quarta-feira, dezembro 24, 2014

[RESENHA] O Diário secreto de Lizzie Bennet - Bernie Su e Kate Rorick

O Diário secreto de Lizzie Bennet
Autores: Bernie Su e Kate Rorick
Verus Editora
Skoob

Sinopse: Uma adaptação moderna de Orgulho e Preconceito, baseada na série The Lizzie Bennet Diaries. Lizzie Bennet é uma jovem estudante de comunicação que resolve fazer um vlog como projeto para a faculdade, postando vídeos em que reflete sobre sua vida e a de suas irmãs. Quando dois amigos ricos e charmosos chegam à cidade, as coisas começam a ficar mais interessantes para as irmãs Bennet - e para os seguidores de Lizzie na internet. De repente, Lizzie - que sempre se considerou uma garota bastante normal - se torna uma figura pública. Mas nem tudo acontece diante das câmeras. E, felizmente para nós, ela escreve um diário secreto...
De todos os livros que chegaram em Novembro/Dezembro para resenha, O Diário Secreto de Lizzie Bennet era um dos menos desejados. Na verdade solicitei o livro porque tinha várias leituras densas na estante e eu sabia que precisaria de algo mais leve para descontrair. Então, não havia melhor escolha do que um chick lit que parecia bem elaborado e escrito. Me apaixonei pela leitura nas primeiras páginas. Para ser sincera eu não fazia bem ideia do que o livro se tratava a não ser que era uma releitura de Orgulho e Preconceito com muito mais humor.

No decorrer da leitura descobri que o livro tinha sido baseado em uma web série de grande sucesso, então juntei coragem e fui ver os vídeos (que estão neste link e tem legenda em português). E por incrível que pareça me diverti muito. A questão é, se você está lendo esta resenha e pretende ler o livro tenho uma dica importante para lhe dar: Faça a leitura acompanhando os vídeos, é muito mais interessante, pois, os mesmo acompanham as divagações de Lizzie enquanto ela escreve em seu diário secreto, fazendo com que a percepção da história fique mais completa.
''Tenho muitas ambições e sonhos em relação ao que eu quero fazer da minha vida: quero poder afetar as mudanças. Transformar, pelo menos, meu cantinho no mundo em algo melhor, de alguma forma. Inspirar e ser inspirada.''
O que mais me chamou atenção é que diferente dos costumeiros Chick Lit, está história é uma inovação. Devido aos vídeos ela se torna de alguma forma interativa. Além disso, Lizzie tem um olhar critico para todos ao seu redor e usa o sarcasmo de forma irreverente para representar todos os que lhe cercam. A personagem principal é bastante irreverente e o foco de sua narrativa não fica apenas em si, ela traz para a história o seu cotidiano, o que nos ajuda a conhecer mais profundamente as ideias e impressões que Lizzie tem das pessoas que a cercam. Digo impressões, pois nem tudo é o que parece ser e durante a leitura acabamos aprendendo isso junto com Lizzie.

Além do mais, o livro não aborda somente o lado cômico de se mostrar na internet mas também nos apresenta a forma como a internet pode agir negativamente em nossas vidas. Com isso temos também um subtema que demonstra seriedade e que claro, pode ser facilmente resolvido em uma ficção mas também trás grandes consequência. É preciso ficar atento aos pormenores de se expor, como já disse Lizzie, nem tudo é o que parecer ser.

Enfim, eu adorei esta narrativa e acabei favoritando. A escrita)?) do autores é fluída e cadenciada e gera boas risadas. Como sempre a edição da Record está muito bem feita e não encontrei um erro sequer na revisão ou tradução. O Diário de Lizzie Bennet é um livro leve, mas que nem por isso deixa de ter sua profundidade. Se você tinha dúvidas quanto a leitura não as tenha mais, aproveite o natal e peça de presente!

O Diário Secreto de Lizzie Bennet é baseado na Web Série The Lizzie Bennet Diaries. Composta por episódios curtos e bastante divertidos você pode acompanhar enquanto lê.


Melhores Quotes:

''[...]Quando você coloca sua vida no ar para consumo público, não dá para não se preocupar com as reações.''

"As pessoas parecem diferentes quando você sabe seus segredos. E elas te olham de um jeito diferente"

"-Acho... que você não ia acreditar nos problemas que poderiam ser resolvidos se as pessoas simplesmente parassem para conversar umas com as outras."

11 comentários:

  1. Vou seguir sua dica, fazendo a leitura acompanhando os vídeos, amei isso de se tornar uma leitura até interativa.
    Excelente resenha! Um abraço, Júh!

    ResponderExcluir
  2. Fez uma hen Ju, não tinha visto esses vídeos com legenda ainda e eu não sei inglês uahsaus
    não li Orgulho e Preconceito mas leria esse livro numa boa, parece ser bem divertido.

    ResponderExcluir
  3. Juliana !
    Bem já ouvi falar deste livro e já me interesado bastante antes , bem sua resenha não me cativou tanto quanto queria mas mesmo assim vou dar uma chance a este livro ,estava precisando mesmo de um Chick Lit para um desafio =) .
    Beijos !
    Bom Natal e Boa Festas :)

    http://www.nossaspaixoesopsnossoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Eu conhecia o projeto da webserie e quando soube que iam lançar o livro, já foi pra lista dos mais desejados do ano!
    Foi uma leitura muito rápida e também acredito que pra quem não assistiu os vídeos, intercalar os dois formatos será uma experiência única!

    ResponderExcluir
  5. Oiee ^^
    Quando vi esse livro não pensei que seria lá tanta coisa, mas vi que muuuita gente gostou e falou super bem dele, então já coloquei na listinha...haha'

    ResponderExcluir
  6. Hey Juh eu não sei se já li algum Chick lit em minha vida, mas já vi filmes baseados em alguns, ando tomando coragem para ler um, afinal temos que sair um pouco de nossa zona de conforto, quando li a sinopse desse livro achei ele bem interessante e depois de sua resenha ele me chamou mais atenção ainda, ainda não sei qual chick lit lerei, mas esse está com certeza entre os mais prováveis!

    Xo
    Re.View

    ResponderExcluir
  7. Ok, adorei... e agora não paro de assistir os videos dessa webserie <3

    Sobre o livro... mais curiosa ainda depois dos vídeos, aaaaaaaaaaaaa, já tá na lista de desejados ^^

    Talvez eu também esteja empolgada porque meio que nem faz um mês e li orgulho e preconceito, entãããão... tá justificado, ainda não sei como não assisti ao filme e ao seriado rsrs

    bju e até

    ResponderExcluir
  8. Eu Amo todos os Livros que tem a ver com diario e esse não é diferente ,cara eu já li esse livro é muito doido ,E massa de mas .

    ResponderExcluir
  9. Aaaai estou doida para ler esse livrooo todo mundo fala bastante dele e só de saber que e uma versao contemporânea de orgulho e preconceito de Jane Austen ja me enche de ansiedade pooor ele queroo muitooo :)

    ResponderExcluir
  10. Eu assisti a websérie e nossa, é muuuito amor *---*
    Fiquei apaixonada. Gostei da adaptação e do rumo que deram pra história. Super bem feita e construída. Fora que tentei orgulho e preconceito, mas não rolou muito comigo. Quem sabe um dia.
    Eu estou doida pra ler O Diário Secreto de Lizzie Bennet. Fora que estou com uma saudade da série *--*

    ResponderExcluir
  11. Sério que existe uma web série sobre a vida Lizzie O.o ?
    Lendo a sua resenha vi que é totalmente diferente do que eu imaginava, não sei se é algo bom.
    Achei que seria um spin-off de Orgulho e Preconceito, não uma adaptação.
    Eu sou tão apaixonada pelos clássicos que me sinto criando uma barreira para ler um "clássico no mundo contemporâneo", uma Lizzie atual e que posta sua vida na internet, não sei se é algo que vou gostar.
    Caso eu leia, vou tentar fazer como disse, assistir aos vídeos enquanto faço a leitura.
    A capa é muito bonita, era um livro que queria muito na minha estante, mas depois da sua resenha, apesar de positiva, não tenho certeza >< .

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)