sexta-feira, setembro 26, 2014

[RESENHA] As Batidas Perdidas do Coração - Bianca Briones

As Batidas Perdidas do Coração
Autora: Bianca Briones
Editora Verus 
Skoob

Sinopse: Viviane acaba de perder o pai. Com a mãe em depressão, ela se vê obrigada a assumir o controle da casa com o irmão mais novo. Rafael teve o pai assassinado há alguns anos e agora viu quatro pessoas de sua família, incluindo a única irmã, morrerem em um acidente de carro. Viviane pertence a uma classe social que ele despreza. Rafael é tudo o que ela sempre ouviu que deveria evitar. Eles são opostos, porém dividem a mesma dor. Jamais se aproximariam se a morte não os colocasse frente a frente, e agora, por mais que saibam que são completamente errados um para o outro, não conseguem evitar uma intensa conexão, que poderá salvá-los ou condená-los para sempre. As batidas perdidas do coração é uma história sobre perdas e como cada um lida com elas. É o encontro atormentado entre a dor e o amor. Com uma narrativa sexy, envolvente e repleta de música, este livro traz a última tentativa de duas pessoas arruinadas que, juntas, buscam desesperadamente se encontrar.
Quando peguei As Batidas Perdidas do Coração para ler, não fazia a mínima ideia do seu conteúdo. Para mim era apenas mais um entre tantos livros Jovem Adultos, e iria precisar de muito para me surpreender. Levando em conta que o clichê é algo corriqueiro já sabia de antemão que teríamos um badboy, uma mocinha e uma turma de amigos para orbitar a volta deles, além de uma situação complicada para atrapalhar os protagonistas. Eu não estava errada, este livro tem exatamente todos estes elementos e ao mesmo tempo conseguiu se sair muito bem diante dos clichês.
"A verdade é esta: não vou fugir. Ele tem seus problemas, eu tenho os meus, e nos encontramos no meio. Ali, naquele mar sem fim que nos aflige, com todas as nossas dores, frustrações e revoltas. Tudo o que queremos é nos sentir vivos outra vez."
No entanto, e não sei explicar bem por que, em determinadas passagens da narrativa eu senti um certo ar artificial. No intuito de fazer a situação parecer real, fofa, ou engraçada o que aconteceu foi que a passagem ficou forçada. Além disso, as coisas se desenrolam muito rapidamente, não que o leitor vá notar isso na narrativa, que se estende e parece acontecer no tempo certo, mas quando analisamos a ordem cronológica dos acontecimentos tudo soa meio impossível de ter se desenvolvido tão rapidamente. Rafael e Viviane se envolvem profundamente em questão de dias, e sem qualquer desconfiança diante da atitude do rapaz ela simplesmente se joga neste romance que tem tudo e mais um pouco para não dar certo. Tudo isso fez com que eu me indignasse, cheguei a conclusão que as personagens de NA só pensam no que é físico, em sua paixonite avassaladora e a razão?, bom, ela que se dane. É justamente isso que tornou a história tão surreal ao meu ver.

Contudo, a escrita de Bianca Briones é perfeita, ela envolve o leitor, e mesmo diante de tantas ressalvas não posso dizer que não gostei do livro. Muito pelo contrário, eu me vi envolvida neste romance, apesar de não chegar a me emocionar, eu simplesmente acabei me rendendo a história. Mas isso só depois de me distanciar dos pontos negativos que ressaltei acima. Eu me forçava a lembrar a todo momento: "Juliana, isso é um romance, não é real, não tente comparar.", e não é que deu certo? Talvez, o fato de não ter me emocionado esteja ligado a minha leitura anterior, que mexeu tanto comigo que já não cabia mais lágrimas para atual.

Um dos pontos positivos da autora é a construção de seus personagens, no entanto, e acho que por ter me desligado um pouco durante a leitura, acabei confundindo as amigas de Viviane, elas pareciam ser todas as mesmas, sem uma particularidade que as destacasse umas das outras. O que não acontece com os personagens masculinos, que são bastante característicos e que agem de acordo com suas atitudes, gostei especialmente de Lex, ficaria feliz com um livro que contasse mais da história dele. Pelo que entendi a autora pretende lançar romances com alguns dos personagens secundários, então, estou aqui torcendo para Lex estar na lista.

Quando já estava levando a narrativa de forma natural, me acostumando com tudo o que ela me apresentou, me aclimatando com as questões densas que e com os personagens, eis que me deparo com um trecho de The Kill, do Thirty Seconds to Mars. Foi ai que todos os pontos negativos foram postos de lado e eu acabei conquistada pela história. Quase no fim, é verdade, mas senti um carinho tão especial por ver algo que amo verdadeiramente, ali nas páginas, que minha aceitação da obra foi genuína. Mas você deve estar se perguntando, o que a música estava fazendo na narrativa? Bom, As Batidas Perdidas do Coração é um livro embalado por música, a cada início de capitulo há um pequeno trecho que acalenta a história e dá um gostinho do que está por vir.

Enfim, As Batidas Perdidas do Coração é uma narrativa quase musical, que envolve o leitor e que pode emocionar se você estiver fragilizado, no entanto não funcionou assim para mim, apesar de ser um excelente livro. Prepare-se para temas fortes, cenas chocantes e muita dor, pois este livro não trata só de amor, mas também das várias maneiras as quais é possível chegar ao fim do poço. Quanto a diagramação, revisão e edição em geral o livro está perfeito, como sempre a Record fez um bom trabalho. Se você é fã de carteirinha de livros Young Adult não espere mais e se jogue nesta narrativa!

Melhores Quotes:

"Algo que aprendi ao longo desse último mês é que o tempo não é médico, ele é ilusionista. Nós não nos curamos conforme a vida passa, só nos iludimos achando que vai chegar aquele dia em que tudo será mais fácil, Então continuamos à procura do momento em que ficaremos bem, tendo a sensação de que estamos melhorando, quando na verdade só seguimos vivendo."

"- Meu pai dizia que, quando estamos apaixonados, o coração fica tão assustado que pula um batimento, como se tivesse preparando para todas as variações de velocidade que vai ter que enfrentar a partir daí. É o que ele chamava de "batidas perdidas do coração". Segundo ele, o coração nunca recupera o ritmo correto até se encontrar no peito de outra pessoa."

"As pessoas se vão com muita facilidade. Você devia saber como a vida é frágil. Devia dar valor às pessoas enquanto elas estão aqui."

18 comentários:

  1. oie Ju
    sabe que depois que terminei o livro, fui me ligar na ordem cronológica das coisas? rs realmente o romance acontece bem rápido, mas a química era tanta que nem me liguei.
    E sobre as amigas da Vivi, eu queria justamente comentar isso com alguém que leu. Eu não sabia quem era a prima, quem era amiga rs pra mim era tudo uma coisa só.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  2. Achei bem legal o trauma dos dois protagonistas, gosto muito dessa abordagem. Mas o livro tem outros temas que não curto e outros defeitos também. Por exemplo, o romance súbito não ia me convencer. :/
    Ótima resenha! Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Awnn adorei a história do livro..
    eu adoro esse tipo de livro em que os destinos se encontram e tals haha
    mas parece ser também aquele drama familiar de cada lado dos personagens.
    E não sei se me darei bem por conta do romance ser rápido, pq acho que isso torna o livro previsivel, mas mesmo assim eu amei o tema.

    Tô precisando ler uns romances e livros mais de vida haha
    Achei a opção perfeita.
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Li um NA que as coisas aconteceram rápido demais, deixando TUDO de lado por um cara que tinha conhecido em dias. Isso é muito surreal mesmo, e me irritou. haha Eu fiquei receosa, um pouco, por causa disso. Mas que bom que pelo menos a escrita da autora se sobressaiu. E cara, eu pensava que só era um romancezinho. Não sabia que tinha muito drama, dor, temas fortes. Agora fiquei um pouco mais curiosa.

    Se eu tiver oportunidade de ler, lerei com certeza.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oie Juh!!
    Então neah? Eu vi sua felicidade quanto a musica do The Kill quando você postou a foto no Twitter. Quanto as amigas da Viviane eu acredito que você sofreu o efeito líder de torcida todas fazem a mesma coisa e agem igual, todas elas eram patricinhas? Eu não acredito que vá ler esse livro, não achei interessante a premissa dele, fora que tem romance o que eu ando fugindo!! hahaha

    Xo
    Re.View

    ResponderExcluir
  6. Um livro que fala de amor e musica, tem tudo para me agradar,
    eu amo até hoje Thirty Seconds to Mars, volta e meia to ouvindo rsrs,
    uma pena o livro não ter se desenrolado de uma forma que te agradasse, mas romance mais juvenil é sempre assim, paixão e paixão..pensar no amanhã pra que?
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    mas eu adoro estes livrinhos confesso,
    eu pretendo ler este, mais por curiosidade , quero conhecer a escrita da autora, beijos.

    ResponderExcluir
  7. Não sei, esse livro não conseguiu me convencer ainda, não consigo sentir vontade de lê-lo. Acho que é pelos clichês, é sempre a mesma coisa, a menininha inocente, o badboy, os dois se apaixonam em um dia e terminam felizes para sempre. Isso não funciona mais pra mim sabe? Essas paixonites The Flash.

    ResponderExcluir
  8. Oie...
    Também não estou muito convencida a ler esse livro ainda!! Ele parece ser muito bom, mesmo levando em consideração os pontos negativos destacados aqui na resenha.
    Porém, ainda não me despertou "aquela" vontade de ler como alguns outros livros fazem! Por enquanto, não o leria.

    ResponderExcluir
  9. AMEI A RESENHA , GOSTARIA MUITO DE LER O LIVRO.

    ResponderExcluir
  10. Ouvi falar muito bem desse livro, que a autora tem uma escrita maravilhosa e envolvente. Sempre que vou ler um romance eu tento me desligar da razão, sempre! Faço o possível pra não mesclar realidade com ficção e quase sempre dá certo. Espero que isso funcione para mim nesse livro. Eu adorei a capa e gostei mais ainda de saber que tem trecho de musicas e musicas boas!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Bianca Briones é mto amor neah!!
    Todos estão falando mto bem desse livro, gostei de ler uma resenha q mostrou um lado um pouco diferente...uma pena algumas situações terem parecido forçadas...=/
    Ainda assim pretendo ler este livro ^^

    ResponderExcluir
  12. Mts pessoas falam bem sobre este livro , e estou muito curiosa pra ler-o , adoro livros que tenham frases de musica , pois adoro musicas ! e acho que vou me emocionar muito em ler este livro , pois sou muito fragil rsrs !

    ResponderExcluir
  13. Fico curioso de saber como se dá o desenrolar de uma história que envolve música… acho que nunca li algo do gênero, e me interessei um pouco por esse livro, embora não tenha gostado dessa capa. Veremos!

    ResponderExcluir
  14. Oi! Estou com um problema sério em relação aos livros Jovens Adultos porque parece tudo igual, e este pela resenha é mais do mesmo. Prefiro um romance construído, agora não gosto muito dessas paixões rápidas, me soa artificial. Acho que agora vou passar esta leitura.

    beijos

    ResponderExcluir
  15. Oii
    Quero ler esse livro porque gostei da premissa e por conter tantas músicas! Sou apaixonada por música e já vi parte da playlist do livro, e gosto de várias músicas! Acho a capa linda! Tenho que dizer, que a sua resenha é mais negativa, dentre todas que eu li. O que é bom, se todos tivessem a mesma opinião para tudo, não haveria graça em produzir arte! Lerei em breve!
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Oii!
    Estou louca para ler este livro!
    Só vi criticas positivas e muitas pessoas elogiando-o!
    Adorei a resenha e espero lê-lo em breve!

    Beijo

    ResponderExcluir
  17. Eu gostei do livro. Li faz poucos dias, no entanto, ainda acho que é clichê, como todos os outros NA.
    Sei lá, não muda!
    Acho que é porque andei lendo muitos NA.
    Enfim, ainda assim gostei.
    A única coisa que me incomodou foi o excesso de palavrões.

    ResponderExcluir
  18. Lembro mesmo de você comentando a surrealidade do livro, e, bem, assim tem vários. Tipo os da Colleen Hoover que são muito amados, mas se vc parar pra pensar: cadê coerência? Esse tipo de história pede que a gente se desligue mesmo e, se a autora for mesmo boa, vai conseguir te fazer engolir e acreditar nas coisas rs.

    Enfim, As batidas perdidas do coração é um livro que estou louca pra ler e muito provavelmente vou amar, porque faz muito meu estilo (pfvr, NA ♥). Sei o quanto a música interfere na visão do livro, não te julgo hahahaha

    Beijos,
    Ceile.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)