sexta-feira, setembro 05, 2014

[RESENHA] A maldição do Tigre - Collen Houck

A maldição do Tigre
Autora:  Colleen Houck
Editora Arqueiro
Skoob

Sinopse: Kelsey Hayes perdeu os pais recentemente e precisa arranjar um emprego para custear a faculdade. Contratada por um circo, ela é arrebatada pela principal atração: um lindo tigre branco. Kelsey sente uma forte conexão com o misterioso animal de olhos azuis e, tocada por sua solidão, passa a maior parte do seu tempo livre ao lado dele. O que a jovem órfã ainda não sabe é que seu tigre Ren é na verdade Alagan Dhiren Rajaram, um príncipe indiano que foi amaldiçoado por um mago há mais de 300 anos, e que ela pode ser a única pessoa capaz de ajudá-lo a quebrar esse feitiço. Determinada a devolver a Ren sua humanidade, Kelsey embarca em uma perigosa jornada pela Índia, onde enfrenta forças sombrias, criaturas imortais e mundos místicos, tentando decifrar uma antiga profecia. Ao mesmo tempo, se apaixona perdidamente tanto pelo tigre quanto pelo homem.
Quando resolvi solicitar A Maldição do Tigre, já tinha visto várias pessoas falando bem da série, mas nunca tive uma vontade tremenda de ler. Porém, eis que veio o lançamento de Promessa do Tigre e cheguei a conclusão de que era hora de encarar a narrativa. Esperava por mais um daqueles romances sobrenaturais mornos e até mesmo sem graça. Contudo este livro tem um quê a mais, ele me conquistou, mesmo que ao fim da leitura eu estivesse morrendo de vontade de esganar a protagonista.

Durante boa parte da leitura me senti satisfeita com a personagem principal, Kelsey não aparentava ter a irritante mania de se achar inferior a tudo ou precisar ser salva constantemente. Porém quando vamos chegando ao fim a personagem muda de figura. Ela se torna insegura e extremamente chata, seu constante mantra de que "Não quero quebrar meu coração" chega a fazer com que a qualidade da história decaia muito, por outro lado ela não deixa de ser determinada e forte. Mas graças a Durga, nem só de Kelsey vive o livro, é fascinante acompanhar a trajetória de Ren, e descobrir o que aconteceu com ele durante os século. Ele não é só lindo e perfeito como vemos aos olhos da personagem principal, ele também é dono de um bom humor contagiante, além de ser um verdadeiro príncipe, não só no título mas, também, em suas atitudes. 

Mas é aí que entra Kishan. O irmão mais novo de Ren, e o tigre negro da narrativa, confesso que senti falta de uma maior participação do personagem, no entanto o pouco tempo que ele aparece é para roubar a cena. Ele é mais solto que Ren, soa como um bad boy, o cara mau, mas na verdade é muito mais do que isso, é aquele personagem que foi feito para rivalizar com o mocinho, mas que acaba roubando a cena. Definitivamente cheguei a conclusão de que Kelsey não merece nenhum dos dois, mas quem sabe eu mude de opinião com os outros livros, me disseram que não é possível, já que a personagem se torna cada vez mais insuportável.

A Maldição do Tigre é um livro que envolve muita emoção e aventura. Não é apenas voltado ao romance dos personagens, ao menos foi o que senti. É claro que isso não poderia faltar, mas o foco deste primeiro livro é a missão que Kelsey tem pela frente de acabar com a maldição que transformou os príncipes da Índia Ren e Kishan em tigres. Durante a narrativa os personagens se envolvem em várias aventura e o que as torna mais empolgante é que eles se veem diante de coisas impossíveis, animais e deuses saídos de lendas hindus, que enriquece e muito a história.

Confesso que eu fiquei fascinada com a miríade de novidades e aventuras que encontrei. O livro tem um ritmo bom, a escrita da autora é fluída, porém o fato de ser narrado por Kelsey em primeira pessoa faz com que tenhamos apenas a visão da personagem e, como já disse, em uma determinada parte do livro ela começa a ficar insuportável, o leitor passa a sentir necessidade de sair da cabeça da personagem para respirar novos ares e positividade. Acredito que já é hora dos autores encontrarem uma nova formula, mas enquanto não chegamos a isso vamos curtindo as personagens clichês e chatinhas as quais sempre esbarramos por aí. 

Quanto a diagramação e revisão a Editora Arqueiro fez um excelente trabalho, além disso a capa diz por si só, se você não sente vontade de ler pela narrativa leia pela capa, vale muito a pena. Enfim, A Maldição do Tigre é um livro inovador no quesito aventura e tradições, enriquecido pela cultura indiana ele trás boas e agradáveis novidades. Não fosse por Kelsey decair, seria um cinco estrelas. 

Melhores Quotes:
"Acho que me apixonar por ele seria como mergulhar em um precipício. Seria ou a melhor coisa que me aconteceria ou o erro mais idiota que eu cometeria. Faria com que minha vida valesse a pena ou com que eu me chocasse contra as pedras e me arrebentasse completamente."

"O que eu sentia por ele parecia complicado demais para definir, mas logo se tornou óbvio para mim que a emoção mais forte que eu sentia, a que estava agitando meu coração, era... amor."

"A Vida muitas vezes parece sem esperanças e complicada demais para um desfecho feliz."

22 comentários:

  1. Ju!!!! Adorei sua resenha.. ainda mais porque eu já li o livro, e foi um livro que gostei muuiitoo.
    Acho que esse é meu segundo favorito da saga, pois gosto mais de A Viagem do Tigre...
    Mas eu me apaixonei por esse mundo criado pela autora que foca na cultura indiana mas que, ao mesmo tempo, mostra coisas do cotidiano...
    Gosto muito do Sr. Kadham hahah e você colocou o um dos meus quotes favoritos também:
    "A Vida muitas vezes parece sem esperanças e complicada demais para um desfecho feliz."

    ResponderExcluir
  2. Eu amo essa série, e até gosto da Kelsey. Mas não sei porquê, imaginei que você não iria com a cara dela. hahaha Juro. E olha, essa chatice piora... :x Eu não cheguei a me irritar com ela em A Maldição do Tigre, mas no Resgate do Tigre me deu vontade de... é. No começo só o Ren tinha me ganhado, mas depois o Kishan me ganhou completamente. E sobre a história em si, nos outros livros é bem bacana sabe?! Conhecer mais sobre a mitologia, as aventuras que eles tem que embarcar foi muito gostoso de ler.

    E capa é realmente linda né? fico babando por ela. A do Resgate do tigre também, com o tigre negro - Kishan, e é tão linda também. E adorei os quotes escolhidos! :)

    ResponderExcluir
  3. Oie...
    Ainda não li aos livros da série, mas gostei bastante da resenha e já tinha bastante vontade de ler!! Morri de dar risada com vc falando que queria esganar a protagonista e fiquei curiosa se também terei a mesma vontade quando ler!! rsrsrs
    O livro tem uma premissa muito legal e espero poder ler em breve!! Estou esperando o preço do box diminuir nas livrarias virtuais rsrs

    ResponderExcluir
  4. Oii!
    Estive lendo sua resenha como tantas outras que já li sobre os outros livros da série e ainda não consegui me convencer a ler o livro.
    É inacreditável, já fiquei muito tempo querendo ler mas acabava mudando de ideia na hora da compra.
    Muitas pessoas me indicaram a série, mas eu fico indignada por não term uita vontade de ler!

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Ganhei esse livro de presente. Amei a capa, achei linda. A história em si é boa, envolve vários mitos e deuses antigos, mas pensar que são mais 3 (?) livros me desanimou um pouco.

    ResponderExcluir
  6. Juh eu achei a Kelsey EXTREMAMENTE IRRITANTE! Uma das piores personagens pra mim. Ela é forte, ta numa aventura e blá blá blá, mas eu achei ela muito chata, mimizenta. Acho que foi isso que me fez desgostar tanto desse livro. Porque eu adorei a coisa toda de conhecer mais da cultura da Índia, adorei o sr. Kadam e o Ren, não curti tanto o Kishan, achei ele meio fdp com o irmão mas de boa, supero isso, mas a Kelsey não me desce. Minha vontade de continuar essa série não é muito grande não viu, só pretendo continuar porque odeio deixar as coisas pela metade. beijos

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho muita vontade de ler essa série!
    Todo mundo fala que a protagonista vai ficando cada vez mais chata, mas vai que eu gosto dela, né?
    Quando você mencionou que o livro tem muita emoção e aventura, o que amo, fiquei morrendo de vontade de ler agora mesmo. E como amo também aprender sobre novas mitologias através da leitura vou gostar muito de saber mais da indiana, que o meu conhecimento é quase nulo, rsrsrs.
    Ótima resenha! Abraços, Júh!

    ResponderExcluir
  8. Bem, pela capa o livro ja parece envolvente. O tigre por si só já é uma figura admirada e imponente, imagina um belo príncipe encarnado nele... uauuu rsrsrs
    Estou bem curiosa para conhecer essa série, parece bem diferente do que eu costumo ler... acho que vai valer a pena.
    Gostei muito da resenha, beijoss

    ResponderExcluir
  9. Oi Juliana, só vi criticas boas sobre esse livro, assim como vc eu não estava com muita vontade de ler ele por pensar que a serie seria um sobrenatural sem graça, por isso vou embarcar na leitura...

    Abçs :)

    ResponderExcluir
  10. Ser não me engano são seis ediçoes, certo??
    Ainda não li o primeiro livro da trilogia ! Algumas pessoas que conheço falam que o primeiro foi o melhor pois é mais vibrante! Achei a historia um pouco comum de garota buscando e descobrindo o amor aii historia gira nisso . Mas Collen colocou algumas coisas pra deixa a historia um pouco mais diferente pra criar uma curiosidade a mais deixando algo mais elaborado e fantástico ! Faz bastante tempo olhei em site o primeiro capitulo e achei de facil leitura, então o intendimento sera bem mais rapido;

    ResponderExcluir
  11. Adorei a resenha e te entendo completamente quanto a querer esganar a Kelsey no final do livro porque olha, o único motivo pelo qual eu li esse primeiro livro da série e não tive coragem pra ler o resto foi que a Kelsey me traumatizou hahhaha. Mas pretendo criar coragem e ler o segundo livro ainda esse ano.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  12. Gente, não consigo me interessar por esse livro, por mais que eu tente :/, e a série já tem o que? Uns 5 livros? Agora que deu mais preguiça ainda :C
    Beijos, Juh!

    ResponderExcluir
  13. Eu demorei a ler o livro também o pessoal falava tanto dele que não conseguia ter vontade e quando li..aiai..suspira, eu acabei adorando,
    e realmente a protagonista é bem irritante muitas vezes, mas eu acabei relevando e gostei kkkkk.
    O Kishan virou meu favorito...aiai, ja li o segundo e to louca pelo terceiro, vc vai adorar, continue lendo.
    beijos.

    ResponderExcluir
  14. Estou com esse livro na minha estante mas não consegui pegar para ler, uma amiga que leu disse que é perfeito e que preciso ler! Essa capa é sensacional, muito linda mesmo e só de olhar pra ela dá vontade de ler. Eu até gosto de personagens clichês, só não aguento quando ficam insuportáveis demais. Tem badboy no livro? já me apaixonei então haha
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Júh!! Sua linda amo de amores essa saga, já li e recomendo a todo mundo e o primeiro livro é definitivamente o meu predileto. A Kelsey vai dar um pouquinho mais de trabalho, mas ele crescerá muito como personagem nos próximos livros, eu simplesmente a amo demais, e o Ren, e o Kishan, e o senhor Kadam também. Eu até debati com você pelo Twitter quando você postava suas revoltas com o livro e delas a que mais compartilho contigo é não ir com a cara de Durga e como eu disse você vai entender por que.
    Eu amei sua resenha já estou esperando pelas resenhas dos próximos livros. Vou ter que reler toda a saga para postar minhas resenhas lá em meu blog!!

    Xo
    http://re-viewx.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Uma das minha series favoritas!
    A autora me fez mergulhar num mundo cheio de historias e lendas que desconhecia!
    Apesar de a Kelsey ser chatinha os outros dois compensavam a frustação que sentia rs.
    Sua resenha esta ótima!

    ResponderExcluir
  17. A primeira coisa que me chamou a atenção nesse livro foi a capa, que é linda demais!
    Depois comecei a ler umas resenhas e vi que a maioria do pessoal gostou da história, então estou pensando seriamente em add mais essa leitura à minha lista gigantesca!

    ResponderExcluir
  18. Realmente a capa é um chamativo e tanto!
    Super forte!
    Q pena q a personagem principal fez com q a história caia de nível.
    Não tem coisa q me irrite mais do q personagens mulheres q são fracas o tempo todo e q ficam nessa frescura de não amar p n ter o coração quebrado e blábláblá...kkk
    Este livro está na minha lista de desejos, porem não será agora q será lido...fica p uma próxima..

    ResponderExcluir
  19. Primeiro: a capa é linda, me dá vontade de comprar só por causa dele (quem nunca?).
    Segundo: Já li muitas resenhas sobre esse livro e é unanimidade que a protagonista fica insuportável. No entanto, tenho curiosidade em ler e gosto de protagonistas que me irritam (estranho, mas gosto).

    Beijos.

    ResponderExcluir
  20. Oii
    Eu era louca pra ler esse livro porque a capa é maravilhosa, ninguém pode dizer o contrário, e porque envolvia a mitologia indiana, que nunca foi algo que eu li muito. Mas adiei por muito tempo, e então minha melhor amiga e outro amigo meu, leram e me intimaram a ler também. Li e me apaixonei pelo universo criado pela Collen, ela não só utiliza o universo indiano, facilmente encontramos aspectos da mitologia de outras culturas. Mas... Existe Kelsey, a Insuportável. Ela começa bem, mas depois desanda. E é verdade, você só vai odiá-la cada vez mais no decorrer das próximas leituras. Mas não quero mais falar dela, já li todos os livros da série lançados no Brasil, só falto o prequel, a A promessa do Tigre, que lerei em breve. Os tigres são apaixonantes, e a melhor coisa da série!
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Olha eu acho a capa desse livro linda, mas nunca tive curiosidade de ler, apesar da sua resenha positiva não sei porque ele não faz meu gênero... Também não sou fã da cultura indiana.

    beijos

    ResponderExcluir
  22. Ja tinha ouvido falar desta série e sempre tive um pouco de interesse sobre ela , eu estou doida por este livro , falam muito bem dele ! e pretendo ler tdos da série ! adorei os quotes !

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)