terça-feira, março 24, 2015

Cinco Motivos para... Ler O Protetorado da Sombrinha

Estava aqui tentando descobrir como quebrar a enxurrada de resenhas que estavam sendo postadas no blog. Não que isso seja ruim, porém as vezes acaba deixando nossa movimentação por aqui bastante monótona. Então, me lembrei de uma ideia que tive algum tempo atrás, ela consistia basicamente em indicar séries e trilogias. Foi assim que surgiu o "Cinco motivos para...", contudo nem só de indicações irá sobreviver esta coluna. Baseie-se no fato que aqui, tudo pode acontecer...

Para estrear essa coluna escolhi falar da série O protetorado da Sombrinha, série publicada no Brasil pela +Editora Valentina. Depois de resenhar "Inocência?" percebi que muita gente não conhece a série. Então, estou pronta para convencê-los de que estão perdendo tempo deixando essa série passar despercebida. Afinal, O Protetorado da Sombrinha é a mais cultuada série de Steampunk do mundo...e vou lhes dar cinco motivos do porquê.

1 - Ambientação:
A série se passa em uma Londres antiga e tecnológica, o que é intrínseco em um universo Steampunk, sombrinhas super equipadas, dirigíveis, planadores, autômatos, elementos que só dão mais riqueza a história e que unem ciência ao mundo cheio de Surpresas. Além disso, esta Londres Vitoriana de Gail Carriger convive em perfeita harmonia com seres sobrenaturais, mas não se assuste apesar de romanceados estes seres são muito mais cativantes do que os YA que rolam por aí.

2 - Personagens:
Não importa se é protagonista ou não, Carriger dá voz e oportunidade a todos os seus personagens. É claro que um ou outro não acabamos conhecendo a fundo, mas o núcleo central da narrativa é muito bem desenvolvido. Não tem como deixar de se apaixonar por eles, mesmo os mais amalucados. É perfeitamente possível se afeiçoar e se envolver com cada um deles. Alexia e Lorde Maccon são um caso a parte, se encaixam maravilhosamente como casal, principalmente por não serem perfeitos, mas serem o que são.

3 - Humor:
Este é quase um personagem na narrativa. Apesar de ter ficado muito de lado no segundo livro, uma característica de Gail é fazer seus personagens soarem naturalmente bem-humorados, sarcásticos e intensos. Tanto que isso foi o que mais me fez falta em "Metamorfose?", contudo a autora consegue recuperar essa faceta e nos deixa a vontade com o humor contido em suas sentenças.

4 - Escrita:
A escrita de Gail é fluída e cativante, além de, inteligente, sarcástica, engraçada, divertida, sexy. A autora conquista pelo refinamento e como já disse no tópico anterior, o humor ácido contido nesta história é uma de suas melhores características.

5 - Romance:
Ok, talvez eu esteja sendo um pouco contraditória aqui, já que muitas vezes digo que não sou muito fã de romances. No entanto, quando um livro se propõe a expor este sentimento ele precisa ser bem trabalhado, precisa convencer e explorar muito bem a química entre os personagens principais e Gail Carriger é mestra nisso. Alexia e Lorde Maccon são um casal hilário, mas acima de tudo perfeitos.

Resenhas de O Protetorado da Sombrinha:
Alma?
Metamorfose?
Inocência?
Obs: A Editora Valentina já adquiriu os direitos dos dois últimos livros da série e a previsão é que publiquem todos até 2017. 

23 comentários:

  1. Minha nossa Ju Zanotti, isso é coisa que se faça?
    Eu já quero muito muito ler, mas estou relutando, pois gosto de ler séries completas e nossa, demora tanto pra sair a continuação desses livros como te falei. Mas quando estiver perto do último eu comprarei. HAHAHA. Adorei a coluna.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju, tudo bem? Adorei o post... tenho o primeiro e o segundo livro aqui em casa e quero muito ler. Nunca li nada do gênero Steampunk e quero muito conhecer esse universo. Adoro personagens bem construídos, e como você disse, nesses livros eles são ótimos. Humor é sempre ótimo e que bom que tem um romance bem trabalhado. Adorei a coluna e espero ver mais desse tipo!!

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  3. Ok, agora quero ler a série. Hahaha sua mala!
    Da pra ter todos esses ingredientes no livro e não ficar confuso. Amo-doro Hauahaua

    Adorei a coluna nova e traga mais, assim como vídeos que não vejo à tempos e ratcine.

    Só vou começar a ler séries (livros, no geral) depois de finalizar a monografia :(

    Bjos gata

    ResponderExcluir
  4. Bem...como eu lhe disse no twitter, eu tenho uma certa restrição a iniciar essa série pelo fato de ser stampunk (será que escrevi certo dessa vez?) e por ter lobisomens como um dos personagens principais para a trama. Eu não curto muito seres sobrenaturais, mas quando estamos falando de vampiros eu ainda me proponho a ler. Fadas...lobisomens...sereias...eu meio que torço o nariz pra eles. Tá bom! Eu sou preconceituosa!!! Mas talvez seja por que eu não achei nada com essas temáticas que tenha realmente prestado aos meus olhos, não?

    ResponderExcluir
  5. Já li livro Inocência, de Visconde de Taunay. Será que eu vou gostar do livro Inocência de Gail Carriger?

    Em breve vou lançar o meu E-book. Conto com você para fazer a propaganda.

    ResponderExcluir
  6. Oi Ju!
    Gostei dos motivos para ler essa série!
    Eu sinceramente tive receio ao ler as sinopses e tal, mas vendo você apresentar de forma tçao empolgante, deu vontade de ler sim!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  7. Amei o post! Já vi algumas pessoas falando dessa série, mas eu ainda não tinha lido nenhuma sinopse. Essa série me dá a impressão de que os personagens são bem desenvolvidos, fazendo com que a série seja melhor ainda! Continue fazendo esse tipo de post, mostrando motivos para nós, leitores, conhecermos mais sobre as séries/trilogias!

    ResponderExcluir
  8. Olá Ju, gostei bastante desse tipo de post, continue sim com eles!!
    Eu conheço de vista, todo mundo comenta dessa série, mas eu queria comprar direto com a valentina, porque quero marcadores e tudo mais!!
    Mas sempre me indicam a série, dizem que é muito boa!!
    Abraços
    www.estantedepapel.com

    ResponderExcluir
  9. Oi, Ju,
    eu realmente acho a premissa da série bem interessante, apesar de ainda não ter lido. Adoro steampunk, deixa uma aura toda especial, ne? Mas uma das coisas que prezo numa história é um romance bem trabalhado. Ultimamente tenho lido tanta porcaria mal elaborada e sem noção... enfim, eu amo romances, mas tem que fazer sentido no contexto e ser inteligente. O Protetorado já ganhou ponto comigo só com isso, rs. Na verdade, acho que vou esperar lançarem tudo pra comprar de uma vez (Já esperei até agora, né? e ninguém me deu de presente, hehe). De qualquer modo, é tão bom saber que uma série consegue manter essa qualidade, escrita, foco, personagens, enfim... aguardando :)

    ssentrelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Ju já me convenceu vou correr para ler esse livros, amei todas as capas, fala sério sombrinha nessa época era chique hein rsss. Gostei muito dessa coluna m faça mais vezes . Muitas vezes desistimos de séries por não saber muitas informações ou mesmo um incentivo como o seu. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  11. Ju, já tinham me convencido a ler essa série. Esse cenário diferente me conquistou e... é Londres. *-* haha Uma das características mais marcantes e mais comentadas é esse humor e sarcasmo, o que também gosto bastante em um livro (ok, não só em livros u.u rs).

    ResponderExcluir
  12. Oi Ju.
    Bom, eu li apenas o primeiro livro porque minha maior curiosidade era saber a função da sombrinha nisso tudo rsrs, e entender como funcionava esse convívio civilizado entre sobrenaturais e humanos.
    Apesar de ter me divertido com Alexia, a trama tem cenas altamente hilárias, é verdade, mas o enredo não é pra mim, definitivamente steampunk não me agrada.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  13. Oi Ju, mesmo com todos esses motivos que você deu para darmos uma chance a série, tenho que dizer que não me convenceram. Não acho que a série seja ruim, pelo contrário, mas acredito que nem toda história é para todo leitor, e essa definitivamente não é para mim.
    Adorei a coluna e espero ver mais dicas por aqui.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  14. Olá Ju, eu já desejava ler essa serie e agora com mais esse motivos não tem porque não lê-la, adoro quando a ambientação da historia é bem construída e os personagens mesmo que não seja os protagonista também *--*

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  15. Juliana!!
    Adorei a postagem!! E comecei a ficar ainda mais interessado pela serie, como e agente já tinha conversado não li porque não gostei muito da capa e por isso nem procurei saber do livro, mas ele me parece ser bom, mas com lançamento ate 2017? HAHAHAHAHA Só leito quando o último livro for lançado odeio ficar esperando os lançamentos! E a Valentina é craque em nos fazer esperar!!

    Xo
    Alisson
    Re.View

    ResponderExcluir
  16. Sou louca por essa série, e me junto a você no objetivo de fazer todos lerem!! Sim, o humor é muito presente; sim, a Alexia e o Lorde Maccon são perfeitos em suas imperfeições e sim, o ambiente enriquece a história e surpreende! Não tenho nada contra e tudo a favor, é uma série maravilhosa!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  17. Oi Ju, sa linda, tudo bem?
    Nem precisa me convencer, li recentemente Alma? e agora vou ler metamorfose? Estou loucamente apaixonada por aquele lobisomem. Eu sempre preferi os vampiros, mas a autora mudou a minha opinião, por esse lobo eu largo todos os outros vampiros, kkkkkk Eu adorei a história, é super diferente, o humor dela é diferente. Me conquistou.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Gente, nunca vi essa série kkk'
    Eu como loucona por séries não vou deixar de perder essa :3
    Abs

    ResponderExcluir
  19. Olá... tudo bem??
    Eu já tinha visto esses livros por ai nas livrarias e algumas resenhas também... porém, após ler a resenha da minha querida amiga Cila... fiquei mais curiosa... porque ela soube colocar o que realmente precisamos para querer e muito ler... adorei seus cinco motivos e claro me incentivou demais... xero!!

    ResponderExcluir
  20. Ju, eu leria por todos esses motivos, mas o fato de ter seres sobrenaturais me faz ficar com o pé atrás porque não curto. A Andressa vive tentando me convencer a ler e até hoje não conseguiu. E vamos combinar... Os livros são carinhos! :/
    Preciso ler um steampunk esse ano, mas ainda não me decidi. De repente pego o dela emprestado pra ver se rola. Rs
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  21. Acho que eu nem precisava desse post para me convencer, mas o reforço é sempre bem-vindo!
    Consegui perceber os motivos citados desde a sinopse e resenha (talvez não muito os personagens).
    O protetorado da Sombrinha vai ser adquirido e lido por mim, talvez não nessa ordem, mas vai acontecer u.u.
    PS.: O fato de se passar em Londres fez meu coração se encher de amor, pois me lembra Sherlock Holmes, o melhor detetive de todos os tempos <3 !!

    ResponderExcluir
  22. Oi, Ju!
    Menina... cada vez que vejo falar dessa série é um tortura pra mim.
    Sou realmente louca pra ler ela e ainda não consegui. Dá vontade de chorar. rsrs
    E agora você me vem com esses motivos todos... É pra acabar comigo!
    Vou tentar correr e ler logo ela.

    Beijinhos
    Jaque - Meus Livros, Meu Mundo.

    ResponderExcluir
  23. Olá tudo bem?
    Eu já estava muito animado para ler a série, quer dizer meu interesse é muito grande ainda mais por se tratar de um universo Steampunk. Só para deixar claro que você me conquistou no primeiro argumento e esse é uma série que quero muito conferir o mais rápido possível. Achei muito interessante o post, a ideia é muito válida.
    Abraços, Carlos.

    http://blogchuvadeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)