quarta-feira, novembro 19, 2014

[RESENHA] Par Perfeito - EleanoR Prescott

Par Perfeito
Autora: EleanoE Prescott
Editora Valentina
Skoob

Sinopse: Não está sendo fácil encontrar o homem dos seus sonhos? Pois bem, então pare de sair por aí batendo cabeça, entrando em roubadas homéricas e espatifando a cara a cada encontro. Está mais do que na hora de você procurar uma profissional na curiosa arte de encontrar o par perfeito. Alice Brown, até que provem o contrário, tem o melhor emprego do mundo. Ela é o que antigamente se chamava de casamenteira, uma profissional especializada em encontrar a tão sonhada “outra metade da laranja”, o amor da sua vida, o fogo e a paixão. Alice passa os dias ajudando mulheres a se apaixonar loucamente. Suas clientes, e… ELA TAMBÉM, é claro, estão ansiosas para conhecer um príncipe encantado. O problema é que é muito mais fácil encontrá-los para as clientes. E, por falar nelas, a última que apareceu, Kate, está a exatos 569 dias de fazer 35 anos e há exatos 5 anos atrasada nessa missão de vida. A dificuldade é que seu, digamos, padrão, está fora dos padrões. Desesperada, isso mesmo, desesperada para encontrar aquele gato, lindo, perfeito, romântico, carinhoso, bom de cama, atencioso, gostosão, charmoso, UFFFFFFA, ela sabe que sua última esperança recai sobre Alice. Enquanto isso, a própria Alice está tendo probleminhas para lidar com seu chefe, e problemaços para parar de se apaixonar pelo homem alheio. E se nada der certo? E se ela falhar com Kate? E se, ela mesma, estiver precisando de uma ajudinha profissional?
Sabe aquele tipo de livro que você não acredita que vá gostar muito? Bom, eu tinha essa sensação com Par Perfeito da Editora Valentina, principalmente por ser um Chick Lit, o que me fazia crer que seria mais do mesmo. Além de muito romance e eu não estava no clima, porém, tinha acabado de sair da leitura de Proibido, da mesma editora, e precisava de algo leve, para passar o tempo, foi aí que a Ca me indicou ele, e lá fui eu...

Em primeiro lugar devo dizer que tudo isso que descrevi acima acabou atrapalhando minha leitura. E para piorar a situação eu estava com uma tremenda ressaca literária, que acho que não passou até hoje, mas enfim... Portanto, demorei para engrenar na história, eu estava literalmente empacada, parei respirei e continuei firme. E meu Deus, quando terminei a leitura estava abraçando o livro e chorando por amigos que perdi. 

Apesar de um começo meio lento é visível a capacidade da autora de criar personalidades. Logo nas primeiras páginas é possível identificar o papel de cada um na narrativa. São personagens tão reais que chega a ser um choque o fato de que tudo que eu conseguia pensar antes era no clichê. Claro, ele existe, mas a autora soube ser realista, não criou personagens idealizados e perfeitos, é simplesmente incrível deparar-se com personalidade tão críveis.

Porém, Kate, uma das protagonistas chegou a me dar nos nervos em alguns momentos. A personagem tem um homem idealizado, o qual ela pretende se casar. Ele precisa ter um bom emprego, um bom carro, um salário alto e além de tudo ser o príncipe encantado. O problema é que ela se fixa tanto nesse ideal que deixa de olhar ao redor, como se tivesse forçando a sua felicidade a aceitar que é realmente de alguém assim que ela precisa. Mas graças a Deus, temos Alice, que está disposta a abrir os olhos da personagem e fazer ela olhar ao redor. De todos os pontos positivos, acredito que a dissolução deste ideal foi a melhor coisa do livro.

Outro ponto positivo é que os capítulos são intercalados entre os personagens e narrados em terceira pessoa, são várias situações acontecendo ao mesmo tempo, o que seria passível de um deslize da autora. Porém, isso não ocorre. A história se desenvolve sem furos, as vidas dos personagens se interligam de forma natural. O envolvimento entre os casais acontece de forma espontânea, nada forçado. Tudo ocorre ao seu tempo. E a há diversas reviravoltas, então apesar de clichê o livro acaba sendo surpreendente. Pois, enquanto você espera que tudo transcorra em linha reta até o "felizes para sempre" a narrativa dá uma guinada e te joga em uma volta de 360º. Então, não vá, assim como eu, acreditando que você já leu tudo o que tinha para ler em chick Lits.

Enfim, Par Perfeito é uma narrativa com toques sutis de realidade e que, apesar de sua ambientação clichê, acaba surpreendendo o leitor. Ao terminar esta leitura você provavelmente estará morrendo de saudades de seus personagens tão reais. Além disso, não dá para deixar de comentar novamente o excelente trabalho de edição da Editora Valentina, é inegável o capricho e o cuidado que eles dedicam as suas obras. Sou apaixonada por esta editora!

Melhores Quotes:

"[...] Não que eu tenha algum problema com os homens nem nada disso. É só que eles são como os ônibus. Ou seja, você espera durante séculos e quando finalmente aparece um, está lotado. E aquela velha história de que logo atrás vem outro vazio… bem, isso é só um mito, certo?"

"- Você é uma mulher magnífica: uma nau capitânia de sua espécie, um transatlântico entre um oceano de barcos rebocadores e navios de carreira."

20 comentários:

  1. Olá Juh!!!
    Eu realmente gostei bastante desse livro, porque já coloquei uns tres chick-lits na minha lista hahaha
    Acho que cansei de ler romance simples, preciso de humor e um livro pra ler em uma tarde, sei lá...
    Parece ser uma historia cheia de trapalhadas e cenas divertidas com a personagem em busca do seu "par perfeito" hahah
    Obrigado pela sugestão.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  2. Gosto desses livros assim para variar um pouco nas leituras!
    Ótimas dica
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  3. (10 minutos pra tentar começar o comentário e abre 20 páginas antes disso)
    Acho também que vc gostou mais ainda do livro por estar procurando algo mais leve depois de Proibido.
    Que chatice dessa Kate, isso dela ficar procurando o homem perfeito e não olhar ao seu redor. *hunf*
    Amei a resenha! Me encorajou a ler. Bjs, Júh <3

    ResponderExcluir
  4. Oi, Jú.
    Li apenas dois livros do gênero e até que gostei, mas não é o gênero que eu compraria um livro e tal. Poderia ler o livro em uma situação semelhante a sua: Querendo algo mais leve, ou quando preciso intercalar entre uma série/trilogia e outra, apenas para não cansar tanto.

    O livro é narrada em primeira e em terceira pessoa? Gostei disso. Nunca li livros assim (pelo menos agora eu não lembro de nenhum) e acho que seria uma experiencia interessante. Talvez confusa, no inicio... Mas logo acostuma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sil, ele é intercalado entre os personagens e todo narrado em terceira pessoa!

      Excluir
    2. Ah tá!
      Acho que me confundi na hora que tava lendo a resenha. kkk

      Excluir
  5. eu não tinha a menor noção de que esse livro era tão bom assim. Não gostei muito da capa, e não tinha nem ido atrás de ler a sinopse (que, por sinal, achei um pouco confusa agora). Mas mudei completamente de ideia depois de ler sua resenha. Esse livro parece ser uma coisa linda demais, já entrou para os desejados. Espero que eu consiga ele logo hehe

    ResponderExcluir
  6. Oi, Ju.
    Ainda não li o livro, mas sua resenha me despertou uma vontade e tanto de ler. No inicio vendo somente esta capa eu não fiquei curiosa, mas....

    É sempre ótimo quando um livro que não acreditamos muito nele nos surpreende. Eu acho que estas são umas das melhores leituras. Eu tenho dificuldades com os livros que tenho pé atrás e por isso quase nunca os leio porque a coisas fica na minha cabeça de que o livro é ruim e dai acabo nem gostando, por isso nunca me forço.

    Quando os personagens são irritantes da vontade de entrar no livros e os matar né? rs. As vezes são coisas tão bobas. Espero ler o livro e gostar tanto quanto você.

    Beijos
    www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Juh!
    Nunca li nenhum livro desta editora, e muito menos ouvi falar deste livro . Parece aqueles livros divertidos e engraçados que você ri ,chora e te dá vontade de bater nos personagens rsrsrsrsrsrsr parece legal . Isso mesmo o mundo não está fácil em relação ao par perfeito </3
    haushaushas Beijos

    ResponderExcluir
  8. Nem me fale de proíbido, estou morrendo de vontade de ler, apesar de achar que também vou ficar com uma bela ressaca! Me pareceu meio clichê, mas apesar de todo chick lit ser meio que assim, mas cada autor vai renovando e dando características diferentes, como aconteceu neste para ficar com raiva da Kate, não estou louca para ler este livro, mas qualquer dia vai que eu pegue ele por aí e talvez me divirta.
    Beijos Ju, ThaynáQ.

    ResponderExcluir
  9. Nunca li um livro dessa editora, e por mais que pareca ter sido uma leitura agradável, os pontos negativos dos livros me deixaram com pé atras da orelha, por isso acho que ele não vai pra minha lista de livros desejados, a atidade da principal é o que mais odeio nas mulheres,de procurar um homem perfeito e que seja de acordo com seus padrões, e mesmo em livros não gosto disso

    ResponderExcluir
  10. Pela sinopse: "ih esse não é o meu tipo de livro", ao menos o desenrolar da história é bom, então quando eu estiver em ressaca literária vou ler ele! rs
    Livros de capítulos intercalados quase sempre viram meus livros preferidos!

    ResponderExcluir
  11. Interessante a história, se eu fosse tentar adivinha a história pela capa teria imaginado uma história completamente diferente. Gostei da profissão dela, mas ela é muito sem sorte, consegue arruma pro outros mais pra ela que é bom nada!!

    ResponderExcluir
  12. Achei interessante o livro Ju, deve ser bom pra tirar a imagem do homem perfeito da cabeça das meninas/mulheres por aí, já que este homem não existe hahaha Eu não ia gostar de ter a profissão da Alice não, demorei pra achar um pra mim, imagina tentar achar homem pros outros kkk

    ResponderExcluir
  13. Adoro livro que a narrativa é intercalada, acho que fica mais rapido e gostoso de ler, eu nunca tinha olhado duas vezes para este livro, pois achava que era fraquinho,
    mas é bom saber que ele é bom.
    Eu gosto do genero e tem poucos livros realmente bons, a autora pelo que vi tmais livros,e eu ainda não cheguei a ler nada dela rs,pretendo le,
    beijos.

    ResponderExcluir
  14. Oii Juu!
    Eu já tinha gostado da sinopse do livro, primeiro porque gosto de Chick Lit,e segundo porque o livro parece ser bem engraçado !
    Ah, pra mim o clichê do livro é beem grande - "um mulher já adulta procurando o "príncipe encantado"- é exatamente esse clichê que me faz querer tanto ler o livro, to doida pra saber as roubadas em que a protagonista se mete atrás desse homem perfeito. Eu adorei :)
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Adorei a resenha e a historia e parece ser um livro muito engraçado com certeza vou ler esse livro antes do ano acabar.....

    ResponderExcluir
  16. Apesar desse livro parece ser muito bom e recheado de cenas ilarias eu não vou coloca-lo na minha lista por agora estou cheia de livros para ler mais com certeza ano que vem ele entra hahaha Parabéns pela resenha gostei muito *-*

    ResponderExcluir
  17. Esse livro parece ser muito bom, com um enredo envolvente. Mas, infelizmente, estou evitando adquirir novos livros. Se não me engano, tenho até o marcador de página dessa obra, haha!

    Até logo,
    Sérgio H.

    www.decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Ainda não li nada da Valentina, acho que é hora de começar. Eu gosto de romances, e de clichês, então, esse livro seria ótimo pra mim, rsrs. O que mais me chamou a atenção foi o seu comentário sobre o estilo chick lit, que aqui não é a mesmice de sempre. Fiquei muito interessada no livro ;)
    Bjos!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)