quarta-feira, agosto 26, 2015

[Resenha] A Rainha Vermelha - Victoria Aveyard

Oi Oi!
Hoje vou falar de um livro que apesar de estar querendo desde o lançamento não tinha grandes esperanças de que teria a oportunidade de ler antes do próximo mês. Mas eis que a Editora Seguinte em sua benevolente bondade me ofereceu o livro para resenha e acabou com meu tormento. Um livro que me conquistou sem sombra de dúvidas, e que percebi o quanto é excelente só depois de escrever a resenha!
A Rainha Vermelha
A Rainha Vermelha # 1
Autora: Victoria Aveyard
Editora Seguinte
Compre: Saraiva | Submarino | Amazon
Skoob


Sinopse: O mundo de Mare Barrow é dividido pelo sangue: vermelho ou prateado. Mare e sua família são vermelhos: plebeus, humildes, destinados a servir uma elite prateada cujos poderes sobrenaturais os tornam quase deuses.

Mare rouba o que pode para ajudar sua família a sobreviver e não tem esperanças de escapar do vilarejo miserável onde mora. Entretanto, numa reviravolta do destino, ela consegue um emprego no palácio real, onde, em frente ao rei e a toda a nobreza, descobre que tem um poder misterioso… Mas como isso seria possível, se seu sangue é vermelho?
Em meio às intrigas dos nobres prateados, as ações da garota vão desencadear uma dança violenta e fatal, que colocará príncipe contra príncipe - e Mare contra seu próprio coração.
Antes mesmo de começar a ler o livro li algumas resenhas que falavam muito bem sobre a obra e de quanta originalidade a autora tinha impresso nas páginas de sua história. Porém, mesmo enquanto me dedicava a ler a opinião dos outros e descobrir um pouco mais sobre o livro já percebi que ele trazia muitos elementos já abordados em outras histórias, me fez lembrar obras como O Clã dos Magos e A Seleção, entre outras. No entanto, o que fez essa "originalidade" saltar aos olhos é a forma como a autora construiu sua narrativa, mesmo se baseando em situações já expostas por outros autores ela ainda assim conseguiu ser totalmente diferente.

Seu primeiro acerto foi com relação a personalidade de seus personagens, ela nos mostra no decorrer da história que nem todos são bons ou maus, que ninguém é isento de atitudes suspeitas. Contudo, todos tem uma noção de lealdade e se comportam de acordo com o que julgam benéfico a sua própria causa. Apesar de gostar bastante disso, durante a leitura esta situação também foi o motivo de eu passar por alguns momentos de incredulidade com o desenrolar da história. Pois, até mesmo Mare, a personagem principal, segue estes preceitos, ela foi de certa forma uma desconstrução de todas as personagens que eu já conheci. Ela é tudo o que buscamos hoje em dia na literatura, mas é um choque saber o que ela é capaz de seguir em frente mesmo sabendo que coisas "importantes" podem ficar no caminho.

Mare não é uma protagonista que fica suspirando pelos cantos, como já dito ela haje de acordo com sua própria consciência, sua lealdade e o que ela acredita ser a verdade absoluta. Ela é uma personagem querendo se livrar da opressão, mas agindo da mesma forma que seus opressores, é como se ela não conseguisse enxergar seres humanos além do seu circulo social. Ela usa as pessoas assim como a tão odiada monarquia faz, e não para para pensar em motivos, causas e consequências, ela simplesmente age. E no meio do caminho pode acabar confiando em pessoas nada confiáveis e passando por cima de quem talvez pudesse ser uma luz no fim do túnel. A real é que a autora merece um prêmio por me fazer amar até o mais odiado dos personagens, digo amar no sentido de "Cara como você é foda!

Quanto ao romance ele não é o foco da narrativa, é mais como se a autora nos desse o gostinho do que poderia ser, só para deixar o leitor com vontade e depois tirar o doce, fácil assim! Contudo todos os pretensos romances de Mare são personagens bastante presentes e essenciais no desenrolar da narrativa. Prefiro não falar muito sobre para não dar spoiler, ok?

Diferentemente de alguns livros do gênero que focam coisas desnecessárias em detrimento a distopia, a autora conseguiu trabalhar intriga, romance, abuso de poder e opressão de forma brilhante, sem focar demais em algo especifico deixando o mais interessante em segundo plano. Ela é simplesmente uma autora fantástica e sabe dar pinceladas essenciais nos momentos certos e convencer o leitor.

Enfim, o que mais chama atenção é o rumo que a autora dá ao livro, até determinado momento eu estava crente que seria um livro morno até o fim, sem grande atrativos e que na verdade nem era tão original assim. mas ai Aveyard resolve terminar sua história com uma reviravolta tão chocante que eu sai gritando e pulando pela casa por não acreditar naquilo. Ela foi fantástica, divina e surpreendente, em algumas poucas linhas ela me deu tudo que eu queria e mais um pouco. Quanto a capa não preciso me desmanchar em elogios, olhem para ela e tirem suas próprias conclusões, minha única tristeza foi meu livro ter caído no chão e danificado. Ademais, acredito que não preciso dizer que você deve ler esse livro assim que possível, não espere demais, assim você só estará perdendo tempo, vai por mim!
Melhores Quotes:

"Esta é a verdadeira distinção entre prateados e vermelhos: a cor do sangue. Esta única diferença os torna mais fortes, mais inteligentes e melhores do que nós."

"Na escola, aprendemos sobre o mundo antes de nós, sobre anjos e deuses que viviam no céu e governavam a Terra com mãos ternas e gentis. Alguns dizem que não passam de histórias, mas não acredito nisso. Os deuses ainda governam. Ainda descem das estrelas. Só não são mais gentis."

"[...] É cruel dar esperanças quando não há nenhuma. Geraria apenas frustração, ressentimento e raiva tudo o que torna a vida ainda mais difícil do que já é."

"Parte de mim deseja se submeter às correntes, a uma vida cativa e silenciosa. Mas eu já vivi uma vida assim, na lama, nas sombras, numa cela, num vestido de seda. Jamais serei submissa de novo. E jamais vou parar de lutar."

28 comentários:

  1. Oi Ju!

    A Rainha Vermelha foi um livro sensacional, tem elementos parecidos ou já visto pelo publico, mas a autora consegue dar um rumo diferente, deixar o leitor impressionado! Concordo com a sua opinião a respeito da Mare, mas acredito que ela vai crescer bastante nos demais livros, e sabe um detalhe me deixou muito animada, foi o fato do romance não ser o foco, ele é importante, mas acho que as questões sobre a realidade da Mare e tudo mais, muito mais interessantes do que saber quem vai ganhar o coração da protagonista, rs. Enfim, estou ansiosa para ler o segundo livro e os contos!

    Beijos,

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju!

    Não li, até hoje, nenhuma resenha negativa sobre este livro. É realmente muito bom ler tramas com personagens e história bem construídos. Uma coisa que me chamou muita atenção foi o fato de a autora aparentemente saber dosar o romance e a distopia em si (para mim isso é importante demais), já que, por exemplo, o que me fez não gostar tanto de A Seleção foi justamente a autora ter focado demais no romance e esquecido por completo a distopia. Quero bastante ler esse livro!

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com/

    ResponderExcluir
  3. Oooi!

    Eu estou apaixonada por esse livro e ainda nem li hahahaha
    cada resenha é uma mais maravilhosa do que a outra <3
    Adorei saber da genialidade dessa autora e principalmente o fato de conseguir te deixar tão encantada assim <3 <3 <3

    Sua resenha está linda e incrivel!


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  4. Oiii

    Então eu realmente estou querendo muito ler esse livro, ele me encantou pela capa, antes mesmo de eu saber qualquer coisa da estória, em breve ele estará comigo, e tirarei minhas próprias conclusões.
    Parabéns pela resenha, gostei muito.

    Beijos
    Mundo B

    ResponderExcluir
  5. Ainda não pude ler, mas com todas as resenhas positivas que li, já quero! Adorei a resenha, parabéns!

    http://porredelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Ola Ju acho que hoje em dia o que mais precisamos nos livros é essa narrativa que faz toda a diferença mesmo que seja com alguma tema já abordado, parabéns a autora. Ainda não li esse livro mas já estou com ele, são tantos elogios que não vejo a hora de começar a ler. A capa está linda, amei sua resenha, beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  7. Ju, que bom que no final você acabou se encantando pela história! A autora me conquistou desde o primeiro momento, li muito rápido. Não achei o final tão espantoso assim como todo mundo está achando; embora eu tenha torcido pra nada do tipo acontecer, não foi por falta de aviso que a Mare passou o que passou... Enfim, amei a leitura e espero que a continuação chegue logo!!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  8. Oi Ju, sua linda, tudo bem
    Eu quero muito ler esse livro, depois de tantas resenhas só elogiando o texto. Você falou tão be da originalidade, da forma como ela conduziu a narrativa e da forma como nenhum personagem pode ser considerado bom ou mal, que ela é fantástica, que não tem como não querer comprar esse livro agora. Eu fiquei pensando em uma coisa que você disse: a personagem ia contra a opressão sendo opressora. Quantos não querem derrubar um governo apenas para ocupar o posto e dar continuidade a opressão. Não sei se esse é o caso. Mas é para refletir. Sua resenha ficou ótima!!!!!!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Ju, também quero ler esse livro desde o lançamento, e embora tenha comprado meu exemplar, ainda não consegui incluí-lo na minha fila de leitura. Sua resenha como sempre ficou fantástica e aguçou ainda mais a minha curiosidade. Gostei de saber que os personagens não são bons nem maus, acho que na realidade, todos somos assim.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  10. Olá Ju, esse livro esta sendo tão bem comentado que desde que lançou eu morro de vontade de lê-lo, adoro quando os personagens e cenários são bem construídos e pela sua resenha eles parece ter sido =) Espero poder lê-lo em breve.

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  11. Olha ganhei A Rainha Vermelha a um tempinho e ainda não li embora seja muito elogiado, e agora vendo aqui tantos elogios fiquei com vontade de começar agora

    ResponderExcluir
  12. Já faz bastante tempo que quero esse livro, mesmo com comparações com outras séries de livros famosos (das quais também gosto), há seus pontos ruins e bons. Ruins por sempre haver comparações e julgamentos, mas que acabam atraindo esses leitores que gostam desse tipo de leitura, como eu. Talvez tanha semelhanças mas acredito que esse livro reserva muitas surpresas, adoro personagens "heroinas", aposto nesse livro com todas as minhas fichas!
    Confesso que nunca entendia direito a história com toda essa coisa de "prateados" e "vermelhos", mas a sua resenha ficou bem clara e agora estou mais ansiosa do que antes!
    Além das minha expectativas por causa da história que parece ser muito boa, a capa do livro é maravilhosa! Uma das mais lindas, na minha opinião.
    Enfim, estou muito ansiosa para lê-lo!

    ResponderExcluir
  13. Oi,
    Estou super hiper mega ultra power curiosa a respeito desse livro.
    A história parece ser genial e está sendo muito bem comentada em todos os lugares que vi.
    A escrita da Victoria me parece ser contagiante.
    Já faz um tempo que o livo está na minha lista de favoritos e espero poder ler ele em breve.
    Sua resenha me deixou com mais vontade ainda de conhecer a obra, adoro protagonistas com o estilo da Mare.
    Beijos,
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  14. Amei esta resenha ❤
    Me identifiquei mto 😍😍

    ResponderExcluir
  15. Cada Resenha que leio sobre esse livro fico mais apaixonada.Já esta na minha lista Parabens sua resenha ficou perfeita.

    ResponderExcluir
  16. Adorei a resenha, tenho muita vontade de ler esse livro, até já tinha iniciado a leitura, mas resolvi esperar ter os outros dois para ler todos de uma vez, e o livro é lindo por dentro.

    ResponderExcluir
  17. Eu preciso ler esse livro imediatamente. Lendo várias resenhas e agora a sua,me fez ficar hiper, super curiosa com essa trama.Parece ser diferente de tudo que já li.
    Vou ler em breve.

    ResponderExcluir
  18. Desde do lançamento desse livro a sinopse me chamou a atenção, e após ler muitas resenhas e ver o quando envolvente a estória e logo adquirir o livro, mas infelizmente ainda não tive oportunidade de ler pelo fato de acabo passando outras leituras na frente, no entanto desse ano essa leitura não passa, principalmente porque a trama desse livro parece ser surpreendente, super ansiosa por essa leitura.

    ResponderExcluir
  19. Não li ainda e confesso que estou com ele em minha lista de desejados desde seu lançamento. Tenho procurado ler resenhas e comentários sobre ele e a cada vez que elio mais e mais me sinto com vontade de ler.

    ResponderExcluir
  20. Pelo que li na resenha o livro dever ser muito bom mesmo!! Como pode ser possível Mare Barrow ter poderes se ela tem o sangue vermelho e não o prateado? Será que ela vai se envolver com algum dos príncipes? Será que ela vai conseguir ajudar sua família? Ansiosa para ler o livro!!

    ResponderExcluir
  21. Eu só vejo resenhas elogiando esse livro, e estou doida pra ler ele também! Gosto bastante de distopias, e achei a história desse livro muito interessante. Gostei de saber que a autora soube construir muito bem o livro todo, e acho que também vou gostar bastante do livro, mesmo que o romance não seja o foco.
    Sem contar que essa capa realmente está linda <3

    Beijos!

    ResponderExcluir
  22. Olá!
    Desde o laçamento deste livro, estou extremamente curiosa. Apesar de ser uma distopia e carregar a essência da mesma, pelo que você comentou, a autora consegue trazer elementos originais que tornam a história ainda mais instigante. Outro ponto que gostei foi que o foco não está no romance, mesmo sendo uma romântica e adorando as histórias do gênero, gosto quando uma trama, que não é propriamente um romance, não foca tanto no lado amoroso e sim nos demais conflitos que envolvem os personagens (achei que ficou meio redundante rsrs). Enfim, não vejo a hora de fazer a leitura!!

    ResponderExcluir
  23. Histórias deste tipo é difícil encontrarmos alguma que não tenha certa semelhança há alguma outra história. Por sermos leitoras assíduas e vorazes,rsrsrs, sempre fazemos comparações com algo. Mas amei saber que a história é empolgante e viciante. Só me falta agora o livro pra ler. Espero que o consiga logo, pois estou ansiosa pra conhecer mais a fundo esses personagens e a história deles.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  24. Olá!!!!
    Tenho esse livro aqui mas ainda não li,estou esperando ter os outros pra ler todos de uma vez,já vi inúmeras resenhas e comentários positivos com relação a esse livro,mesmo todos gostando não vou com tanta sede ao pote vai que me decepciono,mas estou muuuito curiosa sobre isso do sangue de Mare ser vermelho e esse poder misterioso que ela tem =P

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Adorei a resenha, gostaria de dizer o mesmo do livro, mas... não tivemos uma química muito boa! :(

    ResponderExcluir
  26. Oie...
    Eu estou simplesmente louca pra ler esse livro! Já li um zilhão de comentários bons pela blogosfera ;)
    Gostei quando você mencionou que os personagens não tem personalidade estipulada, ou seja, não são bons nem maus... Isso os torna mais reais.
    Beijos

    ResponderExcluir
  27. A vida de Mare Barrow não está nada boa, uma vez que ela não faz parte dos que tem o sangue prateado!! Ela tem que roubar para ajudar a sua família!! Porém, apesar de ela não ter o sangue prateado, ela tem poderes? Mas como isto é possível?

    ResponderExcluir
  28. Comprei o livro 'A Rainha Vermelha' quando 'A Coroa Cruel' e 'A Espada de Vidro' foram lançados, mas como tenho apenas o primeiro livro, não tive determinação de pegar para lê-lo! Mas só a sinopse do livro e a julgar pela resenha, o livro parece ser ótimo e já me sinto fã de Mare!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)