quinta-feira, janeiro 30, 2014

Resenha: Enfeitiçadas - Jessica Spotswood

Enfeitiçadas 
Livro 1 - As Crônicas das Irmãs Bruxas
Autora: Jessica Spotswood

Sinopse: Todo mundo conhece Cate Cahill e suas excêntricas irmãs. Muito bonitas muito reclusas e educadas demais para seu próprio bem. Mas a verdade é ainda pior: elas são bruxas. E se esse segredo for descoberto pelos padres da Irmandade, isso significará o hospício, o navio prisão ou até mesmo a morte. Antes de sua mãe morrer, Cate prometeu proteger suas irmãs. Contudo faltando apenas seis meses para a escolha entre o casamento e a Irmandade Cate pode não ser capaz de manter sua palavra, especialmente depois de ter encontrado o diário de sua mãe e ter descoberto um segredo que pode levar sua família a destruição. Desesperada para encontrar uma alternativa para seu destino Cate começa uma busca através de livros banidos e a questionar seus novos amigos rebeldes. Tudo isso enquanto faz malabarismos entre chás, propostas de casamentos chocantes e o romance proibido com o completo inadequado Finn Belastra. Se o que sua mãe escreveu é verdade, as garotas Cahill não estão seguras. Nem dos padres, nem das irmãs da Irmandade, nem mesmo uma da outra.
Pode imaginar uma sociedade onde bruxas são reais e não apenas personagens de uma história? É neste cenário que vive Cate e sua irmãs, Tess e Maura, e o melhor que elas tem a fazer é esconder seus poderes já que não é nada seguro ser uma bruxa. A Fraternidade, uma organização religiosa comandada por homens, condena a bruxaria e caça mulheres suspeitas sem dó nem piedade. Cate tendo prometido a mãe em seu leito de morte e sendo a mais velha dentre as três irmãs faz o possível para mantê-las em segurança. Porém, tudo começa a ficar cada vez mais difícil quando ela encontra o antigo diário da mãe e descobre que ela e as irmãs podem ser as bruxas de uma antiga o profecia, neste momento ela se vê dividida entre várias escolhas. O que seria melhor? Juntar-se a Irmandade, organização parecida com a Fraternidade porém é composto por mulheres, está fora de cogitação. Mas o que é que ela pode fazer para ser feliz e ainda assim manter as irmãs em segurança?

Cate é a típica personagem principal que se acha inútil e de menor importância. Além disso deixa-se por último para cuidar das irmãs, do pai e da casa, desde que sua mãe morreu. Já não bastasse isso ela está o tempo todo sendo rude e atacando as pessoas. Ou seja, ela é uma personagem bem chatinha no começo. Tudo gira em torno de suas responsabilidades e seu medo de não estar fazendo a coisa certa. No entanto, não posso deixar de dizer que a autora construiu muito bem seus personagens. A personalidade de cada um é exatamente distinguível e certas atitudes acabam justificadas. Talvez o único personagem que não tenha se mostrado tão claro para mim foi Paul, mas essa falta de clareza em um é compensado em outro. Finn é exatamente o que se espera de um mocinho, apaixonante. Porém a autora não vive de exaltar suas qualidade e mesmo assim ele acaba nos conquistando.
"A Fraternidade é bastante firme em relação ao papel das mulheres. Devemos ser vistas, e não ouvidas. Os homens querem esposas meigas e complacentes, não inteligentes e cheias de opinião. Vocês precisam aprender a ser mais agradáveis, Cate."
Eu entendo toda essa coisa da personagem principal querer proteger suas irmãs, mesmo porque o perigo é realmente grande. Mas me incomodou o fato da narrativa ter se estendido sobre isso por boa parte da leitura. Por ser o primeiro livro da série, acredito que esta linearidade seja justificada para que possamos compreender e absorver o conceito da história, no entanto muitas vezes a leitura torna-se monótona por ser assim. E aí você vai me perguntar: Então você não gostou do livro Jú? Não, não gostei, eu adorei o livro. Apesar de achar que ainda não o absorvi completamente esta é uma história instigante e o seu final compensa tudo. Terminei a leitura ansiosa pelo próximo, querendo saber como tudo pode se resolver e com uma dúvida que antes era uma certeza. Acredito que autores que conseguem aguçar a curiosidade do leitor a esse ponto merecem muito elogios.

Acho que a narrativa começou a ganhar fôlego quando Cate se vê apaixonada por Finn e sua indecisão vai a níveis drásticos, isso me deu vontade de sacudi-la. O fato de se deixar para trás sempre pelo bem das irmãs era o mais irritante. Apesar disso o romance não é o foco e não espere por cenas calientes, mas a construção da paixão dos dois é muito fofa e gera alguns suspiros. A forma como a autora escreve torna a leitura agradável e talvez seja um dos pontos fortes do livro, a cadência da narrativa é balanceada. Talvez aqui eu esteja sendo contraditória, no entanto apesar de monótona no início a leitura não se torna cansativa.

Quanto a diagramação eu achei linda, os inícios dos capítulos são emoldurados e isso deu um toque especial à beleza física do livro. A história é narrada em primeira pessoa por Cate, isso faz com que vejamos apenas o seu ponto de vista, mas acredito que nas continuações iremos conhecer um pouco mais cada uma das irmãs, ou não. A capa eu até que gostei, mesmo não gostando de capas com pessoas. Enfim, Enfeitiçadas é um livro doce, e cadenciado, seu assunto principal é magia e talvez isso o torne encantador.

Quotes do Livro:

"A mensagem é clara: mulheres com opinião, estudo demais, muito estranhas ou muito diferentes são castigadas. Elas merecem qualquer detino que as acometer. Mulheres como Zara.
Mulheres como nós."

" - Não escolhemos quem amamos. Nem paramos de amar quando as pessoas ficam difíceis."

"— Você... Cate. O que está dizendo?
Meu estômago vem parar na boca.
Ele não devia estar aqui. Não devia descobrir assim.
O momento se estende entre nós, interminável.
Não posso mais mentir para ele.
- Eu sou uma Bruxa!"
“— Você... Cate. O que está dizendo?
Meu estômago vem parar na boca.
Ele não devia estar aqui. Não devia descobrir assim.
O momento se estende entre nós, interminável.
Não posso mais mentir para ele.
— Eu sou uma bruxa.” - See more at: http://seismilenios.blogspot.com.br/2014/01/resenha-enfeiticadas-as-cronicas-das.html#sthash.xBlJmX4X.dpuf
“— Você... Cate. O que está dizendo?
Meu estômago vem parar na boca.
Ele não devia estar aqui. Não devia descobrir assim.
O momento se estende entre nós, interminável.
Não posso mais mentir para ele.
— Eu sou uma bruxa.” - See more at: http://seismilenios.blogspot.com.br/2014/01/resenha-enfeiticadas-as-cronicas-das.html#sthash.xBlJmX4X.dpuf
“— Você... Cate. O que está dizendo?
Meu estômago vem parar na boca.
Ele não devia estar aqui. Não devia descobrir assim.
O momento se estende entre nós, interminável.
Não posso mais mentir para ele.
— Eu sou uma bruxa.” - See more at: http://seismilenios.blogspot.com.br/2014/01/resenha-enfeiticadas-as-cronicas-das.html#sthash.xBlJmX4X.dpuf

8 comentários:

  1. Eu também não curto muito capas com rostos, mas essa ficou linda mesmo. Eu ainda não sei se tenho vontade de ler esse livro, a história parece legal apesar de algumas partes serem monótonas. Mas acho que isso se deve porque é o primeiro livro mesmo, e aí é que vem o problema. Eu tenho correr de séries, de livros com continuações. Mas só lançam livros assim, rapaz. ahuah =/ Eu fiquei com uma certa simpatia pela personagem, apesar dela se colocar muito em segundo lugar, pelo que você falou. rs Vai me entender. rs Vou esperar lançarem o segundo livro, pra ver se invisto. rs Por agora, melhor não. kk
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Juuuu, vaca mor, acho que de tanto ler fantasia hot e compartilhar toda vez que tem romance você diz" ñ espere cenas hot's, yaya" kkkkk
    Essa questão da personagem se colocar por último ñ é tão legal e depois que ela se toca joga nas irmãs o que deixou de fazer e etc..
    Enfim, será que nos próximos cada irmã vai narrar um livro? U.u

    ResponderExcluir
  3. Nossa estou fascinada pela capa desse livro, não vejo a hora de poder lê-lo e as vezes é irritante mesmo, quando o personagem coloca a vida dos outros (mesmo que irmãs) acima de tudo, mas que bom que ainda assim ela admitiu sua paixão pelo Finn. Fantasia e romance? preciso ler o mais rápido possível! Beijos!

    http://meudiariojk.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Tenho sérios problemas em gostar de protagonistas com as características dessa Cate. Acho que os livros já estão abarrotados desse tipo de personagem. O bom é que mesmo com esse "probleminha", todo o resto é legal. E também concordo com você, se o autor consegue deixar o leitor ávido pela continuação, ele merece elogios.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  5. Nunca li livro algum com essa temática, por isso estava muito ansiosa com esse lançamento. Fiquei feliz e surpresa positivamente com a sua resenha, acho que vale a pena investir. Acho que em qualquer volume introdutório, algumas coisas podem ficar repetitivas e maçantes, mas espero que o segundo volume ganhe um ritmo melhor. Não sei quando vou poder ler, mas com certeza é uma leitura que está entre as minhas futuras.

    ResponderExcluir
  6. Sou completamente louca por esse livro! Toda vez que vejo mais uma resenha minhas mãos coçam para não ir na Saraiva e comprá-lo na hora, sem pensar no fim do mês! hahaha
    Boa resenha, beijos.

    poucosutil.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Tô doida para ler o meu e um drama com a próxima leitura, não sei o que ler primeiro.
    Enfeitiçadas estava na minha lista ~desejo louco~desde que saiu a foto da capa, adoro bruxas então é um prato cheio ♥

    beijinhos
    www.intheskyblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Sinceramente, to cansada de livros assim, já li tantos com o "mesmo" tipo de história que já enjoei, o livro parece ser bom mas por enquanto não tem chance de eu ler.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)