terça-feira, junho 30, 2015

[Resenha] Neve na Primavera - Sarah Jio

Neve na Primavera
Autora: Sarah Jio
Editora Novo Conceito
Compra: Saraiva | Submarino 
Skoob

Sinopse: Seattle, 1933. Vera Ray dá um beijo no pequeno Daniel e, mesmo contrariada, sai para trabalhar. Ela odeia o turno da noite, mas o emprego de camareira no hotel garante o sustento de seu filho.
Na manhã seguinte, o dia 2 de maio, uma nevasca desaba sobre a cidade.
Vera se apressa para chegar em casa antes de Daniel acordar, mas encontra vazia a cama do menino. O ursinho de pelúcia está jogado na rua, esquecido sobre a neve.
Na Seattle do nosso tempo, a repórter Claire Aldridge é despertada por uma tempestade de neve fora de época. O dia é 2 de maio. Designada para escrever sobre esse fenômeno, que acontece pela segunda vez em setenta anos,
Claire se interessa pelo caso do desaparecimento de Daniel Ray, que permanece sem solução, e promete a si mesma chegar à verdade. Ela descobrirá, também, que está mais próxima de Vera do que imaginava.
Eu simplesmente surtei quando vi que a Editora Novo Conceito ia lançar um novo livro da Sarah Jio, desde que li As Violetas de Março essa autora entrou para minha lista de favoritas. Então vocês já podem imaginar que a minha expectativa estava no auge, contudo li algumas resenhas e acabei ficando com receio. Apesar dos leitores terem gostado do livro no geral alguns defeitos que poderiam me incomodar demais estavam presentes na opinião da maioria, por isso quando peguei para ler já não estava mais tão empolgada, apesar de curiosa. Bom, para resumir eu adorei a história, porém não pude deixar de me irritar um pouco.

A história segue aquele velho padrão do gênero, em que duas histórias se entrelaçam uma no presente e a outra no passado. E, como geralmente acontece, a o passado parece ser bem mais interessante do que o presente. O mistério que envolve a história a ser desvendada dá gás a leitura, prende o leitor e mesmo diante de todas as pistas que são postas a nossa frente ainda assim há a expectativa de uma reviravolta. Já o presente não é tão instigante, a protagonista Claire Aldridge, está passando por sérios problemas em sua vida pessoal, e suas atitudes e autocomiseração chegam a irritar. A falta de atitude diante dos problemas e de sua saúde emocional faz com que ela se encaixe no papel de coitadinha, e personagens assim me dão asco sempre que são retratados. Mas é claro que sua busca por saber o que realmente aconteceu aquela criança irá trazê-la de volta a vida e tudo melhora consideravelmente a partir daí.

Outra coisa que em irritou demais é que logo no começo da leitura já pegamos no ar qual foi a tragédia de Claire, contudo a autora demora para revelar os fatos fazendo um suspense desnecessário, como se nós, assim como a personagem não quiséssemos pensar sobre os fatos. Leva um tempo considerável para que ela se recupere totalmente de sua dor e com certeza este foi o maior problema com a personalidade da personagem. Então não é difícil entender porque a história de Vera é muito mais interessante.

É estranho dizer isso depois de salientar os defeitos de Claire, mas o fato é que Sarah Jio tem o dom de criar personagens humanos e palpáveis. Mesmo diante de todos os problemas sabemos que isso se deve a toda a situação pela qual a personagem passou, faz parte dela e de sua dor, é como se ela não pudesse ser diferente, isso a torna real.  Mesmo assim, julgo que alguns personagens foram postos na narrativa apenas para tentar nos confundir e aos protagonistas também, mas confesso que sem grande sucesso, pois percebemos muito rapidamente este ardil. Contudo, eles não deixam de ser bem construídos e seguir a linha que a autora traçou inicialmente para eles.

Enfim, não posso dizer que esta história me emocionou profundamente, mas cumpriu bem o seu papel. Neve na Primavera segue um padrão pré estabelecido para o gênero e apesar de todos os seus defeitos, ainda assim, tem um desfecho brilhante que une todos os pontos da narrativa. Terminei de ler encantada com a inteligência da autora, mas nem por isso posso dizer que é seu melhor romance. Ponto positivo para capa, diagramação e revisão, não tem como não perceber que a Editora vem melhorando muito nestes quesitos, eu simplesmente adorei o trabalho gráfico. Se eu indico? Claro que sim, mas não vá com muita sede ao pote!
Melhores Quotes: 

"- Não desanime – ele disse. – As coisas mais difíceis sempre se transformam nas mais recompensadoras."

"Ninguém fala sobre o passado. Ele foi cuidadosamente escondido, até encontrar a liberdade à força. Os segredos têm dessas: sempre encontram seu caminho. Mesmo que leve uma vida toda."

''A vida dele fora como um trágico romance sem o capítulo final, um belo desfecho. Nós descobrimos, tiramos a poeira que o cobria, e agora era hora de ele ler esse livro.''


13 comentários:

  1. Quando eu li a sinopse desse livro achei realmente interessante, mas sabendo dos suspenses desnecessarios e de pegar no ar logo de cara o motivo do suspense me desanimou... Não li nenhuma obra da autora, havia me interessado pela sinopse msm, mas já que outros blogueiros ficaram frustrados também, vou fugir desse livro hahahaha

    Beijos ;*

    ResponderExcluir
  2. Sarah Jio melhor autora da vida!!! <3 Me encantei por As Violetas de Março também e fiquei em êxtase quando vi que a NC ia lançar Neve na Primavera. Tenho lido algumas resenhas como a sua, que indicam, mas não aconselham esperar demais, porém minha cabeça não entende isso e eu estou MUITO ansiosa pra ler esse livro! Hahahaha
    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Adorei a capa, e a sinopse super interessante, e a resenha me deixou curiosa para ler o livro, gosto de suspense e fiquei ansiosa para ler o livro, vou adiciona-lo em minha lista de leitura.

    ResponderExcluir
  4. Outra autora que não conhecia é a Sarah Jio. Mas seus elogios foram bastante persuasivos para eu ler logo um livro dela e morrer de amores.
    Li que a narrativa é intercalada entre os personagens, e gosto disso, pq deixa a gente por dentro de tudo que passa na cabeça deles, bom pra entender melhor oq se passa com cada um.
    A estoria me tocou e deixou curiosa, pq ser mãe não é fácil e mostrar a perda de um filho é algo que choca a gente.
    Acho que esse é um dos livros que fazer a gente refletir, e se perguntar: “E se fosse eu?”. Livro com estórias emocionantes é comigo mesmo.
    Apesar da enrolação da autora para contar os fatos, ainda quero conhecer a estoria toda.

    ResponderExcluir
  5. Oie Ju!!
    Quando vi que a editora ia lançar esse livro pensei não gostei da capa e quando li a sinopse só afirmei minha vontade de não lê-lo e ao ler sua resenha continuo sem essa vontade, história que se entrelaçam entre passado e presente as vezes são bem chatas e personagens coitadinhos também me dão nos nervos estão tenho certeza que essa seria uma leitura desagradável para mim, mas não nego que fiquei curioso para saber o que aconteceu com o garoto!! Me diz??

    Xo
    Alisson
    Re.View

    ResponderExcluir
  6. Eu não conhecia a autora e por mais que tenha um carregamento de mistério na sinopse eu não fiquei muito interessada no livro. Este lado humano da Claire em não querer revelar todos os pontos do mistério é algo interessante, mas se o leitor já sabe disso perde um pouco a emoção. Devo dar uma olhada na outra obra da autora que pelo visto é mais instigante que essa.

    ResponderExcluir
  7. Gostei da sinopse e mais ainda da resenha. Fiquei bem curiosa para ler o livro, parece uma leitura gostosa. Coisa chata esse suspense desnecessário, me parece que deixa o livro parecendo um pouco amador. O fato de ter um desfecho brilhante é um ponto muito positivo, têm certos livros que ficamos sem entender como poderia já ter acabado com tantas pontas soltas.

    A capa está realmente muito bonita, ponto pra editora.

    ResponderExcluir
  8. Oi, Júh!
    Pode deixar que já baixei minha crista com esse livro! kkkkkkk Acho que o que mais me irritaria seria a personagem se fazer de coitadinha, pior tipo. u.u
    Só que esse mistério aguçou minha curiosidade.
    Ótima resenha! Bjão <33

    ResponderExcluir
  9. Oi Ju. Não conhecia essa autora ainda mas assim que vi essa capa linda nos lançamentos do mês eu fiquei looooouca querendo ele, confesso que nem vi a sinopse num primeiro momento hahaha Já li outras resenhas também e foi unanime que todos gostaram, apesar dos defeitinhos e acho que eu também gostaria.

    ResponderExcluir
  10. Olá Ju,
    Não conheço o trabalho da autora..Mas pela sua resenha acho que o livro não é do tipo que me instigaria a leitura... Esse tipo de leitura que trabalha com dois momentos interligando não me empolgam..não consigo me conectar com nenhuma história ou com ambas no caso..
    Sobre a editora concordo com você, é nítido o quanto a editora vem trabalhando para melhorias em suas capas e revisões, cada vez a NC vêm nos presenteando com boas capas e ótimos trabalhos..

    ResponderExcluir
  11. Não conheço nada da autora, e infelmente o livro não me chamou atenão por não ser o tipo que eu no momento estou querendo ler, mesmo assim obrigado pela dica

    ResponderExcluir
  12. Não conheço nada sobrea autora, mas não me interessei pelolivro talz na proxima, mesmo assim abrigado pela dica

    ResponderExcluir
  13. Parabéns pela resenha. Acho que não leria, principalmente pelo enredo ser estruturado de uma forma bem lenta. Também nunca li nada da autora, talvez num outro livro seja uma boa oportunidade pra conhecê-la.

    Aguardo sua visita! :)
    http://porredelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)