, chorar é mais fácil quando alguém chora com você. Mas outras vezes só torna a situação ainda pior."

"O mundo inteiro é uma tempestade, eu acho, e todos nós nos perdemos em algum momento. Vamos atrás de montanhas no meio das nuvens para que tudo pareça valer a pena, como se isso tivesse algum significado. E, ás vezes, nós as encontramos. E seguimos em frente."



6 comentários:

  1. Oi Ju, este livro é muito bonito e fofo, no final não consegui segurar as lágrimas. A parte gráfica está linda e combina totalmente com o enredo. Concordo contigo o livro está perfeito!
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  2. Eu até hoje tenho uma leve dúvida sobre meu sentimentos sobre esse livro e realmente só lendo para entender, adorei sua resenha!

    Hey! Da uma passadinha lá no Estandy Books - A Estante da Andy

    ResponderExcluir
  3. Eu gostei bastante desse livro apesar de ele não ter entrado para os meus favoritos também. Eu nunca vi o Mark como alguém egoísta e tal, acho que por acabar dando razão para o que ele decidiu fazer, ou sei lá... Mas concordo bastante com voce em relação a Beau, mas sem ele a historia nao teria sido a mesma coisa (talvez até chata ou entediante).


    Beijos
    SIL | Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  4. Olá Ju. Sou literalmente apaixonado por esse livro só o titulo e a capa me fisgaram e quando vi aquele historia me envolvi muito com tudo. Bjs

    ResponderExcluir
  5. Ju!
    Adorei a leitura desse livro, embora tenha achado que o protagonista é muito jovem para fazer a empreitada em que se aventurou.
    Mas para mim, o verdadeiro protagonista é Beau, adorei a lealdade e companheirismo dele.
    “A gratidão é o único tesouro dos humildes.”(William Shakespeare)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
  6. Ju, eu gostei do livro tbm, mas não favoritei. Gosto desse gênero, apesar de seguir sempre a mesma fórmula, mas nesse acho que a trajetória do Mark e sua coragem de tomar essa decisão tão difícil me comoveram. Diferente de vc, não me encantei tanto pelo Beau, mas eu sou assim mesmo, rsrs. Eu não li outras resenhas desse livro, então não sei o que os outros blogueiros estão achando dele, mas acho que nossas opiniões meio que combinam: um bom livro, um bom projeto gráfico e uma narrativa que agrada, mas não conquista o leitor a ponto de ser o seu livro favorito.
    Bjos!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)