terça-feira, setembro 08, 2015

[Resenha] Sussurro - Becca Fitzpatrick

Oi Oi!!!
Para quem ainda não sabe o Alisson do Re.view indicou o livro Crescendo, da Becca Fitzpatrick, para que eu lesse no projeto "Tá na Estante não Leu? Seu amigo escolheu!". Porém, fazia muito tempo que eu tinha lido Sussurro, logo resolvi reler para poder trazer a resenha de ambos para vocês. Então sim, hoje teremos duas resenhas, espero que não se incomodem, vamos começar com Sussurro.
Sussurro
Hush Hush #1
Autora: Becca Fitzpatrick

Editora Intrínseca
Compre: Submarino | Saraiva | Amazon
Skoob


Sinopse: Se apaixonar nunca foi tão fácil… ou tão mortal. Para Nora Grey, romance não era parte do plano. Ela nunca se sentiu particularmente atraída por nenhum garoto de sua escola, não importa o quanto sua melhor amiga Vee os empurre para ela. Não até a chegada de Patch.
Com seu sorriso tranquilo e olhos que parecem enxergar dentro dela, Nora é atraída por ele contra seu bom senso. Mas após uma série de acontecimentos aterrorizantes, Nora não sabe em quem confiar. Patch parece estar onde quer que ela esteja, e saber mais dela do que seus amigos mais íntimos.
Ela não consegue decidir entre cair nos braços dele ou correr e se esconder. E quando tenta encontrar algumas respostas, ela se acha próxima de uma verdade que é bem mais perturbadora do que qualquer coisa que Patch a faça sentir. Pois Nora está bem no meio de uma antiga batalha entre os imortais e aqueles que caíram – e, quando se trata de escolher lados, a escolha errada poderá custar sua vida.
Como já disse li Sussurro pela primeira vez há muito tempo, mais especificamente na ocasião do lançamento, nem passava pela minha cabeça me tornar blogueira literária na época, então foi mais uma leitura sem compromisso do que qualquer outra coisa. Por isso, quando o Alisson me indicou Crescendo no Projeto eu decidi que precisava reler para trazer uma opinião mais completa sobre ambos os livros para vocês, e foi o que eu fiz. Não me lembro ao certo qual foi a minha avaliação do primeiro livro quando li pela primeira vez, mas lembro de ao menos ter gostado, o que não mudou essencialmente com a releitura, porém tenho algumas ressalvas a fazer.

Com relação ao universo e a mitologia criados por Fitzpatrick não tenho muito que falar, achei tudo muito bem amarrado e desenvolvido, a autora não deixa falhas e consegue deixar o leitor curioso com o que virá a acontecer. O mais interessante é a forma como ela oculta seu verdadeiro vilão, há tantas possibilidades em meio aos personagens que você nunca desconfiaria de verdade de quem está perseguindo Nora. É claro que não foi uma grande surpresa para mim, pois já tinha lido o livro, contudo é perceptível o cuidado da autora com isto, e brilhante a forma que ela desenvolve o mistério no decorrer da história.

Porém, Nora, a personagem principal, não me agradou muito. Apesar disso ela também tem personalidade e não fica apenas chorando pelos cantos, o que é um ponto bastante positivo. Mas como disse, ela não é tão agradável. Até entendo a desconfiança que ela tem em relação à Patch, é bastante plausível devido ao que vem acontecendo. Mas a personagem acaba se mostrando bastante influenciável, principalmente quando se trata da opinião de sua melhor amiga. Alias, Vee é ainda mais irritante que Nora, apesar de ter dado boas risadas com ela sua personalidade fútil, intrometida e relapsa me irritaram do começo ao fim do livro, eu só queria socar a cara dela e fazer com que calasse a boca. Mas quem sou eu além de uma mera leitora.

Já os personagens masculinos do enredo são bem mais interessantes, o mistério que ronda cada um deles é o que mantém o leitor ligado nos 220. Para ser sincera, minha relação com Patch não está ainda muito definida nessa releitura, apesar de gostar do personagem achei que faltou atitude a ele, não sei explicar, ele é um bom personagem, mas é como se faltasse algo. Acho que por a autora ter mantido o mistério a cerca dele durante todo o livro, ficamos impossibilitados de conhecê-lo melhor. E muitas vezes a atração de Nora por ele não parece coerente visto que ele pode não ser o cara bom. Mas ainda assim é o melhor personagem do livro

Enfim, Sussurro não foi uma perda de tempo nem na primeira e muito menos na segunda leitura, é uma história prazerosa e leve, que não exige muito e apesar de ter uma mitologia bem desenvolvida foca bastante nos sentimentos envolvidos. Contudo um lado não desclassifica o outro e a autora soube trabalhar muito bem, mistério, romance e a base sobrenatural. A capa é sombria e linda, com uma textura mais áspera, a diagramação da Intrínseca é simples, mas bem elaborada e bonita, também não encontrei erros o que foi uma benção. Acho que é isso, indico o livro para quem adora livros sobrenaturais leves e gostosos de ler.
Melhores Quotes:

"Os olhos de Patch eram como órbitas negras. Que absorviam tudo e não devolviam nada. Não que eu quisesse saber mais sobre ele. Se não gostei do que vi por fora, duvidava de que fosse gostar do que espreitava lá no fundo."

"– Não saio com estranhos – retruquei.– Sorte sua que eu saio. Pego você as cinco."

"Eu apreciava em segredo a atração que existia entre nós, mas o mistério e o medo falavam mais alto. Dali para a frente, eu apagaria Patch da minha vida - e dessa vez, estava falando sério. Seria como entrar em uma dieta de desintoxicação. O problema era que a única dieta que eu já tentara teve o efeito oposto. Uma vez, tentei passar um mês inteiro sem chocolate.Sem um pedacinho sequer. Ao final de duas semanas, não resisti e devorei mais chocolate do que teria comido em três meses"

"Você é minha, Anjo. E eu não vou deixar nada mudar isso"

13 comentários:

  1. Oi Ju,
    Não li a coleção assim que lançou, ainda bem porque quando peguei o primeiro livro só parei quando acabei último haha. Também não sou fã da Nora, mas sou apaixonada pelo Patch desde o primeiro livro. Acho que o Alisso super acertou na indicação. Que a leitura do próximo volume seja tão prazerosa quanto essa.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  2. oi Ju
    Ainda não li essa coleção tenho amigas que ama essa são completamente apaixonadas pela escrita Becca Fitzpatrick ,sua resenha deixou eu mais curiosa ainda aumentou uma coleção na minha lista enorme
    bjos

    ResponderExcluir
  3. Ai esse livro tá na minha estante há dois anos, e ainda não o li! Comprei os 4 livros da série numa promoção muito boa, mas nunca saíram das prateleiras, rsrs. Foi bom saber que você gostou dele nas duas leituras, e isso me incentiva a pegá-lo em breve. Também gosto da textura da capa, e do clima sombrio nela, e acho que foi isso que me chamou a atenção num primeiro momento. Espero gostar tanto quanto você.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  4. Eu li toda a coleção e também li na época que nem pensava em ser blogueira
    Realmente o universo é bem feito mas durante a história, a Becca pecou em alguns aspectos, na minha opinião
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  5. Preciso dessa série Hush Hush, adoro livros que tenham o tema sobrenatural ainda mais com anjos, li Halo e adorei demais, sua resenha está muito boa e pretendo começar a ler a série em breve.

    ResponderExcluir
  6. Romances sobrenaturais não tendem a chamar muito a minha atenção, e apesar de ter lido um em que havia os anjos também, não posso dizer que tenha sido uma leitura muito agradável.
    Um grande pecado que a maioria de livros como este tem é quase sempre o mesmo: A personagem principal é chata ou irritante, isso quando não se envolve em um triângulo e vive em dúvida eterna de quem é o amor da sua vida - por mais que esteja na cara do leitor como tudo acabará. Para mim é um dos principais motivos para que livros do gênero não me conquistem.
    Apesar disso, admito que se tratando da mitologia, diversas séries como essa se destacam positivamente. Acredito que se não fossem por certos elementos que me incomodam, que apostaria mais em livros como este.
    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Esse livro é só elogios, a série está na minha lista de leitura mas ainda não arranjei tempo pra me interessar em ler... Gosto de sobrenatural, sempre há informações novas e as tramas de livros similares nunca são iguais! Então já que sempre tem novidades, espero que eles me surpreendam.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  8. Ju!
    com uma escrita tão boa e personagens tão bem construídos, não tem como não se interessar por toda trama que forma o enredo do livro.
    Gostei desse projeto da indicação de livros pelos amigos que participam.
    Gosto de livros sobrenaturais e achei que falava sobre anjos, mas pelo visto, me enganei...
    “Ainda não vi ninguém que ame a virtude tanto quanto ama a beleza do corpo.”(Confúcio)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
  9. Oie
    Eu ainda nao li essa série mas gosto de romances sobrenaturais.E que bom que essa releitura valeu a pena,por que alguns livros quando você o rele perde um pouco o encanto e se torna maçante.Estou loucá pra ler e descobrir mais sobre a escrita da Becca.

    ResponderExcluir
  10. Bom mesmo Nora não ser daquelas que chora pelos cantos por algo que aconteceu, eu não me interessei em cheio em ler a série, só queria porque as pessoas liam, e algumas dizia ue gostavam mais não tinha minha vontade própria.

    ResponderExcluir
  11. Oie!
    Li esse livro há taaaanto tempo que sinceramente eu quando li a sua resenha percebi que não lembrava nada da história kkkkkkk
    Só lembro que a Nora me dava sono e achava o Patch muito sem sal. A única coisa que não posso negar é a beleza dessas capas <3

    ResponderExcluir
  12. Ju, eu sou bem bipolar com a série Hush Hush, às vezes estou com muita vontade de lê-la, mas em outras chances odeio estes livros. Mas, bem, ainda pretendo iniciar a leitura e desvendar como a autora cria um novo mundo diferente e mitológico para os habitantes de seu livro. Outro ponto forte de sua escrita que quero conhecer é o jeito que ela camufla seus vilões. Gostei bastante!

    ResponderExcluir
  13. É praticamente uma regra em livros ~para adolescentes~ as protagonistas serem chatas, né? Quanto a isso eu não tenho muitas duvidas, mas acho que os autores devem trabalhar seus personagens secundários para dar um equilíbrio na coisa toda, então ver que você achou a amiga de Nora tão chata quanto ela me deixou um pouco decepcionada.
    De qualquer forma parece ser uma leitura bem legal; e mesmo após de anos a sua opinião sobre o livro não mudou drasticamente, então pode ser que eu goste!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)