segunda-feira, dezembro 29, 2014

[RESENHA] Rebelde - Bernard Cornwell

Rebelde
As Crônicas de Starbuck #1
Autor: Bernard Cornwell

Sinopse: Durante o verão de 1861, os exércitos do norte e do sul dos Estados Unidos se preparam para travar o que entraria para a história como a Guerra de Secessão. Rebelde é a fantástica história de como o jovem nortista Nathaniel Starbuck se rebela e luta a favor dos sulistas. Abandonado pela mulher que julgava amá-lo e afastado da família, Nathaniel chega a Richmond, na Virgínia, capital da Confederação sulista. Lá, depara-se com uma turba acossando nortistas e tenta não se envolver. Porém, quando percebe que seu sobrenome é capaz de gerar uma fúria ainda maior — pois é filho do reverendo Elial Starbuck, grande defensor de ideias antiescravagistas —, é resgatado por Washington Faulconer, um milionário excêntrico que deseja reunir uma companhia de elite para lutar contra os ianques. Como forma de gratidão, Nathaniel se alista na Legião Faulconer, mesmo sabendo que isso significa ter de lutar contra o próprio povo. Outros cidadãos enfrentam dilemas semelhantes, no entanto, em pouco tempo, todos se renderão ao caos e à violência que dividiu a América em duas.

Para bom leitor de históricos uma palavra basta: Cornwell. Pensei em não dizer mais nada, mas preciso escrever uma resenha, então vamos lá. Em As Crônicas de Starbuck, Bernard Cornwell nos apresenta a guerra civil americana ou para os mais interessados a Guerra de Secessão que basicamente dividiu o Estados Unidos entre Norte e Sul, "escravagistas" e não "escravagistas". No decorrer da narrativa acompanhamos a jornada do jovem Nathaniel Starbuck, um jovem rapaz do norte que acaba se vendo em meio aos esforços de Guerra no sul.

Confesso que tive certo receio da história no início, simplesmente porque sou fã de históricos de capa e espada e este não é exatamente o caso de Rebelde. No entanto, a escrita de Cornwell tem o dom de me agarrar logo nas primeira páginas e o desassossego de estar mergulhando em uma narrativa estafante foi deixado de lado. Apesar disso, não posso dizer que este é um dos melhores livros que li do autor e continuo a crer que ele se torna muito mais magistral quando a guerra que descreve se mostra mais romântica, por assim dizer.

Contudo é praticamente unanimidade em seu hall de leitores a opinião favorável a cerca de sua escrita e descrições bélicas realistas. Creio que este é o ponto empolgante que me liga a uma história do autor. Porem ao meu ver o ponto mais forte de Cornwell, além do citado acima, é a criação de seus personagens. Levando em conta todos os livros dele que li posso dizer que normalmente estes indivíduos inspiram admiração e causam temor ao inimigo. No entanto, este não é o caso de Nathaniel Starbuck. 

Diferentemente dos muitos outros que foram criados da mente deste excelente escritor, Nate é o mais fraco de todos. O personagem se mostra ingênuo e bastante indeciso durante toda a leitura e quando finalmente se atém a uma decisão ela não condiz com a realidade do que está acontecendo ao redor. Entretanto, ele cresce como personagem, apesar de ser o menos crível de todos. Além disso, Cornwell não baseia sua narrativa apenas no personagem principal. Por ser narrado em terceira pessoa temos uma ampla visão de todos os pontos de vista. O que enriquece a obra e amplia a percepção do entorno da trama. Posso estar sendo redundante aqui, ou até mesmo contraditória, mas apesar da maestria do autor e de elogiar o desenvolvimento de suas histórias sinto a necessidade de ressaltar que, em linguajar popular, Cornwell deixou a desejar no quesito Guerra. Suas descrições apesar de realistas me soaram leves demais.

Não posso dizer que o livro não é bom, isso seria injuria, pois, o autor mantém sua excelência. Porém o personagem principal nos deixa indeciso quanto suas decisões. Acredito que no decorrer da trilogia (?) Nate ainda nos trará muitas surpresas e também crescerá ainda mais como personagem. Talvez, esse seu desvio de personalidade seja mais ligado ao fato do que está por vir e este primeiro livro e sua história "leve" tenha sido apenas uma "breve" introdução, para se ter certeza só quando os próximos livros saírem. 

Por fim, se tiver a mínima vontade de conhecer esta história, não se detenha. Tenho certeza que Cornwell vai te conquistar, mesmo não estando em sua melhor forma. Afinal de contas, Cornwell é Cornwell, e  quem já o leu tem o direito de indicar até a lista de compras.

*Sem quotes por motivo de: O livro foi confiscado pelo meu pai, boa leitura para ele.




11 comentários:

  1. Só de saber que a escrita do autor já conquista nas primeiras páginas fiquei com mais vontade ainda de ler tudo dele, mesmo ele não estando "em sua melhor forma" nesse livro.
    Ótima resenha! Bjs, Júh <3

    ResponderExcluir
  2. Sempre me interessei bastante pela Guerra Civil Americana, nunca li um livro sobre isso mas sempre achei um evento interessante e isso com certeza me motiva a querer ler esse livro. Porém, eu também prefiro histórias históricas (wtf?) inventadas, aquela coisa mais fantasiosa.

    ResponderExcluir
  3. O interresante desta Historia é que o próprio nome já diz rebelde ,e que o personagem luta pelo o que quer ,Gostei Irei comprar é um ótimo livro.

    ResponderExcluir
  4. Nossa acho que a resenha me chamou mais a atençao do que o proprio livro hahaha nao sei mais a capa nao me chamou muito a atençao muito menos o titulo, porem a resenha que me deixou intrigada e com duvidas se leio ou não hahaha amei muito parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Tenho um livro do Bernard Cornwell, mas nunca li. Falam tão bem dele que sei que preciso dar uma chance HAHAHAAH
    Acho bacana ele falar sobre assuntos como a Guerra Civil Americana, isso deve dar várias ideias legais pro enredo e tudo mais. Gosto de autores que partem de assuntos reais, comuns e conseguem inventar uma realidade histórica.

    ResponderExcluir
  6. Oi Juh!! Esse definitivamente não faz meu estilo literário. Mesmo com sua resenha me tentando ao máximo para que eu mude de ideia e me arrisque na leitura, mas acredito que isso não vai acontecer!!

    Xo
    Re.View

    ResponderExcluir
  7. Considerando que história foi minha matéria preferida no colégio até esse ano, já que esse ano terminei o colegial ><, devo dizer que li várias revistas, artigos e livros com fatos históricos, em especial da Segunda Guerra Mundial, o que não quer dizer que não me interesse por outros fatos históricos, pelo contrário, aprecio muito a maioria.
    A Guerra civil americana é um fato histórico que não me aprofundei muito, gostaria de estudar mais sobre isso, esse livro me parece bom para esse propósito.
    Embora aprecie muito fatos históricos reais, na literatura, prefiro os fantasiosos, prefiro me aventurar pelo desconhecido e irreal.

    ResponderExcluir
  8. Oiee ^^
    Gosto bastante de livros que falam sobre Guerras e históricos, mas não conhecia Rebelde. Fiquei bastante curiosa, e achei a capa bem bonita.

    ResponderExcluir
  9. Oi Juliana , tenho que admitir sempre fui curiosa em relação a literaturas com este gênero , mas sei lá este não me cativou ....O.o
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Para mim o pior livro do Bernard Cornwell... sem comparação com As Cronicas Saxônicas ou as Cronicas de Arthur...

    ResponderExcluir
  11. gente, pra quem gosta de romances historicos, eu recomendo lerem os livros de Ken Follet. Sao muitp bem embasados, historicamente, e de enredo bem planejado e estruturado. Podem começar com o primeiro livro da carreira dele, O Buraco da Agulha.
    fica a dica.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)