sexta-feira, fevereiro 14, 2014

Resenha + Sorteio: Memórias de Um amigo Imaginário - Matthew Dicks

Memórias de um amigo imaginário
Autor: Matthew Dicks 
Editora ID
Skoob

Sinopse: Enquanto Max acreditar em mim, eu existo. Posso precisar da imaginação do Max para existir, mas tenho os meus pensamentos, as minhas ideias e a minha vida, tudo isso separado dele.”
“Max não gosta de gente da mesma forma que as outras crianças gostam. Ele gosta das pessoas, mas bem de longe. Quanto mais afastado alguém ficar de Max, mais ele vai gostar dessa pessoa.”
“Nós dois não gostamos da Sra. Patterson, mas ultimamente ela e Max estão estranhamente próximos. Isso não é normal, muito menos para alguém como o meu amigo. Ele corre perigo, tenho certeza...”
Uma história apaixonante e dramática sobre amor, lealdade e sobre o poder da imaginação. Perfeita para qualquer um que já tenha tido um grande amigo – real ou não...
Budo é um amigo imaginário, mas não pense que só por isso ele não existe, o problema é que apenas seu amigo humano Max é quem pode vê-lo. Isso as vezes pode causar desconforto, tanto para Max quanto para Budo, o primeiro porque as pessoas não entendem que ele não está falando sozinho e o segundo por não ter como alertar a mais ninguém sobre os perigos que rodam Max. Budo foi imaginado por Max 6 anos antes da história começar e isso faz dele o amigo imaginário mais velho que já existiu, ele tem vontade e pensamentos próprios e é quem sempre está do lado de Max para livrá-lo de alguns valentões ou situações fora do comum. Mas dessa vez as coisas parecem ser mais perigosas do que enfrentar Tommy Swinden.

Sabe quando você solicita um livro pelo título ou simplesmente porque você leu uma frase na contra capa do do mesmo que fez com que você tivesse imensa vontade de ler? Pois bem assim que li: "Para leitores que se encantaram com O Estranho caso do Cachorro Morto", eu tive certeza que tinha que ler. Logo imaginei que um dos personagens seria especial, mas não sabia muito mais sobre a história. no entanto, sabia que de alguma forma aquele livro iria me encantar. Não me enganei.
"Posso ficar parado ao lado deles e ouvir cada palavra que dizem, mas não consigo fazer com que nenhum deles ouça uma única palavra que digo. Sou o único que poderia ajudar Max, mas ninguém pode me ouvir."
Memórias de um amigo imaginário é narrado por Budo, o amigo imaginário de Max. É através dele que mergulhamos na vida do garoto autista. Apesar disso Budo tem uma vida da qual seu melhor amigo nada sabe. Ele também tem amigos, outros imagináveis, mas nunca uma amizade duradoura já que o jardim de infância é o terror dos amigos imaginários. Isto porque é onde seus amigos humanos começam a esquecer deles, o que acarreta o desaparecimento daquele que um dia foi um bom amigo. Esse é o maior medo de Budo e o torna de certa forma até mesmo um pouco egoísta. No início da narrativa achei tudo um pouco cansativo, há muita repetição de idéias e tudo que o narrador faz é nos situar na história. Não há nenhuma ação ou acontecimento que nos faça ter ânsia de seguir em frente. mas de alguma forma Budo me conquistou e insisti na leitura, algo de que não me arrependi.

O que mais chama atenção na narrativa é a forma como Budo e Max são ligados. Ambos estão descobrindo o mundo e apesar de não sabermos muito sobre como pensa Max percebemos um pouco de sua personalidade em Budo. O amigo imaginário é um personagem curioso e inteligente, que apesar de maduro, em alguns momentos demonstra a fragilidade de uma criança. Acredito que não há o que Budo não faça por Max, desde que esteja ao seu alcance ajudar. Quanto aos outros personagens eu não vi muito destaque, mas acredito que isso tenha sido proposital.

Como disse, o livro é um pouco monótono e cansativo no início, mas o desfecho da história compensa e acredito que até mesmo ensina. Budo foi "obrigado" a enfrentar seus medos em favor de quem ama e isso foi demonstrado de uma maneira tão cálida no livro que chega a tocar o coração do leitor. Eu terminei a leitura apaixonada por personagens que em poucas páginas conseguiram tornar-se intensos. Apesar do ritmo lento essa foi uma das melhores histórias que li até o momento.

Com relação a capa só tenho a dizer que amei ela é linda e significativa. Mas quanto a revisão não sei dizer se a Editora fez um bom trabalho, na verdade encontrei alguns erros ortográficos e muita repetição de palavras. Se bem que seria justificável a repetição de palavras já que quem narra é Budo e ele é uma criança imaginária conhecendo o mundo e as letras. Por fim, se você chegou até aqui e ainda tem dúvidas se vai ler eu falo com toda sinceridade que você deve esquece-las e começar a ler assim que possível!

Quer levar o livro para casa? A Editora ID liberou o sorteio do mesmo, para participar basta seguir as regras estipuladas abaixo e preencher o formulário do Rafflecopter. Boa Sorte!!!

Regras:

- NÃO ACEITAREI COMENTÁRIOS SEM CONTEÚDO E QUE NÃO TENHAM A VER COM A RESENHA. SIM, EU VOU SABER SE VOCÊS LERAM OU NÃO A RESENHA.
-A promoção é válida do dia 14/02 à 16/03; 
- O resultado será divulgado no blog na mesma postagem da promoção;
- Residir em território nacional;
- O ganhador será avisado da promoção por e-mail e tem 72hrs para responder o mesmo, com seus dados e endereço;
- O envio do prêmio será feito pela Editora ID;
- Caso o ganhador não tenha seguido as regras ele será desclassificado sem aviso prévio.

a Rafflecopter giveaway

Melhores quotes:

"Deixar de pensar nas coisas não faz com que elas deixem de ser verdade."

"Monstros são sempre ruins, mas monstros que não andam nem falam como monstros são piores."

"Agora sei como é sentir tantas saudades de alguém a ponto de ser impossível descrever. É como se fosse necessário inventar novas palavras se eu quisesse descrever o que sinto."

"- Mas você tem de ser a pessoa mais corajosa do mundo para sair todos os dias sendo você mesmo, quando ninguém gosta de quem você é[...]"

31 comentários:

  1. E finalmente a resenha saiu!
    Quando pedi pra vc postar era pq eu não fazia ideia do assunto da história. Ao ler a resenha me lembrei de quando era pequena e tinha vários amigos imaginários (agora estou com saudades deles).
    Bem, apesar de você ter deixado beeem claro no livro que a leitura é um pouco cansativa, sinto que preciso lê-lo. Até pq, gosto bastante desses livros onde o personagem principal sofre de alguma doença e precisa de um 'escape' ou algo assim. É interessante essa 'troca de papéis' onde podemos sentir como tal pessoa fica em determinada situação e etc.

    Cruzando os dedos, quem sabe dessa vez tenho sorte :p

    ResponderExcluir
  2. Que resenha de tirar o fôlego! Para entrar para as melhores histórias que você já leu até agora deve valer muito a pena mesmo! É a primeira vez que leio algo sobre esse livro, mas já sabia que me interessaria por ele por ter todo um lado psicológico por trás de amigos imaginários e o autismo. Livros assim me encantam, então é claro que entrou para a minha lista de leituras futuras.
    A capa ficou tão linda e tão tocante. Acho que já antecipa o que tem no conteúdo! E o primeiro quote foi o suficiente pra me deixar com ainda mais vontade de ler. Já passei por essa fase de achar que parando de pensar em certas coisas, elas deixariam de ser verdades. Me enganei. Ainda que tenha um começo lento, acho que é necessário por se tratar de um livro tão denso e ao mesmo tempo, tão leve.

    ResponderExcluir
  3. Nunca tive amigos imaginários então não entendo muito bem kk enfim, achei a história encantadora mas não sei se esse começo parado vai fazer com que eu pare de ler porque sou meio que assim, se nada de bom acontece eu meio que fico enrolando e enrolando kk Achei a capa linda também só quero saber esse significado (:

    ResponderExcluir
  4. Juh!
    Deve ser bem interessante ler um enredo que fala sobre autismo e ainda mais, narrado pelo amigo imaginário de um autista.
    O que achei mais interessante e saber que Budo enfrenta seus medos para ajudar a quem ama e acredito que de alguma forma isso foi ainda melhor para ele mesmo.
    Quero muito poder entender o que aconteceu durante a trajetória dos amigos e o final que a emocionou.

    Participo e divulguei no blog.

    Um super final de semana!
    cheirinhos
    Rudy
    Blog Alegria de Viver e Amar o que é Bom!
    “A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido e não na vitória propriamente dita.” (Mahatma Gandhi)

    ResponderExcluir
  5. A capa é linda mesmo. O livro parece ser ótimo, acho que não li nada parecido. Mas acho que seria uma leitura que eu adoraria e fluiria pra mim. As vezes alguns livros que é lento no começo e/ou cansativo no começo nos surpreende e isso é tão bom quando acontece. <3 rs Quero conhecer o Budo e o Max, assim que possível! ^^

    ResponderExcluir
  6. Ai, adorei a ideia do livro. Amigos imaginários são tão sss222 hahahahaha Parece que vai me frustrar um pouco a leitura nos momentos em que o Budo tentar ajudar e não conseguir, mas esse deve ser o objetivo do livro hahaha Boa resenha, beeijos!

    http://poucosutil.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Tô chocada!!
    Eu não sabia como era o livro. Só tinha visto a capa e alguns comentários.
    Achei incrível ser narrado pelo amigo imaginário!!! Isso foi o que mais me chamou a atenção.
    E nem imaginava que o menino era autista. Gente!!! Eu preciso deste livro!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Resenha incri

    Resenha incrível! Maravilhosa e rica em detalhes que me fizeram surtar aqui.

    Bjkas

    Alessandra Tapias
    http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Esse livro parece encantador!! E se encaixa bem para o momento que estou vivendo. Minha filha de 5 anos tem um amigo imaginário muito presente, o que me diverte e até assusta ás vezes... Preciso ler urgentemente!!

    ResponderExcluir
  9. Certamente a sua sinopse do livro me deixou mais do que interessada na leitura do mesmo, porém a sua resenha me deixou um tanto apreensiva. A ideia de uma história de um amigo imaginário sendo contada pelos próprios olhos do amigo imaginário é algo totalmente novo e inusitado, isso me deixou super interessada em ler. Adoro isso. Cria a ideia de um universo totalmente invisível onde de fato os amigos imaginários têm vida e convivem entre si até que a criança que o criou deixe de acreditar nele é de fato uma ideia fascinante. Quero muito poder lê-lo e tirar minhas próprias conclusões sobre a leitura!

    Obrigada por me apresentar ao livro!

    Participando! Por favor, me sorteia!
    nome: Luiza Ceotto
    email: luizaceotto@hotmail.com
    facebook: https://www.facebook.com/luizaceotto
    twitter: https://twitter.com/deliriosdaluh
    Google+: Luiza Ceotto
    GFC: Lu i za
    NetworkedBlogs: Luiza Ceotto
    página: https://www.facebook.com/LivrosMaisLivrosEeu

    ResponderExcluir
  10. Oi, Júh! Como vai?
    Há um bom e longo tempo estou querendo esse livro, e só não o comprei por medo. Ainda não tinha visto uma resenha sequer, e gostei bastante da sua. Nem fazia ideia de que o Max é autista, e entendi o porquê de ele ter um amigo imaginário; isso faz a história ser bem mais complexa/interessante do que pensei. Quer dizer, ter um amigo imaginário, simplesmente por ter, qualquer um pode. O Budo parece ser um amorzinho <3 Acho que se o enredo for bem feito, não importará se a história é um monólogo ou cheio de falas; só precisa se enquadrar no contexto, e até que faz sentido. Já tive um amigo imaginário, e nunca pensei nessa coisa de abandonar, sabe? Ok, eu nem lembro quem era o meu :( [Agora eu até fiquei triste...] É incrível ver como um amigo, mesmo que imaginário, possa ter tamanha importância na vida de alguém.
    Ah, a capa é adorável!!!
    O livro deve ser ótimo! Pena que há erros ortográficos...
    Beijos,
    Karol.
    http://heykarol.blogspot.com.br/

    karolmelo1999@hotmail.com
    http://www.facebook.com/KarolineMelodeOliveira

    ResponderExcluir
  11. Esse é um livro extremamente interessante que faz mto tempo que quero ler. Já li diversas resenhas positivas dele! O fato do personagem ser autista me atrai mais ainda pq sou psicóloga, e mesmo na psicologia o autismo ainda não é bem compreendido.

    Miquilis: Bruna Costenaro

    ResponderExcluir
  12. Não sei o porquê, mas assim que comecei a ler a resenha, mais especificamente a sinopse, me veio o livro "Todo Dia" na cabeça e isso só enfatizou, quando li o quote. Mas enfim, eu realmente me interessei pelo livro, embora não goste de livros com crianças ou adolescente como personagens principais. Mas acredito que essa história tem tudo para ser boa, ainda mais por tratar de um assunto tão delicado, que é o autismo. Espero ter a oportunidade de lê-lo. Me empolguei mais quando disse que essa foi uma de suas melhores leituras.

    ResponderExcluir
  13. Eu sempre que vejo uma resenha do livro fico com vontade de comprar só pela capa, LINDA DEMAIS. Aí vem a sinopse que já lhe atrai e as maiorias das resenhas positivas. É desejado, com certeza. O tema é muito interessante e espero lê-lo em breve.

    ResponderExcluir
  14. Adorei a resenha.

    Ao ler seus comentários lembrei muito do livro "Se você me visse agora", escrito pela Cecelia Ahern e publicado pela Rocco. A temática é muito parecida. Em ambos os livros o amigo imaginário narra a história e ajuda a criança a superar algum trauma ou dificuldade.

    Recomendo esse livro.

    ResponderExcluir
  15. Eu tive curiosidade de conhecer este livro desde que o vi entre os dez livros favoritos da blogueira Ivi (do Meu Amor Pelos Livros). Ali já o adicionei entre os meus desejados (rs). Então, essa é a primeira resenha que leio sobre ele e realmente apreciei a história. Gosto desse tipo de enredo, que nos faz pensar quão importante é ter um amigo, mesmo que seja imaginário, para enfrentar problemas e conhecer o mundo quando criança. Mesmo que o livro seja um pouco cansativo no início, como você mesma disse, se o desfecho compensa… Então, quero muito ganhá-lo! (haha)
    Beijos, flor!

    www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Já faz uns meses que eu quero ler esse livro, e quase não acreditei quando vi a resenha dele aqui *-* Acho que o fato de ele ser monótono e ter palavras repetidas seja justificável, já que Budo e Max são crianças '-' Esse livro com certeza é lindo, do tipo que te toca de uma maneira especial. Sem falar na capa e na sinopse, que me conquistaram logo de cara <3

    Bjss ^^

    ResponderExcluir
  17. Sinto falta de ler livros sobre amizade e vivo procurando por um e geralmente só consigo encontrar romances, já me indicaram o livro e também me comentaram que é monótomo e demora um pouco para as coisas se desenvolverem o que me deixou meio receosa.
    Fiquei com uma grande vontade de ler ainda mais por saber que o Max imaginou Buda muito mais velho, daí bate aquela vontade de saber da maturidade do Buda e comparar os traços da personalidade dos dois pra ver se são parecidos e tudo mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii srrsrs houve uma pequena confusão pq Max não imaginou o Budo mais velho. Na verdade ele é o Amigo Imaginário mais velho em questão de existência não de idade ou aparência

      Excluir
  18. Amizade,e uma sentimento raro e já quase extinto entre nós seres humanos,eu adorei a resenha do livro, o modo como vc o descreve faz com que fiquemos realmente com vontade de ler o livro mesmo não conhecendo o autor ou a história em si.

    ResponderExcluir
  19. Oie o/

    Tenho certo problema com livros que começam de forma lenta ou mesmo que sejam repetitivos. Mas pelo que você falou na resenha ele parece ser interessante.

    Acho que quase toda criança teve um amigo imaginário e pensar em uma história em que o próprio amigo imaginário narra e vive parece deveras interessante. Tomara que eu ganhe, estou muito curiosa pra ler.


    Kiss

    ResponderExcluir
  20. eu nunca tive amigo imaginario entao nao sei como eh esse processo de deixa-los ao entrar no jardim da infancia mas pra mim é uma temática bem misteriosa. Porem o menino do livro por ser autista, acho que a temática segue outro rumo, certo?
    outra coisa que vc disse: sobre a revisão ultimamente tenho encontrado alguns erros nos livros, talvez seja a pressao para apressar o lançamento, sei la.
    parabens pela resenha

    ResponderExcluir
  21. Não conhecia esse livro, mas achei título, capa e sinopse bem interessantes. O que acho que me prejudicaria um pouco seria esse início mais arrastado, mas como a coisa melhora com o decorrer da narrativa, isso torna-se um obstáculo superável. Pretendo lê-lo em breve.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  22. Sempre tive curiosidade com esse livro e o que mais me chamou a atenção foram a capa e o título! Ambos muito lindos.
    Li sobre sua reclamação a respeito da edição, bem tenho que dizer que a Editora ID não é a melhor quando se trata de cuidados a obra, principalmente porque os preços deles são caros e as edições não são boas. Mas tive curiosidade pelo livro, principalmente sabendo que trata da tema autismo e etc.

    ResponderExcluir
  23. Ual *o*
    Esse livro é lindo, que título e capa perfeitos. Nunca tive um amigo imaginário, ou tive? Não me lembro kkkk' Mas que eu tenho uma imaginação beeem grande, tenho viu.
    Lendo a sinopse fiquei com vontade de lé-lo, mas depois ao longo da sua resenha fiquei meio em dúvida, já que você disse que o começo é meio parado, eu não gosto de abandonar livros, mas se o começo for muito chatinho, eu abandono D; Mas dai você disse que o livro melhora e surpreende, então minhas dúvidas sumiram, eu simplesmente PRECISO ler esse livro, ele parece ser incrível e mesmo que o começo seja meio parado, sei que vai valer a pena, graças a sua resenha.
    Quanto ao problema de revisão que você citou, ando encontrando isso em alguns livros também, as editoras devem tomar mais cuidado, pois fica chato ler palavras repetidas e erros. Mesmo que o trabalho de revisão seja trabalhoso, é preciso revisar bem né?
    Enfim, adorei a resenha e a promo também, espero ter sorte :3

    ResponderExcluir
  24. Gostei da resenha, e mais interessante ser narrado pelo amigo imaginário, o tema abordado e também chama atenção pq geralmente não está tão em alta. Gostei e estou participando. boa sorte para mim! Mesmo o livro sendo monótono

    ResponderExcluir
  25. Não gostei muito da capa, mas o enredo tem ingrediente que me interessaram que eu tenho pouco contato, ou melhor, que eu quase não li: amigo imaginário e autismo. Fiquei um pouco com metodo pelo início monótono que você comentou, mas espero que isso não impeça de apreciar a leitura.
    Bjs< Rose.

    ResponderExcluir
  26. Eu tenho que confessar que pela resenha e a sinopse, eu achei a história interessante e ao mesmo tempo apaixonante.
    Um tipo de leitura que aborda um assunto bem interessante o Autismo,achei a história de Max e Budo bem legal.

    ResponderExcluir
  27. Parece ser uma história bem bacana... eu tenho um priminho que é autista, e confesso que antes dele eu nao conhecia nada sobre o autismo... fiquei muito curioso pra conhecer essa historia, eu vou até indicar pra minha prima que é mãe do meu priminho autista...

    ResponderExcluir
  28. Concordo, esse é daqueles livros que o conjunto capa-título-sinopse nos faz querer ler muito!!! Já faz um tempo que estou de olho nesse livro, mas confesso que me desanimou um pouco ele ser meio monótono. Pelo menos estou num momento que preciso de mais ação pra me prender na leitura...
    O que mais me interessou foi o tema do autismo, já li livros que tinham personagens autistas, mas não eram o foco da história. Também a forma da narrativa, contada pelo amigo imaginário é bem diferente! Me parece uma forma simples e poética de se falar do assunto, e pra todas as idades pela linguagem.
    Quanto aos erros de Português, parece que é algo recorrente da editora, já li vários blogueiros comentando sobre isso. Acho um absurdo, uma vez que não são livros baratos!

    ResponderExcluir
  29. Essa capa é fofa!! *-* E saber que ela é significativa a leitura é melhor ainda. Eu fiquei curiosa pra descobrir como é essa interação de amigos imaginários.. rs, nunca tive. ;x
    Fiquei assim, curiosa, em saber se o Budo vai desaparecer... ><
    Obs: QUOTES MARAVILHOSOS! Então o livro deve ser parado, mas muito booooom.

    ResponderExcluir
  30. Eu me apaixonei com a capa e título!
    Acho que somos parecidas, eu olho muito capa e título, daí que vou pra sinopse e na maioria das vezes não me arrependi também. Gostei da forma da narrativa e até me interessei por ser meio monótono. É estranho, mas como nunca li nada que seja bem parado, não que me lembre, pode ser uma experiência nova e daí posso saber se leio o próximo que me disserem ser monótono. rs
    Não tinha ouvido falar desse livro e fiquei muito afim de ler!
    =*

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)